Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Flávia Menezes 02/10/2023

COMO DIZ O DITADO: A MISÉRIA ADORA COMPANHIA!
?Noites Brancas? é uma obra do grande escritor russo Fiódor Dostoiévski que mais aproxima o seu autor do romantismo, e foi publicada antes de sua prisão em 1848.

O livro é curto, a história é romântica, mas não se iluda com o seu tamanho, pois seu conteúdo é profundo o bastante para promover um mergulho existencial.

Por trás de uma narrativa poética e romântica, que conta a história de um homem que conhece uma jovem e imediatamente fizeram um acordo de contar suas histórias de vida para assim estabelecer um laço de companheirismo e amizade para até o fim de seus dias, se esconde uma verdade que assombra os nossos dias atuais: o das relações superficiais e de tão pobre conexão, que mesmo quando estamos entre uma multidão, nos sentimos ainda mais sozinhos.

Tendo como personagem principal um homem na casa dos vinte e seis anos que se denomina como ?o Sonhador?, e a jovem ingênua e igualmente sonhadora, Nástienka, a história de ambos têm em comum o relato de uma vida vazia, onde é preciso mergulhar em sonhos para que seja possível sobreviver.

Uma das coisas que eu mais amo nos russos, é como eles sempre trazem personagens femininas corajosas, que não possuem medo algum de se arriscar na vida, e Nástienka não foge à regra. Aliás, ela é quem verdadeiramente abrilhanta essa história, pois não se submete a uma vida infeliz e solitária ao lado da avó, mas é aquela que encara os seus medos, e com muita simplicidade e humildade faz uma proposta ousada ao inquilino da avó que pode mudar complemente a sua vida.

Algo muito diferente do que vi no ?Sonhador?, que primeiramente me pareceu um homem bastante lunático, pois suas ideias de vida eram muito fantasiosas, e ao contrário de Nástienka, ele vivia se escondendo atrás dos seus medos.

Porém, o relato dele é de uma profundidade existencial melancólica. O ?Sonhador? nos faz refletir em como estar rodeado de pessoas que aparentemente parecem ter vidas tão mais interessantes do que as nossas, são estes os mesmos que não abrandam o vazio dentro de nós, pois mal nos percebem, como se fôssemos meros espectros de seres translúcidos que vagam solitários pelo mundo.

Recentemente eu li um livro chamado ?Esperança na Solidão ? Encontrando Deus no Deserto?, da autora Elisabeth Elliot, que nos conta a sua experiência com a solidão após a morte do seu marido. Em uma das páginas iniciais, a autora comenta sobre ter ido com uma amiga a um bar, e em como as pessoas ao seu redor tinham olhares vazios, e todo aquele jogo de sedução lhe parecia tão distante de uma conexão real e verdadeira que pode existir entre um homem e uma mulher, a ponto de ter se sentido ainda mais sozinha estando rodeada por aquelas pessoas, do que naquele silêncio amedrontador que reside no espaço solitário da sua casa.

Uma conexão verdadeira é algo muito superior a qualquer cantada ou elogio em uma noite em que um desconhecido se aproxima para dizer algo apenas por querer matar a sua própria solidão. Mas será que a solidão é mesmo um fator que une as pessoas?

Essa é uma história que me fez pensar nesse assunto, porque a verdade é que o mais bonito dessa obra é que o ?Sonhador? e Nástienka não uniram as suas misérias, mas a partir dela construíram uma ponte sólida em que puderam verdadeiramente criar uma conexão profunda que os ligou. E apesar do final ter sido ainda mais triste do que toda a solidão ali contida, a verdade é que o bonito mesmo é ver que ambos tentaram, e da maneira certa, pois tudo ocorreu com sinceridade e muito respeito.

Esse foi o meu primeiro contato com o grande mestre Dostoiévski, e muito embora tenha sido a partir de um livro tão curto, já me mostrou uma amostra de como são os seus romances, e como ele (o autor) nos joga para dentro deste abismo existencial tão profundo sem nenhum aviso ou preparo, mas na ousadia de te fazer olhar para além da história para mergulhar na alma desses personagens e identificar a partir deles o que existe também na alma de cada um de nós.
NayLyra 02/10/2023minha estante
Olha ela. ?

Voltei, Nayzinha!!! ???

Geovana 02/10/2023minha estante
A mestra das reflexões literárias voltou ? ??

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Aaaah que fofo isso, Geovana!!! ? Tô de volta! ?

NayLyra 02/10/2023minha estante
Que felicidade ! ??

Muita, Nay! ??

Daniel.Lourencin 02/10/2023minha estante
Muito bom!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Muito obrigada, Daniel! ??

MissMel 02/10/2023minha estante
Vc escreve muito bem!!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Puxa, que bom ler isso! Muito obrigada, MissMel! ??

Nilo10 02/10/2023minha estante
Estava muito sumida ?

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Pois é, Nilo! Essa vida adulta que às vezes exige atenção?mas agora estou de volta ao mundo das leituras!! ??

Nat 02/10/2023minha estante
É incrível como as suas resenhas me dão uma vontade absurda de ler o livro. Bela resenha e vou começar esse livro pra ontem!

RayLima 02/10/2023minha estante
Belíssima resenha! ??????

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Puxa, Nat!!! Muito obrigada pelas palavras! ? Espero que goste do livro! Vou querer acompanhar de pertinho suas impressões quando começar a ler! ???

Ray, muito obrigada!!!??

Fernanda Coelho 02/10/2023minha estante
Quero muito ler esse!

Fernanda Coelho 02/10/2023minha estante
E que bom que está de volta! ??

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Oi, Fê!!! Estou de volta, amiga! ?
Mas olha? esse é beeeem curtinho. Dá pra ler rapidinho e tem muito a ver com as suas leituras mais românticas que você tem feito. Vou te acompanhar quando for ler!

Ana Sá 02/10/2023minha estante
Gostei muito quando li (o livro e a sua resenha ?)!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Oi amiga Ana!!! Muito obrigada!! ? Eu vou ser honesta, mas eu não amei o livro, mas a mensagem foi realmente muito bonita! ?

Tiago Doreia 03/10/2023minha estante
Parabéns pela incrível resenha!
O livro é maravilhoso e você tirou o que tem de melhor nele!

Flávia Menezes 03/10/2023minha estante
Muito obrigada , Tiago! ??
Um livro pequeno, mas grande nos ensinamentos!

italomalveira 03/10/2023minha estante
Excelente resenha. O final desse livro é devastador ?

Flávia Menezes 03/10/2023minha estante
Obrigada, Ítalo! ??
E realmente! O Dostoiévski pesou a mão nesse final. Traumatizada! ?

Fabio 04/10/2023minha estante
Apesar de ser um dos poucos que eu não li do mestre russo, adorei a resenha, e me fez pensar: "por que eu não, li mesmo?" kkkk
Flávia, adorei a resenha e os ponto que abordou, principalmente sobre a maior questão nos livros do Dostoievski, existência do ser!
Parabéns pela escrita e principalmente pelas mudanças no estilo das resenhas... adorei!!! ???
Sou seu fã, meu anjo!?

Flávia Menezes 04/10/2023minha estante
Aaaaah, lindo!!! Assim eu fico sem jeito! ?
Esse é tão curtinho? Eu acabei começando por ele, mas eu precisava conhecer Dostoiévski logo. E que bom que consegui trazer ele bonitinho, porque você conhece bem esse autor e toda a sua magnitude!
Obrigada pelas palavras, Fábio meu lindo! ? E que bom que gostou da mudança. Foi difícil entrar no modo reduzido pra alguém como eu, mas eu tive uma boa inspiração para conseguir! ?
Obs.: eu que sou sua fã ??

Gabriela_Sut 06/10/2023minha estante
Li recentemente e adorei o conto! Mais leve do que o outro texto dele com o qual tive contato (Memórias do Subsolo, que sequer tive a oportunidade de terminar), mas que me cativou bem mais, não vou mentir. Uma grandiosa resenha para uma grandiosa historieta!

Flávia Menezes 08/10/2023minha estante
Muito obrigada, Gabi, pelas palavras carinhosas! ??
Eu ainda quero ler muito mais dele, mas nom saber sobre a sua opinião de ?Memórias do Subsolo?. Esse é curtinho, mas é bom, não é? E profundo! Valeu a pena começar por ele. ?

Bookster Pedro Pacifico 15/06/2020

Noites brancas, Fiódor Dostoiévski - Nota 9/10
Este é um livro que foge um pouco do que já havia lido do autor, já que nele encontramos uma “típica” narrativa romântica, em que a paixão idealizada e intensa toma conta dos personagens. Foi escrito pouco antes do período de prisão e exílio vivido por Dostoiévski, o que talvez explica essa temática mais leve quando comparada com as obras publicadas nos anos seguintes. ⁣

Em “Noites brancas”, uma das maiores qualidades de Dostoiévski permeia toda a narrativa: o aprofundamento dos conflitos internos dos personagens. É uma história que se passa em poucos dias e que tem início em uma das conhecidas “noites brancas” de São Petesburgo, quando a noite é tão clara que se confunde com o dia. No entanto, apesar de ser um romance curto e sem grandes acontecimentos, essa característica não faz dele uma leitura pouco densa em termos de desenvolvimento dos personagens. ⁣

Somos colocados em frente aos conflitos internos de um jovem tímido - e sonhador - que, em uma de suas solitárias andanças por São Petesburgo, acaba conhecendo Nástienka, com quem inicia longas e íntimas conversas. E esses diálogos construídos por Dostoiévski são incríveis e dão fluidez na leitura. Mas o que aparenta ser a criação de um laço de amizade, já que Nástienka, que se vê presa em uma relação amorosa conturbada, acaba despertando sentimentos mais profundos no narrador.⁣

Em poucas páginas, o autor nos mostra como a paixão é um sentimento fugaz e dolorido, mas que pode nos proporcionar inesquecíveis momentos de felicidades. Continuo recomendando “Gente pobre” e “O eterno marido” como primeira leitura, mas essa pode ser uma boa sequência, como uma porta de entrada para os romances mais psicológicos do autor.

site: https://www.instagram.com/book.ster
Thárin 16/06/2020minha estante
Foi o primeiro que li dele, super amei!

Mari 22/06/2020minha estante
Minha primeira leitura do autor, fiquei apaixonada!

Toni 19/07/2020minha estante
Pois é, foi minha primeira tbm e, decididamente, só estou começando. ??

Marcele 01/10/2020minha estante
Com certeza um livro que vale a pena, principalmente para quem quer começar a destrinchar esse russos que são imbatíveis em seus diálogos!

Jam 31/10/2020minha estante
Começando a ler agora, totalmente influenciada pela sua crítica ?

Thárin 02/11/2020minha estante
Muito obrigada!!!

Marcia 09/12/2020minha estante
Sempre gostei deste livro, mesmo tendo lido Crime e Castigo primeiro. Eu recomendo.

Aline AS 19/01/2022minha estante

Luiz 23/10/2022minha estante
Um livro extremamente lírico e que nos deixa apreensivos por um final que o personagem principal mereça. De fato, muito triste e profundo, levando-nos a refletir: até onde sonhar vale mais que viver?

Elô 06/03/2023minha estante
E
Sse
Esse livro é tão cômico mds

analon 05/10/2023minha estante
mds, alguém me ensina como faz pra ler nesse app, por favor

Jhully P 20/11/2023minha estante
Eu li o livro, não gostei. Mas da forma com que você descreveu sua resenha me fez sentir culpa por não ter gostado kkkkk

Vitoria293 08/12/2023minha estante
Ele queria viver um amor no século da putaria

Camila 04/03/2024minha estante
achei o livro cansativo e pouco carivante. não gostei

Maisha0 25/03/2024minha estante
estava em dúvida sobre começar a ler ele ou não, e graças ao seu comentário agora eu tenho certeza que irei ler esse romance. Obrigada?

Fabio 01/11/2023

“O Sol da Meia-Noite”
O aclamadíssimo “Noites Brancas” é o terceiro livro publicado por Fiódor Dostoievski, um dos maiores nomes da literatura mundial, e nos conta a história de um “sonhador” sem nome e de Nástienka, seu amor, quando se encontram em uma noite “branca” (fenômeno comum na Europa em que, mesmo com o Sol se pondo ele permanece um pouco abaixo da linha do horizonte, deixando a noite clara, causando uma atmosfera onírica, dando ao ambiente uma aparência ‘fantasmagórica’.) na cidade de São Petersburgo do século IXX.

Narrado em primeira pessoa, “Noites Brancas”, o narrador-personagem, um grande sonhador solitário, passa a contar sobre o encontro causal com a jovem e bela, Nástienka, em uma caminhada errante as margens do rio Nievá e discursa sobre as três noites seguintes em que se encontrou com a jovem dama, o desenrolar dramático dos encontros e o desfecho impressionante dessa história.

Distinta de outras obras do autor, onde explora as questões sócio filosóficas, as críticas ideológicas e principalmente sobre o existencialismo e profundos ensaios sobre sondagens psicologicas, aqui, Dostoievski, discorre sobre os fatos ordinários da vida, tais como o amor, a paixão, a solidão, e o enorme desejo intrínseco do homem de amar e ser amado, e os dramas cotidianos das pessoas comuns.

De uma narrativa simples, porém elegante, Dostoiévski nos entrega um belíssimo e emocionante texto, cheios de requintes e nuances, sobre o sofrer e o amar, a solidão extrema e a intimidade, e sobretudo, sobre o nascer, o crescer e o desenvolver do indivíduo como ser sensorial, e apesar da enorme carga dramática e melancólica da obra, podemos encontrar um humor atípico dos textos dostoievskianos.

Fiódor Dostoievski em sua genialidade, aproveita do fenômeno natural “noite branca” para criar uma atmosfera densamente romântica e lúgubre, provocando o devaneio onírico no leitor que, mergulha dentro do escrito, e acaba por se mesclar as sensações do próprio autor ao confeccionar sua obra e se aproveita dos resultados de sua própria criação, utilizando de subterfúgios literários para entregar um dos finais mais melancólicos da história da literatura mundial.

Em suma, “Noites Brancas” é um daqueles livros que se devoram de uma vez só e nos fazem imergir dentro do texto e após o final, nos dá aquela sensação de que uma parte de nós ficou dentro do livro, ou que, uma parte do livro ficou dentro de nós.

Recomendo absolutamente a todos!
-Rachel 01/11/2023minha estante
Resenha perfeita, Fabio! ?
Adicionei esse livro no meu carrinho na Amazon alguns dias atrás, pois pretendo começar a ler livros que estão fora da minha zona de conforto. E, agora, depois da sua resenha, com certeza comprarei!

Fabio 01/11/2023minha estante
Obrigado, Ro, querida!?
Essa foi mais breve, mas, foi o que deu pra fazer nesses dias corridos! Kkkk
Quero ver vive lendo esse!!!

Fabio 01/11/2023minha estante
Obrigado, Rachel, pelo carinho e pela presença de sempre!?
Lisonjeado com seu comentário por aqui!
Faz muito bem ler coisas fora da zona de conforto, porque ganhamos a perspectiva de encontar outros gêneros favoritos!
Se precisar de algumas indicações, estou a disposição!??

@Francielly 02/11/2023minha estante
Fabio,
Fiquei totalmente imersa na leitura da resenha, você se supera na escrita a cada dia, como sempre: mais uma resenha impecável, parabéns, amigo!! ???

Fabio 02/11/2023minha estante
Muito obrigado, Fran, querida, pelo carinho!
Fico muito feliz com um comentário vindo de uma resenhista como você!??
Lisonjeado!!!

-Rafaela 02/11/2023minha estante
Mais uma belíssima resenha, Fábio. Meus parabéns ??

Fabio 02/11/2023minha estante
Obrigado, Rafa querida, pelo carinho e presença de sempre!!??

Silvia Cristina 02/11/2023minha estante
Não quero ser repetitiva, mas já sendo . Fiquei com vontade de ler o livro pela sua resenha . Parabéns !

Fabio 02/11/2023minha estante
Muito obrigado, Silvia pelo carinho!
Muito feliz que você tenha gostado de mais essa resenha, e ainda mais por ter te incentivado a ler essa obra incrível!

Aline MSS 03/11/2023minha estante
Eu nunca li nada do autor, mas suas resenhas têm me encorajado. Essa está impecável como sempre. Vcs arrasa!????

Fabio 03/11/2023minha estante
Muito obrigado Aline, pelo carinho!?
Fico extremamente feliz em te encorajar a ler algo do Dostoievski, pois é um dos meus autores favoritos,?

Maria Clara Mendes 06/02/2021

Tem que estar apaixonado pra ler sem revirar os olhos ?
Noites Brancas - Fiódor Dostoiévski

Meu primeiro contato com Dostoiévski e eu miro logo no livro que distoa da sua obra. ? Mas já tinha começado, terminei.
É curtinho então valeria a pena pra conhecer a escrita do Dostô.

Essa obra vai contar a história de um sonhador que mora São Petersburgo e vê poesia e amor nas noites da cidade. As casinhas do bairro aquecem o coração dele, juntamente com as ruas e suas árvores.

Ele não revela seu nome, sendo conhecido como sonhador. Encontra uma jovem numa noite perto de uma ponte e começam a conversar sobre a vida e os sonhos. Até aí tudo bem.

A situação começa a desandar quando eles começam a se reencontrar e essa moça resolve o deixa a par dos eventos que lhe aconteceram ao longo do último ano.

Aqui a gente tem o típico meme famosíssimo e atemporal: "O golpe tá aí, cai quem quer!" Mas não vou dizer de que parte vem o golpe e se, de fato, tem golpe. Vale a pena descobrir.

O livro é muito bom, mas se você não está apaixonado você vai revirar os olhos em diversas passagens pq o cara é um sonhador e sempre que pode ele vai ser meloso. ?

É o segundo russo que eu tenho contato e já vejo o quanto a gente cria medo de certos autores antes de conhecer de verdade. Não leva a nada e você ainda se priva de ter essa experiência.
Wanderson 07/02/2021minha estante
Eu tenho e ainda não li. Do jeito que vc fala eu até to com medo de ter náuseas ?

Maria Clara Mendes 07/02/2021minha estante
Hahahaha mas eu levei pro lado engraçado. Ele é muito emocionado ? A história é boa.

Wanderson 07/02/2021minha estante
De Dostô eu li três. Todos maravilhosos. Os irmãos Karamazov, Crime e castigo e Recordações da casa dos mortos.

Wanderson 07/02/2021minha estante
Ele fala de um jeito poética mesmo de temas difíceis.

Maria Clara Mendes 07/02/2021minha estante
Simmm. Já ouvi maravilhas dessas obras. Tô decidindo a próxima dele ainda. Você já tem familiaridade com a escrita dele então, né?

Wanderson 07/02/2021minha estante
Tenho. Ele escreve bem mas li uma tradução que era estranha pq era português de Portugal. E melhor ler de uma editora brasileira mesmo

Maria Clara Mendes 07/02/2021minha estante
Ahhh, boa. obrigada pela dica. Ouvi falar que é bom observar como foi feita a tradução. Se é diretamente do russo ou não.

Wanderson 07/02/2021minha estante
Isso mesmo. Opte pela Editora 34, se possível. A Martin Claret não é lá essas coisas. Li Crime e castigo dela. Recordações da casa dos mortos em português de Portugal. Mas não tinha outro e tava sem grana. ?????

Wanderson 07/02/2021minha estante
Mas ainda assim, é difícil estragar o Dostozinho ?

Maria Clara Mendes 07/02/2021minha estante
Nossa, arrasou muito. Indicações anotadas. Vou avaliar qual vai ser o próximo.

Wanderson 07/02/2021minha estante
Arrasei nada. São só diquinhas. ? Com certeza vc vai gostar de qualquer um, mas Irmãos Karamazov é "mais grande", então pode ser um pouco mais complicado pra se programar. Crime e castigo me marcou muito. Muito mesmo. Boas leituras ?

Caroline Gurgel 10/10/2013

Ah, Nástienka, se te encontro pela rua, te mato...
Novela publicada em 1848, Noites Brancas é considerada a maior aproximação de Dostoievski com o romantismo. Escrito em primeira pessoa por um personagem sem nome que sofre de uma solidão profunda, esse livro é tão singelo que passamos as páginas com delicadeza para não machucá-las.

A estória se passa em São Petersburgo, em noites brancas - no verão, durante alguns dias, o sol não chega a se pôr completamente, deixando as noites quase tão claras quanto o dia, as noites brancas. O narrador é um solitário sonhador que, vagando pela rua, se depara com uma moça chorando, a segue e por ela se encanta. Nástienka é uma ingênua menina que vive atada à saia da avó, que é cega, por um alfinete para que não fuja de casa e espera, apaixonada, pelo retorno prometido de seu amor.

Na primeira noite, Nástienka pede ao narrador que por ela não se apaixone. Na segunda, ele lhe conta sua história de isolamento, em um discurso tão elevado que Nástienka se maravilha, mas pede que fale de modo mais simples, pois não saberá falar à altura. Em outra noite, ela é quem lhe conta de sua vida, de sua espera e de seu amor que já deveria ter retornado. Sobre a última noite não lhes digo nada, para não tirar a surpresa, mas conto que entre esses dias, o narrador vai ajudar a moça por quem se apaixonou a reencontrar seu prometido, mesmo que aquilo lhe doa no peito, mesmo que não vá ter nunca o amor de Nástienka para ele.

É uma singela, pura e bonita história de amor, de desprendimento, de amar sem ser amado, de ser amado sem amar. É um amor genuíno, delicado, puro e, eu poderia dizer, sutil, mas não, não é sutil. É forte e extrapola, mesmo que apenas dentro do coração do solitário sonhador, que guarda para si o sentimento por temer que sua libertação afaste sua amada.

Leitura mais que recomendada, rápida e, vou ter que repetir, singela. Um deleite!
Camila 10/10/2013minha estante
Carol, você achou a linguagem muito difícil?

Camila 10/10/2013minha estante
Ah esqueci de dizer, parabéns pela resenha. Muito boa, me deixou com vontade de ler

Caroline Gurgel 12/10/2013minha estante
A linguagem é simples, Camila. Leitura muito boa, vale a pena :)

DIRCE 18/10/2013minha estante
Adorei sua resenha. Já foi para minha Estante. Será meu próximo Dosti.
bjs

Caroline Gurgel 19/10/2013minha estante
Dirce, obrigada pelo comentário. Foi meu primeiro Dostoievski e deixou um gostinho de quero mais.
Bjs

DIRCE 30/11/2013minha estante
Caroline,
Nástienka merecia no mínimo uns puxões de orelhas.
bjs

douglasroma 28/10/2015minha estante
Que linda! Li sua resenha com muita doçura.

Regis 09/09/2022

Após, morar 8 anos em São Petersburgo, sem conseguir estabelecer nenhuma relação humana significativa, em um verão onde todos os habitantes se encaminham para o campo, o Sonhador (sem nome), se encontra com uma moça chamada Natstienka, em uma ponte... e durante as Noites Brancas (que ocorrem quando, durante quatro dias no verão, à noite não escurece) vive momentos preciosos.

Sou grata por ter feito essa leitura após a adolescência, assim pude entender melhor os sentimentos do sonhador, que aprecia grandemente "um minuto inteiro de deleite", transformando isso em um motivo para seguir adiante, contentando-se com pouco e ousando sonhar de forma tão otimista (Amei o Sonhador?).
Também gostei muito da coragem de Nastienka.

Assim como o título do livro, as noites dos personagens se tornaram claras e vívidas, contrastando com o resto de seus dias sombrios e solitários.
Dá para sentir seus corações se aquecerem a cada encontro, a cada conversa maravilhosa travada naquele banco.

Li esse livro por indicação de um amigo, que vê paralelos da história dos personagens com a nossa... Acho que ele está delirando. rsrsr
Mas, amei a indicação dessa novela romântica de Dostoiévski.

Recomendo com certeza esse clássico melancólico e encantador.
Isadora1232 10/09/2022minha estante
Muito bom!! ??

DANILÃO1505 10/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 10/09/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso, Isadora. ?

Regis 11/09/2022minha estante
Obrigada Danilo! ?

Maymay10 11/09/2022minha estante
que resenha maravilhosa! já coloquei como leitura desejada!

Regis 11/09/2022minha estante
Espero que goste May.
Foi um livro especial para mim. ?

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Que bom que gostou tanto da minha indicação.
Disponha minha Jabuticaba.

Iasmim.Almeida 04/05/2020

Romance lírico.
Noites brancas narra a história do eu lírico sonhador, este ora anda vagante, ora encontrá-se absorto em seus sonhos, desejos, pensamentos e infortúnios. A jovem Nástienka, é sonhadora, esperançosa e confiante acerca de seu futuro. O destino ao acaso une estes dois personagens contraditórios com local e hora marcada, e a partir daí, suas histórias são contadas. Inicialmente, o livro criou-me expectativas maravilhas, contudo, estas não foram atendidas na mesma proporção no decorrer da narrativa. No geral, é um bom livro, mas que ao meu ver, tinha tudo para ser melhor.
Kiko 04/08/2020minha estante
Talvez o final tão realista, seja a arte imitando a vida e a realidade quase sempre não corresponde às nossas expectativas...

Iasmim.Almeida 04/08/2020minha estante
É provável. A seu modo, uma imita a outra. Mas detenho-me a alguns outros aspectos que poderiam ter sido mais explorados. Contudo, imagine que estes aspectos foram propositalmente pensados, de maneira que nós, os expectadores, tivéssemos uma pequena parcela de autoria.

Kiko 04/08/2020minha estante
Bom ponto de vista.Acho que o ser humano em si tem uma tendência a idealizar tudo e quando as coisas não acontecem de tal maneira, e geralmente é assim, a decepção se torna inevitável...Me parece que o Sonhador tem um pouco dessa característica.

Iasmim.Almeida 05/08/2020minha estante
Tive esta impressão a respeito do Sonhador também. Às vezes, tive a sensação de que todo relato fosse conjeturas, outras vezes, a expressão da internalização de seus sonhos e desejos. Como se eles, os sonhos, ganhassem vida própria. Quais suas impressões acerca do inquilono? Dentre tantas possibilidades e considerações distintas, o inquilino, ao meu ver, foi o mais próximo de algo "real" em todo relato. Como se ele, fosse o único elemento que pertencesse à realidade dentro dos devaneios do Sonhador. Não sei se me fiz compreender.. mas fiz tantas considerações e refiz tantas vezes. rs. Incluo a avó de Nastienka também, como elemento real. Ou pelo menos, ancorado na realidade.

Kiko 05/08/2020minha estante
Iasmim, eu acho que esse livro tem uma das mais bonitas aberturas que eu já vi num livro, quando ele fala de uma visão que só é própria da juventude, parece que essa maneira de encarar a vida nada mais é do que um reflexo natural dessa fase da vida pela qual todos passam.Com o passar tempo, as experiências de vida tornam o ser humano mais realista e menos sonhador...Sobre o inquilino, acho que se trata de expectativa e realidade, o sonhador cria toda aquela esperança e o inquilino é a realidade da vida...

Iasmim.Almeida 05/08/2020minha estante
Concordo plenamente. Colocação perfeita.

Diego Rodrigues 19/09/2023

"E que fantasia pode haver na tristeza!"
Uma das últimas obras finalizadas por Dostoiévski antes do cárcere, em 1849, "Noites Brancas" é um ponto fora da curva na carreira do escritor russo. Nesta novelinha, publicada apenas um ano antes de sua prisão na Fortaleza de Pedro e Paulo, o autor flerta com as bases do romantismo ao narrar o drama acerca um coração solitário que vaga pelas ruas de uma Petersburgo fantasmagórica. Um sonhador, assim se autointitula o nosso protagonista, um jovem sozinho e melancólico que, para aplacar a solidão, conversa com as casas por onde passa e com os personagens dos livros que lê. Em uma daquelas noites em que o sol parece recusar a se recolher (por isso, "noites brancas"), nosso caminhante solitário se depara com uma mulher aos prantos, seu nome é Nástienka.

Em um tom romanesco, melancólico e por vezes autodepreciativo, nosso protagonista começa a narrar para a bela jovem a sua história de vida, ou melhor dizendo, de não vida. Logo, uma espécie de romance começa a querer brotar neste solo, mas essa está longe de ser uma história de amor bonitinha. O contato com a alma feminina, apesar de breve, é o bastante para arrancá-lo do mundo dos sonhos e trazê-lo para a realidade. O problema é que, ao despertar para este mundo, o sonhador também perde as bases ilusórias que o sustentavam, e agora, tem de lidar com o vazio da própria existência, até então negligenciada.

Não é por ser este um Dostoiévski mais "água com açúcar", que não teremos profundidade. Apesar de destoar do restante da obra dostoievskiana por seu tom romanesco, a narrativa ainda assim aborda os temas existenciais que eram tão caros ao escritor. E a pergunta final que o sonhador se faz: "um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para uma vida inteira?"; fica ecoando em nós mesmo após guardarmos o livro de volta na estante.

Penso a tristeza como algo inerente à condição humana. Se não nos sentirmos tristes de vez em quando, não estaríamos levando uma vida artificial? Ou até mesmo uma vida de ilusões, como o protagonista no início do livro? A dor que sentimos não seria a prova cabal de que estamos vivos? Saio dessa leitura com essas e outras questões... Dostoiévski, né? Sempre vale a leitura! E para aqueles que buscam uma porta de entrada para começar a lê-lo mas não querem algo muito denso logo de início, tá aí uma boa pedida.

site: https://discolivro.blogspot.com/
QUEIJO460 19/09/2023minha estante
Excelente resenha, colega.

David 19/09/2023minha estante
Excelente!

Diego Rodrigues 19/09/2023minha estante
Obrigado, meus caros!

@quixotandocomadani 21/09/2023minha estante
Mto bom! qdo li esse livro fiquei pensando no quando deixamos de viver a vida por escolhermos o mundo dos sonhos... mas é bem isso é vc falou... a realidade às vezes é triste e sofrida... e tbm de alguns "momentos de júbilo" ...

Diego Rodrigues 21/09/2023minha estante
Bem isso, Dani! Por mais que seja tentador viver entre sonhos, é preciso despertar para a realidade em algum momento..

Bruna 08/08/2023

Meu primeiro livro do autor e digo com certeza que fui surpreendida da melhor maneira. As camadas e o desenvolvimento que ele dá aos personagens são tão reais que é impossível não lembrar de casos parecidos, ou até mesmo se ver na história e nos conflitos internos dos personagens.

Algo que gostei bastante foi a visão sonhadora do personagem principal, que percebe a beleza dos detalhes em meio ao caos do dia a dia e das decepções da vida, mesmo que tudo desande.

Um livro que despertou mais ainda minha curiosidade pra ler mais de Dostoiévski!
Nayara356 09/08/2023minha estante
Amei a resenha! Já quero ler. Vc tem o físico?

Bruna 09/08/2023minha estante
??? pior que não tenho Nay, tenho só o mobi ? mas eu envio ele pra você! Ele é curtinho! Depois me conta o que achou ??

Paulo 09/08/2023minha estante
Já virou um dos meus preferidos da vida..
Também pretendo ler mais Dostoiévski...

Bruna 10/08/2023minha estante
Siimmm, virou leitura obrigatória né? Eu amei os pontos de vistas dos personagens! ? Já até baixei outro dele, "O sonho de um homem ridículo", tomara que seja bom também ??

Paulo 10/08/2023minha estante
Sério? Que legal!! Depois me conta o que achou..

SimoneSMM 12/08/2022

Um livro diferente do que conhecemos do autor. O narrador é um personagem depressivo, uma espécie de voyeur da vida, dando a impressão de observá-la sem participar dela. Vive uma situação de extrema solidão, uma vida enclausurada, sofrida, que o empurram ao sonho. Esse sofrimento aproxima o sonhador de Nástienka num momento de tristeza. Porém, há uma vivacidade nela, uma capacidade para a alegria repentina, que o encantam. Ela é um furacão sem rumo, apaixonada por outro homem, com uma paixão para a qual não vemos justificativa.
Nástienka vive com a avó, cega, como um símbolo da tradição que é cega para a realidade, e autoritária, representando as amarras que prendem as mulheres.
Interessante o fato de Nástienka começar a se ver fora do sonho de mocinha que se casa com um príncipe através da leitura.
É um livro de antíteses: claro x escuro, solidão x afetividade, sonho x realidade, com um pé no romantismo, e que traz os traços da fase posterior do autor.
Lavinia166 12/08/2022minha estante
Preciso ler, parece ótimo

SimoneSMM 12/08/2022minha estante
É bem diferente do que lemos dele normalmente. Mas como sempre, é muito bem escrito e ele coloca do avesso o lado psicológico do personagem. ?

Ricardo.Silvestre 14/08/2022minha estante
Suas resenhas são sempre bastante elucidativas. Obrigado, uma vez mais, pela sua partilha. ?

SimoneSMM 14/08/2022minha estante
Obrigada, Ricardo! ?
Mas é pura gentileza sua, claro. Eu nem chamaria de resenha, são só minhas impressões. ?

Ricardo.Silvestre 14/08/2022minha estante
E sempre com as palavras certas nas pontas dos dedos. Suas impressões são muito bem vindas, fique pois sabendo. ?

Aedna.Feitosa 26/11/2023

Terminei de ler "Noites Brancas" de Dostoiévski e fiquei impressionadaaa com a beleza e a melancolia da história. O romance conta a história de um jovem estudante chamado N. que se apaixona por uma jovem chamada Nastenka, que ele conhece em uma noite de verão em São Petersburgo. As noites brancas da cidade criam uma atmosfera mágica e romântica, que contribui para o desenvolvimento da história.

O fenômeno das noites brancas é uma realidade em São Petersburgo e em outras cidades do norte da Rússia. Durante esse período, o sol não se põe completamente, o que cria um efeito de claridade constante. Essa condição é causada pela inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol.

Em "Noites Brancas", as noites brancas são um símbolo da esperança e do amor. Elas representam a possibilidade de uma nova vida, de um novo começo. N. e Nastenka se encontram nas noites brancas, e seu amor nasce em meio a essa atmosfera de esperança e magia.

A história de "Noites Brancas" é uma história de amor, mas também é uma história sobre a vida, a morte e a busca pelo sentido da existência. Dostoiévski explora temas como a solidão, a melancolia e a esperança em um romance que é ao mesmo tempo belo e melancólico.
Marcos Aurélio 15/01/2024minha estante
Eu não me conectei com este livro. Aliás, ainda não me conectei com Dostoiévski.

Aedna.Feitosa 15/01/2024minha estante
Eu fiquei encantada? Gosto da Narrativa dele. Esse livro em especial fiquei apaixonada.

Marcos Aurélio 15/01/2024minha estante
Tenho Crime e castigo e O eterno marido para ler...

Aedna.Feitosa 16/01/2024minha estante
Tenho muita vontade de ler Crime e Castigo.
Está na minha lista de desejos?

isamoneta 25/05/2020

Confesso que tinha um certo preconceito de ler livros de autores como o Dostoiévski, em partes por medo de ser muito complexo e eu não conseguir entender as mensagens por trás da escrita dele. Esse livro se revelou muito tranquilo e gostoso de ler, me despertou um interesse para ler mais obras dele.
Caio 25/05/2020minha estante
Esse livro é muito bom . Alguns dizem que para se ler Dostoiévski bem , antes , deve ler algumas obras do Arthur Conan Doyle.

isamoneta 25/05/2020minha estante
Obrigada pela recomendação

Felipe 25/05/2020minha estante
No meu caso foi o contrário, fui a cegas ler Crime e Castigo e acabei me assustando com a complexidade hehehe. De qualquer forma terminei ele e gostei muito, e pretendo ler outros do autor.

Victoria 25/05/2020minha estante
Não é tão difícil quanto pode parecer, acho que as pessoas tem essa ideia da literatura russa em geral, talvez pela aura que a cerca... Mas acredito que a maior dificuldade esteja em se acostumar com os nomes próprios, que podem causar estranheza pra quem não tem familiaridade. Uma coisa é certa, não é uma boa começar com livros como Crime e castigo, porque pode assustar sim, Haha. No meu caso comecei com Irmãos Karamázov e deu super certo, tanto que se tornou meu autor favorito :)

Lari 21/09/2021

adorei que eles se conheceram em poucos dias e sofreram como se conhecessem há tempos, ai ai a melancolia.
Bru 21/09/2021minha estante
Kkkkkkk sempre leio Dosto quando passo por alguma decepção na vida, pq ele escreve tanta tragédia que me sinto "menos pior". Amo a generalidade dele... E essa obra é uma das minhas favoritas ??

Lari 21/09/2021minha estante
adorei a forma que ele retratou a solidão do protagonista, de alguma forma da pra se enxergar nos personagens, preciso ler mais livros dele, gostei muito.

Bru 21/09/2021minha estante
Você já leu "O Idiota"? Eu gosto muito, principalmente das personagens femininas, e "Crime e Castigo" que também é sensacional, prende do começo ao fim

Lari 21/09/2021minha estante
ainda não, esse foi o primeiro livro que eu li dele, fiquei interessada em crime e castigo, lerei "o idiota" em breve.

Mari 02/07/2020

Angustiante
Meu primeiro contato com Dostoiévski e eu estou completamente encantada e apaixonada
Henrique Oliveira 02/07/2020minha estante
Estou lendo 'gente pobre'

Henrique Oliveira 02/07/2020minha estante
Muito bom também

Mari 02/07/2020minha estante
Sério?? Quero muito ler, depois escreve uma resenha pra eu ver o que achou!! Comecei Memórias do Subsolo e o começo do livro já é de tirar o fôlego

Rafael Flores 02/07/2020minha estante
Até que ponto pode se considerar um romance sentimental esta obra?

talesmorales 07/08/2022

Um quiproquó de paixões
Acredito que o personagem(sem nome)é tão identificável entre as pessoas, e acredito que a mensagem do livro vai muito além do que é apenas escrito.
Um engano é capaz de gerar tantos tipos de sentimentos nos personagens, principalmente em Nástienka, que apesar de não saber o que fazer e se sentir totalmente sozinha, ela tem uma certeza de amor por ele.
Uma coisa que já me pegou na veia quando comecei, foi o fato do personagem principal ser basicamente um sonhador, que vem imaginando cenários por sua vida inteira, e por isso não soube transpor esses sonhos para a sua vida, tirando qualquer tipo de qualidade da mesma.
O livro é extremamente curto, a historia dura cerca de 85 páginas (tirando o posfácio), terminei em menos de duas horas, e a leitura é tão fluída, e em tão poucas páginas você entra nas profundezas de cada personagem
Realmente um livro memorável para mim.
Dardis0 07/08/2022minha estante
"quiproquó", você é muito culto affff

yasmin.malaquias 07/08/2022minha estante
entrou para minha lista

may may 18/08/2022minha estante
mdss que resenha maravilhosaa

talesmorales 18/08/2022minha estante
obrigado por dar o suporte ao meu trabalho, espero conhcer voce logo mayara