O Clã dos Magos

O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Dani 17/02/2020

Interessante mas uma história meio parada
Sonea foi expulsa de sua casa pelos magos e como todos na favela os odeia mas durante o ritual de purificação ela descobre que também tem poderes mágicos que se acreditava estar limitada aos nobres, então começa uma caçada a Sonea para que ela vá para o clã ficar ao comando do Rei. A maior parte do livro é sobre Sonea se escondendo nas favelas.

Dani 17/02/2020

Interessante mas uma história meio parada

SteveBruno 17/02/2020

Esperava mais
A qualidade do papel, detalhes e caligrafia é muito boa mas a gramática e a profundidade da trama e dos personagens deixa a desejar. Ainda recomendaria pra quem gosta do tema e está começando (além de não ligar pra alguns/muitos erros gramaticais).

srtmoony 12/02/2020

Magia que não vem de Hogwarts
Para quem gosta de fantasia, está aí um ótimo livro. No começo é bem repetitivo, por conta da fuga da Sonea, mas depois da metade do livro as coisas finalmente acontecem e tudo fica mais interessante.

Taynah.Cunha 07/02/2020

null
Recomendo, porém muitas partes são arrastadas mas a história é de leitura fácil e fluida

Joanna Kod'S 04/02/2020

Critica social fota 5 estrelas
Em o Clã dos Magos, nós conhecemos Sonea, uma menina da parte mais pobre da cidade que de repente descobre que tem poderes mágicos.
Esse livro é tão recheado de conteúdos e criticas sociais que penso até em gravar um video só falando sobre ele no futuro, quem sabe?
Ok, talvez a premissa não pareça a mais encantadora, mas quando comecei a ler esse livro, os acontecimentos de Paraisópolis ainda estavam frescos na minha cabeça, talvez isso tenha influenciado em algo.
A verdade é que esse primeiro livro é uma reflexão poderosa sobre poder do estado e controle populacional, mas principalmente sobre como as pessoas mais pobres percebem e são percebidas por ele.
É estranho para mim que um livro da Austrália possa ser uma obra tão interessante para se pensar o Brasil de 2019/2020? Talvez, mas isso realmente me encanta.

Nith 09/10/2019

Vamos começar pela tradução, ela tem várias falhas que tornam a leitura um pouco confusa. E porque não traduzir as bebidas, comidas e os nomes dos animais? Achei meio sem noção isso (apesar de no final ter a tradição de tds as palavras)
Também teria sido melhor se fosse identificada a idade em media dos personagens eu comecei o livro achando que Sonea era uma criança e acabei achando que ela era uma jovem mas sem ter certeza, só descobri sua real idade no segundo.
O livro começa bem lento, até a pagina 100mais ou menos não me senti presa ao livro. Simplesmente não me envolvia. Mais depois disso a história começa a andar mesmo ainda um pouco devagar. A 2° parte do livro é bem mais envolvente e o final trás reviravoltas e revelações interessantes.
A história em si é bem interessante e as cenas são detalhadas na medida certa, sendo fácil de imaginar.
Eu acho que realmente vale a pena ler.

Andréa 05/10/2019

Tem que ter paciência
O livro é muito lento, a primeira parte é bem desinteressante e só acelera perto do final. Porém, oferece uma reviravolta que me prendeu bastante.

Amanda Bento 07/09/2019

Ótimo pra conhecer mais sobre magos
Eu, que sempre optei por personagens de d&d e mmo que dessem porrada, nunca gostei muito de magos, mas depois desse livro passei a ama-los. Trudi escreve muito bem e tem uma técnica que desenvolve cenas na medida certa de detalhes. Estou ansiosa pra ler os proximos.

Bru 04/09/2019

Perfeito
Sem palavras para esse livro magnífico. Uma história de fantasia inusitada (pelo menos do que eu conheço).
A história é envolvente e Sonea é muito sábia e inteligente.
As intrigas e problemas no "time" perfeito, sem nada surreal e com um suspense muito bom.
Amo muito Sonea, Rothen, Dannyl e agora o administrador. Imagino toda a trama que vai se desenrolar em cima de como o livro terminou, que foi surpreendente, pois ao mesmo tempo solucionou o caso e abriu portas para um novo desafio.

Elaine | @literaturaemtopicos 06/08/2019

"Diz-se, em Imardin, que o vento tem alma e que geme pelas ruas estreitas, porque está entristecido pelo que encontra lá." - Trudi Canavan
A história se passa Imardin e é protagonizada por Sonea, uma jovem pobre que vive nas favelas do reino junto com a maior parte da população. O reino é estruturado por um sistema monárquico, seguido dos magos que além de serem detentores dos privilégios econômicos, alimentam a crença de que a magia só pode ser despertada por outro mago, então as crianças das favelas nunca são testadas... Um vez por ano a população é submetida ao momento da purificação, que é quando o rei ordena ao Clã dos Magos que limpe a cidade dos pedintes e criminosos, e é ai que a trama começa a se desenrolar. Quando junto com alguns jovens na praça Central, Sonea começa atira pedras contra os magos (protegidos por seu escudo de magia) num momento de imensa ira, sua pedra ultrapassa a barreira e atinge um deles na cabeça. Atordoados pelo fato ter acontecido, os magos logo se recuperam do susto e dão início a uma busca incessante por ela, pois se não aprender a controlar seus poderes rapidamente, esse dom pode não somente consumi-la, mas também destruir toda a cidade. Achei que a história demorou muito para engrenar, em alguns momentos quis para de ler o livro mas gostei da construção do mundo de Imardin e fiquei curiosa pra ver se os próximos volumes seriam melhores... escrevi as resenhas após terminar a saga completa e acho q a o livro vai evoluindo até o fim.

Loruama.Batista 19/07/2019

O clã dos magos
É um livro até que legal, o único problema é que os personagens tomam decisões muito precipitadas e muita das vezes acabam com a cara na parede por causa dessas decisões. Mas é um livro bom com uma história envolvente que da pra terminar no mesmo dia sem esforço.

Nina Vinhas 30/06/2019

Tenso e fascinante!
Imardin é um reino dividido entre a pobreza e a riqueza. De um lado as Casas, o Clã dos Magos e o Rei. Do outro, as favelas cheias de pessoas vivendo na miséria e lutando para sobreviver.

Sonea é uma favelada que vive com os tios e, como todos de sua classe, odeia os Magos, pois eles nunca fizeram nada para ajudar os pobres. Durante o ritual de Purificação, cujo objetivo é acabar com os mendigos, criminosos e vagabundos, Sonea resolve jogar uma pedra na barreira mágica que envolve os Magos junto com vários outros jovens ali presentes. Para sua própria surpresa, ao contrário das outras pedras, a sua atravessa a barreira e acerta um dos Magos. É a prova de que ela, mesmo sendo uma favelada, também é uma Maga.

Então começa uma corrida contra o tempo. Enquanto Sonea foge e se esconde dos Magos com medo de ser morta contando com a ajuda de seu amigo Cery e dos Ladrões, uma classe nada confiável, o Clã a busca desesperadamente, pois, a cada segundo que passa, seu poder aumenta e uma tragédia se avizinha.

O Clã dos Magos é uma leitura fascinante. Amo os universos mágicos e com esse não foi diferente, mas admito que tive um pouco de dificuldade para ficar imersa na leitura no início porque me pareceu que a autora assumiu que já conhecíamos seu universo, pois não explicou nada. E o glossário e o dicionário no final só me atrapalharam porque li em e-book. Preferia notas de rodapé.

A narrativa é em 3ª pessoa, mas é dividida entre Sonea e Cery de um lado e Dannyl e Rothen do outro. Gostei muito desses 4 personagens, mas admito que Sonea me irritou muito por demorar horrores pra confiar em Rothen e, no entanto, confiar em Fergun em fração de segundos. Mas isso não me impediu de amar o livro e já ansiar terminar a trilogia. Recomendo "O Clã dos Magos" para todos os amantes de uma boa fantasia!

KK 29/06/2019

Intrigante
O grande problema de ler livros traduzidos é que a gente nunca sabe se as falhas são do texto original ou do tradutor.

Infelizmente isso acontece em O Clã dos Magos. Lendo o primeiro parágrafo, achei confuso. Não me atraiu. Mas era só o primeiro parágrafo de uma trilogia. Então, resolvi dar uma chance e ler algumas páginas.

Não me arrependi. A história é daquelas que te prendem e fazem você devorar um capítulo atrás do outro.

Este livro aborda todo o tempo as diferenças entre classes sociais, hierarquia e preconceito. O quanto os moradores da favela sofrem diariamente para conseguir sobreviver, enquanto os da cidade possuem casas enormes e comida de sobra.

Achei bem interessante a abordagem. O preconceitos das Casas e dos Magos que pensam que todos das favelas são ladrões e imundos. O preconceito dos favelados achando que todo mago é assassino e os desprezam.

Esse atrito fica ainda mais evidente quando o Clã descobre que uma favelada consegue fazer magia. Nenhum mago nunca nem cogitou procurar potencial mágico na população das favelas. O surgimento de Sonea é como um soco no estômago.

É interessante ver como Sonea reage à magia, desejando não tê-la enquanto a maioria das pessoas faria qualquer coisa para ter um potencial mágico.

A relação de Sonea com Rothen é outro ponto que chama atenção quando, dia após dia, ambos começam a se despir de seus preconceitos e passam a entender melhor o universo do outro.

Três coisas me incomodaram muito durante a leitura:

Os itálicos nas gírias. A gente sabe que é para frizar que a palavra está escrita coloquialmente, mas um itálico a cada "tá" ou "cê" quebra o ritmo da leitura.

Segundo ponto: nomes de animais e frutas sem nenhuma tradução ou descrição. Ok, tem uma lista ao fim do livro, mas valia muito ter colocado notas de rodapé para não deixar o leitor perdido.

Mas de tudo, o que mais me incomodou foi não ter a mínima noção da idade dos personagens. No começo, você acha que Sonea é uma criança. Depois descobre que não é bem assim. Lá pelo meio aparecem personagens de meia-idade, que não significa muita coisa em um mundo fictício onde não se tem noção da média de vida das pessoas.

Parece besteira, mas isso me incomodou em diversos momentos, sobretudo nas favelas, onde os personagens são mais novos, mas não tanto quanto parece no começo da história.

Fora isso, é um bom livro. Se você gosta de fantasia e ação, essa história atende bem aos requisitos.
Nith 08/10/2019minha estante
Concordo em tudo. Várias partes são confusas, não da pra saber se é assim originalmente ou se foi erro de tradução.
Os nomes sem trad

Gabyh 31/03/2019

“Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles."

Sejamos sinceros, o início do livro é um tanto cansativo, afinal, só vemos até o momento aquela questão de ódio entre os favelados, o povo do reino e o clã dos magos.

Nesse primeiro livro da trilogia nós conhecemos Sonea, uma garota que fazia parte dos favelados mas em meio a um protesto acaba descobrindo que tem poderes, o que leva a garota a fugir por ter feito magia em frente aos magos.

O livro acaba sendo dividido em três partes: Na primeira parte nós acompanhamos Sonea fugindo do clã e eles a procurando em todas as partes da cidade. A segunda parte é onde vemos que Sonea foi para o clã para aprender a lhe dar com seus poderes, não que isso seja algo fácil. Na terceira e última parte desse livro vemos que Sonea acaba descobrindo coisas que não deveria, e por saber demais acaba tomando a decisão de continuar junto ao clã dos magos.

A questão é que se você está disposto a conhecer uma história incrível, o livro vale a pena sim, mas claro que tem alguns pontos negativos, partes que poderiam ter sido dispensadas, mas ainda sim, nos levam a um mundo incrível. É o tipo de livro que se você tiver a mente aberta, vai se surpreender.