Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Ana 22/10/2023

Não funcionou pra mim.
Como todos sempre me falaram tão bem desse livro, e diziam que dava para ler rapidinho, eu mergulhei de cabeça nele achando que seria uma das leituras mais incríveis que eu faria em 2023. Mas não foi bem assim. Para começar, não entendi as ilustrações retratando uma metrópole moderna para um enredo que se passa na Rússia do século 19! Mas tudo bem. Depois, teve a lenga-lenga da pobre mocinha se fazendo de frágil e indefesa vítima, quando na verdade ela só se apaixonou por um inquilino de sua avó, que teve que ir embora, e que nunca tinha dado esperanças a ela, só estava sendo gentil. Mas ela age o tempo todo como se ele lhe devesse alguma coisa e ainda envolve o narrador na história, que por ser bonzinho demais acaba se lascando, afinal uma hora ela dá a entender que esqueceria o primeiro amor para ficar com o narrador. Mas foi só o ex-inquilino aparecer para ela sair correndo atrás dele, deixando o narrador de Noites Brancas a ver navios. Ah, sei lá. Não curti não. Mas leia, caso aprecie esses enredos melodramáticos. Dostô que me perdoe, mas esse não terá uma releitura de minha parte. Ou talvez.
"Aonde você vai Sam?" 22/10/2023minha estante
Você provavelmente, assim como eu, vai se dar melhor com os contos; lê "A mulher de outro", aposto que você vai gostar!

Ana 22/10/2023minha estante
Obrigada Pela dica

Daniellarodrigues 07/02/2024minha estante
Esse livro também foi o meu primeiro contato com Dostoiévski e não só com ele, mas com literatura russa como um todo. Eu me apaixonei! Senti uma espécie de "tristeza bonita" quando li.

Mariana113 01/03/2024minha estante
Dostoiévski nunca nos decepciona.

Caroline 23/11/2023

Um deleite de leitura
É uma das narrativas mais lindas que já li. É magistral a forma que ele te leva pelas ruas de São Petersburgo e também pelas inseguranças e medos dos personagens. A relação com Nástenka, suas histórias individuais, o amor e a desilusão que são contadas no transcorrer das noites é contado de forma muito sensível.
Léo 24/11/2023minha estante
Eu lia sempre de manhã, indo para o trabalho, e eu cruzava pelas pessoas nas ruas imaginando quem elas amavam, quem lhes jurou amor, quem voltou e cumpriu a promessa e quem apenas sonhou... Livros são coisas poderosas.

Caroline 25/11/2023minha estante
aí que poético Leo, que incrível

rayning 17/02/2024

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano?"

Dostoiévski claramente nunca teve um diálogo em sua vida real para perceber como pessoas se comunicam normalmente, mas tudo bem.
Um amor breve e melancólico motivado pela solidão, com um fim tão inesperado quanto o início.
Aninhafiorillo 17/02/2024minha estante
É bom?

rayning 17/02/2024minha estante
Não é meu estilo de livro (é focado essencialmente em diálogos), mas gostei! É bem pequeno, então vale a experiência.

Lucas.Cailan 23/03/2024

Incrível
Com certeza um livro pra pensar, nunca pensei que fosse ficar interessado em literatura russa, mas a escrita de fiódor é incrível, as histórias retrata das por ele mais ainda.
milenapb 23/03/2024minha estante
Outro livro russo muito bom é "A morte de Ivan Ilitch" do Liev Tolstoi

Lucas.Cailan 26/03/2024minha estante
vou procurar, thanks

Debora 17/04/2024minha estante
muita vontade de ler! vale a pena?

myle 17/04/2024minha estante
vale! é curtinho até.

Rena_tooh 29/04/2024

É fácil se apaixonar por uma ideia.
Que final... que final. Enfim terminei minha primeira leitura dentro da literatura russa, começando por ele... Fiódor Dostoiévski, conseguiu sem dificuldade me deixar cativado pelo modo que ele contou essa história. Um final feliz e triste ao mesmo tempo, cada pessoa vai interpretar de um jeito, e para mim... o que foi escolhido nesse final, serve para mim. É uma história curta, mas que, como a própria história enfatizou em reflexões... minutos preciosos acontecem em sua vida que poderão ser lembrados por uma vida toda. Recomendo a leitura!! ?
Tiago829 30/04/2024minha estante
Achei incrível como o amor foi retratado nesse livro. N é pq o amor as vezes n é correspondido que ele deixa de ser belo.

Rena_tooh 30/04/2024minha estante
Exatamente. Você entendeu a questão que a história quis contar.

belalchemist 17/04/2024

Acho que botei muita expectativa
Por ser um livro do dostoievski e um clássico acho que botei muita expectativa e o livro não atingiu oq esperava, apesar de ser uma leitura legal, ainda mais por ser mt curto, compensa.

achei esse protagonista o maior coitado do mundo, parece aqueles adolescentes usuário de discord que ficam choramingando sobre a vida e em como nunca tocou uma mulher, mas são uns emocionados insuportáveis, ainda fica falando como superior e reclama quando a garota fala pra ele falar que nem uma pessoa normal.
tem gente que é sozinha pq é chata!

agora a nastienka, que vi uma galera metendo o pau, achei super ok, ela tem 17 anos vive trancada em casa e deixou claro as coisas desde o início, muito mais madura que o protagonista que sonhou tanto que ficou cego da realidade.

a história é sobre dois emocionados solitários com final previsível, mas tem muitas frases bonitas que você sente quando lê, achei a escrita maravilhosa quero ler outros do autor pq esse realmente não foi pra mim, mas acho que valeu a pena ler
Muna.Mendes 19/04/2024minha estante
amg eu to lendo crime e castigo, meu primeiro contato com a obra do Dostoievski, e a sensação está sendo completamente outra. Se Noites Brancas tivesse sido o primeiro, eu acho que não daria nem chance pra outras obras

belalchemist 19/04/2024minha estante
quero mt ler outro dele pq gostei da escrita, acho q comecei pelo errado msm kkkkkk

dartres 14/04/2024

"Um momento de felicidade! Sim! Não será isso bastante para preencher uma vida?"

Tá aí um livro que mostra que rancores não acrescentam absolutamente nada em nossas vidas.
manoellen.ferreira 14/04/2024minha estante
tô maluquinha pra começar a ler Dostoievski!!!! nem sei por onde começar!

dartres 15/04/2024minha estante
Esse foi meu primeiro, peguei por recomendação de uma amiga e gostei muito!!

Lari 11/07/2022

Um minuto inteiro de plenitude!
Um minuto inteiro de plenitude! Será pouco para toda uma vida humana?

Essa é a primeira obra de Dostoiévski que li. Encantei-me com a escrita, com os diálogos e com as personagens. A história se passa em quatro noites e uma manhã de São Petersburgo, de maneira que somos transportados para esse lugar pelas descrições. Pude me ver sentada ali no banco, encarando a paisagem melancólica e envolvida pela atmosfera lírica das noites brancas.

Na segunda noite, o protagonista tem um grande monólogo que - para mim - é a parte mais cativante do livro. Tive que reler e interpretar em voz alta para conseguir compreender todas as emoções. Sim, sou esquisita, mas façam isso, foi incrível! Hahah

Foi impossível não me identificar com o jovem sonhador que narra a história. Como leitora, às vezes sinto-me em um limbo entre a razão e os sonhos. Sou muito racional em minhas escolhas, não costumo ser guiada pelas emoções. Contudo, às vezes, pareço viver em uma terra distante, na qual a literatura, os sonhos, as expectativas, acabam tomando o espaço da vida real, ainda que sejam um instrumento de interpretação da realidade.

Diante disso, o livro é um lembrete de que não podemos deixar a vida passar, de que precisamos viver e de que, talvez, alguns momentos reais valham mais do que todo o tempo sonhando... ainda que o mundo concreto exija coragem e crave feridas.

Esse é só um dos pontos do livro. Eu poderia mencionar a efemeridade da paixão, a ausência de explicações para esse sentimento, o amor platônico. Porém, levando em consideração o quanto sou iniciante na literatura clássica (e, nesse caso, russa), suponho que ainda há muito mais do que fui capaz de enxergar e ressaltei apenas a principal mensagem que eu tirei da história... Acredito que foi uma boa forma de iniciar Dostoiévski.
Aryana 12/07/2022minha estante
Poxa, acabei de descobrir que sou esquisita também ? Se me permite uma sugestão, para segundo contato com Dostoiésvki, indico o livro Duas narrativas fantásticas.

Lari 12/07/2022minha estante
?? Muito obrigada!! Estava pesquisando qual ler em seguida.

vivifanali 23/03/2024

Noites brancas
Gostei do livro e eu acho que teria terminado mais rápido se não tivesse começado ele ontem a noite. Achei bem melancólico e as vezes parecia ser exagerado, mas achei ele legal.
brendinha 23/03/2024minha estante
também terminei rapidinho, amo Dostoievski e fiquei com o coração partido pelo sonhador ?

vivifanali 25/03/2024minha estante
esse é o meu primeiro dele, gostei da escrita, vou tentar ler outros dele

Natalia :) 05/12/2017

...
Nunca pensei que leria um clássico, até pouco tempo esse tipo de livro me enojava, tinha preconceito mesmo, mas hoje não, mente aberta para qualquer gênero literário. Li tudo de uma vez, narrativa incrível e um personagem inesquecível, excêntrico...

"Um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para uma vida inteira?"
Caroline.Carvalho 07/12/2017minha estante
Também tinha bastante preconceito, até o PAS, que eu tive que ler aqueles clássicos kkkkkkk
Até que comecei a gostar deles!!! Não tenho mais essa discriminação...

Natalia :) 08/12/2017minha estante
Evolução :)

marshmelle 18/11/2023

?Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para um vida inteira???
O final foi surpreendente.
Frederico.Krueger 18/11/2023minha estante
esperando a REVIEW

marshmelle 18/11/2023minha estante
@Frederico.Krueger eu tb do seu a riqueza e a pobreza cadê cadê

leonardo1083 03/05/2024

Noites brancas
"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano??"

Não vou menti, não dava 1 tostão por esse livro no começo, achei que daria 3 estrelas no máximo sabe principalmente porque tenho dificuldade com escrita super culta e abobada mas CARA
O Dostoievski, o velho sabia o que tava fazendo quando escreveu esse livro.
julinha20 03/05/2024minha estante
livro de homem maluco??????

psraissafreire 03/05/2024minha estante
dostoievski é foda! não espero menos!

Edna 03/03/2018

Atmosfera interior
Noites Brancas - Novela
Escrita - 1848
Edição Antiga / Obras Primas Da Novela Universal - 58 paginas
Tradução Isa Silveira Leal

O autor nos apresenta a obra mais romântica de suas obras bíbliograficas escrita em um momento critico do autor quando estava envolvido na conspiração que quase o levou ao fuzilamento.
Nos apresenta a angústia que o atormenta mas não por isso deixa de transmitir a pureza de sentimentos, descreve-nos como se sente isolado e nem por isso menos completo e nesse estranhamento de si próprio ele cria seus sonhos e monólogos e se agita com essas mesclas de fantasias e realidade.
Ele caminha em uma noite linda e menciona que é típico dos jovens perceber essa magnitude, em que se enxerga um céu tão profundo e tão claro ( fenômeno que ocorre em Petersburgo em que o dia é muito mais longo e que as noites duram apenas 3 horas) e não acredita que possa existir tanta maldade debaixo de do mesmo céu.
Nessa caminhada solitaria ele encontra Nastenka uma jovem chorando e ele esquece a timidez e inicia um diálogo com ela, oferece um ombro amigo, amizade que durará poucas noites quando vão se encontrar e ela desabafa com ele contando sua história de um amor que partiu mas o nosso Protagonista já está apaixonado por ela mesmo sabendo não ser correspondido.
Ele a ajuda reencontrar o seu amor ajuda a escrever a carta e dita os próprios sentimentos mesmo sendo para outro mas ele a quer feliz, é arrebatador o seu amor pela jovem mas é puro, verdadeiro, e sem perder as esperanças mesmo sem conexão alguma, um sonhador e a outra literalmente apaixonada.
Amei ler essa obra esplêndida onde se nota a capacidade do Protagonista de enxergar o sublime mesmo em sua solidão e ter a capacidade de amar mesmo que seja em prol de quem amamos com intensidade e pureza.
Leiam
5/5
M. 03/03/2018minha estante
Amo muito "noites brancas". Foi o meu primeiro contato com Dostoiévski. É um livro de uma delicadeza sublime. Achei maravilhoso!

Edna 05/03/2018minha estante
Simplesmente maravilhoso