O Livro Celta da Vida e da Morte

O Livro Celta da Vida e da Morte Juliette Wood

Resenhas - O livro celta da vida e da morte

Michelle França 22/04/2023

Tudo jogado você que se vire para entender
Algumas editoras acham que é só pegar o tema botar umas ilustrações e pronto você vai comprar a ideia, mas não é bem assim.
Eu adoro ler sobre civilizações, culturas, eu queria muito ler sobre os celtas mas poxa o livro não tem um começo meio e fim, não tem uma explicação profunda da origem desse povo, da linguagem da cultura, simplesmente eles vão pegando lendas e jogando ali sem pé nem cabeça, entre uma lenda e outra tem outra lenda que te atrapalha toda a leitura não tem periodização nada, tá tudo jogado e misturado ali, te vire para organizar você mesma se você quiser inclusive ler de trás para frente dá na mesma.
Parece que eles pegaram um apanhado de lendas de diversos livros e colocaram ali com umas ilustrações bonitinhas. As ilustrações nem expressam detalhadamente o próprio conto a qual elas estão ligadas. E parece até que tem contos que não tem final fica meio jogado literalmente tá tudo jogado. Uma pena porque não tem explicação temporal de nada, você não tem uma ligação quando isso aconteceu em que fase da história isso aconteceu esse fato aqui foi de qual período nada.
Fica mais como um livro de contos só.

Bruno.Martins 16/04/2023

Ótima introdução
Uma história e cultura milenar não caberiam em apenas 136 páginas, impossível. Mas é um ótimo livro (bastante ilustrado) para iniciação na história dos celtas, com contos curtos, e sucintos. Para quem é mais entendido do assunto talvez não seja o ideal, vai parecer raso. Mas para mim, vejo de uma forma que fomentou a minha curiosidade sobre o tema.

dronningdeb 20/03/2023

Leve e enriquecedora
Uma leitura introdutória, porém enriquecedora. poder conhecer mais detalhes dos celtas e da sua cultura foi maravilhoso. de quebra o livro ainda nos dá as referências utilizadas para leituras mais aprofundadas.

Thamiris.Treigher 21/12/2021

Magia dos Celtas
Esse livro é muito interessante para quem tem curiosidade sobre o povo celta!

O livro é lindo, com várias ilustrações e obras de arte belíssimas. São descritos os temas principais da sabedoria celta: coragem, fertilidade, tempo, profecias, destino, pós-morte, deusas, fadas, reis, rainhas, terras misteriosas, guerreiros, heróis, druidas, bardos, poemas, experiências no Outro Mundo, símbolos, animais sagrados, jornadas mágicas...

Um ótimo livro pra conhecer e ter uma base sobre o folclore e a literatura da cultura celta, por meio da descrição de lendas e dos épicos poemas desse povo de imaginação fértil e profunda devoção pelas suas divindades. Adorei!

NicholasJade 12/11/2021

Um viés muito cristão da cultura pagã
O livro é simples e introdutório, e certamente seria mais interessante se não despejasse uma perspectiva excessivamente cristã de um povo originalmente pagão, e não abordasse o apagamento cultural e a imposição religiosa de forma relativizada e até mesmo romantizada.

Thiago 07/11/2021

Dentro do esperado
O livro é muito bom para o que se propõe ser, uma obra introdutória e resumida sobre a mitologia celta. Aos que porventura critiquem como superficial, deixo a pergunta: como produzir uma obra mais complexa e profunda sobre um povo que não deixava registros escritos? Conforme o livro mostra, muito do que temos é o que sobreviveu pelo sincretismo, então também não se pode criticar a presença de santos nas histórias.
A edição é boa, com papel de muita qualidade e bastante ilustrada. Como única crítica, destaco o que a própria contracapa afirma "ilustrações em 'estilo' celta", ou seja, a maior parte delas não é de fontes primárias ou tradicionais. Poderia haver mais fotos de artefatos celtas para sanar esse déficit.
No mais, o livro possui uma lista de fontes de consulta, o que ajudaria a aprofundar o estudo dos interessados. No entanto, todas estão em inglês. Poderia haver uma indicação da editora se alguma delas tem versões em português...

Bruno 03/07/2021

Curioso e muito bem ilustrado
O Livro Celta da Vida e da Morte é como uma enciclopédia ilustrada sobre a cultura de um povo extremamente curioso. É como uma revista que você espera encontrar no bolsão de um avião indo para um lugar diferente, explicando, de capa a capa, quem são aquelas pessoas e no que elas acreditam.
Extremamente bem ilustrado, cada página prende você mais pelos elementos não textuais que o texto em si.
O conteúdo é superficial e tenta trazer demais em pouco espaço. O resultado é acabar não aprendendo muito sobre nada.
Um livro de curiosidades, não muito mais que isso.

Junior 07/03/2021

Introdução
Ele é como uma enciclopédia básica da cultura celta, ele é bem introdutório, mas é o melhor que temos em português

Fabio Di Pietro 09/01/2021

Superficial
O livro é bem bonito, com muitas ilustrações coloridas e papel de ótima qualidade.
Porém, o conteúdo é muito superficial. Achei um alinhado de temas que foram tratados de forma bem simplista. Esperava ler e ter uma melhor noção da crença celta do que acontece após a morte, mas me vi lendo um livro com conteúdo mais pobre do que a Wikipedia.

LadyEl 20/08/2020

Mitologia Céltica
Um livro gostoso de ler e cheio de lindas gravuras. Um ótimo resumo dos contos bardicos e da simbologia celta.

Thiago Gadelha 17/07/2020

Um resumo válido
Esse livro aborda de forma geral, diversos aspectos da mitologia, incluindo ilustrações muito boas.

DanFF 01/08/2016

Uma joia que merece ser contemplada
"O Livro Celta da Vida e da Morte" contém seis capítulos bastante abrangentes à respeito da cultura, da mitologia e dos costumes Celtas, bem como algumas adaptações que foram feitas após a cristianização e o ponto de vista dos Romanos. Nestes capítulos encontramos poemas épicos traduzidos que retratam os aspectos morais e culturais através de heróis e heroínas, feiticeiras, animais e locais mágicos. Também encontramos registros históricos que mostram o quão ligada à questão de vida e morte a cultura Celta era. O que faz do livro algo ainda mais incrível é que ele é todo ilustrado, trazendo desenhos originais da edição e também imagens de artefatos e relíquias reais.

A obra expõe de forma bastante direta aspectos sociais como a importância e força das mulheres, aspectos místicos como a magia encontrada nos animais, a capacidade de se prever o futuro ao observar a natureza e a importância do conhecimento solar e lunar. Presente em todos os momentos está a existência do "Outro Mundo" onde vivem os Encantados e os espíritos dos ancestrais. Este mundo que pode ser acessado livremente por alguns animais e alguns magos, fica totalmente conectado ao nosso durante o Sabbath Samhain e Beltane.

Rico em simbologia, a obra também traz a importância de diversos símbolos e amuletos para os Celtas como a Excalibur, o número 3, a água e o caldeirão, por exemplo.

site: http://historia.santuariolunar.com.br/2016/04/estante-lunar-livro-celta-vida-morte-juliette-wood.html