Metallica

Metallica Mick Wall

Resenhas - Metallica

Gustavo 15/04/2013

METALLICA - UMA BIOGRAFIA DE TODA UMA ÉPOCA
Um livro que relata não só a caminhada da maior banda de heavy metal atual mas tambem todo o cenario do metal nos anos 80 e 90. Mick Wall demonstra com detalhes minimos a chegada da New Wave of British Metal ao EUA, o movimento Trash com todas as bandas que iniciaram esse estilo, e, é claro, a formação confusa e energetica do Metallica. Passando pelo amadorismo inicial, a tragedia com Cliff Burton que não foi superada nos dias de Jason Newsted, as mudanças para que o Album Preto estourasse nas paradas americanas e mundiais. O autor define cada membro da banda com todas as particularidades e qualidades de cada um.
Nota-se tambem, apos a metade do livro, um certo pessimismo do autor com relação ao sucesso e qualidade dos ultimos albuns, quase como um rancor com a propria banda. Isso fica evidente ao relatar o processo contra a Napster e os ultimos albuns Load e Reload. O livro termina com James Hetfield reabilitado do alcool, a entrada revigorante de Robert Trujilo e o sucesso de Death Magnetic.
Um livro detalhado que prima pela profundidade e crises da banda. VALE MUITO A PENA!!!

Nanda 04/06/2013

Metallica, <3
Livro intenso do começo ao fim, desde os primeiros shows com Mustaine (quack !) , aos cds de grande sucesso com o majestoso Cliff, passando pelo excluído e mal interpretado Jason e chegando ao fodão Trujillo... mostra o porquê a banda conseguiu superar seus altos e baixos , fazendo coisas muitas vezes extremas ...

Do foderoso Master ao comercial Black Album e ao 'desastre' do st anger, a banda mostrou o quanto ela pode se metamorfosear para atingir o desejado.

Isso fez com que a banda tivesse o sucesso que tem até os dias hoje.

E saber que tudo começou com um playboyzinho dinamarquês que queria montar uma banda de som pesado e que acabou conhecendo um garoto espinhento que tinha medo da própria sombra !

Definitivamente o Metallica é uma banda de Lars e James.

Pra ajudar, citar Tolkien para compreender o significado do nome de Death Magnetic, o autor do livro foi foda.

vale cada página lida.

Altamente Ácido 04/07/2013

Metallica – A biografia
É impossível se jogar no mundo rock’n roll sem esbarrar em algum momento com o Metallica. Indicado principalmente para os roqueiros mirins em fase de rebeldia colegial, o som do grupo, que já foi pop o suficiente para tocar da MTV até às rádios, não combina apenas com vinho barato e desenhos de caveira. Combina também com a história de muita gente.

Escrito pelo jornalista inglês Mick Wall (um puta roqueiro de mão cheia), Metallica – A biografia, lançado no ano passado no Brasil pela Globo Livros, é mais do que um mergulho de ponta ao backstage da banda. Recheada de pontos de vista de quem também circula por fora dos camarins, a obra serve como um quadro da famosa tribo dos metaleiros, que nunca esteve tão cafona e escassa como hoje.

Partindo da história daquele que é o verdadeiro criador da banda, o playboy dinamarquês mais falador do mundo, Lars Urich, Mick gasta metade das mais de 470 páginas desta biografia para dissecar aquele que é período mais importante do grupo (pelo menos para os fãs), que vai de sua formação até a morte do lendário baixista Cliff Burton num estranhíssimo acidente de ônibus.

A concepção dos álbuns Kill’Em All, Ride the Lighting e Masters of Puppets, as brigas entre os integrantes e seu ex-guitarrista, Dave Mustaine, que futuramente viria a fundar o Megadeath, a criação do termo Trash Metal e todo cenário do rock pesado do começo da década de oitenta ganham destaque graças ao lado fanboy do autor, que deixa bem claro as suas preferências.

E não tem nada de errado nisso! Pelo contrário.

Confira o restante da resenha em nosso site

site: http://www.altamenteacido.com.br/livros_hq/metallica-a-biografia

Jhaeck 14/04/2017

Muito Empolgante
A história é demasiada incrível ,no sentido de como a trajetória da banda ultrapassa as barreiras do tempo e em como contribuiu significativamente para a história do Rock/Heavy Metal!

luis 04/12/2013

Não recomendo. Metade do livro é gasta nos primeiros três anos da banda, apresenta um Jason Newsted que não condiz com o real, fazendo dele o monstro que afundou a banda na década de 90, e descreve o St. Anger e o documentário Some Kind of Monster uma das melhores coisas já feitas pela banda.

Pensava em ler a bio do W. Axl Rose, mas quando vi que foi escrita pelo Mick Wall, desisti da ideia, porque já dá imaginar o tipo de coisa que ele deve falar no livro.

Thiago 06/02/2014

Obra Prima de Biografia
Excelente biografia cobrindo sem bajulações uma das maiores bandas de rock do mundo. O autor não alivia as babaquices e incoerências dos membros da banda, faz um um trabalho sério e jornalistico, salvo uma ou outra opinião dele sobre algumas músicas, ele é impecável no trabalho de contar a historia.

Altamente recomendada.

Débora 18/02/2014

Metallica - Enter Night: A Biografia
Mick Wall é jornalista e já escreveu vários livros sobre bandas de rock. Começou sua carreira escrevendo para a Sounds em 1977 sobre punk e a NWOBHM. Em 1983 tornou-se um dos principais jornalistas da Kerrang!, revista especializada no gênero. Conheceu a banda por algum tempo e reuniu incontáveis entrevistas e reportagens (tanto que são 5 páginas de referências no final do livro) e descreveu o caminho percorrido entre a banda dos garotos desajustados de Los Angeles até uma das maiores da atualidade no cenário Rock e Heavy Metal. Focando mais na música em si, o livro ganha pontos por não se restringir ao Metallica e sim por abrangir toda a cena do surgimento do Thrash Metal em meados de 1980.
CONTINUE LENDO NO LINK

site: http://backstagequeens.blogspot.com.br/2014/02/e-sempre-bom-ler-sobre-o-que-gente-gosta.html

Victor 20/02/2014

Muito bom, mas poderia ser melhor
Metallica é uma banda incrivelmente grande, um dos gigantes da música,e também a banda precursora de um gênero (Thrash Metal), e por isso sua história, principalmente os seus primeiros anos, já foi contada inúmeras vezes em documentários, especiais televisivos e afins.

Mas apesar disso, nenhum deles traz tantos detalhes e esclarecimentos como este livro, Mick Wall consegue trazer todo o clima vivido pelas bandas que estavam apenas começando a cena Thrash Metal naquela época, sonhando em ser como seus heróis, e passa toda a dificuldade e luta da banda, tendo de superar a morte de seu baixista (Cliff Burton), e o quanto o seu substituto (Jason Newsted) sofreu na mão dos integrantes. Wall consegue deixar claro que nada nem ninguém iria conseguir fazer a banda sair de seu caminho ao sucesso.

Minha única ressalva é que enquanto o livro retrata muito bem os primeiros 10 anos de banda, o resto da história da banda é resumida de uma forma absurda, como se não fosse importante. Ainda existe muita história a ser contada, da saída de Jason Newsted e dificuldades enfrentadas nos anos 90, fase essa importantíssima para o que a banda é hoje, e que o autor prefere ignorar.

No fim, é um ótimo livro, para conhecer melhor como a banda surgiu, como atingiu o estrelato, e também conhecer um pouco como funcionava o mercado do rock nos anos 80 e a astúcia que era (é) necessária além do talento para fazer carreira.

Valério 23/05/2014

Apenas curiosidades
O livro não é bem escrito.
Conta a história pessoal de cada um dos integrantes e muitas vezes se perde um pouco falando de algumas situações que não me parecem tão relevantes.
Podemos ter uma visão de como é o relacionamento e o dia a dia da banda.
Deu pra mudar bem a visão que eu tinha de cada um dos integrantes, que são bem expostos.
Ponto negativo para a crítica pesada que faz dos álbuns após o black album. Podem não ser tão bons quanto os demais. Mas também não são tão ruins como querem demonstrar no livro. Vale a leitura pelas curiosidades sobre a banda. Mas, se não for fã do Metallica, não leia.

Jahminho 07/08/2014

Achei bom
Foi um livro que li bem devagar, sem pressa nenhuma para termina-lo.
É uma boa leitura, principalmente quando você escuta os álbuns da banda para acompanhar.

Gabi 10/01/2015

Alguns pontos irrelevantes
A biografia da maior banda de thrash metal da história (ainda que esta se negue a se rotular de tal forma) atinge seu propósito de maneira eficiente: contar a história da banda até o momento de sua publicação.
Entretanto, a leitura por muitas vezes se torna maçante, cansativa, por conta de trechos que, por mim, são considerados desnecessários, dando a impressão de que estavam ali somente para "encher linguiça". Além disso, os comentários do autor sobre a vida e obra da banda são um pouco extremistas e chatos. Entendo que o autor, enquanto me pareceu bem próximo à banda ao longo de sua carreira, tem o direito de expressar sua opinião a respeito do que bem entender, mas chega a ser chato. Eu não pedi para ler comentários de um jornalista sobre a banda. Eu quero saber sobre sua vida e obra, e quem sabe tirar minhas próprias conclusões. Talvez seja esse o maior erro do Mick Wall: não mostrar os dois lados da moeda e, assim, constranger o leitor com visões possivelmente distorcidas e impostas, sem direito a debate.

André 07/05/2016

Excelente
Conta desde o começo, o surgimento de tudo com o Lars, as loucuras, os primeiros shows, os baixistas que passaram, Mustaine, fotos, detalhes do histórico do metal, punk, grunge e outros estilos, etc.
Pouca coisa para reclamar, exceto o final que não tem nada demais.
Aparentemente, uma nova edição é lançada de tempos em tempos, então parece que o livro está incompleto, o que não evita de comprá-lo e achar uma excelente biografia.