Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

profa_ana_paula 11/05/2023

Poético e sofrido
Conta a linda história do encontro entre o sonhador e Nastienka, cada qual com sua vida e anseios, as quais são declamadas em forma de poesia. Nastienka vive presa ao vestido da avó enquanto o sonhador se prende a uma vida solitária e com falta de experiências. São quatro noites de diálogos nos quais se percebe sofrimento e desilusão, esperanças e vontade de controlar e educador os sentimentos.
omgitselly 11/05/2023minha estante
eu amo esse livro ?

By a lady 19/05/2023

Morreu de quê? De noites brancas.
Apesar de ser um romance mais leve e lírico, é também melancólico por tratar dessa questão do sonhador que sempre está em uma batalha com a realidade. Diferente de cinco minutos, por exemplo (um outro romance que eu amo) este nos trás um amor platônico que te deixa com o coração apertado pelo personagem. Apesar disso, vale muito a pena ler, não só pela história, mas pelos próprios diálogos que são muito interessantes e que particularmente me fez refletir junto com o narrador.

Eu não imaginava que Dostoiévski teria este lado mais romântico, e eu amei conhecer.
Rayssa 07/11/2023minha estante
Também tive bastante pena do protagonista, mesmo que ele tenha sido um bastante emocionado, mas dá pra entender ele até, ele não teve muitas experiências sociais ao longo da vida

Monique @librioteca 10/11/2017

É lindo como Dostoiévski tem a capacidade de despertar em nós, leitores, as mais diversas impressões... Mesmo o livro sendo curtinho, (uma espécie de novela modesta, para quem já leu outros títulos mais conhecidos do autor), é muito bem escrito e repleto de detalhes. Creio que o aspecto psicológico dos personagens é algo que o Dostoiévski gosta de explorar, deixando isso bem evidente com a descrição das vidas dos personagens, de como chegaram àquele ponto, e de como se tornaram quem são... E, ainda que o drama amoroso, utópico e desconexo, entre os personagens me tenha cansado um pouco, foi possível perceber nesse romance irreal, simbolismos bastante reais, sobre como é perigoso eleger substitutos para suportar a nossa própria existência. É claro que seria muito mais fácil vivermos escondidos atrás dos nossos sonhos, a fim de evitar o sofrimento, mas isso só nos levaria a um insolente cárcere dentro de nós mesmos. Não é mesmo? Rs... Enfim, RECOMENDO a leitura. ;)
Eddie.Erikson 11/11/2017minha estante
Li já tem alguns anos. Único livro que conheci do autor. Amei a leitura!

Maria675 13/04/2023

"Fiquei parado e olhava para eles como se estivesse morto."
Meu segundo livro do Fyodor, e posso dizer que, até agora, esse foi meu favorito!
Para mim, este livro retratou como os dois personagens, no final, desejavam a mesma coisa: preencher algo, ser amado.
A escrita é perfeita, a história do sonhador é meio confusa de se entender, mas muito, muito triste, eu senti uma enorme solidão lendo como ele via sua perspectiva de mundo, e em partes me identifiquei, acho que é meio difícil você não se identificar com algo escrito pelo Dostoiévski. Fiquei triste pela história da Nástienka, torci para que eles ficassem juntos, por mais precoce que a relação deles tenha se formado, talvez nem fosse paixão e sim um desespero de ambos para ser amado. No final, o nosso sonhador terminou do mesmo jeito que iniciou no livro, vazio. E mais uma vez, ele vai viver essas noites brancas em seus sonhos.
Elle 21/04/2023minha estante
linda filha qro mto ler este

couto 01/06/2023

Doentio.
A escrita de Dostoievski é apaixonante, isso é indispensável. Portanto, um livro muito bom e agradável, embora tenso (principalmente para aqueles que tiveram experiências semelhantes ao do protagonista).
Vemos um amor doentio, não na perspectiva do livro, mas na minha. Um amor que dura 5 dias, e que logo é excluído e anulado. Depender de um terceiro para talvez o amor do protagonista evoluir para um relacionamento foi a trama principal. Embora os diálogos da primeira noite foram lindos de ler.
couto 01/06/2023minha estante
#10/2023.

Alessandra 20/06/2023

Primeiro eu fiquei meio assim bleh com esse romance de "friendzone", depois eu li os textos de apoio (obrigada antofagica, vc arrasa) e entendi: do mesmo modo que o narrador é um sonhador incurável, que enxerga felicidade pra preencher sua solidão entre as brechas da cidade, nossa personagem secundária, Nástienka, não fica pra trás: depois de anos "guardada" dentro de casa, ela quer sua liberdade de decisão, ela quer viver o amor que tanto imaginou entre as quatro paredes de sua pensão.

Mas do que o romance, a solitude da cidade grande descrita nesta novela foi o que me tocou mais. Já em 1800 e bolinhas as cidades já eram assim, de engolir os sonhos e personalidades enfurnando a gente em uma rotina miserável de trabalho e casebres pequenos demais para nossas personalidades se inquietarem; tenho que ir pra rua pensar.

O que seriam as noites brancas atualmente? Seriam nossos quartos iluminados só com a luz azul de nossas telas enquanto paqueramos noite adentro pela Internet? O que alimenta os sonhadores do século XXI quando se pode ter tudo a um click, com um passe de cartão de crédito?
Loli.carol 20/06/2023minha estante
Adorei a resenha! Tá na minha lista pra leitura ?

Matheus.Oliveira 16/12/2017

Surpreendentemente ruim
Meu primeiro contato com o aclamado autor e devo dizer que não gostei, não me cativou como um todo. É bem escrito e algumas vezes até engraçado, porém o protagonista não convence, demasiado idealista, romantizado. No início a história cativa, mas creio que mais pela Nastienka, a mocinha apaixonada. Enfim, não guardo preconceitos com o autor e desejo ler mais obras do mesmo.
allanzanetti 19/12/2017minha estante
Conheça o clássico "Crime e Castigo" ou ainda "Memórias do Subsolo", ambos de cunho existencialista e que auxiliaram mais efetivamente o autor a se tornar célebre.

jellyfish with a brain 22/06/2023

Meu primeiro contato com dostoievski e acho que eu nao poderia ter escolhido melhor. alem da leitura fluida e rapida, me vi nesse livro, que conseguiu me descrever em diversas e diversas passagens em pouquíssimas palavras. a visao crua de um sonhador, que ate mesmo vivenciando algo real, mais se parece um devaneio, uma fantasia, justamente por essa visao passageira e inconstante dos acontecimentos. o amor narrado como algo indistinto e implacável, com o final bastante simbolico e ate mesmo caricato em algumas partes. ambientação descritiva desse livro é impecavel
LetAcia 22/06/2023minha estante
Senti o mesmo lendo! E também foi meu primeiro contato com ele. A escritura nua e crua e, ainda sim, sonhadora e fabulosa. Ele é sensacional! ?

notawant 29/05/2023

Meu primeiro livro russo!
Uma amiga minha me indicou noites brancas para começar o contato com autores russos e confesso que adorei ??

A escrita do autor é muito boa e praticamente atemporal. Me comovi profundamente pelos personagens e torci bastante pela felicidade de ambos!

Ps: essa edição tem um excelente custo benefício! Comprei por 10 reais na pré venda.
Aninha Guimarães 30/05/2023minha estante
Dosto é incrível ????

Rond 11/04/2023

Comovente
"Noites Brancas" de Dostoievsky é uma obra encantadora que cativa o leitor com sua prosa fluida e sua ambientação atmosférica na antiga Rússia. O conto explora temas universais, como amor inocente, ilusão e maturidade emocional, enquanto acompanha a jornada de um jovem solitário em busca de conexão e compreensão. A narrativa habilmente aborda os dilemas do coração, destacando a dor e a perda, bem como a sinceridade, lealdade e sacrifício que os personagens demonstram em suas interações. Dostoievsky, com sua habilidade incomparável na construção de personagens e no desenvolvimento emocional, tece um conto meticulosamente comovente e memorável que ressoa profundamente com o leitor.
Nati Sampaio 19/04/2023minha estante
amei esse livro ??

Amanda 23/01/2023

Como é a primeira vez que eu tive coragem pra ler um clássico russo, decidi começar por um livro curto e famoso. A escrita é meio chatinha, mas é bom.
Rhuan34 23/01/2023minha estante
Eu amo esse romance. Acho belíssimo! Depois tenta ler na versão da Principis que acho muito boa e mantém a poesia.

celiabowen 31/08/2022

uma novela muito querida e onírica. foi meu primeiro contato com a literatura russa e amei! me indetifiquei com o sonhador... e sim chorei na parte final. virou favorito! com certeza quero outras edições dele para reler.

(sim tem mt a vibe de august da taylor swift
Amanda2041 19/09/2022minha estante
???

Tiago 01/12/2022

O amor e seus cuidados
Incrível! o mais interessante é como Dostoievski consegue trazer tanto drama sentimental numa história tão curta e simples como essa. Os acontecimentos do livro são banais. O valor do livro está na descrição dos sentimentos do personagem e como ele deixa que sua vida seja inteiramente consumida por uma paixão ocasional, por uma moça qualquer. Basicamente é uma narrativa sobre como uma carência desencadeada pode fazer com que as pessoas entreguem seus frágeis e preciosos sentimentos a uma pessoa qualquer, a qual mal conhecem. Quis ler o livro após ver Pondé recomenda-lo dizendo ser um livro que "o fez bem, mas não no sentido fazê-lo feliz" creio que o que ele quis dizer com isso foi que esse livro o deu uma noção mais realista do amor, e da necessidade de guardá-lo com muito cuidado. É isso ??
Clara 09/12/2022minha estante
???

Jardim de histórias 15/09/2022minha estante
Exatamente isso que você escreveu! Esse formato teatral, era uma das marcas de Dostoievski, principalmente no período antes Sibéria. É uma leitura deliciosa e até despretensiosa.

Saraepsilva 31/12/2022

Até a metade do livro fiquei realmente muito perdida. Recomecei o livro. Comecei a entender a história, o linguajar é complicado mas não impossível. Eu achei ele muito bom, sem tirar que quando terminei, eu era ?outra pessoa??
Daniele 31/12/2022minha estante
Nossa, eu adorei esse livro. Achei profundo