Coração de Pai

Coração de Pai José Ruy Gandra

Resenhas - Coração de Pai

Arisson 28/04/2016

Além do universo paterno...
Comprei o livro porque vou ser pai e achei o tema pertinente, mas assumo que fui surpreendido. Primeiro, por conta da mistura de sentimentos relatada pelo autor nas crônicas, possivelmente resultado da proximidade que usa em suas colunas de revista. Segundo, pela amplitude do universo paterno, que aborda o amor pelo pai, pela família e até mesmo religião (de uma forma ecumênica). A escolha dos temas e histórias relatadas também fogem da obviedade. Gostei do livro e indico não só para os pais, mas também para os filhos e filhas, para os netos e até para o gato preto da esquina.

site: http://evolucaodecrescente.blogspot.com.br/

CooltureNews 09/06/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Começo essa resenha dizendo que não esperava tanto deste livro, tenho diversos motivos para tal, entretanto o maior de todos é por não se enquadrar entre os gêneros literários que mais gosto. No momento tenho o prazer de informar que esse gênero acabou de adentrar neste seleto grupo.

Não sou pai, ainda, mas sou filho. Todas passagens narradas pelo autor trouxeram um misto de sentimentos que a muito não tinha o prazer de desfrutar, impossível não se emocionar ao escutar Jose Ruy comentar sobre seu pai e sua partida precoce, ou sobre como fala de seus filhos, o orgulho que sente dos mesmos é palpável.

A obra é uma reunião de 45 histórias da vida do jornalista Jose Ruy Gandra, até então, um desconhecido para mim. Nessas histórias são retratados momentos específicos da vida do autor e seu relacionamento como pai, filho e avó. O amadurecimento que a paternidade oferece, mesmo que tardio, como foi o caso, suas batalhas para educar os filhos da melhor maneira possível, seus erros e acertos e os resultados.

É confortante esse sentimento de, ainda que póstuma e tardiamente, ter feito as pazes com a figura de meu pai. Essa compreensão mais madura de seu papel em minha vida fez de mim um pai bem melhor. Pág. 171

O livro é de uma leitura tão fácil e prazerosa que o devorei em poucas horas. Horas essas intercaladas com momentos de risos e emoção a flor da pele, minha vontade, graças a Deus realizada, ao término do livro foi simplesmente abraçar meu pai e dizer o quanto o amo e sou grato por tè-lo ao meu lado em todos os momentos.

Avô é um cavalo bravo que o filho amansa pro neto poder montar. Pag 175