A Time to Kill

Resenhas - Tempo de Matar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vivi.ana 16/01/2022

Envolvente e visceral
O livro é muito envolvente, no primeiro capítulo você já esbarra em um ato cruel de estupro o autor retrata a situação de forma realista sem floreios ou sutilezas. A cada capítulo ele cativa o leitor e nos faz compreender as motivações Carl e os sentimentos e percepções de Jack.
O livro mostra e reflete muito da realidade do social, mesmo com toda a evolução e luta contra o racismo.
Fui tocada por cada acontecimentos da história e muitas vezes fiquei emocionada, o livro tem muitas tragédia e brutalidades mas e real e retrata o ser humano de uma maneira incrível.

Amanda3913 11/01/2022

Um ótimo livro! Recomendo, em especial, aos colegas juristas
Tempo de Matar foi o primeiro livro de John Grisham que li. Logo no início da leitura, a forma como o autor escreve me cativou. Trata-se de uma leitura agradável e fluida.

O livro aborda a todo tempo a questão do racismo e como ele está arraigado em nossa sociedade. O texto nos faz refletir e questionar como pessoas podem ter opiniões diversas em relação a outras pessoas, sendo o único critério diferencial a cor de pele.

Acho Jake Brigance um personagem fantástico! O autor em nenhum momento tenta retratá-lo como perfeito, pelo contrário, o livro demonstra todas as nuances que uma pessoa comum tem, o que gera uma simpatia pelo advogado.

Em relação a Carl Lee, penso que o personagem poderia ter sido mais explorado.

Tendo isso dito, acredito que uma outra questão necessária de abordagem é o conteúdo jurídico da leitura. Em outras resenhas, notei pessoas não satisfeita com a quantidade de detalhes e, até, com um certo ?juridiquês?. Particularmente, discordo. Minha opinião pode ser pelo fato de ser advogada, de fato, porém, em nenhum momento percebi detalhes exagerados. Pelo contrário, a trama jurídica foi muito bem construída e as informações trazidas são importantes justamente para ambientar pessoas que talvez não sejam da área (ou até pessoas que são, considerando a diferença entre o direito brasileiro e o norte-americano).

Agora, justifico o porquê de ter dado 4 estrelas. Como já dito, gostei bastante da leitura, não é algo ?arrastado?, sempre há alguma informação nova. Porém, o livro só fica impossível de parar de ler lá pelos 70-75%. Ou seja, mais da metade do livro é ?morna?.

Apesar disso, é uma leitura prazerosa e que eu, certamente, recomendaria para amigos. Pretendo ler novos livros do autor.
luísa 11/01/2022minha estante
arrasou!! já quero ler

Mari 11/01/2022minha estante
Que bom que gostou da indicação. ???

André VS 21/11/2021

Tempo de Matar - Resenha
LIVRO LONGO E CANSATIVO, PORÉM, PRECISA SER LIDO.

O livro conta uma história de uma menina negra que foi violada e usada como objeto de violência por dois seres facínoras caucasianos. Ambos foram pegos e no julgamento houve uma negociação referente ao habeas corpus. Após a sessão, o pai da menina violada aparece enquanto os dois presos estavam retornando às celas e dispara uma série de tiros com uma M-16 ceifando os dois criminosos e um ricochete acerta o policial que estava conduzindo os presos. O livro retrata o julgamento do pai da menina, que havia se entregado após o ocorrido, e seu advogado que estava correndo atrás para fazê-lo ser inocentado por insanidade.

Um ponto central do livro era mostrar que a punição naquela época nos Estados Unidos era bem pior se houvesse um simples fator que agravaria o processo. O de ser negro. Também mostra o ódio e um grupo cujo uniforme era um manto branco com um capuz pontudo que cobria o rosto. E também como funcionam os trâmites de advogados incluindo os meios de conseguir vencer o caso.

O início do livro é de fácil entendimento no qual a história flui sem problemas. Porém, o meio dele é o problema. Pois é muito enfadonho até a parte em que o Klan começa a agir contra o advogado, as pessoas próximas a ele e aos jurados. Tanto que levei mais tempo do que deveria para ler um livro que sinceramente não é considerado grande. O final é um pouco rápido aonde não há uma conclusão de todo o arco. Apenas o julgamento.

É um livro que nos traz uma reflexão sobre racismo principalmente, e de como o fato do réu ter uma determinada origem étnica pode determinar a probabilidade de ele ser condenado ou não. É o primeiro livro desse gênero e desse autor que leio, e não sei se lerei os outros. Mas acho que esse deveria sim ser lido.

Thalita.Romolu 25/08/2021

Logo de início voce se choca com o estupro da menina e com a atitude do pai e se prepara para mais emoções e angústias. Só que elas demoram pra chegar... Mais de 60% do livro enrolando, passando por muitos assuntos irrelevantes e muitos trâmites jurídicos. Deixando a leitura bem cansativa e arrastada.
Pro final começa novamente muitas reviravoltas angustiantes e a leitura se torna totalmente dinâmica e me fez gostar um pouco mais da história, apesar de achar que faltou algumas conclusões.
É uma leitura bem incômoda pois envolve muitos assuntos polêmicos não apenas raciais ou sobre justiça, mas há também muito sobre política, envolvimentos religiosos, xenofobia, machismo e moral.
Não simpatizei com quase nenhum personagem e odiei o Jack.

Arruda 27/03/2021

Excelente! Muito bem escrito e com sequências que nos prendem por muito tempo. O filme não contempla todas as nuances que o livro mostra. Recomendo fortemente.

TioBriel 14/03/2021

Uma experiência incessante, de abalar a consciência
Este livro do começo ao fim, incomoda. Trás um incômodo aferrado que faz com que sejamos admoestados pelas ideias do autor. Não é uma história sobre bem e mal, certo ou errado e nem sequer sobre o preconceito racial, apesar de se apresentar constantemente em pauta e ter referências na própria capa do livro. Este livro fala sobre a natureza humana.
De nenhum modo vejo o autor tentando nos fazer simpatizar com seu protagonista, ou nos apegar a um personagem específico. Sim, nós conseguimos enxergar as injustiças que assolam o mundo, quando nos deparamos com o caso. Sentimos muito pelo que aconteceu com a pobre vítima. Mas em nenhum momento vi o autor tentando sustentar o crime por tal razão.
Somos levados a conhecer a visão das pessoas, que mesmo fictícias, refletem a nossa realidade, e nós mesmos nos fazemos os questionamentos, que são pontos cruciais da introspecção da própria narrativa. Somos levados a agir como um júri, para trazer o veredito de culpado ou inocente.
Não há que se negar se o réu fez ou não. Todos nós sabemos desde o início o que ele fez, como fez e porquê fez, e a discussão trata sobre deixar alguém que cometeu um crime livre, por conta de ter sofrido um crime cruel. O Estado já não tem o poder de julgar nas mãos? No final, compreendemos que nós somos o Estado, e todos os seres humanos julgam de acordo com o acreditam ser justiça, imaginando o que sentiria se tal fato ocorrece a si mesmo.

Vinícius 08/03/2021

Livraço!!!
Simplesmente uma obra prima de John Grisham, sendo uma leitura indispensável para amantes do gênero, tendo um enredo totalmente envolvente, não ficando monótono por nenhum momento.

Lolo 22/01/2021

Emocionante!
Esse livro me trouxe diversas sensações, ruins e boas: nojo, ódio, desprezo, desespero, esperança, alegria e até alguns sorrisos bobos. Ler esse livro é a certeza de que você não terá 1 minuto de paz na leitura kkkk, mas tudo vale a pena pelo final que me fez chorar.
Genial.
Lolo 22/01/2021minha estante
Aviso de gatilho: estupro de menor e racismo.

07/06/2020

Que livro! Um dos melhores que já li. Me prendeu do início ao fim.

Dress@ 19/02/2018

ótimo
A historia é incrível e levanta vários temas polêmicos como racismo e Ku Klux Kan. O mais importante são as pergunta que o livro nos faz: “Que atitude vc teria se tivesse a oportunidade de fazer justiça com as próprias mãos e matar os estupradores de sua filha?” “E se vc fosse um jurado, como julgaria o homem que tomou essa atitude?!”

O livro te prende do começo ao fim, da muita revolta ter pessoas que preferem defender os "estupradores" do que um Pai,uma criança vítima, por serem negros o caso é mas delicado.
AMEI esse livro.
Ja estou ansiosa pra ver o filme rs.

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.