O Clube dos Suicidas

Resenhas - O Clube dos Suicidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Hillary.Souza 24/08/2021

Clube dos suicidas
Nao entrega oq promete. A premissa parece promissora, chama a atenção do leitor, mas acaba se traindo.
O livro é dividido em 3 pequenos contos que se intercalam e chegam a um fim comum. A narrativa fica desinteressante, cansativa e se perde no meio do caminho.

O clube dos suicidas nao tem tanta importância na história quanto se imagina que ele teria, serve apenas para introduzir os personagens. O príncipe Florizel e seu fiel amigo Geraldine são realmente o foco do livro.

Thayane Andrade 30/06/2021

A sinopse logo me atraiu bastante, achei o início até o meio bem interessante e até chegou a prender a minha atenção no início, mas pro final decaiu muito, tinha potencial para ser uma leitura muito boa.

Clio0 20/06/2021

Um livro com uma seleção de histórias curtas voltadas para o Clube dos Suicidas, uma espécie de sociedade masculina, misto de seita e detetives.

Esse vertente do gênero mistério era bem popular nos séculos XIX e XX, como expoentes como Sherlock Holmes (em que o Clube Diógenes aparecia), o Clube dos Viúvas-Negras (nos contos de Isaac Asimov) e o nosso representante brazuca Os Karas (que também fazia parte da literatura infanto-juvenil de Pedro Bandeira).

A primeira história, que explica a origem do clube, é a mais interessante. Segue o estilo do autor de misturar tipos do submundo com a nobreza ociosa do século XIX, criando aquele clima sombrio e decadente que mais tarde viria a influenciar o steampunk.

As outras duas histórias são investigativas, o que pode ser frustrante para quem estava esperando algo referente ao Médico e o Monstro.

É bom para passar o tempo se você gosta do gênero, mas passa longe de ser o melhor trabalho do autor.

tguedes2 13/05/2021

A sinopse faz parecer que o livro é algo que não é.
Esse título chamou-me a atenção por ter como autor o grande Robert L. Stevenson. Li sua obra "O Médico e o Monstro" que se tornou uma dos meus livros favoritos do gênero ficção científica fantástica, por isso a curiosidade em ler outras obras do autor.

No geral, é uma história que tem uma boa premissa. Dois personagens em busca de aventuras se deparam com um Clube de Suicidas, que nada mais é do que exatamente o que expressa seu título: um clube que reúne homens que não têm mais qualquer apreço pela vida e querem morrer. Todavia, são demasiado covardes para suicidar-se ou não conseguem lidar com o debate moral que tal ato envolve. Nesse clube, em todas as sessões, seu presidente faz um jogo de cartas, em que àqueles que sortearem o ás de paus e o ás de espadas, serão assassino e assassinado, respectivamente. O Presidente cuida de maquiar os assassinatos, fazendo-os parecer acidentes fatais.

Essa é basicamente a sinopse do livro. Quando li essa sinopse fiquei bastante interessada. O tema morte me atrai, gosto de mergulhar nesse conteúdo. Estava esperando algo mais parecido com "A Morte de Ivan Ilitch", de Tolstói, não com relação a conteúdo, mas com relação á técnica de escrita em que mergulhamos no psicológico das personagens em seu momento derradeiro. Essa sinopse me remeteu a diversos temas que as vezes me pego pensando. Será que existe um direito à morte? Eu, enquanto pessoa livre e dona da minha vida, posso dela me desfazer? Também pensei que o livro traria uma abordagem sobre a imoralidade de um terceiro - o presidente do clube- lucrar através do desespero e falta de perspectiva das pessoas.

Terminei de ler o livro com a sensação de que poderia ter sido muito maior do que foi. E percebam, não acho que a proposta de um romance policial afeta sua possibilidade de profundidade da obra. A narrativa investigativa pode facilmente ser acrescentada de profundidade ética-filosófica. Por isso minha expectativa foi muito maior do que o que foi entregue.

No mais, a narrativa causa uma certa curiosidade, tanto que li até o fim para saber o desfecho. Contudo, senti que a estória ficou vaga em vários pontos e os três atos desenvolvidos ficam um pouco desconexos por conta disso.

Vale a leitura para quem quer descobrir um dos percussores dos romances policial, que antecipa grandes clássicos do gênero, tais como Sherlock Holmes e Arséne Lupin.

tickles 18/03/2021

minha nossa...
foi definitivamente minha pior leitura do ano. eu estou acostumada com livros de vocabulário formal por causa da escola, mas no caso esse aqui me incomodou muito. formalidade não significa que todos os personagens devem parecer os mesmos. o príncipe e o coronel, o presidente, todos os outros eram a mesma pessoa pra mim. além disso a ideia da trama era muito boa mas o desenrolar é chato. tô muito triste de ter perdido meu tempo assim.

15/03/2021

Achei o começo super legal e o enredo muito bom, porém na parte final do livro fiquei meio desapontada. Tinha tudo pra ser 5 estrelas, mas o final na minha opinião deixou a desejar. Mesmo assim achei a ideia incrível, só faltou ser mais bem desenvolvida na conclusão do livro.

Cah_Censi 14/03/2021

Um dos pioneiros!
A edição está lindaaaaa e é uma excelente escolha para você que:
- Já é fã do R.L Steverson (O médico e o Monstro);
- Gosta de livros do século XIX que retratam cenários e comportamentos da época;
- Gosta de suspense policial;
- Gosta de leituras curtinhas (128 páginas);
- Quer uma leitura suave e curiosa para dar uma desbaratinada na rotina literária;

A história central é sobre o Clube dos suicidas, que nada mais é o que parece mesmo: Um grupo de pessoas que querem se suicidar.
Como a maior parte das pessoas não tem coragem de executar o tal ato ou não querem lidar com o julgamento moral decorrente desta ação, eles entram para este clube onde um jogo de cartas decide quem matará e quem morrerá naquela noite, através de um plano bem arquitetado para encobrir os "assassinatos/suicídios". Porém... uma dupla muito intrigante resolve se meter nesse clube por curiosidade e ai as coisas ficam sérias.
Preparem-se para uma trama de suspense, infortúnios, príncipes e pessoas um tanto quanto incomuns.

Super recomendo!

Bruna Lima 13/03/2021

Confesso que esperava mais!

Nessa história acompanhamos as aventuras do Príncipe  Florizel e do Coronel  Geraldine pelas noites de Londres disfarçados em busca de novas emoções, em uma dessas andanças eles conhecem um clube no qual os membros não tem coragem de cometer suicídio em si mesmo,logo, paga para outra pessoa o matá-lo. A premissa é interessante, mas ao longo da história vai perdendo o ritmo (a primeira parte é a melhor), e até as reviravoltas não tem tanto impacto.

É uma leitura rápida, mas que não funcionou como eu esperava.

Amanda Salomone 03/03/2021

O clube dos suicidas é uma novela do Robert Louis Stevenson, conhecido mundialmente pelo "O médico e o monstro", principalmente. Esse texto é considerado o precursor do romance policial, preparando o terreno para criações como Sherlock Holmes e Lupin.
A história em si tem uma premissa fantástica: se trata de um clube onde homens que querem morrer mas que, sem coragem para cometer suicídio, decidem morrer pelas mãos uns dos outros. Quem mata e quem morre é decidido toda noite pelas cartas de um baralho. O livro é dividido em 3 partes, e essa é a excelente primeira parte.
Da segunda parte para o final, o livro fica desconexo, como se o autor realmente não soubesse como guiar a história e amarrar as pontas soltas. É genial pela originalidade, mas não é bem construído e conduzido a um clímax. Mesmo assim, vale a pena pela importância do autor, dessa obra e da qualidade da escrita.

"-Horror? - repetiu o médico - Não. Quando este tipo de máquina cessa de funcionar, para mim ela não é mais que um mecanismo a ser investigado com um bisturi. Quando o sangue fica frio e estagnado, deixa de ser sangue humano; quando a carne está morta, deixa de ser a carne que desejamos em nossas amadas e respeitamos em nossos amigos. A graça, a atração, o medo, tudo isso já partiu, juntamente com o espírito que lhe dava a vida. Acostume-se a encará-lo com frieza."

Jô Santos 30/01/2021

Uma história em três atos
Para começar tenho que dizer que apesar de ter seus méritos esse não é meu tipo de história. Achei muito interessante como a novela se desenvolve em três atos, cada um com uma premissa mais estranha que a outra. Mesmo assim, muitas vezes a história era para mim bem chata, e eu até pensei em largar o livro. Mas continuei, e no geral foi uma boa leitura, pelo menos me serviu de repertório para narrativas mirabolantes.
Sobre a primeira parte: que procura sarna para se coçar, acha!
Sobre a segunda parte: o que a tara cega por mulher (e vontade de contar vantagem) não faz com um homem.
Sobre a terceira parte: ata que eu ia me meter em problemas dos outros e arriscar minha vida.

Fred 15/01/2021

Tinha tudo pra ser 5 estrelas
O livro começa nos apresentando o príncipe Florizel um boêmio que ao lado de seu fiel amigo, o coronel Geraldine, se desfaçam como pessoas comuns pra se aventurarem nas noites de Londres visitando bares e clubes populares.
Em uma dessas noites, ambos encontram um sujeito que acaba revelando um clube secreto onde pessoas se reunem com a intenção de serem mortas. Pessoas desesperançosas que perderam alguém que amam ou que perderam tudo o que tinha e agora sentem que não há mais motivos pra continuarem vivas. Por questões religiosas ou simplesmente por não ter coragem de se suicidarem, essas pessoas se sencontram no Clube dos Suicidas, um local regado a charutos e bebidas, mas que em certo momento da noite, num sorteio de cartas, uma pessoa é escolhida pra ser morta e a outra é escolhida pra ser o assassino.
Intrigados e ansiosos por uma aventura diferente, tanto o príncipe quanto o coronel resolvem fazer parte desse clube, mas não imaginavam que acabariam fazendo parte de uma história intrigante, perigosa e de consequências sérias.

O livro é dividido em 3 partes, sendo a primeira apenas focada no clube. Até aí eu já estava doido pra concluir a leitura, vir aqui e soltar umas 5 estrelas. É realmente uma baita premissa que vai fazendo vc imaginar o que poderia acontecer ao príncipe e seu amigo, mas de forma meio que abrupta, as coisas são finalizadas para dar início a 2ª e a 3ª parte que são histórias distintas com outros protagonistas, mas ligadas aos acontecimentos do clube dando início ao que talvez seja o primeiro romance policial da literatura.
A partir desse ponto, tudo começou a ficar meio confuso e sem graça. Mesmo havendo um assassinato que te leva a questionar todos os personagens, pra mim, o brilhou se perde aí.
Acho que se o autor tivesse focado mais no clube e nas diversas situações intrigantes que poderiam ser criadas ali, teria sido uma baita história

???
Andrea 13/03/2021minha estante
Decepção é o seu nome. ?

Fred 13/03/2021minha estante
Me deixa! Não quero falar sobre isso ???

Sérgio 17/12/2020

Bacana, só que nem tanto
A proposta do livro é interessante, mas creio que o seu desenvolvimento não tenha se dado na forma como o leitor espera quando a trama se desenvolve em suas páginas iniciais. Bom, a obra é dividida em três histórias intrigantes e misterioras que estão, de forma sucessiva, interligadas. Ao contrário do que pude sentir no célebre "O Médico e o Monstro", aqui não pude captar algo mais profundo na narrativa. Trata-se de um livro de suspense, com uma investigação, várias momentos de clímax, e uma resolução (com uma liçãozinha de moral). Confesso que não houve um desenvolvimento tão interessante dos personagens e nem da trama, como se o autor chegasse a certo ponto e apenas decidisse "ok, vamos encerrar isso e passar para a próxima cena". É uma leitura gostosa, porque flui com facilidade, não há lentidão na sucessão de fatos, mas a rapidez dos eventos é demasiada para se considerar boa. Acredito que pela envergadura do autor, poder-se-ia esperar algo bem mais trabalhado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6