Metallica

Metallica Mick Wall

Resenhas - Metallica

Filipe Souza 11/06/2012

Metallica - A Biografia
Vou copiar aqui a resenha que escrevi para o Metal Zone e os links de dois artigos que escrevi baseado no livro.

Ser fã de rock e metal em geral é muito mais do que apenas ouvir música. É ser parte de um universo inimaginável para um cidadão comum. Quando digo cidadão comum, não é “diminuir” quem não ouve esse estilo musical ou enaltecer os que escutam. É apenas qualificar de uma forma singular os fãs do estilo. Gostar de rock e metal geralmente significa uma busca quase infinita para ouvir bandas novas, garimpar CDs e LPs clássicos, para aprender a tocar um instrumento, conhecer detalhadamente a história de cada grupo do qual se é fã.

E esse lançamento literário da Editora Globo surge como uma enciclopédia do heavy metal, thrash metal e da New Wave of Britsh Heavy Metal (NWOBHM), a nova onda do metal britânico, que tomou de assalto o mundo no início da década de oitenta e destronou o punk, dando visibilidade para novas bandas que surgiam em resposta ao “estilão” básico de três acordes: Iron Maiden, Def Leppard, Venom e Saxon, foram alguns de seus representantes.

O livro Metallica – A Biografia, não é apenas uma simples obra literária que contará a história da maior potência do heavy metal mundial. Vai muito além. É um trabalho tão rico em histórias, relatos e informações sobre heavy metal, que o Metal Zone decidiu destrinchar essa obra em uma série de artigos.

Trinta anos após a sua criação, o Metallica é hoje uma instituição dentro da música pesada. Seus discos ainda vendem sem nenhum esforço publicitário. Os shows da banda são sempre em arenas enormes e produções dignas da popularidade do grupo.

E para contar esses trinta anos de evolução meteórica, o conceituado jornalista britânico Mick Wall encarou a empreitada de relatar em mais de 400 páginas toda essa jornada musical. São entrevistas, memórias do próprio jornalista e informações de diversas fontes, como ex-integrantes, empresários, gravadoras, membros de outras bandas, jornalistas, etc...

O livro começa contando de forma dramática a maior perda para o grupo, a morte do baixista Cliff Burton. Depois o jornalista relata a história de Lars Ulrich, desde sua adolescência (rica e bem estruturada), a mudança para os EUA e seu amor pela NWOBHM, que também o levou para uma viagem pela Europa e uma estadia em Londres para conhecer seus ídolos. E para lutar com unhas e dentes pelo nascimento do Metallica. O jornalista vai a fundo em sua personalidade e seu caráter determinado.

É por esse caminho, que o autor detalha a criação e popularização da NWOBHM. O jornalista cita diversas bandas do gênero, e seus principais lançamentos. O autor também resume como se deu a criação do Iron Maiden, ícone maior da NWOBHM.

Mick esmiúça que o encontro entre James Hetfield (vocal/guitarra) e Lars Ulrich (bateria) foi muito mais complexo do que as biografias encontradas na internet traduzem. E foi mais complicado do que simplesmente atender um anúncio de jornal. Mick Wall conta como era o cenário musical de Los Angeles e a dificuldade para encontrar músicos que gostassem dessa tal NWOBHM.

Nas 100 primeiras páginas o autor relata como se deu o encontro da primeira formação do grupo: James Hetfield (vocal/guitarra), Lars Ulrich (bateria), Ron McGovney (baixo) e Dave Mustaine (guitarra). A personalidade de cada músico, o ambiente familiar em que se encontravam e toda a dificuldade que Lars teve para fazer um bando de jovens antissociais em se tornarem uma banda.
Logo nos primeiros capítulos o leitor entenderá melhor a personalidade de Lars e a liderança que ele e James exercem indiscutivelmente na banda.

Os leitores entenderão também que o sucesso meteórico do grupo não se deu da noite para o dia, sem lutar ou passar muita fome. Mick Wall fornece tanta informação sobre a banda, as dificuldades vindas de todos os lados, seja ela financeira, de convivência, que é impossível não se emocionar e vibrar com cada ponto marcado por Lars, James e seus amigos durante a trajetória do grupo.

Fica impossível para quem é fã da banda não tratar de forma pessoal as mancadas de Dave Mustaine e até torcer para ele ser mandado embora da banda logo. Sem deixar de reconhecer todas as qualidade e contribuições mais do que significativas que o ruivo deixou no Metallica. Dave Mustaine apresentava mais uma ameaça à liderança totalitária exercida por Lars Ulrich e James Hetfield do que um problema por seu alto consumo de drogas e bebidas.

No decorrer da leitura é possível entender todo o modus operandi do grupo para compor, fazer shows, e enfrentar todos os percalços de uma trajetória meteórica.

Apesar de o livro ser traduzido, os tradutores Daniela Pires, Leandro Woyakoski e Marcelo Barbão não deram bola fora em relação aos gêneros musicais, nomes das bandas e mais algumas informações, que soam como um jargão do estilo e que não precisam de tradução. Um trabalho muito bem feito por parte deles.

Se um dia houver um vestibular sobre metal, sem dúvida Metallica – A Biografia estará como leitura obrigatória e fonte essencial de informação.

No próximo artigo abordaremos as bandas que são citadas no livro e suas participações direta e indiretamente na trajetória do Metallica. Aguarde!

Essas informações e muitas outras você encontrará no livro Metallica – A Biografia, escrito pelo jornalista Mick Wall.

A Biografia: Master em versão LP duplo: http://www.metalzone.com.br/site/materias/artigo.php?sec=7&cod_materia=161

A Biografia: Quando o Metallica achou seu Derek Riggs: http://www.metalzone.com.br/site/materias/artigo.php?sec=7&cod_materia=164
Alan Ventura 20/07/2012minha estante
Resenha do caralho!!!!! Parabéns.

Keslley 26/10/2012minha estante
Parabéns pela resenha amigo, ainda não li o livro, e como também sou apreciador das obras do metallica e de musica boa(sem preconceito), suas palavras me animaram ainda mais para adquirir logo este livro. Abraços.

Dani 07/01/2021minha estante
Excelente resenha. O livro é muito rico em detalhes, tô na metade dele, e curtindo demais!!!

Lista de Livros 10/09/2014

Lista de Livros - Metallica: A biografia, de Mick Wall
“Quando comecei a tocar música, decidi devotar minha vida a ela sem me deixar levar por todas as outras baboseiras que a vida tem a oferecer”.
“Você não se esgota por ir rápido demais, mas por ir devagar e se aborrecer”.
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/09/metallica-biografia-mick-wall.html
Guilherme 19/08/2015minha estante
Grande Cliff Burton!

Flavia Sena 23/09/2012

Incrível esse livro, conta muito bem a história da banda, perdia a noção do tempo lendo-o. Recomendadíssimo aos fãs. Pretendo reler em breve (:

Juliana 13/10/2012

Para uma primeira biografia comecei com o pé direito. Incrível como saber a fundo da história de uma banda nos faz escutar as musicas que já adorávamos com "outros ouvidos". Toda essa história me fez gostar e admirar ainda mais o Metallica.
No decorrer da história toda percebemos os problemas decorrentes de infâncias problemáticas, momentos difíceis de serem superados, como a morte de Cliff, e as consequências disso, como a difícil convivência e aceitação de Newsted, que sofreu calado por muitos anos de indiferença.
Fica claro que muitas coisas que passamos são necessárias e que fazem parte de nosso crescimento pessoal. Adorei saber de tudo isso... Agora vou parando por aqui e vou escutar um bom CD do Metallica.

Jocasta | @curtaleitura 09/10/2012

Foda!
Minha leitura (metallica!) chegou ao fim, ñ sei se tô feliz por ter terminado e conhecido bem mais a banda e todos os seus conflitos nunca imaginado por minha pessoa (fã!) ou se tô triste porque tava tão apegada a algo q acabou assim, tipo...em 1 mês!
Mas aí vai, ótima leitura..pra quem é fã então (nem fala! \m/)..o livro ñ é cansativo e o foco é 100% a banda e td seu surgimento + os "the big four of thrash" as 4 bandas thrash q iniciaram na mesma época, todas buscando o sucesso + nenhuma atingida como Metallica (Megadeth, Anthrax e Slayer!). Também fala muito da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) que foi toda a inspiração de Lars & Hetfield ao iniciar a banda + a era Maiden, Aerosmith, Black Sabbath e Motorhead (outras grandes inspirações!) citando tb os anos 90 (surgimento do grunge, Soundgarden, PJ, Nirvana..) onde o heavy metal passou por sua fase "delicada"..
Enfim, sabe aquela coisa d vc achar q conhece mto bem cada integrante da banda (a partir de agora!)? Poiseh.. O livro passa essa intensidade de identificação, raiva, revolta, admiração, dó, orgulho, superação.. em mtos momentos vc pensa "fuck, porque fulano é/foi assim?? Nunca imaginei isso antes"..bandas d rock tem seus conflitos eternos neh, vícios, rehabs, sucesso, altos e baixos...
E Cliff sempre na memória, deixando no ar a dúvida de "como seria o Metallica com ele hj, se estivesse vivo?"..ele é mto exaltado no livro, oq faz parecer um "grande Cliff"!
Vale a pena a leitura! Nota 10!

site: www.curtaleitura.com.br

Danilo 03/03/2013

Viscoso, mas gostoso!
Como já dizia timão e pumba: "viscoso, mas gostoso".
Eu quis exemplificar dessa maneira pois o livro é muito bom, sim!
Porém, preciso ressaltar que de alguma forma algo me incomodava ao longo da historia contada toda.

Assim como no começo, quando o próprio Mick Wall, escritor do livro, se ofende quando o pessoal da banda diz que ele é um fã e não um escritor, ele prova ao longo do livro que não era mesmo um integrante do corpo Metallico e sim, apenas mais um fã!
Durante o livro todo você se depara com um fã fascinado com o black album e com kill 'em all , e que não é receptivo com as novas fases da banda, fazendo críticas negativas até mesmo ao death magnetic, que é um excelente retorno ao auge do Metallica.
Daí vem a viscosidade desse livro, que em muitos momentos chega a dar certo nojo do escritor, que só expõe opinião unilateral, esquecendo de deixar espaço ao leitor para que o mesmo tenha sua própria opinião sobre a banda, inclusive para os novos garotos que estão conhecendo o Metallica agora e que seriam induzidos à mesma opinião do escritor.

A gostosura do livro vem de sua parte historica muito bem detalhada, desde a entrada de Dave Mustaine, passando pela trágica morte de Cliff Burton,o bullying com Jason Newsted até a reabilitação de James Hetfield!
São fatos relatados com muita riqueza, aproximando os integrantes da banda com o público, tornando-os mais humanos aos meus olhos e aos olhos de quem o lê!

A conclusão é que apesar dessa torrente de fanatismo que Mick Wall quer despejar no cérebro do leitor, o livro é bem interessante e obrigatório para quem gosta da banda e quer saber mais sobre a sua história e seus altos e baixos, dou 5 estrelas para o livro pois eu mesmo não conhecia a historia e talvez um outro livro do metallica ( que estou para ler) não tenha o mesmo teor que este tem e dá para passar por cima das críticas pesadas do escritor que ao invés de trazer mais fãs para a banda, pode afastá-los pra sempre!

Ally 24/03/2013

Adorei o livro, adoro biografias de gente que me interessa, mas é impressão minha ou não há nada sobre o fiasco horroroso que foi o Lulu? Pensei ter lido em alguma sinopse que falariam sobre ele, but I guess not! Oh well, bom livro.

Gustavo 15/04/2013

METALLICA - UMA BIOGRAFIA DE TODA UMA ÉPOCA
Um livro que relata não só a caminhada da maior banda de heavy metal atual mas tambem todo o cenario do metal nos anos 80 e 90. Mick Wall demonstra com detalhes minimos a chegada da New Wave of British Metal ao EUA, o movimento Trash com todas as bandas que iniciaram esse estilo, e, é claro, a formação confusa e energetica do Metallica. Passando pelo amadorismo inicial, a tragedia com Cliff Burton que não foi superada nos dias de Jason Newsted, as mudanças para que o Album Preto estourasse nas paradas americanas e mundiais. O autor define cada membro da banda com todas as particularidades e qualidades de cada um.
Nota-se tambem, apos a metade do livro, um certo pessimismo do autor com relação ao sucesso e qualidade dos ultimos albuns, quase como um rancor com a propria banda. Isso fica evidente ao relatar o processo contra a Napster e os ultimos albuns Load e Reload. O livro termina com James Hetfield reabilitado do alcool, a entrada revigorante de Robert Trujilo e o sucesso de Death Magnetic.
Um livro detalhado que prima pela profundidade e crises da banda. VALE MUITO A PENA!!!

Nanda 04/06/2013

Metallica, <3
Livro intenso do começo ao fim, desde os primeiros shows com Mustaine (quack !) , aos cds de grande sucesso com o majestoso Cliff, passando pelo excluído e mal interpretado Jason e chegando ao fodão Trujillo... mostra o porquê a banda conseguiu superar seus altos e baixos , fazendo coisas muitas vezes extremas ...

Do foderoso Master ao comercial Black Album e ao 'desastre' do st anger, a banda mostrou o quanto ela pode se metamorfosear para atingir o desejado.

Isso fez com que a banda tivesse o sucesso que tem até os dias hoje.

E saber que tudo começou com um playboyzinho dinamarquês que queria montar uma banda de som pesado e que acabou conhecendo um garoto espinhento que tinha medo da própria sombra !

Definitivamente o Metallica é uma banda de Lars e James.

Pra ajudar, citar Tolkien para compreender o significado do nome de Death Magnetic, o autor do livro foi foda.

vale cada página lida.

Altamente Ácido 04/07/2013

Metallica – A biografia
É impossível se jogar no mundo rock’n roll sem esbarrar em algum momento com o Metallica. Indicado principalmente para os roqueiros mirins em fase de rebeldia colegial, o som do grupo, que já foi pop o suficiente para tocar da MTV até às rádios, não combina apenas com vinho barato e desenhos de caveira. Combina também com a história de muita gente.

Escrito pelo jornalista inglês Mick Wall (um puta roqueiro de mão cheia), Metallica – A biografia, lançado no ano passado no Brasil pela Globo Livros, é mais do que um mergulho de ponta ao backstage da banda. Recheada de pontos de vista de quem também circula por fora dos camarins, a obra serve como um quadro da famosa tribo dos metaleiros, que nunca esteve tão cafona e escassa como hoje.

Partindo da história daquele que é o verdadeiro criador da banda, o playboy dinamarquês mais falador do mundo, Lars Urich, Mick gasta metade das mais de 470 páginas desta biografia para dissecar aquele que é período mais importante do grupo (pelo menos para os fãs), que vai de sua formação até a morte do lendário baixista Cliff Burton num estranhíssimo acidente de ônibus.

A concepção dos álbuns Kill’Em All, Ride the Lighting e Masters of Puppets, as brigas entre os integrantes e seu ex-guitarrista, Dave Mustaine, que futuramente viria a fundar o Megadeath, a criação do termo Trash Metal e todo cenário do rock pesado do começo da década de oitenta ganham destaque graças ao lado fanboy do autor, que deixa bem claro as suas preferências.

E não tem nada de errado nisso! Pelo contrário.

Confira o restante da resenha em nosso site

site: http://www.altamenteacido.com.br/livros_hq/metallica-a-biografia

Eri 24/08/2013

É um livro excelente em termos de informação, uma leitura obrigatória para o verdadeiro fã. Eu acho que o que é mais valioso são as descrições de como os albuns foram compostos, tanto num tratamento individual das músicas quanto no contexto histórico musical e suas influências no momento da composição. Além de informações da vida pessoal de cada um. O que me desagradou muiiiiito foram as críticas aos albuns. Eu sinceramente não consigo entender como alguém pode falar mal do Death Magnetic e elogiar o Lulu. O único album que não teve nenhuma crítica negativa foi justamente o Lulu: o album mais controverso, nada a ver e com menos vendas da história do Metallica. Apenas por conta das críticas sem noção não leva 5 estrelas. Mas é uma leitura envolvente e muito prazerosa. Em algumas noites eu achei mais interessante ler do que dormir.

luis 04/12/2013

Não recomendo. Metade do livro é gasta nos primeiros três anos da banda, apresenta um Jason Newsted que não condiz com o real, fazendo dele o monstro que afundou a banda na década de 90, e descreve o St. Anger e o documentário Some Kind of Monster uma das melhores coisas já feitas pela banda.

Pensava em ler a bio do W. Axl Rose, mas quando vi que foi escrita pelo Mick Wall, desisti da ideia, porque já dá imaginar o tipo de coisa que ele deve falar no livro.