Noites Brancas e A Árvore de Natal na Casa de Cristo

Noites Brancas e A Árvore de Natal na Casa de Cristo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

lilylibrary 04/06/2024

Não sei explicar se acho bom ou ruim, comecei de tardezinha e fui enrolando par ler de noite porque não entendi quase nada.
Me recomendam por eu comentar que queria começar a ler mais a literatura russa por falarem tão bem então se esse for o tipo de literatura eu desisti de primeira, dou os créditos ao tradutor do livro por ter feito algumas partes fazerem real sentido pq vi algumas partes em inglês e percebi que não seria bom de primeira, de qualquer forma é minha primeira experiência com esse tipo de leitura e talvez seja só uma primeira má impressão.

Glenda.Feitosa 04/06/2024

A leitura é rápida e fluida. É muito bonito ver Dostoiévski sendo tão romântico e sonhador! Foi a primeira obra que li do referido autor, mas, pelos comentários que vi, esse não costuma ser o estilo que ele costuma adotar na escrita.

@maay_ 03/06/2024

Comecei lendo achando chato e no final tava no começo kkk nossa não sei o que aconteceu mais não consegui entender e nem sentir romance nesse livro, achei mais como um delírio.

hope_myhope 03/06/2024

MEU DEUS
O QUE FOI QUE ACONTECEU AQUI KKKKKKKKK Cara, não tô conseguindo decidir se chamo a menina de 🤬 #$%!& ou o homem de emocionado... Mt louco mds

Nanda 03/06/2024

Agora, sentado ao seu lado e conversando com a senhora, tenho até medo de pensar no futuro, porque no futuro será de novo a solidão, será de novo aquela vida estagnada, desnecessária; e com que haverei de sonhar, uma vez que, acordado, já fui tão feliz ao lado da senhora?!

juliesf 03/06/2024

Acho que essa edição não tem a melhor das traduções
de qualquer forma, o final sofrido é bom demais, acho lindo o que o sonhador deseja pra ela na última página, apesar dos pesares, pelo ?minuto inteiro de plenitude? que ela deu a ele

giov.giov 03/06/2024

Damn it happened to my buddy jimmy? li uma review de uma diva falando que esse livro é a representação de um incel na friend zone kkkkkk passo mal. mas o livro é muito bom

leleco 02/06/2024

O êxtase de um pseudo romance exorbitante.
Mensurada a partir da percepção do protagonista sob os demais aspectos provenientes da obra, sentimento de partida e um amor no qual mal cabe no peito, noites brancas molda demasiado fragmentos de uma paixão a primeira vista, significativas em modos de encontros a partir de um céu que desconhece o escuro da noite (aspecto retratado afim de um fenômeno atmosférico real ao qual se manifesta numa determinada época de Petersburgo, proporcionando ao sol a não ser pôr por completo, causando a sensação interminável de um fim de tarde) mediante ao único livro que se aproxima verdadeiramente do romantismo, Fiodor expõe suas filosofias mais intensas de forma amorosa, o protagonista se encontra inebriado após, por um acaso, conhecer uma moçoila denominada como Natienska, passando a passearem sempre no mesmo horário em torno do banco agora entitulado como "somente deles", onde sentiam a passibilidade de mencionar seus segredos por entre pensamentos mais ocultos envolto ao subconsciente mental.

Como primeira obra já consumida do autor, é perceptível captar através de comentários de suas demais obras a diferença do autor perante a noites brancas, por se tratar de um gênero diferente do habitual, ademais, Fiodor não perde sua essência por sua característica de maior destaque sendo os detalhes do interior do "eu", a análise profunda das camadas sensitivas da presente na alma dos personagens desenvolvidos, seu exagero e dramatização de suma significância aos ocorridos, como se por um triz o protagonista ou a própria Natienska fossem duas bombas relógios, prestes a sumirem e serem consumidas por seus próprios sentimentos frenéticos. A impressão do início de um sonho engravata as dúvidas pairando sobre realmente tudo ser real ou apenas o dom de observar demais, por já ter caminhado o bastante e passado noites sem dormir por não garantir um objetivo concreto por parte do protagonista, dentre a sensação do comodismo ao constatar a partidas de todo da cidade para vivenciarem a experiência cotidiana do campo.

A hipérbole se trata de um dos tópicos que mais me agrada, a ilusão de algo ou alguém impossível, inalcançável me instigou ao decorrer das páginas enquanto me animava pela obra; após ter reservado uma tarde inteira para colocá-la em dia, devorando-a sem mais nem menos. Ainda que não o tenha considerado cinco estrelas, noites brancas alojou infinitas emoções em meu ser, contudo, 4.5 é o meu máximo perante a ela, obtendo a plena certeza que diversos trechos se manterão em mim, formulando que não sou mais a mesma pessoa comparado a outrora, antes de ler noites brancas.

manu1005 02/06/2024

Foi o primeiro contato que tive com Dostoievski, amei a escrita dele, tem muito romantismo misturado com um toque de sensibilidade. Embora não saibamos o nome do protagonista, a narrativa torna uma tarefa impossível não simpatizar com ele e torcer pelo bem do seu futuro. Me senti muito imersa na obra e não nego que o final foi uma grande desilusão pra mim, enfim, é uma ótima obra.
oclosedagata 02/06/2024minha estante
noites brancas é muito bommm!!!

Sterdiada 02/06/2024

Não faz parte dos meus gêneros favoritos, mas quis ler por ser um clássico. não tenho muito o que dizer, até que foi fácil de terminar.

CPCUNHA 02/06/2024

Dramático, melancólico e cativante
"Noites Brancas" é um clássico da literatura russa escrito por Fiódor Dostoiévski antes de sua prisão na Sibéria. Apesar de ser uma novela curta, Dostoiévski consegue apresentar todas as suas características marcantes e criar personagens aparentemente simples, porém psicologicamente complexos.
Na novela, observamos o lado romântico do autor, que mergulha na complexidade do amor, da solidão e da esperança. Situada nas ruas de São Petersburgo, a história segue um protagonista solitário e sonhador, que encontra uma jovem mulher precisando de ajuda durante as noites brancas do verão russo, iniciando rapidamente uma relação de extrema confiança com ela.
A beleza da narrativa reside na exploração da natureza humana, na solidão compartilhada pelos personagens e na esperança de encontrar um amor verdadeiro para preencher o vazio em seus corações.
A cidade, descrita de forma espetacular ao longo da história, desempenha um papel fundamental para uma maior imersão, servindo como pano de fundo que contribui para a sensação de isolamento e melancolia.
Apesar de ser um livro escrito na Rússia feudal do século XIX, possui uma escrita tranquila e acessível, sendo uma excelente porta de entrada para se aventurar nas histórias clássicas com segurança. Recomendo fortemente a leitura!
Julia.Bellose 02/06/2024minha estante
Amei!!

Julia.Bellose 02/06/2024minha estante
Meu leitor favorito, simplesmente!

Eiterer 17/06/2024minha estante
Entrou pra minha lista!!

WallyMenezes 01/06/2024

É uma boa porta de entrada
Não foi minha primeira obra do autor, mas ouvi muita gente recomendando começar por ele, e de fato acho uma boa porta de entrada, você consegue pegar a escrita do autor e características que ele vai vir a manter em obras mais maduras dele.

O protagonista expressa emoções com enormes linhas de diálogos, ele é de uma sensibilidade enorme e tem uma personalidade marcante assim como vi com outros personagens do autor, apesar de nesse caso ele se demonstrar meio irritante e emocionado em diversas partes, considero que ele demonstre mais qualidades boas principalmente pela época que o autor viveu é de se impressionar homens com essa sensibilidade.

No geral é uma obra que te toca, te emociona, te ensina com um pequeno toque de frustrações em algumas partes, é uma boa forma de engatar no autor, se acostumar com a escrita dele e em uma história tão fluida e super simples diferente de outras obras do mesmo que tem inúmeras camadas. E de bônus ainda vem um pequeno conto do autor que optei por fazer resenha breve em outra publicação usando a capa de outra edição que contém somente esse conto extra chamado polzunkov.

Eu também consideraria uma obra de entrada para a leitura de clássicos, no geral é um daqueles livros que sinto que deveriam dar uma chance, até porque te faz sentir no lugar daquela sensação incômoda e pode ser que te ajude a passar por um momento difícil.