Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

joaoggur 20/08/2023

Poesia cotidiana de nossos sentimentos ????
?O céu estava tão cheio de estrelas, tão luminoso, que quem erguesse os olhos para ele se veria forçado a perguntar a si mesmo: será possível que sob um céu assim possam viver homens irritados e caprichosos??

Impossível não ter o coração acalentado ao ler ?Noites Brancas?. Passamos toda a leitura se deleitando com cada minúcia dos protagonistas; um rapaz que, ao conhecer uma moça, cada vez mais se apaixona por ela, - mesmo ele veemente afirmando que apenas a tem como uma amiga.

A narrativa, que se passa em apenas três noites, consegue nos prender de início ao fim. Imagino que isso dá-se pelo singelo, pelo esplendor da obra. Até nos momentos ultra-românticos, onde tendemos a nos distanciar da história, Dostoiévski consegue nos hipnotizar.

E o final é arrebatador. Mesmo tendo poucas páginas (o que, teoricamente, faria-nos ter um distanciamento com o protagonista), é impossível não sair devastado.

E a narrativa é poética! Não sei bem como descrever em palavras, mas há um toque sútil de beleza a cada linha, um abraço em corações cortados a cada frase. E tal qual a poesia não consegue extinguir os males da alma por completo, também temos um final cru, seco, e capaz de arrasar com qualquer expectativa.

Imagino que seja uma leitura essencial, não só por ser um clássico (de uma linguagem acessível), e sim pois a beleza da obra é ímpar. Irei reler.
AndrAa58 21/08/2023minha estante
Adorei sua resenha ?

Nina 21/08/2023minha estante
Ótima resenha.

Leonardo 13/08/2012

Noites Brancas é a história de um homem, que eu normalmente apelidaria de esquisito, mas vou referir como socialmente inadaptado, pois a verdade é que não tem amigos, não tem conhecidos, nada.

A sua vida é casa - trabalho - casa, com os ocasionais passeios noturnos pela cidade de São Petersburgo. E no período de tempo retratado nesta história (não mais do que 3 ou 4 dias, ou melhor, noites), se dão as chamadas noites brancas, quando o Sol não se põe na totalidade, mesmo de noite, fenômeno característico do Norte da Europa.

O protagonista, quando passeia, durante uma dessas noites brancas, encontra com Nástienhka, jovem angustiada, que espera pelo homem por quem está apaixonada. O amor de Nástienhka e do seu amante tem uma longa história por trás, que ela conta ao protagonista. Este, por sua vez, promete ajudá-la e, no processo, apaixona-se por ela, mas o destino tinha outros planos...

Mais uma vez, só posso ficar encantado com os autores russos, especialmente Dostoievski. Eu nem sei bem explicar o que é, mas todo o ambiente é diferente, a sensação que é transmitida é diferente da de autores americanos, ingleses, brasileiros, franceses, alemães, etc.

Destaque para a escrita, que é muito boa, mesmo dotada de toda a formalidade tão típica da literatura daquela época, e com as personagens dotadas da ainda mais típica ingenuidade, da mais pura.

Noites Brancas é mais uma obra prima de Dostoievski, leia, não há arrependimentos.
Leonardo 27/01/2013minha estante
Por citações como:

"E aquela hora em que cessam todas as obrigações e em que toda a gente se apressa a voltar para casa para jantar ou descansar e durante esse mesmo tempo imagina ir encontrar ainda outros motivos de alegria na noite e em todo o tempo de liberdade que lhe resta. A essa hora, também o nosso herói - pois permitir-me-á, Nastenka, que faça a minha narrativa em terceira pessoa, pois se o fizesse na primeira pessoa envergonhar-me-ia terrivelmente, - assim, portanto, a essa hora também a nosso herói que tão pouco está desocupado, segue os outros."

"- Pois bem, isso é estupendo... e eu estou prestes a receber uma gratificação, Nastenka..."

E suponho que sim.

Pedro.Alves 31/12/2021minha estante
Eu te entendo, eu te entendo

Rebeca 01/01/2022minha estante
Obrigado, obrigado, é realmente muito bom saber que eu não odeio esse livro sozinha

Alê | @alexandrejjr 23/10/2020

Amor, sentimento autônomo

Antes de ser uma possível introdução à obra de Fiódor Dostoiévski, “Noites brancas” é um livro sobre a beleza da desilusão. Não é por acaso que acompanhamos um narrador que, não sendo nomeado, é identificado na história como um sonhador.

Um dos primeiros trabalhos do escritor e, portanto, integrante da fase anterior aos grandes romances (em conteúdo e extensão), “Noites brancas” quer nos mostrar como funciona a autonomia do amor, esse sentimento que não aceita ser controlado. Belo e lírico, o amor é tratado como uma caixa de surpresas que o leitor acompanha na relação entre Nástienka e nosso sonhador.

Vale aqui destacar a edição primorosa em que li o livro, essa da Editora 34 que integra a Coleção Leste. Excelente gramatura de papel e uma tipografia no tamanho ideal deixam a experiência ainda mais prazerosa.

Apesar de ser um Dostoiévski destoante da densidade psicológica dos trabalhos posteriores, o autor não deixa de lado a tradicional profundidade de suas personagens. Para terminar, cito alguns versos de uma música do rapper Kamau que gosto muito e que aparecia na minha memória em flashes enquanto lia. Escolhi dois versos que, para mim, ajudam a resumir bem a ideia central da novela. Ela se chama “Amar é” e o destaque é este: “Inspiração, esperança, experiência./ Amar não tem ponto final, só reticências (ou não, né?)”.
Cris 19/06/2022minha estante
No meu grupo do livro, este foi o sorteado para o mês de junho ... não é bem o tipo de leitura que eu gosto, mais estou me entregando!

Que bom ler a sua resenha!

Alê | @alexandrejjr 19/06/2022minha estante
Que legal, Cris! É, esse é um Dostoiévski mais romântico e bem menos introspectivo, mas é um romance bonito dele. Agradeço seu comentário por aqui.

M.eduardamarques 18/05/2023

Rápido e devastador
Quero apenas verbalizar a minha indignação para com a protagonista feminina,custava amar o cara?????
Winslow 18/05/2023minha estante
Kkkkkkk

Winslow 18/05/2023minha estante
Foi muita sacanagem mesmo. É o tipo de coisa que aconteceria comigo

Aimee.Eduarda 24/02/2023

Este é o primeiro livro que terminei de Dostoievski, havia começado Crime e Castigo, mas pela dificuldade e falta de tempo, acabei por deixá-lo de lado. Então um amigo me disse que Noites Brancas era um romance mais leve e pequeno com o qual eu teria mais facilidade.

Eu particularmente amo coisas dramáticas, quanto mais drama melhor. Então eu amei as descrições do Sonhador durante a obra. E como alguém que tenta absorver as impressões dos seres humanos, houveram três momentos que me marcaram durante a leitura. Partes tristes, reflexivas e pesadas mas que para mim dizem essencialmente dos seres humanos e como eles constituem as suas relações com eles mesmos, com os outros e com o mundo que o cerca.

Em primeiro lugar, o início da descrição sobre as pessoas, os trabalhadores voltando para as suas casas a luz do pôr do sol, aquilo que dava ao personagem segurança. Percebi certa característica do Sonhador que lhe causava sofrimento, a sua afeição pelas pessoas, ele as queria bem, desejava encontrá-las no meio da rua, mas não tinha coragem de demonstrar isso. Ele sentia vontade de expressar o valor destes como pessoa, mas isso acabava não acontecendo. Havia uma barreira que o impossibilitava de seguir a diante e fazer com que florescesse uma amizade com seus vizinhos. E por esta causa, julgo eu, ele se sentia esquecido, jogado as traças, como um espelho que refletia aquilo que ele cultivava, as relações superficiais que retornaram a ele em um vazio completo e sem perspectiva de futuro. Como se o sonhador em uma ilusão fizesse tudo o que planejava utopicamente, querendo que na realidade concreta fosse verdade.
Por isso, quando ele olha toda aquela ordem estabelecida pelo costume se desfazer com a ida de todos para o campo, é como se o seu mundo caísse, e suas idealizações e sonhos tivessem ido para um lugar escuro e sem vida.

Um segundo momento que me marcou foi seu encontro com Nástienka, no momento em que ele descreve a sua vida, me remetendo grandemente a Metamorfose de Kafka, cheio de analogias para falar de seu sofrimento, falta de esperança e sentido da vida. A parte que fixou na minha memória de forma mais latente, foi quando ele fala de um gatinho maltratado, malcuidado e humilhado, perguntando-se como poderia um animal se comportar normalmente se fora criado debaixo dessas condições. Isso me tocou, porque o ambiente é muito importante para a formação psíquica do individuo, me levando a refletir que é imprescindível respeitar o contexto da qual as pessoas vieram, e sempre tentar adequar o meu olhar sobre o outro de acordo com a sua realidade.

E o terceiro foi o final, que eu estava acreditando que ela ficaria com o Sonhador, mas quando o inquilino chegou tudo mudou. E novamente, tendo o Sonhador arraigado as suas raízes em terras tão instáveis, ele se vê em uma perspectiva futura sempre repetindo o mesmo, dia após dia, envelhecendo sem construir nenhuma ligação perene com ninguém, velho e amargurado. Me fazendo lembrar de dois personagens da literatura brasileira- Bentinho e Brás Cubas, que por n motivos tonaram-se amargurados vivendo uma vida solitária, um deles tornando-se um rabugento casmurro e o outro dedicando suas memórias aos vermes que roeram o seu corpo.

Resumindo tudo, esse livro me fez refletir muito sobre a vida, o valor das relações sociais intencionais, e sobre a responsabilidade de não viver de ilusões, mas construir na concretude da vida comunhão com as demais pessoas. Como Marcos Almeida canta, "O homem é comunhão e Deus não é solidão, por isso temos que nos doar mais, repartindo- nos ao outro em imitação a Cristo. Não esperando necessariamente retribuição, mas colocando as expectativas no lugar certo, em Jesus Cristo o único que pode estabelecer verdadeira comunhão entre Deus e os homens, e entre os homens e toda a criação.

monteirobiaaa 24/02/2023minha estante
Que resenha boa ??

Aimee.Eduarda 25/02/2023minha estante
Que bom que você gostou ?

Thales 13/05/2021minha estante
Eu não consigo entender como a galera acha esse livro fofo, bonitinho hahaha

Belizia 21/05/2021minha estante
Não dá pra entender mesmo. Relação bizarra.

Adriana1090 20/03/2021

No quarto a escuridão, em sua alma o vazio e a tristeza.
Meu primeiro livro do Dostoiévski e, se não fosse a maestria dele, eu teria odiado, por se tratar de um romance.
Entretanto, a identificação que tive com o protagonista (ele é um sonhador) combinado com um final triste, lindo e crível, tornou essa experiência fantástica.
Várias frases me tocaram muito, pois elas são meus sentimentos e pensamentos expressos em palavras. Tais são:

"a imaginação se desgarra em leves explosões, e um livro apanhado sem propósito e ao acaso cai das mãos do meu sonhador, sem que ele tenha alcançado a terceira página.
[...]
Oh, que lhe importa nossa vida real!
[...]
ele é o próprio artista de sua vida a cria a cada momento segundo um novo arbítrio.
[...]
sem querer acreditamos que há algo vivo, palpável, em nossas ilusões imateriais!
[...]
agora sei mais do que nunca que perdi inutilmente todos os meus melhores anos!
Hoje o dia foi triste, chuvoso, sem luz, exatamente como minha velhice futura.
[...]
quando estamos infelizes sentimos mais fortemente a infelicidade dos outros."

O final deste livro mostra o quanto o protagonista gostava da Nástienka, e o quão bonito era o sentimento.
Lucas 20/03/2021minha estante
Deixo aqui a minha recomendação para Duas Narrativas Fantásticas. O Sonho de um Homem Ridículo é sensacional

Adriana1090 20/03/2021minha estante

Justbii 20/03/2023

Uma vida inteira em quatro noites
Eu gosto muito de livros que trazem esse amor avassalador que arrasta tudo pelo caminho.
Mas tenho que dizer que fui começar a gostar de Noites Brancas praticamente no final. O início dele é um tanto confuso e um pouco exagerado.
A sensação que eu tive é que os personagens viveram o amor de uma vida inteira em quatro noites.
Juliana Freitas 20/03/2023minha estante
Olha ela, finalmente tirou Dostoiévski do castigo kk

Justbii 20/03/2023minha estante
Kkkkkkkk não existe mais Crime e Castigo para Dostoiévski aqui nesse perfil (pega essa referência hein) kkkk

Camila.Gama 05/02/2021

Um minuto inteiro de plenitude, será pouco pra vida humana?
Escolhi esse clássico para ser meu primeiro contato com Dostoiévski, e que bela leitura! A narrativa é encantadora, faz a gente querer devorar cada página, imaginar lugares e cenários nas noites brancas de São Presteburgo.
A leitura é bem leve e agradável. Os diálogos entre os personagens são intensos e profundos, regados de melancolia e solidão.
Apesar do livro ser curtinho, a intensidade dada aos personagens me fez criar um apego. O final surpreendente me deixou reflexiva, adoro livros que me tiram do eixo.
Recomendo!
Andre.28 06/02/2021minha estante
O final é de cortar o coração

Camila.Gama 10/02/2021minha estante
Siiim???

Edna 03/03/2018

Atmosfera interior
Noites Brancas - Novela
Escrita - 1848
Edição Antiga / Obras Primas Da Novela Universal - 58 paginas
Tradução Isa Silveira Leal

O autor nos apresenta a obra mais romântica de suas obras bíbliograficas escrita em um momento critico do autor quando estava envolvido na conspiração que quase o levou ao fuzilamento.
Nos apresenta a angústia que o atormenta mas não por isso deixa de transmitir a pureza de sentimentos, descreve-nos como se sente isolado e nem por isso menos completo e nesse estranhamento de si próprio ele cria seus sonhos e monólogos e se agita com essas mesclas de fantasias e realidade.
Ele caminha em uma noite linda e menciona que é típico dos jovens perceber essa magnitude, em que se enxerga um céu tão profundo e tão claro ( fenômeno que ocorre em Petersburgo em que o dia é muito mais longo e que as noites duram apenas 3 horas) e não acredita que possa existir tanta maldade debaixo de do mesmo céu.
Nessa caminhada solitaria ele encontra Nastenka uma jovem chorando e ele esquece a timidez e inicia um diálogo com ela, oferece um ombro amigo, amizade que durará poucas noites quando vão se encontrar e ela desabafa com ele contando sua história de um amor que partiu mas o nosso Protagonista já está apaixonado por ela mesmo sabendo não ser correspondido.
Ele a ajuda reencontrar o seu amor ajuda a escrever a carta e dita os próprios sentimentos mesmo sendo para outro mas ele a quer feliz, é arrebatador o seu amor pela jovem mas é puro, verdadeiro, e sem perder as esperanças mesmo sem conexão alguma, um sonhador e a outra literalmente apaixonada.
Amei ler essa obra esplêndida onde se nota a capacidade do Protagonista de enxergar o sublime mesmo em sua solidão e ter a capacidade de amar mesmo que seja em prol de quem amamos com intensidade e pureza.
Leiam
5/5
M. 03/03/2018minha estante
Amo muito "noites brancas". Foi o meu primeiro contato com Dostoiévski. É um livro de uma delicadeza sublime. Achei maravilhoso!

Edna 05/03/2018minha estante
Simplesmente maravilhoso

Ray 29/01/2023

Como pode um livro tão curtinho desencadear tanto sentimento, tantas lições.. meu primeiro contato com os russos e já quero ler tudoooo!!!
Sei nem comentar tudo o que senti..
Heitor.Vida 29/01/2023minha estante
Para esse início de carreira quanto ao Dostoievski, super recomendo "Gente pobre" e "O Eterno Marido" (apesar de serem completamente diferentes das obras pós exílio, dele, mostram um pouco de como ele entrelaça os personagens)

Também "A morte de Ivan Ilitch" (Tolstoi) é uma ótima aposta.

Ray 30/01/2023minha estante
Obrigada!! Vão ser os próximos..

MaywormIsa 19/03/2023

Pequeno e impactante
?Noites brancas? é meu segundo contato com Dostoiévski. A leitura foi surpreendente, profunda, emocionante e acredito também que se deve à tradução de Ruth Guimarães, nesta edição da editora Nova Fronteira.

Nosso herói não tem nome, sofre de solidão profunda, pobreza, e sonha acordado com cenas e realidades diferentes da sua própria. Ao passeio pela cidade durante o fenômeno da noite branca, quando anoitece sem que o céu escureça, encontra debruçada sobre o cais, uma jovenzinha chamada Nastenka.

Da amizade que surge e dura 4 noites e uma manhã, conhecemos a história de ambas personagens. Devo dizer que a dele me pareceu um tanto confusa, explicitando um interior complexo, solitário, mas com um quê de fantasia e desejo ardente por novidade, amor e reciprocidade.

A história de Nastenka me deixou muito curiosa, e nunca vi algo semelhante. Você, leitor, não encontrará spoiler aqui, mas só te digo: embora digna de compaixão, não deixe de ter um olhar racional: Nastenka se aproveita um pouquinho de suas mazelas.

O final me pegou de surpresa, mas talvez não te pegue. Acho que fiquei demasiado impressionada com as duas personagens e o que arquitetavam fazer.

Recomendo MUITO essa leitura, tão rápida e deliciosa, que deixa nosso coração batendo rápido e ao mesmo tempo apertadinho. Dostoiévski sabe fazer as nossas emoções virem à tona, e é precisamente isso que me faz admirá-lo como escritor.

Nota: essa edição não tem 85 páginas, mas sim 97.
Natália 19/03/2023minha estante
Acho que vou dar uma nova chance para ele...

MaywormIsa 20/03/2023minha estante
Da sim! Vai valer a pena ?

Gabriela.Andrade 09/09/2023

Primeiro livro que eu li do autor, inicialmente tinha achado um tom meio dramático do personagem principal que me causou meio vergonha alheia

Depois com a inserção de trechos que eu achei interessantes eu passei a não achar tão cômico?

Até que chega o final e lendo o posfácio vi que eu estava certa desde o início!

Mas eu gostei e lerei outros do autor
Nunes 09/09/2023minha estante
os livros deles são expcionais.
recomendo iniciar por Crime e Castigo

Gabriela.Andrade 09/09/2023minha estante
Já tá na lista

rafamassagardi 18/10/2023

Destruiu meu emocional
Noites Brancas é uma obra extremamente linda, cativante e melancólica. A história e a belíssima utilização da linguagem nos discursos do Sonhador nos fazem refletir sobre a solidão, sobre as nossas próprias ilusões, sobre a vida e sobre o amor.
O tanto que esse livro me tocou é inexprimível. É tão fantástico que praticamente grifei o livro todo com o intuito de marcar só "as melhores frases". Ademais, é uma leitura rápida e fluida (o livro não tem nem 100 páginas).
É a primeira obra que li do Dostoievski e me impressionei: é simplesmente maravilhosa! Pretendo ler mais do escritor! Além disso, gostei bastante dessa edição, que tem gravuras, uma diagramação gostosa, capa bonita e tradução direta do russo.
Lia Earnshaw 19/10/2023minha estante
Um dos meus livros favoritos dele, lindo demais mesmo

rafamassagardi 19/10/2023minha estante
Eu ameiii??