Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Meury3 14/08/2020

Meu primeiro Dostoiévski... E amei!!!
Achei esse livrinho extremamente delicado e bem escrito... As passagens são lindas, românticas e sofridas. Sem comentários para a magia de São Petersburgo, simplesmente formidável!
Me doeu o coração toda a solidão enfrentada pelo nosso sonhador, Dostô não poupa nem um pouco o leitor hahaha....

Frases lindas:

- O céu estava tão estrelado, tão luminoso, que, depois de olhar para ele, era impossível não perguntarmos a nós mesmos se, debaixo de um céu assim, podiam viver pessoas mal-humoradas e caprichosas.

- Não sei ficar calado, quando meu coração está falando.

- Sou um sonhador; tenho uma vida tão pouco movimentada que momentos assim como este, agora, considero tão raros que não posso deixar de repeti-los em meus devaneios.

- E me pergunto: onde estão meus sonhos? E balanço a cabeça e digo: como os anos passam voando! E, de novo, me pergunto: O que você fez de seus anos de vida? Onde você enterrou seus melhores dias? Você viveu mesmo ou não? Veja, você diz para si mesmo, veja como o mundo ficou frio.

- Contudo, como a alegria e a felicidade tornam as pessoas belas! Como o amor faz o coração ferver! Parece que queremos derramar todo o nosso coração no coração do outro, queremos que tudo seja alegre, que tudo seja risonho.
Franklin Moreno 14/08/2020minha estante
Foi o primeiro livro que li dele e meio que amei e fiquei pra baixo ao mesmo tempo jkkkkkk, isso foi sacanagem com o Sonhador

Meury3 14/08/2020minha estante
Exatamente, ele deixa um misto de emoções no leitor... hahaha

elis166 06/05/2023

Noites brancas
Como dizer? a obra é de uma leitura tão rápida e fluída que quando você vê já terminou. esse livro fez com que eu quisesse me iludir, apesar de talvez já saber o final. o prota é um homem que acredito que vive uma vida cinzenta, solitária, tão sonhador e lírico que foi impossível não tomar as dores dele para mim. foi tão triste que quando ele achou alguém que despertou cor dentro dele (nossa nastenka), esse alguém era apaixonado por outro, e ele sempre esteve ali para ela sabe. enfim, não falarei muito mas me identifiquei bastante com o prota em certos momentos e gostei muito dessa leitura bem lírica, sonhadora, triste e até melodramática.
xoxoijs 06/05/2023minha estante
tem em ebook?

scimai 06/05/2023minha estante
Quero muito ler esse

Cecilia.Souza 31/03/2023

Não gostei! Me surpreendi. A leitura é voltada para uma expectativa é depois uma decepção sem tamanho. Até o título é incoerente
tete.taylors 31/03/2023minha estante
Noites brancas é um evento natural q acontece na Rússia, onde mesmo de madrugada o sol não se põe. É nesse cenário que a história se passa, as 4 noites que o protagonista vive são banhadas pela melancolia tanto do evento quanto do protagonista. A quebra de expectativa é bem coesa com a vida do protagonista KKKKKK ele mesmo diz que vive se apaixonando por ilusões e idealismos criados por ele

Cecilia.Souza 01/04/2023minha estante
ISSO

MaywormIsa 19/03/2023

Pequeno e impactante
?Noites brancas? é meu segundo contato com Dostoiévski. A leitura foi surpreendente, profunda, emocionante e acredito também que se deve à tradução de Ruth Guimarães, nesta edição da editora Nova Fronteira.

Nosso herói não tem nome, sofre de solidão profunda, pobreza, e sonha acordado com cenas e realidades diferentes da sua própria. Ao passeio pela cidade durante o fenômeno da noite branca, quando anoitece sem que o céu escureça, encontra debruçada sobre o cais, uma jovenzinha chamada Nastenka.

Da amizade que surge e dura 4 noites e uma manhã, conhecemos a história de ambas personagens. Devo dizer que a dele me pareceu um tanto confusa, explicitando um interior complexo, solitário, mas com um quê de fantasia e desejo ardente por novidade, amor e reciprocidade.

A história de Nastenka me deixou muito curiosa, e nunca vi algo semelhante. Você, leitor, não encontrará spoiler aqui, mas só te digo: embora digna de compaixão, não deixe de ter um olhar racional: Nastenka se aproveita um pouquinho de suas mazelas.

O final me pegou de surpresa, mas talvez não te pegue. Acho que fiquei demasiado impressionada com as duas personagens e o que arquitetavam fazer.

Recomendo MUITO essa leitura, tão rápida e deliciosa, que deixa nosso coração batendo rápido e ao mesmo tempo apertadinho. Dostoiévski sabe fazer as nossas emoções virem à tona, e é precisamente isso que me faz admirá-lo como escritor.

Nota: essa edição não tem 85 páginas, mas sim 97.
Natália 19/03/2023minha estante
Acho que vou dar uma nova chance para ele...

MaywormIsa 20/03/2023minha estante
Da sim! Vai valer a pena ?

moacircaetano 30/04/2023

É um dos livros mais famosos de Dostoievski, um clássico amado... mas me pareceu o mais ingênuo e simplório de todos os que li dele... e olha que eu sou um fã de carteirinha.
@lilianloietes 28/05/2023minha estante
Sério....eu fiquei completamente imersa na história

moacircaetano 28/05/2023minha estante
Olha só... interessante como as impressões diferem... mas essa é uma beleza do mundo, né? As sutilezas de cada pessoa...

Justbii 20/03/2023

Uma vida inteira em quatro noites
Eu gosto muito de livros que trazem esse amor avassalador que arrasta tudo pelo caminho.
Mas tenho que dizer que fui começar a gostar de Noites Brancas praticamente no final. O início dele é um tanto confuso e um pouco exagerado.
A sensação que eu tive é que os personagens viveram o amor de uma vida inteira em quatro noites.
Juliana Freitas 20/03/2023minha estante
Olha ela, finalmente tirou Dostoiévski do castigo kk

Justbii 20/03/2023minha estante
Kkkkkkkk não existe mais Crime e Castigo para Dostoiévski aqui nesse perfil (pega essa referência hein) kkkk

Vitória Bergamo 31/01/2019

Noites brancas e brandas!
Noites brancas é um ponto fora da reta para quem já leu outras obras de Dostoiévski.
Num ambiente completamente lírico, São Petersburgo ganha traços de personagem e a prosa romântica atua em contraste com a solidão melancólica do narrador.
A obra é escrita de forma leve e sonhadora e carrega muitos traços do romantismo clássico.
Tratando de fatos cotidianos e das arestas do amor, o enredo foi bem construído e provou mais uma vez a genialidade do autor!

"Um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para uma vida inteira?..."
Figueira de Meireles 31/01/2019minha estante
Excelente resenha. Escreves bem, moça!

Vitória Bergamo 01/02/2019minha estante
Obrigada guri!

Whyterflycloudy 17/03/2023

Fiódor Dostoiévski
O fim pareceu tão trágico para alguns mas eu não imaginava um final melhor do que a solidão decorrente a desilusão. Nástienka nunca mereceu realmente o sonhador, ela o comparava com outro, mas, terei de dizer que o sonhador, de certa forma, não a merecia, pois ele nunca deixou de acreditar em seus falsos ideias. É o meu primeiro livro da literatura russa e foi uma ótima experiência, já amo o Dostoiévski, ansiosíssima para ler outros livros desse mesmo autor.
Gamoon 02/10/2023minha estante
Tudo que penso em ler vc já leu, incrível

Whyterflycloudy 17/10/2023minha estante
Quase não li nada, preciso de mais

C_moon 23/01/2023

Cheio de emoções
Eu estava muito curiose para ler esse livro e mesmo não sendo o que eu esperava, ainda terminei gostando muito do mesmo, e terminei carregade com um história cheia de reflexões e cheia de sentimos, que sentimos até hoje e continuaremos a sentir.
Sonho, solidão, amor, angústia, empatia, tudo isso é colocado aqui de uma forma tão universal e que você pensa que já leu e já passou por tais palavras, mas não, aqui é uma leitura única que impacta fortemente mesmo sendo tão curta. Vou pensar bastante nesse livro no futuro, pois há nele a vida de muitas pessoas, senão de todas, precisamente, sentimentalmente e cruelmente representadas.
C_moon 23/01/2023minha estante
*cheia de sentimentos

Jão 22/01/2023

Que livro bom
Que livro bom, acho que essa é a melhor definição pra ele. Parece que eu estava em uma montanha russa de sentimentos, hora achando graça, hora aflito e depois emocionado.
Minha primeira experiência com Dostoiévski. Recomendo muito, e já estou preparado para o próximo.
anaartnic 22/01/2023minha estante
Esse livro é tudo mesmo?

rebbe 16/01/2023

só quero dizer que estou me sentindo humilhada, pois achei subitamente, obstinada, que ?Polzunkov? era o último capítulo desta obra (na edicao da companhia das letras), NO ENTANTO era como uma propaganda de outro livro do autor, e eu li assim ??
que tamanha raiva, tão inapto o modo que estava exposto. perdi toda a emoção da narrativa, do real último capítulo.
tive que ler vinte páginas sem nexo algum, estou exaurida.
comoção ou resenha?
Sales 18/01/2023minha estante
NOSSA SIM????? que ódio. perdi totalmente o feeling do último capítulo

Camila 20/01/2023

Devaneios e solidão
Camadas/reflexões extraídas:
- Equilíbrio entre sonhar (devaneios) e enfrentar a realidade: O tempo do sonho é equilibrado com o tempo da vida?
- Solidão X verdadeiras conexões com as pessoas.
- Acolhimento entre os seres humanos.

Em Noites Brancas, o narrador-personagem é um grande sonhador. Ele imagina histórias para as pessoas que vê nas ruas de São Petersburgo e mesmo sendo todas desconhecidas, se sente próximo pelo simples fato de encontrá-las na calçada. Em certos momentos ele parece querer se conectar com a vida social do mundo, porém a forma que encontra é uma ilusão. Não consegue se relacionar profundamente com as pessoas, apresentando, por exemplo, dificuldades de conversar com um amigo que o visita em sua residência. Sendo assim, passa a ser chamado de excêntrico. A partir dessa sensação de pertencimento do narrador, mesmo sem conexões reais, surge a seguinte reflexão: As relações que construímos nas redes sociais não trazem essa falsa ideia de pertencimento, maquiando a solidão? Estamos vivendo conexões verdadeiras com as pessoas?

Durante todo o enredo, o sonhador encontra-se em sonhos despertos (devaneios de uma consciência desperta), buscando refúgio na sua imaginação e reinventando a realidade (o que os outros tomam como real) em conformidade com a sua visão de mundo. Como apresenta dificuldades em seguir o ritmo da rotina prática e objetiva das pessoas, decide abrigar-se na sua interioridade. Contudo, ao mesmo tempo que busca o isolamento, demonstra medo da solidão. Sabe-se que o medo representa uma consciência de perigo sobre algo que pode causar algum dano físico ou psicológico. Diante de um perigo, é saudável que o indivíduo busque se proteger. No entanto, apesar da solidão ser um perigo ao protagonista, ele não busca afastar-se do seu universo onírico, a principal causa do seu afastamento da vida em sociedade. Então, eis que surge um primeiro questionamento: Até que ponto é saudável isolar-se da realidade, alimentando imaginações e devaneios? Há um ponto de equilíbrio?

Outro ponto que gostei muito do livro, foi a brilhante analogia que Dostoiévski fez entre a figura de um sonhador com a tartaruga e o caracol. Ambos possuem a criatividade como característica inerente ao seu ser, sendo a sua própria estrutura suficiente para garantir sobrevivência. Não é necessário buscar nada do lado de fora, sendo eles sujeitos e abrigos ao mesmo tempo.

Ao encontrar Nástienka, outra personagem sonhadora, no entanto, mais conectada à realidade, o narrador experimenta uma grande felicidade e chega a afirmar que perdera os melhores anos de sua vida isolando-se do mundo, preenchendo a sua imaginação de sonhos e refutando o real. Apesar do romance entre os dois não se concretizar, a simples oportunidade de se conectar verdadeiramente com outra pessoa e vivenciar o mundo real, parece ter sido suficiente ao narrador ?Meu Deus! Um momento de felicidade! Sim! Não será isso o bastante para preencher uma vida??. Por fim, pensei em quantas vezes, em virtude de preconceitos, nós deixamos de experimentar uma conexão com uma pessoa vista pela sociedade como ?excêntrica? e deixamos de proporcioná-la um momento genuíno de felicidade? O acolhimento, a escuta e a compreensão pode ser tudo que uma pessoa precisa e isso pode marcá-la profundamente, seja pela eternidade ou por um breve instante de tempo.
Marcos 21/01/2023minha estante
Uau, excelente texto, me abriu os olhos para algumas interpretações que eu havia deixado escapar. Parabéns.

Beatriz.Varela 22/01/2023

Noites Brancas - Fiódor Dostoiévski
Noites Brancas foi escrito um pouco antes da prisão de Dostoiévski, evento que influenciou muito a sua obra e marcou o início da segunda fase de sua carreira. Assim, esse livro se distingue muito de Crime e Castigo, sua única outra obra que eu já li, que é considerado parte de seu período de maturidade. Aqui o enredo é marcado por sonhos, divagações e certa melancolia beirando o romantismo. O protagonista, chamado de O Sonhador, é um jovem que, insatisfeito com sua realidade, passa a maior parte do tempo dentro do sua própria cabeça enquanto caminha distraído por São Petersburgo. Certo dia, encontra com uma moça chorando em uma ponte e passa a se encontrar com ela ali todas as noites.
O Sonhador mostra ser um jovem com muito estudo e imaginação, e sua solidão também se dá por não encontrar essas características em outras pessoas. Nesse ponto encontrei muitas semelhanças com Raskólnikov, protagonista de Crime e Castigo, e provavelmente também com o jovem Fiódor Dostoiévski saindo de Moscou para estudar em São Petersburgo.
haroldo_leitor 02/02/2023minha estante
o meu chega amanhã : )

Alexandre.Hauber 23/01/2023

Foi meu primeiro contato com Dostoiévski. Dei uma pesquisada após ler para entender se havia algo mais, mas entendi que esse é o livro mais romântico e sem críticas à sociedade dele, que de fato é mais leve e não precisa procurar por grandes mensagens veladas.
Paloma.Geambastian 23/01/2023minha estante
Bom livro!

Amanda 23/01/2023

Como é a primeira vez que eu tive coragem pra ler um clássico russo, decidi começar por um livro curto e famoso. A escrita é meio chatinha, mas é bom.
Rhuan34 23/01/2023minha estante
Eu amo esse romance. Acho belíssimo! Depois tenta ler na versão da Principis que acho muito boa e mantém a poesia.