Na natureza selvagem

Na natureza selvagem Jon Krakauer

Resenhas - Na Natureza Selvagem

Julia.Miquelini 05/07/2020

Mistura de sentimentos
Eu que sou uma aberta da natureza consegui sentir uma pitada de raiva dele! Kkkkk muito extremo! Mas o livro é incrível!

dragaodegelo 23/04/2021

De partir o coração...
A solidão presente nesse livro é aterradora. O autor, humanamente envolvido pela história, teve uma sensibilidade de se admirar ao tratar da experiência que esse rapaz teve antes de ter seu trágico fim.

Denize.Dias 12/12/2022

Sem fôlego
E quase sem respirar. Foi assim que terminei este livro. Surpreendente? Sem dúvida. Investigação minuciosa.

Graziela Oliveira 18/07/2021

Uma história que me sensibiliza profundamente
Resenha escrita em 14 de dezembro de 2017, mas publicada somente agora, em 18 de julho de 2021. Encontrei em meio a outras anotações e resolvi publicá-la agora.

Há 3 anos atrás li este livro pela primeira vez; conheci esta história. E, dias atrás, decidi reler a história da vida de Christopher Johnson McCandless... ou de Alexander Supertramp. "Na natureza selvagem" [Into the Wild] me sensibiliza profundamente; seja o livro de Jon Krakauer, o filme de Sean Penn ou a trilha sonora de Eddie Vedder. Essa releitura proporcionou-me entendimentos primorosos que na primeira leitura não foram apreendidos ou compreendidos tão bem pela Grazi do passado. É incrível... A história eu já conhecia, mas parece que os detalhes me foram apresentados como se fossem inéditos.
Paloma Viricio 23/03/2022minha estante
Esse é outro da minha lista! Que legal encontrar obras de interesse semelhante aqui na sua página.

Graziela Oliveira 23/03/2022minha estante
Oi, Paloma! Esse é meu livro favorito. Recomendo muito que o leia!!!

Paloma Viricio 23/03/2022minha estante
Adorei! Obrigada pela dica. ;)

Júlia Isadora 17/05/2021

O Óbvio Também Precisou Ser Dito
eu vejo muita gente que diz que essa leitura e a história do Chris é superestimada, mas não concordo com isso, acho a história ambígua e cheia de lições únicas.
afirmo dizer que esse livro me define em antes e depois da leitura, acho encantador o quanto me abriu os olhos a enxergar o pouco como suficiente, sim o mínimo pode ser o essencial e essa é a lição mais importante que MacCandless nos ensina em sua breve vida, mas cheia de aventuras e aprendizagens.
isso não significa que ele agiu certo em todos os momentos, mas que ele soube enxergar os seus erros em seu último minuto.

a importância que damos à nossa vida não pode
ser avaliada pelo currículo Lattes. Se não sabemos onde está a nossa
importância, dificilmente seremos capazes de fazer alguma coisa na vida de
alguém e Chris sempre soube disso, obrigada por ter me lembrado dessa lição tão valiosa.

e que a nossa felicidade esteja sempre no compartilhar.

Christopher McCandless existe um pouco de você dentro de mim, obrigada e muita gratidão por toda sua busca pela verdade!

Beatriz 17/04/2014

"Ele tinha razão ao dizer que a única felicidade certa na vida é viver para os outros"-Tolstoi
Procurei ler o livro após assistir o filme, que é espetacular, fiquei apaixonada pela História do Alexander Supertramp ( Chris McCandless)e logo então adquiri uma grande expectativa para descobrir a "aventura" que livro iria me proporcionar.
É um bom livro, nada comparado ao filme, pois é escrito de uma maneira diferente, já que o autor é um jornalista. Não me decepcionei, porém, eu espera mais.
Eu recomendo o livro, e principalmente o filme, é uma leitura bem rápida e prazerosa de ser feita, e o filme, dispensa comentários.

Joycefromapacs 10/09/2020

Emocionante e poético
Em meio a esse momento difícil que estamos vivendo, ler esse livro me fez questionar muitas coisas a respeito da minha própria vida com certeza terminar ele me deixou com um aperto no coração gigantesco, uma vez uma amiga me falou que na "natureza selvagem é o tipo de livro que você torce pra ter um final diferente." e isso é muito verdade.

Diana 19/02/2010

Essa foi a primeira vez que fiz a decisão correta ao ver o filme antes de ler o livro. O filme mostra de forma cronológica a viagem feita por Chris McCandless, focando-se em contar a viagem em si. É bom vê-lo antes de ler o livro, pois ajuda (e muito) a imaginar os lugares e paisagens descritos no livro e entender tanto a rota feita por McCandless quanto as pessoas que encontra no caminho - além do livro mostrar a história de Chris de um ângulo completamente diferente.
O autor tenta decifrar e desdobrar o psicológico de Chris, deixando a viagem em "segundo plano". Acho que o filme e o livro se complementam, o primeiro demonstrando uma visão romântica de Chris e o último mostrando um ponto de vista mais realista do protagonista. Antes de ler o livro achava Chris McCandless um certo tipo de ídolo; ao terminar o livro vi que há vários pensamentos e atitudes dele que não concordo. Serviu pra desmistificar o personagem. Gostei bastante!
Bárbara :) 20/07/2010minha estante
Eu também achei bem melhor ter visto o filme antes. Aquelas imagens são fantásticas!

lucas 27/10/2010minha estante
Sean Penn não é qualquer um mesmo! As imagens e o filme são muito fodas... Mas ainda não li o livro.

Sandra de Oliveira 01/02/2011

Em Na Natureza Selvagem, o jornalista Jon Krakauer nos situa diretamente nos locais em que McCandless trilhou, caminho esse que o próprio escritor percorreu durante um ano para captar toda a essência da aventura de Chris em riqueza de detalhes.

O resultado é um livro grandioso, que permite ao leitor sentir-se dentro da própria aventura projetada por McCandless e entender um pouco mais das motivações do jovem que renegou dinheiro, família e qualquer tipo de contato social, para correr em direção a uma busca pessoal de reflexão sobre o homem e sua relação com a natureza.

Seu espírito aventureiro era antes de mais nada guiado por um idealismo utópico, onde não havia espaço para a sociedade.

É uma história triste e ao mesmo tempo admirável de coragem, ingenuidade e idealismo. Divide opiniões , mas permite que ao final da leitura você reflita e tire suas próprias conclusões sobre Chris e sua mágica e trágica aventura.

Jose Victor 13/11/2021

?No fim das contas, talvez seja o mau hábito dos gênios criativos de investir-se em extremos patológicos que produza insights notáveis, mas isso acaba não proporcionando nenhum modo de vida duradouro para aqueles que não conseguem traduzir suas feridas psíquicas em arte ou pensamento expressivos.?
Sem dúvidas as citações colocadas pelo autor e as grafadas por McCandless durante sua trajetória, contribuem para a total compreensão de tudo que se passa por trás dessa história.

Luana Vinuto 04/05/2022

Poético, profundo...
Eu sabia que não ia me decepcionar com esse livro. Ele trouxe muito mais detalhes que faltou no filme, é ainda mais poético. O livro não segue uma sequência cronológica, mas mesmo assim o livro é muito bom. Esse livro desperta um desejo imenso de colocar a mochila nas costas e sair sem rumo, meu espírito aventureira pulsa. Inúmeras reflexões são geradas ao ler esse livro. Recomendo!

“As pessoas simplesmente precisam mudar a forma como enxergam as coisas.”

“A essência do espírito do homem vem de novas experiências."

“Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me a uma mesa em que a comida era fina, os vinhos abundantes e o serviço impecável, mas faltavam sinceridade e verdade e fui-me embora do recinto inóspito, sentindo fome. A hospitalidade era fria como os sorvetes.”

” As trilhas que eu fazia conduziam para fora, aos morros e pântanos, mas levavam para dentro de mim também. “

Cláudia 13/06/2020

Enrolação total.
Que livro chato! Um festival de achismo, com um mínimo de dados, uma enrolação total. Típico "encher linguiça". Uma maneira de ganhar dinheiro fácil. Não entendo como tem tanta gente glorificando um livro tão ruim. O trabalho de investigação é tosco, mesmo porque as informações que se tem sobre o garoto é mínimo. Tudo é baseado no que o autor achou que ele faria no lugar dele. Socorro!!!

Daniel 23/08/2022

O despreendimento da civilização
Peguei para ler esse livro imaginando que acompanharia a vida de alguém que resolveu desbravar a natureza, passando por altas aventuras, mas recebi muito mais que isso. Acompanhar o autor descrevendo a vida do Chris McCandless, um jovem que teoricamente tinha tudo na vida, mas que nada queria daquilo foi muito interessante. Entender o contexto da criação de Chris, seus princípios e seus valores foi impressionante, já que, a figura desse homem é bastante enigmática, pois quem quer viver na natureza sem depender de ninguém? Ele queria. Foi uma experiência fenomenal, me senti com Chris em seus momentos de euforia e desespero. Recomendo essa leitura a todos que querem refletir sobre solidão, valores e moral. O autor é ótimo e já fiquei com vontade der ler mais coisas dele.

Cat 31/12/2021

Há quem diga que Chris McCandless era tolo e imprudente, mas para mim sua história é admirável. São poucos os que, como ele, têm coragem e desprendimento suficiente para se permitirem viver como desejam, rompendo os padrões e as expectativas da família e da sociedade. Ele me ensinou também que a vida não precisa ser sempre tão planejada e estática, mas que as melhores experiências e aprendizados vêm quando recalculamos a rota ao longo do caminho.

Thauam 28/06/2021

Uau
Desde que eu vi a Ana Clara lendo esse livro no BBB18 eu sempre quis ler, mas fui adiando por achar que por ser não-ficção ia ser algo chato.
Não é.
A história de vida do Chris/Alex me tocou desde o inicio, porquê muitas coias que ele pensava/sentia eu também já parei pra refletir. Ele só queria ser Feliz. Ele não era doido ou tinhas problemas de ego, sindrome de herói ou era muito imaturo. O Chris só queria ser Feliz.
Os inumeros trechos de Tostoi, e outros autores que refletiam sobre a felicidade, e os casos de homens que assim como o Chris morreram na natureza tentando provar algo para os outros ou para sí mesmo ajudam a entender o porquê do Alex ter se aventurado no Alasca.
É um livro lindo e assustador ao mesmo tempo. Ainda mais porquê tudo isso realmente aconteceu.