Na Ponta dos Dedos

Na Ponta dos Dedos Sarah Waters

Resenhas - Na Ponta dos Dedos

Ana Tambara 13/04/2020

Sem defeitos.
O filme A Criada é um dos meus preferidos da vida, logo tive interesse em ler o livro também. Esse livro é perfeito e assim como o filme cheio de reviravoltas e mistérios. Apesar dos dois serem diferentes na maneira em que apresentam a trama, o livro, mesmo com seu tamanho não decepciona. Depois que começa a ler não tem como largar. Recomendo a todos, até quem não gosta tanto de romance histórico que nem eu.
Damadanoite 22/04/2023minha estante
Você tema que assistir a adaptação da BBC que foi feita em 2006 em seis mais ou menos. É bem fiel a obra e se tornou a minha série favorita. Foi por causa dele que eu comprei o livro.

Katya5 14/11/2023minha estante
Isso, veja minisérie da BBC. Eu fiquei dividida: A criada tem uma alteração na trama bem interessante, mas não tem como o final da BBC (mais fiel ao livro), que eu amei.

Sens0 23/02/2022

livro complexo e pesado
Terminei esse livro 2 horas atrás e ainda não sabia o que dizer sobre, mas posso começar dizendo que esse é um livro ADULTO, não digo isso pelas cenas +18, mas por que é um livro pesado, com temas fortes, onde não existe ?herói e vilão?, é todo mundo tentando salvar a si mesmo numa história dramática e dolorida.

Acho que dá pra considerar um romance lésbico de época, assim como um thriller, dividido em três partes e todas muito diferentes, a parte 1 me agradou muito, foi a mais fluida e minha preferida, além do final dela me deixar de queixo caído. A parte 2 foi mais pesada mas igualmente boa, não conseguia largar ela e me chocou em vários momentos. E a parte 3 foi a mais forte, nojenta, perplexa, um misto de emoções, mas que incrivelmente gostei do final e não esperava ele.

Maud e Sue são personagens complexas, vítimas das situação que cresceram e foram obrigadas a viver. A perversidade de todos os personagens é chocante, e aborda diversos temas sensíveis, incluindo, claro, o machismo descarado, que interna mulheres em hospícios, inclusive pela ?loucura? de ler demais.

No geral a leitura é densa, mas que eu gostei da história como um tempo, e até releria em outro momento, agora vou assistir o filme ?

Joycefromapacs 28/08/2020

SIMPLESMENTE O MELHOR LIVRO
embora eu já eu já tivesse conhecimento da historia me surpreendeu bastante se tornou um dos meus livros favoritos da vida

Mari Pereira 05/09/2022

O livro é muito envolvente e bem escrito. Tanto que nem vemos passar as suas várias páginas.
É uma ótima história, com muitas reviravoltas e surpresas.

Apesar de ter inspirado a adaptação para cinema de Park Chan-wook, considero que são duas obras bastante diferentes.
Em minha opinião, o filme de Chan-wook tem um refinamento que não encontrei no livro.

Ainda assim, é uma excelente experiência.
Recomendo!
@wesleisalgado 05/09/2022minha estante
Comprei o livro só porque eu amei A CRIADA, mas ainda não o li.

Mari Pereira 05/09/2022minha estante
O livro vale muito a pena...
Mas o filme, pra mim, é uma obra-prima!

Aline.Rosa 16/08/2021

Acho que li errado. ?????
Gente, me surpreende tantas resenhas dando 5 estrelas para esse livro. Simplesmente não rolou para mim. Não gostei da escrita da autora, achei várias partes monótonas e repetitivas, personagens duvidosos que, até depois de ter terminado a leitura, eu não sabia de qual lado estavam, a estória meio que se perdeu, foi recuperada e voltou a se perder; o final, para mim, foi cagado. Enfim, feliz por quem conseguiu aproveitar a leitura, mas para mim, não desceu, não.
PS: O que foi aquele casaco de pelos de cachorro?!!! ?
Nagisa 18/09/2022minha estante
ENTÃO! A MERDA DO CASACO! Esse livro me tirou do sério e ainda não entendi nada, super confuso

Thaionará 27/08/2023

No meu top 3 de livros favoritos da vida!
Me interessei por esse livro por conta de uma citação em um outro livro e PQP! QUE LIVRO FANTÁSTICO!

Cada reviravolta vinha como um tapa na cara, quando eu achava que estava adivinhando o plot do nada, "PAH" uma coisa totalmente inesperada.

Sem dúvidas um dos melhores livros que eu já li, me deixou super apreensiva e chocada, foi magnífico cada segundo.

Amei os personagens e a ambientação de tudo, sendo as descrições extremamente fiéis a época, nos levando até a sentir o cheiro de tudo.

Graças a Deus teve um bom final, não aguentava mais só desgraça.
Mari 20/10/2023minha estante
Obrigada por sinalizar com um "bom final", cheguei a 1/4 do livro já à base de angústia

Continua, é muito bom!

Não consigo largar!

VAI FICAR PIOR, É MUITO BOOOM

Mari 20/10/2023minha estante
Hahahahaha não faz isso que tô quase me escondendo no trabalho pra seguir na leitura

EU FIZ EXATAMENTE ISSO LENDO ESSE LIVRO HAHAHAHA

Mari 20/10/2023minha estante
Kkkkk vai ser o jeito, pq só penso nessa bagaça

Ariadne 10/08/2020

Esse livro é o exemplo perfeito de que uma boa história independe da sexualidade dos personagens. Embora seja um livro meio grande, não conseguia parar de ler. A tensão entre as personagens era tão incrível, que eu me via querendo saber mais e mais sobre o desfecho da obra. Já conhecia a história, tanto pela minissérie da BBC quanto pelo famigerado filme coreano. Esse conhecimento, porém, não impediu de virar a noite lendo. Foram anos esperando a reedição desse livro. E a espera valeu muito a pena. O único ponto que vejo como negativo é a resolução. Em contraste com o restante, ela me pareceu bem apressada. Mas esse é um mero detalhe que não tira todo o brilho da obra.

Clara.Serdeira 13/08/2023

1864
Acabei de ler agorinha e estou meio sem reação.

Achei as reviravoltas bem pensadas, mas escritas de uma forma um tanto apática. Gostei do final, e da história como um todo, mas talvez eu não seja o público alvo, no fim das contas. As ruas de Londres em 1864 não me trazem tanto apelo.

O início é bem rapidinho de ler, mas a partir da metade dá uma desacelerada (porque tudo começa a dar errado e sem nenhuma pretensão de melhorar e me deu muita angústia). A última parte é mais intensa, mas como disse, o grande acontecimento final é meio apático.

MAS TEM FINAL FELIZ! Uma boa leitura.

Bellesbooks 10/02/2022

Despertou o meu interesse por conta do filme
Não sei muito bem o que dizer desse livro, acho que é uma das pouquíssimas obras literárias cujo prefiro o filme. Plots dele são bons apesar de ter um pouco de exagero a 1 parte é boa mas depois disso parece que tudo se tornou uma competição de para ver quem consegue ser mais kuzão, final para mim foi meio paia como dizem aqui na Bahia isso não passa de uma grande "laranjada". (Parte do casaco deplorável).

Simone de Cássia 04/05/2021

Livro fantástico! Uma história muito bem pensada e escrita, com personagens extremamente cativantes, daqueles que nos fazem rir e sofrer com eles. A autora foi incrivelmente criativa e deu várias reviravoltas na trama... daquelas reviravoltas que você fica: "eu pensei que já sabia tudo e não sabia era naaaaada!!!" Por pelo menos 3 vezes tudo mudou e fiquei com queixo caído... rs rs Cenários bem construídos, nada de pontas soltas e final condizente. Enfim, um excelente livro, candidato a deixar ressaca literária. Amei!
Helder 04/05/2021minha estante
Ai sim. Já faz tempo que quero ler este livro. Assim a vontade só aumenta. Veja o filme agora. Ele é muito bom tb.

Bete 04/05/2021minha estante
Ai Simone,agora preciso começar a ler!Ja faz tempo que estou enrolando.rsrsrs

Simone de Cássia 04/05/2021minha estante
O livro é muito bom, Helder, acho que vc vai gostar. E obrigada pela dica do filme. Vou ver sim.

Simone de Cássia 04/05/2021minha estante
Bete, eu adorei!!!!

Bete 04/05/2021minha estante
Vou tentar ler,pois tenho tambem um outro dela(Afinidade).

etoiletitia 12/02/2022

Eu vi o inferno nesse livro
Quando digo que vi o inferno nesse livro, não é algo ruim. Eu amo livros caóticos, com pessoas com índole duvidosa, sem ética e onde tudo dá errado. O inferno desse livro é a agonia e o pesadelo de ter que acompanhar as cenas pesadas. Os gatilhos incluem: tortura psicológica, tortura física, pedofilia, machismo extremo, cárcere privado, menção de doença psiquiátrica, etc.
Na primeira parte temos o POV de Sue, e eu achei a parte mais suave do livro. Ela tem uma vida relativamente boa e calma, é protegida pelos "pais", tem amigos e um cachorro. As pessoas da sua casa são como uma família pra ela. Além de que, quando ela vai até Maud, suas falas são lindas se referindo à patroa. Foi a parte do livro em que eu mais fiz anotações. Susan tem um jeito apaixonado de falar sobre a lady mesmo quando ela, entre aspas, ainda não tinha sentimentos por ela.
A segunda parte é o POV de Maud onde vemos que, em contraste com Sue, sua vida nunca foi fácil. Ela nasceu em um lugar não muito bom e foi tirada de lá pelo seu tio tirano que a transformou em sua secretária. A menina que guarda rancor em seu coração mostra pro leitor que tudo depende do ponto de vista. A Sue não era um narrador confiável, pois, ela não sabia de tudo. E com o POV da Maud sabemos da história de uma maneira muito mais geral.
E com o POV da Maud também vêm as partes mais pesadas do livro. Mas é na terceira parte que a gente vê o inferno. Nunca passei tanta ansiedade em um livro. Na última parte temos os extremos, o leitor pode ficar rígido lendo os relatos das duas moças. Porque, se antes elas não tinham uma vida fácil, depois de Briar, a vida delas nunca mais foi a mesma. Tudo vai ladeira abaixo, e é isso que torna o livro emocionante e nada superficial de um livro de romance comum. Mesmo que o romance entre elas por vezes sejam esquecidos com o fim da narração de Susan. Ainda sim, continua não deixando a desejar no casal.
Após ler a terceira parte eu tive certeza que iria dar cinco estrelas para esse livro. Mesmo que no primeiro capítulo eu tenha viciado na escrita e na história moralmente incorreta.

Isabela 17/10/2012

Excelente!
Eu não costumo ser boa em resenhar, mas como ainda ninguém se propôs a contar sobre a sua experiência com o livro, eu vou escrever para tentar encorajar as pessoas que estejam em dúvida se leem ou não o livro. E eu já começo dizendo: leia!

Por que? Porque a história é muito bem construída. Cada personagem seduz à sua maneira, com diálogos e descrições que fazem a sua identidade, e a maioria dos personagens tem uma personalidade forte. As referências às ruas e o modo de viver na Inglaterra vitoriana são muito bem detalhados, vê-se que a escritora fez uma boa pesquisa.

O suspense e o romance são dois elementos muito únicos, e um alimenta o outro. Eu nunca vi trama parecida antes.
A relação entre Susan e Maud é só uma entre as relações intrigantes no livro, mas é a mais marcante, é claro, já que é o foco da história.
As passagens eróticas são poucas, mas explícitas e ao mesmo tempo sutis. Na medida certa.

Ale Lima 08/05/2022

Feed do Skoob rendeu
Um romance de época muito completo é o que temos aqui. Adorei essa indicação rolando o feed do Skoob, fora que está repleto de Plot twist , causando diversas reviravoltas do que eu sentia pelos personagens. Favoritei.

Larissa 12/12/2020

Maravilhoso e surpreendente, esse livro me prendeu tanto q madruguei noites seguidas sem conseguir parar de ler, e quando finalmente conseguia largar o livro e deitar pra dormir não conseguia parar de pensar na história, 5 estrelas e favoritado com gosto

Marisa.Monteiro 25/06/2021

Livro muito bom, a trama é um pouco diferente do enredo da adaptação para o cinema e pode até ser mais bem estruturado e coeso. Com certeza vale a pena a leitura!