O Clã dos Magos

O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Henrique 04/04/2014

Inicio de uma história incrível!
Logo de início a Trudi já da uma perspectiva dos "mundos" abordados, a favela e a alta sociedade, que seriam os magos. Leva durante o livro todo uma opinião de Sonea e tudo o que ela faz para se manter dentro dessa ideia, e sabe no decorrer do livro propor situações que a põe a prova. Gostei muito, até agora minha trilogia favorita!

Diogenes 16/04/2014

Um bom desenvolver...
O começo é um saco, as gírias que a autora/tradução usou são "chulas", não sei se adaptam ao caso, eu não gostei. Teve um desenvolver sofrido.. porém com o passar do tempo o livro foi chamando a atenção.

Rodrigo 17/04/2014

Cansativo melhora após 400 páginas.
O livro até a página 380 é muito cansativo, falta emoção e suspense na obra. Porém as últimas páginas fazem o livro ganhar pontos com um final muito atraente.

Isabela 20/04/2014

Resenha - O Clã dos Magos, Trilogia do Mago Negro.
Comprei esse livro por acaso e o que mais me chamou atenção foi o número de páginas (e como ele estava barato por isso), não li sinopse nem nada antes de levá-lo pra casa.

Quando comecei a ler, achei que seria uma leitura muito cansativa e que a história e o enredo não iriam me cativar e me levar adiante; mesmo assim, prossegui com a leitura. De começo, as gírias que a autora usava para a narrativa do pessoal da favela, me incomodou um pouco, tendo me acostumado com livros de linguagem recente.

O Clã dos Magos conta a história de Kyralia e Elyne, duas cidades dos povos aliados que passaram muitas dificuldades com a falta de comida e abrigo, por causa de um longo período de frio que atingiu as cidades. Com isso, a população começou a presupor que fosse o fim dos tempos, se impestiou de gangues e as ruas das cidades começaram a ficar perigosas. Então o Rei ordenou que O Clã dos Magos purificassem a cidade dessas gangues e os banissem de lá, virando uma tradição que ocorria todo ano.

Após muitos anos, uma jovem chamada Sonea, revoltada com a purificação (que tinha seu lado ruim, pois não expulsavam somente bandidos e marginais da cidades, como pessoas pobres também), resolveu se juntar a uma manifestação e atirou junto a eles, pedras ao escudo de proteção do Clã. Mas é claro que ninguém esperava que a pedra atravessasse o escudo e atingisse um dos magos. Quando percebeu a façanha que cometeu e que a única explicação plausível, era que ela própria era uma maga, Sonea passa a se esconder com ajuda de seu amigo Cery entre cantos e becos da favela, fugindo a todo vapor dos Magos que agora procuram ela por todo canto por causa de seus poderes.

Mas, por mais que os Magos a capturassem e ensinassem a ela sobre magia e como controlar seus poderes, o que diria a classe mais rica da cidade ao aceitar uma 'favelada' em meio de seus filhos dentro do Clã? Sem contar que esse mesmo preconceito envolve vários Magos do Clã também, o que vai dificultar e muito a entrada de Sonea ali. Os problemas e as provações de Sonea, só estão começando.

Em meio a essa aventura e perseguição na favela, a autora é muito rica em detalhes e te cativa do começo ao fim, em uma narrativa em terceira pessoa, que mostra os pontos de vista de vários personagens da trama e extremamente fácil. Um livro que me encantou do começo ao fim e me mostrou seu lado mágico, totalmente diferente do que eu já havia lido.

Clã dos Magos é o primeiro livro da trilogia do Mago Negro.

Natalia597 14/06/2014

Resenha de O Clã dos Magos
Eu estava absolutamente empolgada com este livro. Quero dizer, magos? Reviravoltas? Magia! Poderia ser melhor? Bem, poderia.

Acontece que, desde o começo da história toda, a premissa é ótima. De prender o fôlego. Só que, ao decorrer da narrativa, a narração é um tanto quanto lenta, e as coisas vão acontecendo aleatoriamente, sem um roteiro bem definido. Acho que essa parte do suposto "improviso" era para entrar mesmo no enredo... o único problema era que não parecia ir para frente. Às vezes, mais no início do livro, dava uns saltos de um lugar para outro, e precisava ler devagar para entender bem.

Os personagens, pelo menos, eu gostei. Sonea parece com uma ratinha assustada no começo, mas ao longo do livro ela vai se mostrando corajosa. Sempre preocupada com seus tios e com Cery, é claro. Cery é o típico mocinho, de olho em Sonea, primeiro agindo como um irmão mais velho, mas logo dá na cara que gosta mesmo de Sonea. E, para salvá-la da perseguição dos magos, se une aos Ladrões.

Eles são um tipo de máfia da favela, mas não que prejudicam exatamente o povo, só quando um ou outro desavisado entra em seu caminho. Cery tinha sido acolhido por um Ladrão quando mais jovem, e por isso tinha lá um e outro contato. Sinceramente, achei que eles teriam um destaque maior - explicando como funcionava tudo direitinho, "o sistema de Ladrão". Mas isso ficou de lado, e, penso eu, que eles seriam bem legais se tivessem uma participação maior.

Do lado dos magos, não fiquei tão empolgada. Rothen, o mago que não é do mal, é ótimo, mas não tem muito carisma. Gostei dele, tem princípios e também se preocupa com Sonea - não com o que o descontrole dos poderes dela podem causar, mas com o que o descontrole pode fazer a ela. Dannyl parece mais com um aprendiz do que com um mago, apesar de ser especialmente inteligente.

Enfim, o livro teve enrolação o suficiente para uma história, e tudo o que me prendeu para lê-lo foi o fato de ser muito interessante e prometer muitas reviravoltas e magia. Infelizmente estas não acontecem com frequência, mas quando aparecem... É tão legal! E o final foi muito, muito empolgante: quando estava tudo dando errado... Chega a cavalaria para salvar todo mundo! :) Ainda vou ler a continuação, mas com um pé a trás.

site: http://ape56.blogspot.com/2014/05/resenha-o-cla-dos-magos-trudi-canavan.html

Victor 04/07/2014

Uma aventura de magos de qualquer esquina
Terminei o Clã dos Magos para ressaltar uma opinião que já tenho: considero a literatura juvenil algo um tanto quanto repetitivo. Um livro que não me surpreendeu em nada. Aqueles que já leram percy jackson e harry potter, vão encontrar aqui algumas das personalidades padrão que qualquer autor usa e desusa.
No entanto, algo a se frisar quando falamos deste livro: tem uma história, e diversos elementos originais que valem a pena a reflexão; Se for ler, dê preferência aos elementos da história e do universo e não espere muito dos personagens.

Laís Helena 27/08/2014

Resenha do blog "Sonhos, Imaginação & Fantasia"
A cidade de Imardin todos os anos passa pela Purificação, onde os pobres são expulsos da cidade para viverem nas favelas, fora da Muralha Exterior da cidade. Sonea e seus tios, Jonna e Ranel, estão dentre aqueles que foram expulsos da cidade. Sonea se separa dos tios e reencontra seus antigos amigos, da época em que morou na favela pela primeira vez. Harrin e Cery a convencem a se juntar aos jovens que atiram pedras contra a proteção mágica dos magos, responsáveis por organizar a Purificação. Atirar as pedras é inútil, pois elas não ultrapassam a barreira, no entanto, Sonea consegue fazer com que uma das pedras ultrapasse a barreira e atinja um dos magos. E isso só pode significar que ela é, também, uma maga.

Como raramente um mago é capaz de libertar seus poderes sozinho, os magos assumiram que ou alguém tinha libertado os poderes da garota ou ela era uma maga poderosa e não precisava de outros para liberarem seus poderes. De uma forma ou de outra, era perigoso ter um mago à solta, que não era controlado pelo Clã dos Magos, e assim se decidiu que uma busca deveria ser feita — deveriam encontrar a menina e convencê-la a se aliar ao Clã, antes que seus poderes se fortalecessem e se tornassem perigosos, para Sonea e para as pessoas ao redor.

Assim, iniciou-se uma perseguição. Sonea, criada na favela, foi educada para ver o Clã dos Magos de uma maneira ruim, por estes se envolverem na Purificação, e, acreditando que os magos desejavam sua morte, decidiu que precisava se esconder — para isso contanto com a ajuda de seus amigos. Enquanto isso, os magos debatiam quaisquer meios que tornassem possível encontrar a garota o quanto antes — antes que ela perdesse o controle sobre seus poderes e se tornasse perigosa.

A história é contata sobre vários pontos de vista — Sonea, seu amigo Cery e dois magos, Rothen e Dannyl. Quase a metade do livro se dedica à fuga de Sonea do Clã dos Magos, mas a autora consegue não tornar isso repetitivo. Ao longo da perseguição, Sonea e Cery passam por diversos esconderijos e negociam com os Ladrões, o que nos permite conhecer melhor seu mundo, os costumes e a complexidade das relações entre as pessoas. Os capítulos sob os pontos de vista dos magos nos permite saber mais sobre o próprio Clã dos Magos — as divergências entre eles, as regras e os jogos de poder. O livro em sua maior parte prende o leitor pela ação e pela expectativa do que acontecerá a seguir, e não tanto pelo mistério.

A caracterização do mundo criado pela autora não é muito detalhado. Grande parte da história de Kyralia é contada pelos magos, e não por Sonea ou seus amigos, o que é condizente com a condição de vida destes últimos. Ainda assim, senti falta de alguns detalhes culturais, e um pouco de exploração das questões políticas — aparentemente, existem várias casas de nobres, mas a autora não foca muito nelas. Embora ainda tenham mais dois grossos volumes, acredito que isto merecia ser mais detalhado, uma vez que muitos dos magos vêm destas casas e o Clã deve obediência ao rei.

O real vilão é apenas apresentado no final do livro, e não nos é revelado o que ele deseja ou o que tem feito para alcançar suas metas. Durante a maior parte deste primeiro livro o principal antagonista é o próprio Clã dos Magos, quando está perseguindo Sonea, e os conflitos que surgem são resolvidos rapidamente.

Os quatro principais personagens são os mais bem explorados — suponho que os demais terão mais espaço nos próximos volumes. Gostei especialmente de Sonea, com seu jeito desconfiado e sua maneira de enxergar com clareza as injustiças do mundo em que vive e até mesmo propor soluções. É o tipo de protagonista que consegue passar por adversidades e até mesmo escapar delas, e aproveita as oportunidades quando elas aparecem, sem hesitar. E, apesar do medo, conseguiu enfrentar todos os problemas sem fazer drama.

Há apenas uma leve sugestão de romance, o que achei muito bom, pois torna os personagens mais reais e o próprio romance mais verossímil, escapando daquele “amor incondicional” e do “faço tudo por você”. O que certamente contou pontos, pois este não é o foco da trilogia.

O final, apesar de nos reservar algumas surpresas, é previsível, embora deixe muitas coisas para serem exploradas nos próximos volumes, nos quais espero ler um pouco mais sobre como funciona a magia, abordada de maneira tão diferente nesta trilogia.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2014/02/resenha12.html

Gabi 11/09/2014

Amor por acaso
Conheci esta coleção por acidente, passeava à toa em sites e dei de cara com este livro, achei ele legal e o li na internet, foi amor à primeira linha. Procurei na livraria e comprei todos os três, devorei-os em menos de duas semanas. A narrativa é incrivelmente dinâmica, com personagens bem desenvolvidos e aproveitados. Foi uma das poucas histórias que corresponderam à altura de minha empolgação inicial. Muito aprovado.

Astrid 23/08/2020

Um livro incrível
Nunca tinha ouvido falar dessa série antes e é fantástica. Tem uma escrita leve e gostosa de ler e termina ainda com im gostinho de quero mais.

gaivota 10/01/2015

Muito legal
Inconformada até agora com o suspense no epílogo.
Meus caros, eu preciso ler o segundo da trilogia. simplesmente sensacional, adorei!

Fernanda 03/08/2021

Resenha
Este livro quando chegou aqui em casa me assustei pelo tamanho mas achei lindo. O número de páginas porém me fazia adiar a leitura até que chegou a continuação desse livro e aí sim, decidi começar o ano lendo os dois.

Comecei a leitura e me apaixonei logo "de cara", a história de fantasia é cheia de ações, mistérios, aventura, cenas que nos deixam com o coração na boca e por tudo isso, a gente acaba lendo e lendo e quando percebe está no final do livro.

A personagem Sonea é uma moça comum que de certa forma é influenciada pelo o que o povo fala, o povo detesta os magos e realmente estes tem algumas atitudes não muito legais, porém eles recebem ordens do rei. Tudo bem que os magos poderiam fazer mais pelas pessoas mas eles também não são tãoo maus quanto as pessoas pensam.

O problema todo é centrado na dita limpeza feita uma vez por ano na qual os magos retiram das cidades todas as pessoas marginalizadas (sejam porque são bandidos, sejam porque não conseguem ter um emprego digno), limpeza essa por ordem do rei (que tem um papel mais teórico do que ativo na história). Nessa limpeza os magos ficam na praça central da cidade, parece que observando se a limpeza está sendo bem feita (não entendi até agora o motivo real dos magos ficarem na praça), e como sempre tem pessoas que não aceitam qualquer ordem, muitas delas atiram pedras nos magos, apesar do escudo protetor de magia deles não deixar que nenhuma pedra atinja eles, nenhuma até o dia que Sonea é expulsa da cidade e até que elaaa atire uma pedra neles, essa pedra passa da barreira. Mas alguém quebrar a barreira é algo....impossível a não ser que seja truque ou que tenha sido usado magia, e se foi usado magia, significa que alguém é algum aspirante a mago e aspirantes a mago não ficam nas cidades mas sim no clã dos magos estudando.

Começa aí a aventura de caça a Sonea que claro, logo após sua pedra atirada e que fere um mago ela foge e se esconde, coitada nem ela sabia do que é capaz e isso assusta ela e todos ao redor, principalmente os magos.

De forma nenhuma a leitura é cansativa apesar de quase todo livro se tratar da Sonea escondida e dos magos a caçando, ao contrário, a leitura é gostosa deixando sempre uma vontade de lermos mais e mais um capítulo. Não há capítulos chatos, monótomos, todos tem uma ação diferente, uma emoção diferente.

Para quem gosta de livros de fantasia, não pode perder essa trilogia, ela é contagiante. Este livro entrou para minha lista de favoritos.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/03/resenha-o-cla-dos-magos.html

Manzani 03/06/2015minha estante
Estou quase no final do primeiro livro e também me decepcionei um pouco, mas espero que os próximos superem minhas expectativas.

PS: Concordo que as mulheres autoras são fantásticas. Adoro todos os exemplos que você citou, principalmente a Maldição do Tigre, minha última trilogia lida.

Suka - Pensamentos & Opiniões 22/02/2015

O livro conta a história de Sonea uma garota criada nas favelas de Imardim que odeia os magos, reis e nobre , devido ao purificação que acontece todos os anos, como forma de expulsar da cidade os pedintes e favelados, mandando-os de volta as favelas.
Certo dia quando Sonea está sendo expulsa com sua família da cidade de volta para a favela, ela encontra velhos amigos Harrim e Cery, que no dia da purificação juntam sua gangue para jogar pedras nos magos que ficam protegidos por um escudo "mágico" e exatamente nesse dia Sonea reune toda sua raiva e aversão a eles e quando joga a pedra ela ultrapassa o escudo e acaba acertando um mago.
Desse dia em diante começa a busca dos magos por Sonea, em especial os magos Rothen, Dannyl seu antigo aprendiz e Fergun. Enquanto uns procuram por ela, outros discutem a possibilidade de uma favelada entrar para o Clã que até então só os filhos das casas abastadas faziam parte.
A história é longa e bem densa, cheia de ação e mistério.

Particularmente gostei muito e já comecei a ler a continuação.

site: www.suka-p.blogspot.com

Juliano Rossin 22/03/2015

A primeira parte da trilogia é apenas introdutória, sem mistérios ou algo mais que anime a estória, fato que deixou o primeiro livro chato em minha opinião.