O Clube dos Suicidas

Resenhas - O Clube dos Suicidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

BanjoCore 16/09/2020

Um bom começo.
Apesar de não ter achado fantástico, é uma boa história. A história caminhava pra um lado, e mudou a direção. Eu esperava bem mais.

BurnBeranger 23/04/2020

Recomendado
Adorei esta leitura, contos conectados, personagens cativantes e uma trama muito interessante.

Drica Dicastro 28/03/2020

2.5/5
Apesar de ser curto, achei a leitura monótona e muitas vezes confusa. Melhor parte do livro é a dualidade sobre a "vingança" que ele aborda de maneira magnífica no final.

jonathanrausch 04/02/2020

Três capítulos pequenos de uma novela grandiosa
Sabe aquela leitura que lhe prende do começo ao fim? É isso que te espera nesta obra. O autor utiliza da mesma técnica nos três capítulos, prender a atenção do leitor com personagens novos que terão relação com os anteriores, mas não é uma técnica utilizada para roubar a atenção pela história não ser boa, mas para mostrar que ela é mais complexa do que pode parecer no início, ao ler o título da obra.

LER ETERNO PRAZER 27/05/2019

Em O clube dos suicías vaconhecer o Príncipe Florizel e seu fiel amigo, o Coronel Geraldine. O enredo todo se passa na Inglaterra e nessa epoca o que as pessoas tinham para se divertir era quase inexistente. Mas o Príncipe e o Coronel tomaram o gosto por uma prática um tanto estranha: Eles se disfarçavam e saíam pela noite com uma outra identidade.Em uma de suas aventuras noturnas, os dois estão em um pub quando um rapaz entra, com dois seguranças, entregando tortinhas gratuitamente. Quase ninguém aceita suas tortas, mas os amigos disfarçados acham a situação um tanto peculiar e aceitam as tortinhas, ao mesmo tempo em que fazem perguntas ao homem.Ele lhes conta que está acabado, que já havia ganho muito dinheiro, decidiu-se casar, mas levou um fora da namorada. Logo, passou a gastar todo o seu dinheiro lhe restando apenas 40 libras.Os dois ficam intrigados com a narrativa do quando o mesmo responde que faz aquilo porque seu fim é breve. E que essas 40 libras são o passaporte para que ele acabe com sua própria vida! Pensando que isso é apenas uma metáfora, o Príncipe, o mais impulsivo dos dois, diz que está passando pela mesma situação e pede para que o ?rapaz das tortinhas? o leve ao tal local onde ele irá concluir o que falara. Os três então partem para um local secreto onde, após serem entrevistados pelo dono do estabelecimento, são convidados a participar do Clube dos Suicidas. O clube funciona da seguinte forma:Toda noite, vários homens chegam, fumam seus charutos e bebem algo bem pesado, e então, em certa altura da noite, o dono chama todos à mesa, embaralha cartas e começa a distribuí-las. Quando sair o Ás de Espadas, significa que a pessoa que recebeu a carta irá MATAR. E quem receber o Ás de Paus a pessoa irá, obviamente, irá MORRER. Não posso entrar mais em detalhes.
O livro é bem curto, mas a história é fascinante. Dividida em três partes e cheia de reviravoltas, o Clube dos Suicidas junta ação e suspense em uma novela que podemos até afirmar pode ser uma das percusoras do gênero "thriler policial".

Angel221 10/05/2019

Achei chatinho
Não vou mentir,a capa me cativou tive uma ideia diferende sobre o tema da história,não gostei muito... A leitura não fluiu para mim.

Valério 14/01/2019

Macabro
Uma história sinistra, que desboca em uma aventura.
Suspense percorre a história toda.
Senti um certo lugar comum na figura do príncipe, personagem que se fantasia de pessoa comum para viver situações que, de outra forma, não poderia. E se mostra magnânimo e sábio.
Ficou carregado demais, estilo sultões da antiguidade. Algo infantil. No resto, uma obra interessantes, sobre um grupo de pessoas que se forma para que possam cometer suicídio de forma a não causar transtorno a seus parentes e amigos, onde cada um dos membros acaba responsável pela morte de outro. Ideia interessante, bem desenvolvida. Tirando o exagero na caracterização do príncipe, bom livro.

Emmy 23/12/2018

"Preste atenção no ás de espadas, que é o signo da morte, e no ás de paus, que designa o agente desta noite" #AsteróideLiterárioResenha ⠀⠀⠀
O clube dos suicidas, escrito por Robert Louis Stevenson é considerado por muitos o precursor do gênero de romance policial, foi influencia também para a obra de Sir Arthur Conan Doyle, a mente por trás de Sherlock Holmes
Nesta estória dividida em três contos, acompanhamos as aventuras que tem como plano de fundo o clube dos suicidas
Um clube que se autointitula como a "porta privativa da morte", onde homens cansados da vida e que não são capazes de cometer suicídio procuram por serem "libertos dos sofrimentos da vida"
Não tenho palavras para descrever o quão GENIAL é este livro neste aspecto, porém nem tudo são flores
Os personagens apresentados não são nem um pouco carismáticos ou bem desenvolvidos, e durante o livro todo a sensação que tive foi que todos são personagens secundários à espera do principal
O clube dos suicidas é um clássico do romance policial, e se você tem desejo em conhecer as raízes do gênero é um ótimo livro
Para mim ao terminar o livro a sensação é que a estória tinha um potencial GIGANTESCO e não foi aprofundada como poderia

site: https://www.instagram.com/p/BgSQ33UDpCL/

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Dispostos A Quase Tudo
O Clube dos Suicidas" é uma história detetivesca escrita pelo escocês Robert Louis Stevenson que remete aos primórdios do gênero.

Publicada em 1878, reúne três narrativas protagonizadas pelo príncipe Florizel da Boêmia, homem de temperamento excêntrico e aventureiro, que não despreza investigar um bom mistério.

Para tal, ele não está sózinho, conta com o amigo e confidente, coronel Geraldine, chefe da Cavalaria de seu reino. Ao contrário de Watson e Hastings, trata-se de um companheiro corajoso e astuto, capaz de salvar o príncipe e a si mesmo de boas enrascadas.

Quanto ao clube mencionado, ele reúne pessoas que não tem coragem de tirar a própria vida, mas que não hesitariam em matar o próximo para ter seu desejo realizado. Para tanto, a cada reunião é sorteado quem vai a vítima e o assassino, resolvendo o problema e ainda de brinde, livrando a família ainda da desonra.

Enfim, em apenas cem páginas, o leitor terá oportunidade de conhecer um dos melhores textos de Stevenson. Aproveite.

Sam Regis 02/09/2017

Para Passar o Tempo
Um livrinho curto, que da pra ler em um dia, cheio de aventuras e reviravoltas. Confesso que no começo, achei o livro bem doidinho, um pouco confuso pela quantidade de personagens que, as vezes, eu quase não lembrava quem era quem. Instigante, sim, rápido de ser lido, com certeza. Mas não me prendeu na história, tipo, de VERDADE. E além da confusão do nome dos personagens, o final, apesar de bom, não foi excepcional. Não por ser em aberto, mas sim, por não ter razão de certos personagens estarem em certos lugares e fazendo certas coisas, que me deixaram pensando: mas porque Doriiitos, eles se deram ao trabalho de fazer tudo isso? O.o

Mas, se você ignorar esses por menores, encontrará nessa obra, uma leitura divertida para um bom final de semana, ou entre as pausas daquele dia corrido em que tempo, é coisa rara e preciosa.

site: https://www.instagram.com/p/BYitq3tAFA7/?taken-by=torreliterariia

Tháh 19/07/2017

Um livro, ou um conto, interessante, cuja leitura flui rapidamente.
Me interessei pelo título, e o li sem saber o que esperar, apesar de conhecer o autor.

Ótimo para ler em transporte, viagens ou numa noite de insônia.
Intrigante, tu quer ler logo para chegar ao fim pra ver no que vai dar.

O fim, para mim, não foi dos melhores ou surpreendente, apesar da interessante reflexão final feita por uma das personagens centrais, de cunho moral.

Achei, sim, uma boa história, um bom livro.
O lerei novamente, com certeza.

Thalita R. 09/05/2017

Tão monótono...
Queria dizer que fiquei impressionada e que a leitura foi ótima, porém seria uma mentira. Não sei se foi o ato de ir com muita sede ao pote, já que o autor Robert Louis Stevenson tem uma bagagem de produções literárias consideráveis (A ilha do tesouro, O médico e o Monstro), mas a leitura se desenrolou tão lentamente que fiquei até surpresa.

No livro temos 3 capítulos que narram situações separadas porém interligadas, sendo a primeira O clube dos suicidas. A premissa foi ótima, mas a narrativa e os personagens confusos me desapontaram um pouco.

Não poderia dizer se fui eu que não consegui extrair o melhor do livro, ou se o que li é tudo que ele tem a oferecer. Geralmente em leituras medianas eu dou 3 estrelas, mas neste caso o desapontamento teve seu peso.
Gabiis. 31/01/2019minha estante
Concordo totalmente!

Trisha 17/04/2017

Um livro da coleção Novelas Imortais, apresentado e organizado por ninguém menos que Fernando Sabino, a história em si no inicio é fascinante e me prendeu muito, assim que comecei a ler tive minhas duvidas....

Leia mais no link a baixo.

site: https://reticenciasevirgulas.wordpress.com/2016/01/21/o-clube-dos-suicidas-robert-stevenson/

albert4 12/02/2017

Gostei da ideia central, mas o desenvolvimento não me agradou. Segundo livro do Stenvenson que leio (o outro foi o clássico "O médico e o monstro") e acho que não o lerei mais. Não simpatizei com o autor. Achei mediano.
Natalie Lagedo 12/02/2017minha estante
Não li este, mas também achei O Médico e o Monstro mediano.

Vitão 31/08/2016

Apenas um bom passatempo.
O livro não é exatamente o que eu esperava, não há uma maior profundidade sobre as questões do suicídio, a não ser algumas citações realmente interessantes, mas a partir da segunda parte, o enredo se desenvolve para um enredo mais policial e investigativo, com personagens um tanto rasos, motivados principalmente por virtudes como honra e lealdade, o que é até compreensível tendo em vista a época em que o livro foi escrito. A narrativa é bem direta e fluí rápido, um bom livro, uma história meio maluca e envolvente, mas que deve ser lido sem grandes expectativas no que diz respeito a reflexões sobre o suicídio ou suas motivações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6