O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Nan ® 15/03/2019

Favoritei no coração e oficializo no Skoob!
Após um infeliz incidente no dia da Purificação, Sonea descobre ter aptidões mágicas e o clã mais poderoso e influente de magos dedica-se a caçá-la. A vida como conhecia deixou de existir, tudo mudará completamente, em todas as estradas há escolhas difíceis pela frente e as sombras dum segredo perigoso demais enterrado na mente. Fato: às vezes estamos no lugar errado e na hora errada, e pagamos o preço da inocência.
Li somente o primeiro volume da trilogia, estreio o próximo logo em seguida. Coloquei, assim, todas as demais leituras de lado, e não foram muitos livros que me levam a isso. A obra é sublime, embora a princípio o intento da autora foi muito sutil e mais saliente nos entremeios. Melhor elucida-se a Trilogia do Mago Negro: um livro, que foi dividido em três e O Clã dos Magos é a introdução. Não se espera, portanto, aventurar nessas páginas com grande expectativa, ou a hemorragia é infinda e deixará o livro no canto a fim de contê-la. Já a autora não precisa nos conscientizar dessa questão, pois os títulos da obra são a conscientização, entende-se o crescimento de Sonea na própria vida e como vem sendo tratado.
Não sei se, agora que fui cativado por O Clã dos Magos, terei outras gratificações e menos desilusões com A Aprendiz ou O Lorde Supremo, mas pelo que notei no primeiro livro, aposto no potencial de quem lapida bem a sua obra.
A narrativa é, em vista disso, serena e parece estender-se; dado que o primeiro volume versa a medula espinhal da história, questões referentes ao mundo fantástico e à sociedade em que estamos situados. Explorados, é claro, sob a perspectiva dos personagens, levando-nos a ligar os pontos e vislumbrar o todo a que nos fomos limitados.
Há uma ênfase, mormente devido à caça de Sonea pelas favelas, das questões sociais, que exploraram o suficiente da questão; há dois lados duma moeda, embora o desprezo “da idade dos favelados” foi raso. O quesito em questão: é compreensível os dramas apresentados em ambos os lados, e mesmo o lado raso salienta profundamente as condições socioeconômicos dos favelados (ou quantos letrados espera encontrar? A formação de opinião das massas nem sempre será a mais articulada).
Toda palavra na obra é proveitosa, não enche linguiça, e eu gosto disso. Tem um sentido e objetivo tátil.
O Clã dos Magos me cativou especialmente nesse princípio, pois são questões que nos levam a entender que haverá, sim, mudanças. Essas mudanças fascinaram meus olhos à medida que imaginei o fim da obra, além de concederem todo um sentido ao que se aguarda desses encontros entre os personagens e as influências resultantes em suas vidas. Algo vai mudar, e a ideia de mudança instiga.
Aprendi, ao longo de minha existência literária, que não se cria expectativas com livros, mas também amo reviver e reaprender como é deleitoso criar essas expectativas. Conforme lemos bastante, tornamo-nos mais resistentes, e as exceções nos preenchem de prazer.
Diferente, portanto, de muitas obras que nos acostumamos, a autora explora com calma questões rapidamente trabalháveis. Essa escolha nunca trará um resultado perfeito, mas também não foi ruim. Graças à toda aquela perseguição nas favelas, quase meio do livro, conhecemos os personagens, mas ninguém ganhou de Cery nesse começo.
Vale dizer que Sonea teve um início de coadjuvante, espectadora da própria vida; tal como nós somos às vezes e outros, a vida inteira. Dado a proposta em si da obra, a construção de Sonea cativa, pois é, apesar de tudo, sensata e inteligente, que nasceu desprovida de recursos e, dado o contexto social, dum futuro. Seu crescimento é gradativo e, quanto à pessoa, advém logo depois dos entremeios da obra. Mas não espere uma deusa nascendo com um clique, ainda temos A Aprendiz! (A mentalidade que temos quando lemos um livro define e muito o que sentimos, acredito que se tivesse outra mentalidade, não teria um coração nesse livro e só uma troca disponível.)
A complemento, Sonea tem personalidade, comprovada em certas questões, mas muito o que crescer.
Dado que Sonea “estava de férias”, Cery foi o personagem principal até os entremeios da obra... não vou discursar muito quanto aos personagens exatamente por conta disso, foram apresentados, gosta-se de alguns, mas não se sabe tanto disso. Cery ganhou nossa simpatia, e tem o seu carisma.
Danny (nessa intimidade toda!) tem um pouco menos, mas vem logo atrás. Agora Rothen (este não “pega” bem diminutivos!) vai além de todos, a relação aprendiz e mestre enleva. Gostei muito de Rothen, da maneira que passou a, brevemente, questionar as questões sociais (o que pode nos agraciar com algum aprofundamento) e de como lapidara Danny (sim, são amigos e antiga relação de mestre e aprendiz; Rothen é de certa forma a causa de gostarmos tanto de Danny, o que aquece nossos corações quanto a Sonea e à A Aprendiz).
Em geral, os personagens trazem uma linha de sensatez humana e não vi os dedos invisíveis do autor na trama. Porque mesmo o "primeiro vilão”, pouco se espera dele; a obra mostra que, através dos seus feitos e personalidade, nada há para esperar dele.
Amei não apenas a obra quanto a autora, muitos livros subestimam a inteligência do leitor ou nota-se uma facilidade na trama, em nome e glória do autor; Trudi Canavan, contudo, é indireta. Um estilo que muito aprecio e identifico. Caso mantenha-se assim, deixarei de controlar o anseio de mostrar o quanto me senti fã dela com esse livro e acessar à sua página no Skoob... nem que seja por conta duma trilogia, estou disposto a clicar no coraçãozinho, porque a sensação que me trouxe vale mais do que isso.
Enfim, foi um livro introdutório. Abordarei mais os personagens depois. O fim da obra foi bom e me fez seguir para o próximo livro, não tive decepções, apenas uma eletricidade de alegria insaciável.
Tais foram as minhas primeiras impressões da obra.
Abraços!

Man 06/02/2019

Achei o livro bom muita página para pouca ação, fiquei incomodada com algumas ações da personagem, mas entendi visto que ela não confiava nas pessoas.
Espero muito que com os outros livros a história se torne melhor e com mais ação. Rumo ao 2 livro da trilogia!

Cris 28/01/2019

Adorei!
“Todos temos a habilidade de esconder aquelas partes de nós que desejamos manter reservadas. /caso contrário, nenhum de nós sequer permitiria a outra pessoa entrar em sua mente.” Pág. 290

A história se passa na cidade de Imardin, e não sabemos exatamente em qual período, mas pelas descrições, lembra muito um cenário da Idade Média.

Sonea é uma jovem habitante do subúrbio, ela mora com os tios e vivem uma vida humilde. Muito diferente dos magos da cidade.

Os magos vivem em uma fortaleza, cercados por luxos e só vêm à cidade a pedido do rei, para expulsar os ladrões e os pedintes que ficam pelas ruas.

Em uma dessas visitas, Sonea, revoltada com a presença dos magos e com toda a injustiça, consegue atingir um dos magos com uma pedra, de alguma forma quebrando a barreira de proteção que os cerca. Despertando a ira dos magos, ela foge e passa a se esconder da perseguição que se desencadeia.

Os magos precisam capturá-la, pois nenhuma pessoa com poderes mágicos pode estar livre, ainda mais nas favelas, sem treinamento adequado.

Eu tinha este livro parado na minha estante há séculos, e como foi bom dar uma chance para ele. Aliás, tenho a série completa e já quero dar sequência.

Apesar de a maior parte do livro se desenvolver bem lentamente, pois é basicamente só a perseguição dos magos a Sonea, eu amei demais a história.
Adorei os personagens, especialmente alguns dos magos, e o relacionamento da protagonista com eles.

Uma coisa que achei muito interessante e muito bem explorada, ainda mais sendo uma história de fantasia, foi a diferença entre as classes sociais. Eu percebi nisso uma crítica da autora a essas diferenças, e ao preconceito que existe por parte das classes mais altas da sociedade, e também da desinformação por parte das classes mais baixas.

Enfim, adorei a narrativa da autora, que possui um toque de leveza e muita diversão, e achei a história muito criativa, diferente de tudo o que já li do gênero.

“Os heróis tendem a ganhar força improvável quando o conto é narrado vezes sem fim.” Pág. 358

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

O Clã dos Magos
Fazia muito tempo que eu tinha vontade de iniciar essa trilogia, mas ela acabava sempre diminuindo por não ver as pessoas falando sobre e ver os livros sempre esquecidos. Também não consigo ligar muito a Novo Conceito à fantasia e, apesar de ter “lido” o livro através de um áudio book e não ter tido a experiência direta com a edição física, vejo o pessoal falando que há bastante erros nela.

Acho que a primeira coisa que já quero tirar do caminho é que essa é uma trilogia onde a coisa demora um pouco pra engrenar e que esse primeiro livro é imensamente inferior aos outros dois, principalmente o último. Como estou escrevendo essa resenha depois de ter lido os três, já posso sinalizar pra vocês que a coisa só melhora. Falo isso porque me deparei com vários leitores que desanimaram com o primeiro livro e ainda não seguiram em frente.

“Respirando fundo, Sonea olhou fixamente para o livro e desejou que se movesse. Nada aconteceu.”

O Clã dos Magos é uma apresentação desse mundo, de Imardin, da nossa protagonista e da lógica política do reino. Porém, o que acaba prejudicando é a demorada e desnecessária atenção dada ao primeiro ato da história. A protagonista descobriu que possui um poder e é claro que os magos irão atrás dela, porém não precisávamos acompanhar essa brincadeira de gato e rato por tanto tempo.

50% do livro ou mais consiste em ela fugindo de um lado para o outro, mas eu enquanto leitora ficava apenas me perguntando porque não soava óbvio para ela, como soava para mim, que a escolha mais sábia era ela se entregar e aprender a controlar o poder que corria o risco de matar todo mundo ao seu redor? Mas Sonea simplesmente ia pulando de esconderijo em esconderijo.

Nesse primeiro livro ela se mostra uma menina corajosa, porém muito indecisa, e todo o drama desnecessário desse livro poderia ter sido facilmente condensado em poucas páginas, fazendo dessa trilogia uma duologia.

Ai se você juntar essa enrolação com o fato de que há pouca profundidade na história, fica completamente justificável o fato de os leitores não darem continuidade a trama, principalmente porque os outros volumes são ainda maiores que esse. E, algo que me incomodou muito nesse livro foi a falta de sinônimos, o que é claramente um problema de tradução. As vezes a palavra favela é falada várias vezes na mesma frase ou parágrafo, deixando o texto extremamente pobre.

Meus personagens favoritos nesse livro são o Rothen e Dannyl, gosto muito do papel curioso e protetor do primeiro e da posição indiferente do segundo. Eles são personagens que crescerão muito nos livros, mesmo tendo suas posições mudadas ou fracionadas conforme a história caminha. Sonea só sobe no meu conceito no fim do segundo livro, porque ela ainda tem muito a crescer.

A trilogia do Mago Negro é uma fantasia com um mundo interessante de magos e culturas, mas que é pouco comentada por aqui. Com o primeiro livro sendo um pouco fraco é completamente compreensível, mas posso garantir pra vocês que a história melhorará bastante e se você encarar a leitura, o final virá a valer a pena.

site: http://resenhandosonhos.com/o-cla-dos-magos-trudi-canavan/

Porco 24/07/2018

#2 A Trilogia do Mago Negro Livro 1: O Clã dos Magos
O livro não enrola e os acontecimentos importantes já começam nas primeiras páginas. O que eu gosto muito em uma história é a ideia de que alguém muito normal – ou até abaixo da média e desacreditado – pode vir a ser alguém poderoso e respeitado, pois tem potencial adormecido dentro de si.

Leia a resenha completa no link!

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/05/18/2-a-trilogia-do-mago-negro-vol-1-o-cla-dos-magos/

Thalles.Haydan 23/07/2018

O clã dos magos
Gostei bastante, achei um pouco arrastado em algumas partes, mas o fechamento desse livro é sensacional. É um livro bem escrito, feito com todo um cuidado para que nada tivesse falta de coesão, uma história bem encaixada, eu realmente devo dizer que é um livro que quem sabe no futuro eu não o releia... Realmente recomendo o livro!!!

@injoyce_ 02/06/2018

O Clã dos Magos
Uma distopia onde o mundo está dividido entre o povo do reino, o clã dos magos e os favelados.
Nesse primeiro volume conhecemos Sonea, uma favelada, que no meio de um protesto descobre ter poderes sobrenaturais. A favelada acaba fugindo pelo fato de ter feito magia na frente do clã.
O livro se divide em 3 partes. A primeira - O clã tentando encontra-la; A segunda - Sonea no clã, aprendendo como controlar seu poder; A terceira - Sonea descobrindo segredos que seria melhor que não soubesse, e termina tomando a decisão de ficar no clã pelo fato de ter descoberto demais, mesmo sem querer.
Todos os favelados odeiam o clã, será que com Sonea sendo um deles, esse fator irá mudar?
Descubram esse e muitos outros mistérios lendo a trilogia do Mago Negro.

Trudi Canavan: Publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, tornou-a um sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of the Five foram best-sellers do Sunday Times. Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa seu tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.

Taci 22/03/2018

Eu não esperava gostar do livro, ainda mais por ter lido algumas resenhas negativas. Mas me surpreendi positivamente. Gostei muito de Sonea, Rothen e Dannyl. Foram personagens que me conquistaram com o decorrer do livro.
Fico feliz pela minha escolha desse livro haha

Romullo Randell 06/03/2018

O Clã dos Magos - A Trilogia do Mago Nego #1
E uma das estórias mais enfadonhas que já li.

Mesmo após a recomendação de não leitura por um amigo meu que já havia lido previamente, optei por dar uma oportunidade ao universo de magia criado por Trudi Canavan. E foi decepcionante.

A minha impressão depois das primeiras páginas era de que seria um bom livro, mas chegar à metade já foi difícil e de meta do ano passado virou meta desse. O enredo do livro deve render umas 100 páginas -- se muito -- e, ainda assim, não é um estória lá das melhores.

A primeira metade do livro é uma verdadeira perseguição de gato e rato com uma motivação aceitável até certo ponto ("força a amizade", vez ou outra), porém enfadonha, longa, repetitiva e, em boa parte, desnecessária. A segunda metade demora a engrenar e, mesmo quando começa a se desenrolar, parece um conto bastante clichê, diferente só porque tem magos envolvidos, e uma resolução óbvia e sem graça.

Outro problema do livro são as cenas enfadonhas que reforçam cenas enfadonhas anteriores sob um novo ponto de vista. Por outro lado, alguns trechos da primeira metade do livro são interessantes quando revelam um pouco do mundo de magia de Imardin, mas não chega a empolgar tanto assim, sobretudo na segunda metade do livro. Por fim, o plot final, que parece prometer algo para o segundo livro, é quase completamente sem conexão com a estória.

Depois de contato com críticas e com outros leitores da trilogia, é quase uníssono que este é o pior dos três livros e que os outros dois crescem muita a estória e, portanto, pela boa fé nas pessoas, provavelmente, irei dar continuidade, mas sem muito entusiasmo. A leitura foi arrastada e vou tentar terminar os três livros antes de dizer que não recomendo. Mas, por enquanto, não.

Nina Vinhas 30/06/2019minha estante
Caraca! O Fergun tb me fez lembrar do Lucius Malfoy! ?

CiihSnoU 29/12/2017

“Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles.
No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.

Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.”

O Clã dos Magos é um ótimo livro que mistura aventura e magia, Sonea nunca pensou que poderia ser uma maga, ninguém além dos filhos das Casas são descobertos com magia dentro de si, então quando no dia da Purificação ela consegue fazer, sem querer, que uma pedra ultrapasse o escudo dos magos e acerte um deles começa uma grande aventura que consiste em esconder do Clã. Cery, seu melhor amigo, a ajuda de todos os modos a se esconder, até pedindo ajuda aos Ladrões, mas será que conseguiram esconder Sonea dos Magos? Será que fugir é realmente algo bom ou os poderes dela irão se tornar um grande problema?
A amizade entre a Sonea e o Cery é muito boa, os cápitulos de ponto de vista do Clã são maravilhosos, além de que a Sonea é uma das minhas magas favoritas da vida desde 2012 quando li o livro pela primeira vez!

site: https://www.instagram.com/p/BbAR2GmAqrK/

Yago.Gecy 22/12/2017

Livro bom
Gosto muito dessa trilogia, mas esse primeiro livro demora muito para desenvolver a história

Rubens Trindad 15/08/2017

Uma visão da realidade
Neste livro vemos uma abordagem da magia um pouco diferente do usual já que estamos familiarizado com a evocação de magia através das palavras, o que não acontece aqui.
O livro também trás a temática da realidade social, na qual Sonea terá que lutar no Clã por sua aceitação e contra si mesma, visto que ela era contra os magos.
A maneira como ela vai se abrindo a realidade a que não pertencia é um brilho aos nossos olhos porque é perfeitamente comparável à nossa realidade.
E o final que evoca as motivações e reviravoltas para os outros livros...
Leiam!