Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

emol.ga 22/05/2024

Ilusões de um coração solitário
"[...]que sejas abençoada pelo momento de deleite e de felicidade que deste a outro coração, solitário e agradecido! Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Mas será isso pouco para toda uma vida?"

Para quem conheceu Dostoiévski através de "Os Irmão Karamazov", assim como eu, ler este título parece algo como uma experiência de fanfic ao qual nosso querido Fiódor se rendeu em sua juventude. Entretanto, não se engane, se você conseguir sobrepujar as cenas cômicas e até mesmo enfadonhas que existem no livro, até mesmo de uma teatralidade exagerada em alguns momentos, verá um discurso de amor, solidão e angústia sobre o passar do tempo muito bem escrito.

Através das poucas páginas, acompanhamos a tragicômica história do protagonista, intitulado como "O Sonhador", em seus encontros noturnos com a, na minha opinião, volátil Nástienka para trocar confidências e contarem um pouco da sua vida um para o outro em uma São Petersburgo que parece desaparecer aos poucos. Não vou negar que senti uma certa semelhança com o filme "500 dias com ela", perdão aos leitores de clássicos e aos cinéfilos de plantão pela comparação, mas assim como Tom, o nosso querido Sonhador acha que os seus problemas serão resolvidos através de um relacionamento amoroso e a Nástienka, por sua vez, se assemelha muito a Summer, que desde o início deixa bem explícito as suas intenções; estas, que assim como no filme, são ignoradas pelo protagonista.

O relato é breve assim como o livro e nada complexo apesar dos rococós na fala do protagonista e a narrativa, por sua vez, se resume a uma história de ilusão amorosa de um coração solitário, onde os próprios personagens são os causadores de suas mazelas, seja por idealizarem ou por serem ansiosos demais. Se você é uma pessoa solitária e sonhadora, assim como o protagonista, vai acabar se identificando com alguns dos sentimentos e angustias dele assim como eu mesma fiz em certa instância, da mesma forma que vai vibrar com o mínimo de possibilidade de um possível desfecho entre os dois. Acredito que algumas reflexões do autor sobre solidão, amor e entrega sejam extremamente válidas para os dias atuais, ademais, não consegui retirar nenhuma outra pérola do livro por sua narrativa extremamente específica com costumes e situações bem particulares da época e do lugar onde foram escritos.

Gosto da escrita de Dostoiévski então seria um livro que recomendaria, principalmente para alguém que quer começar a ler alguma obra dele, entretanto, ele não está dentro da minha lista dos preferidos. Porém, mesmo não estando na lista dos melhores livros já lidos, não está na dos piores e assim, não sinto que foi uma perda de tempo lê-lo, até porque, me senti como uma jovem apaixonada do começo ao fim.

ecdiise 22/05/2024

Dostoiévski divo
Livrinho classudo esse, né? a escrita do Dostoiévski é muito chique, tem um quê de realismo mágico. muito interessante mesmo.

a história não é nada incrível, mas é longe de ser ruim. é um livro curtinho, acho que serve como uma porta de entrada para o mundo de Dostoiévski.

não foi um livro que mudou a minha vida, mas ele com certeza será inesquecível.

Beatriz Lima 21/05/2024

O Sol da Meia-Noite
Não sei se li errado, mas achei esse livro extremamente patético. Me diverti horrores com a mediocridade dele e ri muito com ela comparando ele com o outro e dizendo que mesmo assim ela escolhe o outro. Coisas que acontecem, gente como a gente. Dostoiévski que me perdoe mas que personagem insuportável.
Porém amei a relação com o fenômeno natural e o que o personagem sente. Genial.

Julia 21/05/2024

Noites brancas é um conto clássico do autor russo Fiódor Dostoiévski, que narra a história de um homem solitário que encontra uma jovem mulher em São Petersburgo e passa várias noites conversando com ela. A história explora temas como solidão, amor e ilusão, culminando em uma reviravolta emocionalmente impactante. Gostei bastante da forma como Fiódor escreve apesar de não ser comum no meu dia a dia, achei que ele poderia ter explorado mais no final, porém gostei.

sosojwx 20/05/2024

"Sinceramente já desisti. Tenho 26 anos, nunca beijei nem transei. Assinei o Tinder Premium por 40 reais e não dei nenhum match. Sinto que fracassei como homem, as mulheres tem medo de mim. Minha família pergunta pq eu não namoro, e eu tenho que dar aquele sorriso dizer que não quero"

Mark 20/05/2024

Mergulhe com sua solidão
O livro descreve de maneira muito interessante sobre a solidão e angústia de viver desesperançado com a simples possibilidade de um dia ser feliz.

Em muitos momentos a leitura teve um certo ar cômico, especialmente nos momentos em que mais pareciam dois desesperados famintos pelo contato um com o outro. Já em outros momentos a leitura me rendeu algumas reflexões inclusive um texto, que talvez um dia publique, em alguma proporção conseguiu cutucar uma ferida que eu achei não mais existir em meu coração.

A leitura deste livro, aparentemente tão curto, torna-se um mergulho profundo e denso a partir do momento que permitimos abrir os braços e nos impulsionarmos em direção ao centro que a história nos propõe: a solidão.

Saulo106 20/05/2024

Emotivo, romântico e triste
Foi um livro muito impactante! A escrita é bem fluida, cheia de diálogos emocionantes e reflexivos. O principal assunto abordado é a solidão e a amizade entre homens e mulheres, com o final, de partir o coração, sintetizando bem esses temas e nos convidando para reflexão. A forma como foi abordada a solidão e a angústia do protagonista foi linda e poética! Me identifiquei muito. Ótimo livro!

Eduardo 20/05/2024

A solidão por Dostoievski.
Comecei a ler sem muita pretensão e fui sendo cativado pouco a pouco, sempre me impressiono com alguns reflexões tão singulares nas obras de Dostoievski e nessa não foi diferente.

A maneira como a livro se desenvolve é agradável demais e ao mesmo tempo angustiante e sofrida, acompanhar a visão do protagonista sobre a solidão foi certeira numa época em que sentia coisas parecidas.

Dara.Leandra 20/05/2024

Noites Brancas
Esse livro é bem curtinho e como eu queria conhecer literaturas de outros países, decidi começar a literatura Russa por ele livreto.

Embora pequeno traz uma profundidade do personagem principal, confesso que me surpreendi com o final. Não posso dizer mais do que isso para não estragar a surpresa...

Foi uma leitura desafiante no começo, porque não entendi direito o personagem. Mas pesquisei algumas resenhas e voltei a ler novamente!!!

Luiz111 20/05/2024

A vida não é fácil para os sonhadores
Outro dia li uma discussão sobre a quantidade de páginas que um bom livro deveria ter. Noites Brancas não chega a cem, no entanto, dependendo da sensibilidade de quem lê, pode provocar muitas reflexões. E é aí onde encontra-se o valor de um livro bem escrito, ele permanece depois que o concluímos. Aqui acompanhamos as noites do narrador, denominado apenas como "o sonhador" e seus encontros com Nástienka. Ao concluir a leitura, alguns pensamentos se formaram na minha cabeça: de quanta felicidade precisamos? devemos dar limites aos nossos sonhos? qual o limite da empatia? até que ponto a solidão é ruim?

juliasamy 20/05/2024

Perfeito
Em poucas páginas, o autor consegue colocar em palavras o significado do verdadeiro amor. Ele demonstra que apesar da dor e sofrimento, existem momentos que são inesquecíveis.