A Árvore que Dava Dinheiro

A Árvore que Dava Dinheiro Domingos Pellegrini

Resenhas - A Árvore Que Dava Dinheiro

Clara3859 22/05/2020

Mostra a responsabilidade das pessoas com dinheiro, e como elas agem quando se tem a oportunidade de ter uma grande quantidade.

Icaro 12/05/2020

Bem loko
Eu gostei muito!, Li em um dia, eu gostei do exagero e da forma como o autor trata a ganância das pessoas e a compulsão em gastar dinheiro sem necessidade.

Bree 01/05/2020

Muito bom.
Li quando era mais nova pela primeira vez e sei que foi importante pra formar meu caráter. Reli no final do ano passado enquanto fazia uma roadtrip pelas cidadezinhas de minas e me senti dentro da estória, que apesar de absurda e fictícia além da conta, te faz perceber o que é realmente importante na vida. Devia ser obrigatório nas escolas kkk.

Deilson Barbosa 15/04/2020

A cidade de Felicidade era tão pobre que só tinha dinheiro.

Jonathan.Ferreira 04/04/2020

Obra sem protagonista - retrato da sociedade
Li este livro a mais de 15 anos e resolvi rele-lo , livro curto com a estória muito envolvente, recomendo a leitura para qualquer idade. Quando li da primeira vez era criança e fiquei maravilhado com a árvore que dava dinheiro e me imaginei na história, hoje relendo o livro a perspectiva foi totalmente outro, isso é muito legal, lembrava em do contexto mas não me lembrava do comportamento social.

SOBRE O LIVRO
O livro retrata a história de uma pequena sociedade que de repente se viu abastarda de dinheiro que começou a brotar em arvores em seus quintais.
Mediante isso, podemos ver como se dá a inflação, onde as pessoas com muito dinheiro começam a super valorizar produtos, e comprar de tudo sem necessidade nenhuma, assim qualquer produto que apreça no mercado é supervalorizado onde pessoas acabam oferecendo valores exorbitantes para a sua aquisição.
Após o dinheiro se tornar tão insignificante, e não haver mais produtos no mercado, o pessoal parte para a prática do escambo, dando em troca aquilo que possui em demasia em face de outro produtos que lhe são úteis.
Além dessa demonstração, no livro é possível notar práticas capitalistas uma vez que a cidade é tomada por turistas, e o comércio começa crescer, e várias pessoas abandonam o emprego e passam a empreender pois a situação se torna muito favorável para tal, até que o turismo local deixa de existir e pessoas se desesperam por não haver forma de pagar as dívidas contraídas para implementação do próprio negócio. Povo sem planejamento, enquanto está dando dinheiro, acreditam que sempre vai ser assim, o livro retrata duas vezes a mesma situação.
For fim, o livro mostra o poder da coletividade quando estão unidas em um mesmo objetivo e conseguem recuperar a cidade que estava à ruínas.

Luan 19/03/2020

Nós nunca esquecemos o primeiro livro.

Jú Loiola 29/12/2019

ADAPTAÇÃO POÉTICA DO LIVRO A ÁRVORE QUE DAVA DINHEIRO, POR JUSSARA LOIOLA PIANTINO.
Olá  gente, quem gostou do livro A ÁRVORE QUE DAVA DINHEIRO, eu Jussara Loiola Piantino, sou Professora de Português e Literaturas e amo poemas. Fiz uma Adaptação Poética do Livro. O resumo da história contada toda com rimas, Gênero  Poético.
Envio o link do vídeo da história que foi trabalhado com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental I, onde foi feito um teatro com o uso da linguagem não verbal.

A Adaptação Poética deixa a história mais leve e fácil para compreensão.

Se alguém se interessar em comprar a minha versão:

arvore-que-dava-dinheiro-_JM#position=1&type=item&tracking_id=5c0b092f-364e-
4d42-85dc-c38f695048d9

site: https://www.facebook.com/resendewebtv/videos/593291611472039/

DanielMenon 13/10/2019

Li esta história há muitos anos. Mesmo não me lembrando com clareza dos fatos do livro, guardo comigo a sensação de ter gostado do que eu li.

Ratinha de Biblioteca 19/05/2019

Um Saramago à brasileira
Esse pequeno livrinho, apenas no tamanho, é uma obra surpreendente: ótimo humor e múltiplas interpretações.
Uma obra de fantasia em que o autor não usa nomes para seus personagens, e sim suas profissões ou características, tal qual Saramago.
O enredo é simples: um sovina morador morre, deixa três sementes para a cidade de Felicidade. O advogado do falecido planta as sementes na praça da matriz que crescem rapidamente e logo dão flores. As flores na verdade são notas de dinheiro! Pode-se imaginar a balbúrdia, não é?
Maravilha de leitura!

keilasue 07/05/2019

Recomendo
Um livro de poucas páginas, mas com muito conteúdo. Retrata os males do capitalismo exacerbado numa cidadezinha pacata. O quão vil pode ser a sede por enriquecer. Um papel numérico e de valor simbólico que pode acabar com uma história inteira de famílias que convivem entre si, que pode desmatar cegamente um bioma inteiro, que pode inventar e reinventar maneiras de ser o maior adquirente... Aqui vale aquela frase: menos é mais.

Suicune 22/04/2019

A Árvore Que Dava Dinheiro
Livro interessante, já li umas 3 vezes. Sempre que leio fico me perguntando o que faria para resolver o problema do dinheiro que se esfarela.

Ricardo.Sodre 13/04/2019

A arvore que dava dinheiro (Uma resenha por Ricardo Sodré)
E uma obra que tras uma otima abordagem sobre o dinheiro, como ele manipula a cabeça das pessoas na pequna cidade de Felicidade, trata assuntos super importantes como inflação, estagnação economica, mercado de escambo, turismo, etc...
Deveria ser leitura basica em todas as escolas do territorio brasileiro

Bela Cris 04/04/2019

Mais do que uma simples história, "A árvore que dava dinheiro" é uma obra para se refletir sobre o que é realmente importante na vida. Nesse livro acompanhamos a vida dos habitante de Felicidade, uma cidade pobre que se viu rica de uma hora para outra graças a uma árvore que literalmente floria dinheiro. Acompanhamos o crescimento da árvore e da ganância de todos exceto do açougueiro, um homem simples e feliz com a vida que levava. Como foi fácil a leitura desse livro e quão prazerosa ela foi. Adorei percorrer as ruas de Felicidade e conhecer o povo dessa cidade. Agora, mais do que uma árvore que dava dinheiro, busco mais obras do autor. Alguém conhece alguma?

Cossetin 07/03/2019

Crítica social para adolescentes
Li esse livro quando era criança, foi tão empolgante q reli várias vezes

Rafael 19/02/2019

A primeira vez a gente nunca esquece
Meu primeiro livro. Retirei na biblioteca da escola e passei a noite lendo. Isso em 2007, na segunda série, com 8 anos.