Além de estar

Além de estar Helena Parente Cunha

Resenhas - Além de estar

iellen Bruna 05/01/2024

O dito pelo não dito!
Não achei uma leitura fácil, pois não senti prazer lendo. É um livro difícil de acompanhar o raciocínio e o entendimento do conteúdo para mim foi quase zero.
Recorri a vídeos aulas para entender a obra.
Sem dúvida, a forma estética e a sonoridade dos poemas são incríveis e geniais.
Helena faz uso de recursos linguísticos (como aliteração e etc.) para brincar e jogar com a palavras, e dessa forma, "dizer o indizível".
Seus poemas são existenciais, ou seja, abordam reflexões sobre a experiência de viver, e de quem somos nós nessa viagem que não sabemos para onde vamos, no qual o chamamos de vida.
Fico com a impressão de que é para olharmos muito mais a composição estética da obra do que tentar entender o conteúdo.
Ps: Se eu tivesse que dar uma dica para quem ainda vai ler, seria: preste atenção nas imagens que as poesias traz, ou seja, imagine as palavras em forma de imagens, e também, leia em voz alta, assim conseguirás perceber a sonoridade das palavras.

Lara.Luize 26/11/2023

Além de estar
Helena brinca com as palavras e tem uma clara preocupação com a estética do texto.

A poesia de Helena é mansa, suave. Sendo até capaz de calar, para dizer ainda mais inexoravelmente.

Gabrielle 30/09/2023

Percebi que não sou muito fã de livros assim porque mistura muitos sentimentos conflitantes de uma vez só, mas isso é nossa mente, né? Gostei das estruturas textuais, mesmo não sendo muito meu tipo. Li mais por causa do vestibular e foi gostosinho de qualquer jeito.

Laura 03/01/2023

Poesias que brincam com as palavras e têm uma nítida preocupação com a estética textual. Estrutura e significados se complementam para a construção da obra.

joolivis 29/07/2022

não é meu estilo de poema. gosto de poemas que causem sentimentos transbordantes, contem uma história, e esses poemas são mais descritivo e não, de fato, carregando sentimentos.

não gosto de dizer que poemas são ruins, porque acho que simplesmente não são do tipo que curto muito. mas tem um ou outro que vale a pena dar uma olhada.

Katarine. 19/07/2022

Um livro de poemas...
Não é minha leitura favorita as poesias, porém é interessante é bem uma vibe modernista ali 3 fase do modernismo com uns traços intimistas que me lembram Clarice Lispector.
Enfim Helena Parente Cunha.

Gle 08/07/2022

Além de Estar
"O verso não é apenas a expressão - é o refúgio das ordens das angústias que nos cercam." (Josué Montuello)

iasmin 24/06/2022

Eu sou uma pessoa que prefere textos em prosa do que em poesia, e pra falar a verdade esse não é um livro que eu leria por vontade própria justamente por isso, to lendo mais por causa do vestibular. Porém, com certeza não me arrependo nem um pouco de ter lido ele, porque os poemas têm uma linguagem muito simples mas com pensamentos e reflexões bem profundas, vale a pena a leitura.

Bia 22/06/2022

Não é meu tipo favorito de literatura porém me diverti em alguns momentos do livro (por exemplo, os poemas sobre a viagem ao Japão e os do fim do mundo).
Recomendo para quem gosta de poema.

Naty 15/03/2017

Interessante, tocante e simples. Um livro de poesia sintético e que brinca com as palavras, fazendo-as falar naturalmente, perpetuamente, diferentemente.
Essas poesias se assemelham muito aos haikais. Falarei sobre os excertos que mais me chamaram atenção.
"no que refaço cada verdade, mais me desfaço"
"o mundo começa na minha janela e acaba no muro"
"nas mãos as chaves oxi (sol) dadas onde as portas (de sair onde?) onde o norte só desnorte mais os leste sem oeste."
"entre a for e a hora espaço minha sombra; entre o ramo e o rumo emaranho-me...que chão me entranhei estranha raiz?"
"viajei em muitas faces; emigrei de tantas formas; à procura do meu rosto...cada onda que vai me arrasta uma face transmitida"
"mundo cru obstruiu nula fuga"
"nosso porto; quem mais sabe; não sabe mais de chegar"
"existir é pensar que pensamos?...somos porque pensados"
"gozemos nossos corpos-redomas de nossa ausência"
"só se guarda o que se perde (ter é esquecer de querer)"
"desenhamos nossa face provisória à margem móbil das coisas"
"não caibo no corpo...me contém a forma e recaio no corpo"
"as palavras me emparedam onde huvera minha boca"
"palavra é travo que entrava"
"nós que perdemos nossos nomes e não sabemos quem somos agora perguntamos onde estamos...o novo decreto do rei...queimarei vossos relógios...nós...jamais poderemos saber desde quando já morremos."
"faces de rostos ausentes"
"nos limites do chão e no ilimitado além estaremos ressurgidos para o afinal começo de começar"
Então, é isso. Dá para perceber que ela tem domínio das palavras e, lendo o livro, percebe-se que as formas que as palavras assumem e sua disposição no papel também falam muito. Achei algumas partes bem monótonas e outras bem legais.
É um livro de poesia simples, mas um tanto inesquecível.
Recomendo uma leitura atenta e calma (coisa que não pude fazer). Poesia é uma viagem em si e no poeta; isso demanda tempo.

Fredson 28/11/2012

poemas
Achei que esse livro é um livro romântico . Mas gostei de ter lido .