Noites Brancas e A Árvore de Natal na Casa de Cristo

Noites Brancas e A Árvore de Natal na Casa de Cristo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


4188 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Deborah126 08/05/2024

Fui influenciada a fazer esta leitura a partir de um vídeo no TikTok. Apesar de ser uma leitura fácil, houve momentos em que não entendi o que o autor queria dizer, mas acredito que seja porque é a primeira obra que leio dele e não estou acostumada com sua escrita. Apesar disso, adorei o livro. Ele aborda sentimentos complexos de uma forma muito única.
comentários(0)comente



demarchi_ 08/05/2024

Cativante.
Livro sensacional. A ambientação é deliciosa, você de fato sente-se na Rússia da virada do século XIX. Os personagens são cativantes e levam-te a pensar na complexidade e magnificência do subjetivo de cada indivíduo. O protagonista, que pouco fala de si mesmo, deixando seus pensamentos vagarem e sua imaginação maravilhosa contar sua história é especial e cativante, levando você a torcer no livro todo que o melhor aconteça, pois mesmo o mais sonhador dos mortais deve ter a chance de vivenciar a felicidade. O final sai dos esteriótipos da literatura. A leitura em geral é fácil, gostosa e instigante. Por ser curto e fluído, tendemos a ler essa obra rapidamente, porém se você nunca a leu, aproveite e saboreie cada palavra, pois se bem aproveitado, esse livro pode tornar-se um aconchego no peito e fonte de profundas reflexões.
comentários(0)comente



Debys.. 08/05/2024

Noites Brancas - Fiódor Dostoiévski
Cara.... O livro nas primeiras páginas não dá muita vontade de ler... Mas depois....
É uma indecisão, eu chorei, me enraivei em questão de segundos... A carta dela, me deu ódio, parecia a carta da Verity...
comentários(0)comente



Rocha110 08/05/2024

Noites Brancas
QUE FINAL FOI ESSE??? SOCORRO peguei um ódio da nástenka que não é normal, ela ia voltava ia voltava socorro, ele se declarando, ela confusa MDS q livro perfeito !!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vinicius.Caselato 07/05/2024

Noites brancas
Noites brancas é um livro bem escrito e mostra uma Rússia do século 19. Os protagonistas são muito emocionados para mim, mas vale a leitura.
comentários(0)comente



Yasmim439 06/05/2024

Noites brancas
"Repare, Nástienhka, estou chorando. Que importa? Isso não prejudica ninguém. Hão de secar por si mesmas, estas lágrimas."

-pag 81
comentários(0)comente



Raul 06/05/2024

Lindo
Estou tentando começar a ler Dostoiévski e, por recomendação, decidi começar por Noites Brancas. O livro é curto, e conta a história de encontros entre o protagonista (o Sonhador) e Nástienka. As falas do Sonhador são profundas e acabei me identificando com ele. Apesar dos longos diálogos, é um livro fácil de se ler, e considero que foi um bom começo na obra do autor.
comentários(0)comente



Kethilyn3 06/05/2024

"O que foi que você fez com os seus anos?"
Primeiro contato com Dostoievski, achei a linguagem um tanto poética - diferente do que estou acostumada a ler - mas me identifiquei demais com o Sonhador e sua angústia com a solidão, velhice e os anos perdidos. Pra mim, o "romance" entre ele e Nastienka foi uma eventualidade, que só aconteceu graças a vontade de viver algo emocionante após tanto tempo de monotonia, e acaba ficando em segundo plano, sendo muito mais importantes suas questões individuais.
Emocionados, né?!
comentários(0)comente



duda 06/05/2024

Sonhador, o primeiro pick me boy
Brincadeira, eu gostei bastante do personagem dele e dessa coisa de sonhar com uma vida diferente, mais interessante, enquanto tua própria vida passa e tu nunca fez nada memorável. por isso q ele se apaixona pela Natienka tão fácil, ela foi a primeira coisa mais interessante q aconteceu na vida dele. é bem como ta escrito no final dessa edição, ?é fácil se apaixonar por uma ideia? (inclusive, nao achei quem escreveu isso, se alguém souber me diz pfv). mas ele foi mesmo bem pick me boy, ainda mais que tudo aconteceu em 4 dias, por isso não dei uma nota tão boa, mas gostei bastante da ideia
comentários(0)comente



Julczs 06/05/2024

Sentimentos
"Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real que momentos assim, como este, me são tão raros que não posso deixar de reproduzi-los em meus devaneios."


Esta obra é sem dúvidas, um mar de sentimentos. E que, ao nadarmos nele, sentimos na pele o angustiante fardo, de um amor não correspondido, carregado pelo personagem sonhador.
comentários(0)comente



Lelê 06/05/2024

Maravilhoso
Nastienka sua 🤬 #$%!& vc me paga. Esse livro é o sumo da loucura. Por mais que pareça só um romance normal, ele traz o coringa ao ser humano
comentários(0)comente



Julieelly 05/05/2024

Esse é meu primeiro contato com literatura Russa, se os outros livros forem bons como esse e se expressarem de uma maneira tão linda, triste e melancólica tenho certeza de que irei amar demais.
Com apenas 4 dias de convivência entre os dois eu já senti mais doq em livros em que se é descrito anos de relacionamento.
Foi algo que me tirou da minha zona de conforto, que é em sua maioria livros com finais felizes. Esse livro me trouxe um pouco mais da verdade sobre relacionamentos atuais.
comentários(0)comente



Jurema Jurássica 05/05/2024

Conseguiu me deixar depressiva, dando risadinha ruborizada e irritada e depressiva de novo em um espaço de duas horas. Muito bom, amo me decepcionar.
comentários(0)comente



Cafeína 05/05/2024

Apaixonante...
Esse sempre me pareceu a ovelha negra na literatura de Dostoievski, a obra que destoa da maioria, sendo mais leve e, sobretudo, menos profunda social e psicologicamente. São opiniões que eu sempre vi e cuja justificativa é de fácil rastreio, de modo que eu venho a tentar justificar e descobrir que encanto eu encontrei nessa novela.
A narrativa me conquistou tanto porque não enxergo o protagonista de forma romântica; é evidente que a narrativa se embriaga de um tom onírico que extravasa pela petersburgo, coroada por uma noite ensolarada através da qual umas almas perdidas perambulam; lembrei de imediato o Neil gaiman, ?as cidades têm personalidade?, e o protagonista procura essa personalidade da mesma forma que eu, passeado perdido olhando os prédios, conversando com eles e vivendo entre seus conterrâneos. O nosso sonhador, de labia poética e comportamento distante da realidade, destoa dessa realidade crua, realista, é um homem inflamado de paixões, do tipo que qualquer pessoa com a imaginação exercitada vá se colocar no lugar, ainda mais um leitor. Sonhos são fáceis de se romantizar, é preferível viver nos devaneios do que encarar a realidade, e nisso o personagem se isola do mundo, se afasta dos seus irmãos, se distingue da realidade e, assim, abandona sua vida, sem nem mesmo tê-la vivido. É uma condição difícil de se explicar e mais complicada ainda de se esquivar, a de se viver mais dentro da própria cabeça que no mundo; tolo e entusiasmado, vulnerável a derramar toda a paixão que ele tem para si na primeira oportunidade que encontra, o destino do nosso sonhador não poderia ser outro senão bater de frente com a realidade como ela é, mas ainda assim eu não consegui deixar de sentir nele um certa inocência, quase como se ele não tivesse culpa de ter escolhido tal cárcere, no fim ele é outra criança que precisa sonhar, que nunca foi ensinado a viver no mundo real. O sonhador não é um personagem tipicamente romântico, ele é justamente uma pessoa, tentando ser e viver esse romance.
Por fim, eu ainda acho que, para além disso, é uma narrativa sobre, mais do que uma ideia, um sentimento, aquele específico sentimento de estar sozinho em um lugar que normalmente está abarrotado, aquela sensação do silêncio da madrugada, de jogar conversa fora já meio embriagado de sono, a sensação de vagar pela cidade sem rumo e sentir alguma paz por estar sozinho e poder sonhar.
with Z 06/05/2024minha estante
Mesmo dps de já ter lido crime e castigo, e outros livros do Dostoiévski, esse contínua não só sendo o meu livro preferido do autor, mas tbm, meu livro preferido da vida.

Um belo texto, meu amigo, um belo texto!




4188 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |