Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

@varaomichel 15/03/2021

A situação da personagem me lembra muito a crise de ter os azuzinhos ticados no WhatsApp e ficar confabulando se a pessoa ainda quer, se leu e não respondeu porque estava ocupado, se está jogando ou não. Me fez pensar nos jogos de poder silenciosos envolvidos nas relações amorosas. Por quê as pessoas não podem simplesmente dizer exatamente como se sentem? Se isso já era uma questão no século XIX, agora, com nossa obsessão narcisística em ter pessoas orbitando em torno de nós, só fica mais inquietante. Deus me livre de um amor assim. Acho a personagem muito imatura, muito precipitada, e muito provavelmente está se fodendo no casamento neste momento haha. Aliás, o personagem pode até ter sido injustiçado, mas não deixa de ser um grande chato pedante. Leitura do Dostoievski sempre vale pela sensação de estar na São Petersburgo estranha daquele tempo. Parecia que eu podia ver o Raskolnikov passando na calçada do outro lado a qualquer momento haha.
Belizia 13/05/2021minha estante
Concordo com o que pontuou. Achei o comportamento dos dois muito característico. Ele, um incell. Um chato, babão. Ela, uma sem noção, que fica alugando o cara pra fazer o que ela quer. Diz que achava que ele não ia se apaixonar, mas o comportamento dela foi de ficar elogiando e paparicando pra ele fazer o que ela precisava. Casal uó

@varaomichel 13/05/2021minha estante
Hahaha

Carolina2054 07/08/2023minha estante
Dostoiévski é um mar de desilusões e verdades jogadas na nossa cara kkkk
Recomendo Notas do Subsolo (150 páginas de pura humanidade)

Daniaquarela 07/08/2023minha estante
Obrigada pela recomendação. Vou ler:)

Thamara 31/10/2020

Imprevisível
Essa história me deu uma dorzinha no coração, mas foi uma história tão leve e inocente.
Jota 03/11/2020minha estante
Já add então na lista de compras e lista de leitura. ??

Thamara 03/11/2020minha estante
Fez uma boa escolha kkkk

joaoggur 20/08/2023

Poesia cotidiana de nossos sentimentos ????
?O céu estava tão cheio de estrelas, tão luminoso, que quem erguesse os olhos para ele se veria forçado a perguntar a si mesmo: será possível que sob um céu assim possam viver homens irritados e caprichosos??

Impossível não ter o coração acalentado ao ler ?Noites Brancas?. Passamos toda a leitura se deleitando com cada minúcia dos protagonistas; um rapaz que, ao conhecer uma moça, cada vez mais se apaixona por ela, - mesmo ele veemente afirmando que apenas a tem como uma amiga.

A narrativa, que se passa em apenas três noites, consegue nos prender de início ao fim. Imagino que isso dá-se pelo singelo, pelo esplendor da obra. Até nos momentos ultra-românticos, onde tendemos a nos distanciar da história, Dostoiévski consegue nos hipnotizar.

E o final é arrebatador. Mesmo tendo poucas páginas (o que, teoricamente, faria-nos ter um distanciamento com o protagonista), é impossível não sair devastado.

E a narrativa é poética! Não sei bem como descrever em palavras, mas há um toque sútil de beleza a cada linha, um abraço em corações cortados a cada frase. E tal qual a poesia não consegue extinguir os males da alma por completo, também temos um final cru, seco, e capaz de arrasar com qualquer expectativa.

Imagino que seja uma leitura essencial, não só por ser um clássico (de uma linguagem acessível), e sim pois a beleza da obra é ímpar. Irei reler.
AndrAa58 21/08/2023minha estante
Adorei sua resenha ?

Nina 21/08/2023minha estante
Ótima resenha.

Gabriela.Andrade 09/09/2023

Primeiro livro que eu li do autor, inicialmente tinha achado um tom meio dramático do personagem principal que me causou meio vergonha alheia

Depois com a inserção de trechos que eu achei interessantes eu passei a não achar tão cômico?

Até que chega o final e lendo o posfácio vi que eu estava certa desde o início!

Mas eu gostei e lerei outros do autor
Nunes 09/09/2023minha estante
os livros deles são expcionais.
recomendo iniciar por Crime e Castigo

Gabriela.Andrade 09/09/2023minha estante
Já tá na lista

Fabi 06/08/2021

Dois jovens se conhecem em uma ponte de São Petersburgo, na Rússia, em uma das chamadas ?noites brancas?, e em meio a desabafos e confissões, estabelecem um interessante contato. Uma paródia romântica. Confesso que no início tudo estava muito ?bonito? demais. No decorrer da história vc percebe claramente a intenção do autor, os sonhos desvairados do narrador-personagem e todo o cenário cativante que faz parte do enredo. Muito bom para refletir!
Douglas Finger 07/08/2021minha estante
??

Cleber 08/08/2021minha estante
Adorei :)

Adriana1090 20/03/2021

No quarto a escuridão, em sua alma o vazio e a tristeza.
Meu primeiro livro do Dostoiévski e, se não fosse a maestria dele, eu teria odiado, por se tratar de um romance.
Entretanto, a identificação que tive com o protagonista (ele é um sonhador) combinado com um final triste, lindo e crível, tornou essa experiência fantástica.
Várias frases me tocaram muito, pois elas são meus sentimentos e pensamentos expressos em palavras. Tais são:

"a imaginação se desgarra em leves explosões, e um livro apanhado sem propósito e ao acaso cai das mãos do meu sonhador, sem que ele tenha alcançado a terceira página.
[...]
Oh, que lhe importa nossa vida real!
[...]
ele é o próprio artista de sua vida a cria a cada momento segundo um novo arbítrio.
[...]
sem querer acreditamos que há algo vivo, palpável, em nossas ilusões imateriais!
[...]
agora sei mais do que nunca que perdi inutilmente todos os meus melhores anos!
Hoje o dia foi triste, chuvoso, sem luz, exatamente como minha velhice futura.
[...]
quando estamos infelizes sentimos mais fortemente a infelicidade dos outros."

O final deste livro mostra o quanto o protagonista gostava da Nástienka, e o quão bonito era o sentimento.
Lucas 20/03/2021minha estante
Deixo aqui a minha recomendação para Duas Narrativas Fantásticas. O Sonho de um Homem Ridículo é sensacional

Adriana1090 20/03/2021minha estante

Dona Erica 22/08/2023

Finalmente li Dostoiévski... e amei!!!!
Noites brancas é um livro que fala de um rapaz sonhador que ao encontrar uma linda moça se apaixona e enche o coração de expectativas. Mas, quem nunca foi esse sonhador que quis o que não era seu?! Quem nunca foi esse sonhador que sonhou com algo que não estava garantido?! Eu também gostei do final. Dostoiévski me ganhou de cara!
Emerson Meira 22/08/2023minha estante
????????

Dona Erica 22/08/2023minha estante
????????

Alê | @alexandrejjr 23/10/2020

Amor, sentimento autônomo

Antes de ser uma possível introdução à obra de Fiódor Dostoiévski, “Noites brancas” é um livro sobre a beleza da desilusão. Não é por acaso que acompanhamos um narrador que, não sendo nomeado, é identificado na história como um sonhador.

Um dos primeiros trabalhos do escritor e, portanto, integrante da fase anterior aos grandes romances (em conteúdo e extensão), “Noites brancas” quer nos mostrar como funciona a autonomia do amor, esse sentimento que não aceita ser controlado. Belo e lírico, o amor é tratado como uma caixa de surpresas que o leitor acompanha na relação entre Nástienka e nosso sonhador.

Vale aqui destacar a edição primorosa em que li o livro, essa da Editora 34 que integra a Coleção Leste. Excelente gramatura de papel e uma tipografia no tamanho ideal deixam a experiência ainda mais prazerosa.

Apesar de ser um Dostoiévski destoante da densidade psicológica dos trabalhos posteriores, o autor não deixa de lado a tradicional profundidade de suas personagens. Para terminar, cito alguns versos de uma música do rapper Kamau que gosto muito e que aparecia na minha memória em flashes enquanto lia. Escolhi dois versos que, para mim, ajudam a resumir bem a ideia central da novela. Ela se chama “Amar é” e o destaque é este: “Inspiração, esperança, experiência./ Amar não tem ponto final, só reticências (ou não, né?)”.
Cris 19/06/2022minha estante
No meu grupo do livro, este foi o sorteado para o mês de junho ... não é bem o tipo de leitura que eu gosto, mais estou me entregando!

Que bom ler a sua resenha!

Alê | @alexandrejjr 19/06/2022minha estante
Que legal, Cris! É, esse é um Dostoiévski mais romântico e bem menos introspectivo, mas é um romance bonito dele. Agradeço seu comentário por aqui.

Brito 24/01/2022minha estante
Spoiler aí

Babi 24/01/2022minha estante
Marquei a opção spoiler agora! Foi mal KKKK

Henrique860 06/03/2016

"Nada escapa a Dostoievski. À excessão de Shakespeare, não há leitura mais estimulante" é o que Vírginia Woolf fala na capa do livro, Noites Brancas.

Se Vírginia Woolf elogia determinado escritor é sinal de que temos que lê-lo o mais rápido possível.

Quando tratamos de Dostoievski nos remete sempre Os Irmãos Karamazov e Crime & Castigo que são os livros mais consagrados do Fiódor, embora isto não diminua o valor das outras obras que são excelentes.

Quando estamos lendo Noites Brancas há uma sensação de uma inconformidade com os nossos próprios valores, com a nossa existência, com os nossos relacionamentos (tanto interpessoais, como intrapessoais).

A nossa pele não é nossa quando estamos lendo este livro, pois passamos a ser o jovem sonhador, e começamos a sentir a solidão que existe no personagem, e vemos que também somos sozinhos.
E quando este jovem sonhador encontra outra pessoa com quem compartilha a sua solidão, tudo fica mais leve, mais alegre, mas acontece que essa outra pessoa é uma pessoa cujo nome é Nástienkha, por quem o jovem sonhador se apaixona.

E descobre em outrem uma forma de encontrar uma segurança, um forma de compartilhar a sua solidão, conta sua história de jovem sonhador. Há um trecho lindo que ele fala sobre si mesmo:

"...Um sonhador- para explicar-me mais concretamente- não é um homem, fique sabendo, mas uma criatura de sexo neutro. Geralmente o sonhador costuma viver fora do mundo, num refúgio, como se se escondesse da luz do dia, e, uma vez instalado no seu esconderijo, vive e cresce nele tal como um caracol na sua concha, ou pelo menos pode-se dizer que é parecido com esse animalzinho singular, que é ambas as coisas, o animal e sua própria morada, e ao qual chamamos tartaruga."

Essa forma de o jovem descrever o que é um sonhador é extremamente belo, mas ao mesmo tempo angustiante, pois o sonhador vive fora da realidade, do que está aos olhos, e sempre pensa naquilo que um dia poderá acontecer ou não, mas a esperança reside no seu insconsiente, fazendo assim uma certa ilusão de que você poderá viver no seu próprio mundo, e não no mundo propriamente dito.

Antes já havia me relacionado com duas obras do Dostoievski que me fizeram uma chacoalhar dentro de mim mesmo. Os livros foram: Notas do Subsolo, e Uma criatura Dócil.

Sempre senti uma imensa vontade de um dia escrever que nem Dostoievski, pois nem é em si a situação que ocorre que torna os livros do autor excelente, mas sim a carga humana que o escritor consegue colocar em seus personagens.

O mundo psicológico dos personagens neste livro Noites Brancas é uma coisa que está ligada tanto a mim, quanto a você que lê o livro, a situação da solidão, e da ilusão, pois achamos a todo instante que não somos sozinhos, mas o fato é que estamos sozinhos até quando estamos acompanhados.

E a tristeza do humano, do adulto é que vivemos de ilusões das quais não conseguimos destrincar com medo de que possamos sofrer danos que jamais serão recolocados novamente. Somos constantemente jovens sonhadores como o personagem do livro.

Fechei a última página do livro do Dostoievski com uma única sensação, e um único pensamento: que vale a pena viver mesmo que seja efêmero o momento que estejamos passando mesmo que seja sofrido ou de uma felicidade clandestina. Pegando um trecho de Vinicius de Moraes sobre a minha concepção do viver "que seja infinito enquanto dure.'

site: http://www.literaturasobria.com.br/2016/03/resenha-literaria-noites-brancas-fiodor.html
Ricardo Rocha 06/03/2016minha estante
então tem de ler imediatamente Katherine Manfield, por esse critério... =)

Henrique860 06/03/2016minha estante
Estou lendo Aula de Canto um livro de contos dela, e estou amando!

Retalhos e Prefácios 17/04/2016

Conhecendo Dostoiévki
Resolvi conhecer a literatura de Dostoiévski que, vergonha, ainda não havia lido nada. Por medo de iniciar por um dos mais renomados, como Crime e Castigo, por exemplo, e depois frustrar-me com possíveis leituras 'menores', iniciei por uma novela que já se encontrava em minha estante: Noites Brancas.

A edição que eu tenho, ganhei em uma palestra de Educação a que assisti há um tempo e faz parte da coleção de livros cedidos pelo Ministério da Educação para as Escolas e Instituições Educacionais em geral. A tradução é do Nivaldo Santos e, pelo que consta, é a primeira versão traduzida diretamente do Russo, logo, considerada uma das mais fiéis ao original.

Mesmo não falando nenhum outro idioma, nem mesmo inglês, tradução é algo que me incomoda muito. Eu penso que um bom tradutor é aquele que não é sequer notado durante a leitura. Aquele que consegue encarnar de fato do autor original e nos transpor sua escrita com o máximo de precisão possível. Quando, mesmo sem ler o original, por conhecimento prévio da escrita do autor, notamos que alguma tradução foge muito ao que deveria propor, algo errado há. Traduções que tiram a essência do autor, com o intuito de "facilitar" a leitura, não deveriam nem ser levadas a sério. Não nos subestimem, tradutores. Façam seu trabalho da melhor maneira possível e deixem que nós decidimos se alcançamos a leitura ou não! Please!

Enfim... Como tinha o interesse de adentrar na Literatura russa através de Dostoiésvski, tomei o cuidado de começar com uma tradução bem recomendada, mas mesmo assim, fiquei com a sensação (puramente baseada no "achismo") de que não é tão fiel assim... Superemos!

"Noites Brancas" foi escrito em 1848. Um livro de uma época que muito se afasta de nós exige que entremos na pele dos personagens e nos transportemos para a época em questão, do contrário, nada fará sentido.
Não estamos acostumados a personagens de 26 anos tratados como senhores, velhos, e considerados como já tendo vivido "uma vida inteira". Mais surreal ainda é o amor que nasce do primeiro olhar. Mas, de novo, superemos! Encarnar a época é essencial para que a leitura flua. E agora, falo como professora, didaticamente, para que nada nos passe despercebido!

Essa obra se aproxima muito do Romantismo, mesmo tendo sido escrita em uma época em que tal característica era duramente criticada pelos realistas. O que desperta interesse e curiosidade de imediato.

A história se passa em São Petersburgo, em um período do verão em que o sol não se põe totalmente e, por isso, as noites possuem um ar meio "fantasmagórico". Diante disso, o autor consegue criar todo o clima pro enredo que se segue, utilizando a cidade como um importante personagem na trama.

O livro possui apenas 87 páginas, e vem dividido em cinco capítulos, sendo eles: "Primeira noite", "Segunda noite", "Terceira noite", "Quarta noite" e "Manhã".
O narrador é um homem solitário, preso em livros e sonhos, sem relacionamentos anteriores com o sexo oposto, que vive caminhando pelas ruas e vielas de São Petersburgo e, por causa desse hábito, desenvolveu certo afeto pelo ambiente.

Em uma de suas caminhadas, avista uma jovem, também caminhando, com semblante perdido e tão solitária quanto. Imediatamente desperta interesse e passa a imaginar uma forma de aproximar-se dela. Enquanto pensa como fazê-lo, e quase desiste por não saber como proceder, a oportunidade é jogada em seu colo: um outro senhor aproxima-se da jovem e tenta abordá-la para molestá-la. Imediatamente, nosso narrador aproveita a oportunidade surgida e salva a moça do abusador. Conquistando, assim, sua simpatia, atenção e agradecimento.

De braços dados, os dois seguem o caminho juntos para que a jovem tenha companhia protetora até em casa.

Na primeira noite conversam por algumas horas, o que se torna suficiente para que cresça o sentimento que já fora despertado dentro de nosso narrador, descrito como um Sonhador, pelo próprio.

Uma das partes mais interessantes da história é justamente quando ele discorre sobre o fato de ser um "Sonhador". Durante as 87 páginas de leitura, em nenhum momento seu nome é dito. Então, através dessa primeira explanação de seus sonhos solitários, o personagem personifica-se para nós, leitores, como sendo mesmo "o Sonhador".

Já a jovem, apresenta-se como "Nástienka" que, através de uma nota de rodapé, tomamos conhecimento de que se trata de um diminutivo e forma familiar de Nastassía.

A jovem tem dezessete anos e concorda em reencontrar o sonhador para uma segunda conversa, na noite seguinte. E é ali que a trama começa a tomar uma forma interessante. Descobrimos através da moça que a mesma possui um história paralela a que vinha se apresentando. Ela confessa morar com sua avó, uma senhora cega, dona de uma pensão, que a obrigava a ficar presa a ela, literalmente, por um alfinete. E que, um inquilino da pensão, ao notar esse desconforto, encontrou uma maneira de se aproximar de Nástienka e tentar levar até ela um pouco de distração. Começando pelo empréstimo de alguns livros, com a desculpa de que seria para ela ler para a avó, sendo assim aceito pela senhora. Mais tarde, novas desculpas, inventou que uns amigos desistiram de lhe acompanhar ao teatro e por isso havia ingressos sobrando e gostaria de levar as duas. A avó aceitou e foram algumas vezes a algumas peças.

Encerrada a temporada de teatro, o inquilino traz uma novidade que soa negativa para Nástienka: ele está deixando a cidade, mudando-se para outro país.
Totalmente desolada, e já apaixonada, a moça toma uma atitude drástica, impulsiva e desesperada: arruma suas malas e vai até o quarto do rapaz, suplicar para que a leve junto. O pedido é negado diante das condições financeiras em que ele se encontra. Mas fica a promessa de seu retorno para que se casem!

A dinâmica de como os amores surgem e intensificam em questões de dias ou até mesmo horas assusta quem não passou nem perto dessa época. Quando eu disse lá em cima que precisamos encarnar os personagens e nos transportarmos para a época, era por isso. São fatos que não nos soam com facilidade. Será que os amores eram banalizados? Ou hoje em dia supervalorizamos esse sentimento?

Mesmo não sendo esse o foco do livro, é o que mais me levou a questionamentos.
Em "Noites Brancas, lidamos com um triângulo amoroso intenso e sofrido. De um lado, o sonhador já apaixonado por Nástienka. De outro, a moça apaixonada à espera de seu grande amor. Todos amores surgidos com a mesma rapidez em que são intensificados. Intrigante, no mínimo.

O livro pauta-se nos encontros e conversas dos dois, onde o Sonhador coloca-se no papel de amigo, mesmo nutrindo todo um amor por ela. Tal posicionamento desperta o carinho da menina.

Fatores do destino surgem e mudam os rumos pacatos da relação amistosa dos dois. Tudo muito rápido.

Afeiçoamo-nos ao narrador de forma muito intensa, através de sua melancolia e realidade em que se encontra. Isso faz com que o desfecho nos toque ainda mais intensamente e faça valer a leitura.

Não é spoiler o fato de ser uma leitura triste, visto que essa é uma das características mais marcantes dos romances de Dostoiésvski.

Enfim... Talvez por falta de hábito em leituras do tipo, falta de conhecimento, ou qualquer coisa assim, foi uma leitura que chamo de intrigante. Apenas. Me surpreendeu pela narrativa fácil e simples. Tinha outra ideia pré-concebida.

Fiquei muito tempo pensando e adiando o temido Fiódor Dostoiésvski e, após lido o primeiro, digo com propriedade: de assustador, só o nome mesmo! =P

site: http://www.aquelaepifania.com.br/2015/06/sentimentos-literarios-noites-brancas.html
Leonardo.Muaccad 16/06/2017minha estante
Ah, mas pode esperar que, apesar de especial, neste livro ainda não encontramos o "verdadeiro" Dostoiévski. Leia outros e verá que pode ser assombroso (no mais belo sentido), como em "Os Demônios", no qual prevê a falência do projeto socialista, ou em "Memórias do Subsolo", livro menor, mas de uma robustez a existencialista ímpar. Se quiser encarar outros mais "simples", há ainda "Sonho de um Homem Ridículo", "O Crocodilo", entre outros.

Retalhos e Prefácios 19/06/2017minha estante
Obrigada pelas dicas, Leonardo! Com certeza quero conhecer muito mais de Dostoiésvski!!!

marshmelle 18/11/2023

?Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para um vida inteira???
O final foi surpreendente.
Frederico.Krueger 18/11/2023minha estante
esperando a REVIEW

marshmelle 18/11/2023minha estante
@Frederico.Krueger eu tb do seu a riqueza e a pobreza cadê cadê

Renato375 25/01/2022

Dodô me mata!
Que livro gostoso de ler.

Para quem cresceu vendo novela mexicana no SBT, esse livro é um deleite!

Só se eu virar santo pra concordar com esse final...
AnaB. 26/01/2022minha estante
Adorei o título ?????????

Renato375 26/01/2022minha estante
Kkkk

Michela Wakami 09/12/2022

Um espetáculo de livro
Eu amei demais essa leitura, como foi bom acompanhar os nossos protagonistas, sorrir e chorar com eles.
O amor e repleto de surpresas.
Milena.Saleh 09/12/2022minha estante
Um livro muito agradável!

Vanessa 09/12/2022minha estante
Um dos meus favoritos ????????