Totem e Tabu

Totem e Tabu Sigmund Freud

Resenhas - Totem e Tabu

Stefani 05/04/2024

(sim, li obrigada pela faculdade
O livro propõe que a sociedade humana começou com a revolta dos filhos contra o pai primordial, seguida pelo estabelecimento de regras e tabus para regular essa relação.
Como estudante de psicologia, reconheço a importância de Freud em estabelecer a psicanálise como um campo distinto. No entanto, tenho algumas reservas em relação às teorias apresentadas em "Totem e Tabu".
Uma das principais críticas é a natureza especulativa e a falta de evidências empíricas para sustentar suas ideias. Freud se baseia fortemente em mitos, folclore e sua própria interpretação simbólica para formular suas teorias, o que pode ser visto como uma abordagem não científica por alguns.
Além disso, a visão de Freud sobre a evolução da sociedade e da moralidade através de complexos edipianos e conflitos familiares pode ser considerada redutiva e simplista. Acreditar que toda a estrutura social se origina de conflitos familiares primordiais pode desconsiderar outros fatores sociais, culturais e históricos que contribuem para a formação da sociedade.
Apesar das críticas, "Totem e Tabu" é um trabalho provocativo que desafiou as concepções convencionais sobre a natureza humana e a origem da sociedade. Mesmo discordando de algumas das suas teorias, é inegável o impacto de Freud no campo da psicologia e sua influência duradoura na compreensão da mente humana.

gabsravenclaw 11/03/2024

Problemático
É difícil opinar sobre um estilo de obra da qual não estou acostumada a ler. Mas, no que tange ao entendimento do conteúdo, Freud possui uma linguagem, eu diria, bem clara, ainda mais se considerar o contexto no qual o livro foi escrito. Entretanto, ele peca em ser prolixo e em repetir várias vezes a mesma tese: por diversas ocasiões, a impressão que eu tive era de que o livro se repetia e nada de novo era realmente acrescentado. Havia também uma certa contradição nas exposições dele: ora ele citava um autor e parecia concordar com ele e posteriormente parecia que era o oposto, o que talvez seja um reflexo de sua própria ambivalência emocional.
Entretanto, como o próprio Freud relatou no começo da obra, os que se interessariam e entenderiam a obra seriam aqueles que tivessem conhecimento acerca da psicanálise, o que talvez tenha influenciado na minha perspectiva negativa sobre o livro. Contudo, acredito que o maior motivo disso é porque os tópicos trazidos por ele são muito sensíveis - ao tratar de tabu, ele apresenta muitos tópicos que são tabu, até a hodiernidade - e isso nos leva a uma leitura desconfortável. Outra impressão que tive é que Freud parece generalizar demais suas teses, como se todos pensassem e agissem exatamente da forma como ele descreveu. Na verdade, por diversas vezes, parecia que ele próprio era um dos neuróticos que ele tanto aborda ao longo da obra.
Enfim, eu odiei e não recomendo.

João Pedro 23/01/2024

Primitivismo contemporâneo
Numa de suas obras mais conhecidas, Sigmund Freud busca denotar uma proximidade considerável entre o tabu (aqueles ainda arraigados na contemporaneidade e os mais elementares à existência humana) e a neurose obsessiva, essencialmente a que observou em seus próprios pacientes. Comportamentos maníacos, ideias delirantes, visões metafísicas e a atribuição de simbolismos abstratos àquilo que é mais banal são características que se podem encontrar entre os povos mais primitivos e os indivíduos mais enfermos.

Dentre as principais racionalizações irracionais há o totem, isto é, um objeto ou símbolo que materializa a repetição indelével de tradições que acabam por perder seu sentido intrínseco. Em face disso, Freud apresenta um nexo causal entre tal conceito e a obrigatoriedade da exogamia por parte de tribos que sequer conhecem a relevância da conjunção carnal para a concepção humana (provavelmente a parte mais conhecida de seu livro). Essas deliberações, no entanto, talvez jamais cheguem a algum resultado conclusivo.

David 19/01/2024

"No princípio era o ato"
Uma brisa muito doida que faz algum sentido, ao menos, algum sentido simbólico.
Apesar dos exemplos excessivos e da chatice na forma que os argumentos são concatenados, até que é interessante.

Aninha ð¤ 24/11/2023

Freud né mores
Quando que Freud errou? É isso
Claro, é uma leitura que exige atenção e um pouco de conhecimento prévio das suas teorias, mas considerando um livro tão antigo, ele conseguiu trazer com muita dinâmica e clareza os ensinamentos e pensamentos sobre o tema.
Sou muito cadelinha do Freud, me perdoem

sorace 28/09/2023

Interessante
Reflexões muito pontuais e que dentro da psicanálise ficam bem interessantes e profundas. Apesar de muita gente na psicologia não concordar com a psicanálise freudiana, eu acho muito interessante a dinâmica de conteúdo e como esse cara escreve. A escrita é acessível se formos comparar com muitos outros autores teóricos, achei bem legal.
Seria isso o início de uma Isabela psicanalítica??? veremos o resultado em alguns anos?

Lu Reis 19/09/2023

Uma explicação psicanalítica do que "seria a origem da civilização tal como a conhecemos a partir de um ato fundador. Um crime coletivo do qual a civilização é fruto e do qual derivam todas as suas características como neuroses, incesto e agressividade, mas também seus contrários, de modo que é exposta a história do próprio psiquismo e de seu acesso à cultura."

by.dassa 08/08/2023

Totem e tabu
O livro é bem denso e me exigiu mta concentração pra conseguir ler e absorver!! acho que se fosse algo que eu tivesse acostumada a ler não teria sido tão maçante!! eu gostei de vários capítulos que me fizeram pensar mto mas também tiveram alguns meio repetitivos e cansativos.
num geral acredito que pra quem realmente aprecia essa escrita e abordagem seja um livro melhor, mas para o meu 1° livro de freud vou dar 3 estrelas!

Filino 26/06/2023

Uma reflexão acerca da origem das sociedades - e os neuróticos
Nessa obra, Freud promove uma incursão num terreno diverso daquele próprio da Psicanálise - e ele mesmo adverte quanto a isso. Mas essa empreitada resulta numa interessante reflexão. O autor demonstra, partindo de relatos de sociedades "primitivas" (sobretudo Frazer e Wundt), como o totemismo constitui ponto fundamental para a constituição da sociedade e a sua ligação intrínseca com o tabu - e daí provêm os dois "crimes" mais combatidos, quais sejam, o assassinato e o incesto. Freud ainda vai se estribar na concepção de horda originária e, a partir do assassinato do pai, estabelece uma relação com o totem e o tabu. Paralelamente a isso, demonstra como esse processo guarda estreitas ligações com o neurótico - e ambos poderiam ser explicados pelo Complexo de Édipo (que, em última instância, como o autor afirma, estaria na raiz da religião, das artes, da sociedade). Até mesmo o próprio ato de devorar o animal sagrado trará grandes implicações no âmbito religioso - e até no Cristianismo. Mas isso não significa que o próprio Freud estabeleça uma relação de causa e efeito entre esses dois âmbitos (o particular e o social) - ele está cônscio das dificuldades e particularidades de cada um desses domínios. Mas a sua reflexão não deixa de ser rica e instigante a esse respeito.

A obra traz um excelente apanhado de práticas "primitivas" - um prato cheio não apenas para quem se interessa por psicologia ou psicanálise, mas também para quem envereda nas searas da antropologia, da religião e da teoria política. Um texto de referência.

Ramon 01/05/2023

...
O vivo não se sentia a salvo da perseguição do morto enquanto não havia uma extensão de água a separar os dois. Por isso as pessoas gostavam de enterrar os mortos em ilhas, ou levavam-nos para o outro lado de um rio; as expressões ?aquém? e ?além? surgiram daí

isado8ra 09/01/2023

meu deus! ele é o cara mesmo.
não entendi tudo, mas li porque a prof vai trabalhar um dos capítulos e acabei lendo tudo... mas é bem interessante e traz muitas reflexões totalmente pertinentes atualmente sobre os tabus, repressões dentre inúmeras questões que envolvem a sexualidade.

Fernandes99 25/10/2022

Neste livro, Freud especula sobre a origem do pensamento religioso e da moralidade na sociedade através de um ensaio psicanalítico dos costumes de povos "primitivos". Para alguém não familiarizado com o pensamento de Freud (como eu), acredito ser esse um livro de compreensão não tão fácil. Mas, como ponto basilar de qualquer pensamento de Freud, a ideia central deste livro é a do clássico complexo de édipo. Por exemplo, a grande questão moral "não matarás", tem sua origem, segundo Freud, a partir do assassinato de um pai primitivo pelos seus filhos, que logo sentem uma culpa que é transmitida as gerações futuras.

Lu_Augusto 20/10/2022

Freud criou uma área de análise extremamente complexa, porém a sua escrita é muito acessível, considerando principalmente que ele escreveu em outro período histórico onde era comum e bem visto uma obra com palavras difíceis e termos rebuscados.
Um livro em que Freud não permanece somente na área da psicanálise, mas entra muito na questão antropológica, acho que por isso me chamou tanto a atenção. Totem e Tabu é um livro fundamental para aqueles que querem compreender padrões de comportamento dos indivíduos em pleno século XXI e como eles se originaram há muito tempo atrás e foram sendo ramificados na nossa cultura.

Norman 21/08/2022

Totem e tabu
Eu realmente gostei do livro, tudo é muito bem explicado e a linguagem, apesar de ser escrita na norma culta, não é difícil de entender.
Algumas partes ficaram meio confusas, porque o autor apresenta várias teorias e algumas até se contradizem.
Em geral foi um bom livro e foi interessante.

leo.sabino.7 09/03/2022

Título indispensável na coleção.
Freud disseca em 4 ensaios contidos nessa obra, a influência dos povos antigos em alguns costumes e religiões atualmente empregadas.
Totem e Tabu é uma obra complexa para quem está iniciando a ler Freud na minha opinião. Porém fora uma grata surpresa o quanto consegui captar a ideia contida no texto.