O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Fernanda 21/09/2012

Resenha: O Sonho de Eva - Chico Anes
Confira a resenha completa de O Sonho de Eva aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-sonho-de-eva-chico-anes.html

Resenha: O Sonho de Eva narra a história de Eva Abelar, autoridade e especialista mundial em sonhos lúcidos, e a sua busca por respostas, vingança e pelo filho desaparecido, Joachim. Sua irmã Ana Abelar estava trabalhando em um projeto chamado DreamGame, na grande e enigmática empresa Yume. Porém a moça pulou de seu apartamento, no 20° andar. Eva, que estava na Universidade de Viena quando recebeu a notícia ficou extremamente abalada, mais ainda, pois tinha deixado seu filho, que é uma criança autista, com a irmã no período em que estava viajando a trabalho e o pior é que não havia sinais do menino em nenhuma parte.

“(...) Os homens trocaram olhares. Pareciam decidir quem falaria primeiro.
- Talvez haja algum engano, Dra. Abelar – disse finalmente um deles -, não havia nenhuma criança no apartamento. Os investigadores vasculharam o lugar à procura de pistas que indicassem um eventual assassinato. Não encontraram nenhuma evidência, tampouco encontraram alguém. Não falaram nada sobre seu filho.” Pg. 136

(CONTINUA NO BLOG...)

Daniela 21/09/2012minha estante
Adorei a resenha. Tenho muita vontade de ler esse livro. Grande orgulho nacional. Parabéns. Beijos.

sobre livros 28/09/2012minha estante
Sempre tive vontade de ler esse livro. Sua resenha me deixou muito curiosa. Adorei. Bjs

Maria Ap. 05/02/2013minha estante
O livro é muito surpreendente.

Bela 14/09/2016minha estante
Gente quem tiver vontade de Ler esse livro vão em frente
Ele é ótimo!
Amei, a história e Viciante você quer sempre saber o que vai acontecer em diante..

Edna Sabino 13/07/2023minha estante
O livro é incrível!

T. Ururahy 28/04/2012

Um sonho concretizado para a literatura nacional
“Sonhou que caminhava por uma estação de metrô. Paredes de azulejo branco refletiam as luzes das lâmpadas de vapor metálico, provocando em sua pele agradáveis ondas de calor. Viu, ao final do longo túnel, o que lhe parecia ser um farol de locomotiva. Seguiu em direção ao ponto luminoso.”

Olá, senhores(as)(itas)! Não há outra palavra para descrever a resenha de hoje senão SATISFAÇÃO. O livro em pauta chama-se “O Sonho de Eva”, do autor nacional Chico Anes e foi lançado pela Editora Novo Conceito (através do selo Novo Conceito Jovem) em Abril de 2012. Minha alegria em ler “O Sonho de Eva” se dá pelo fato de que o autor – membro da República dos Escritores, assim como eu – sempre foi considerado internamente entre os escritores do grupo como um dos mais promissores, com o texto mais universal e capaz de se enfiar entre os best-sellers internacionais sem problema algum. Ou seja, havia uma apreensão quando eu comecei a ler o livro finalizado: será que minhas expectativas vão se confirmar? Eu estou certo com relação à qualidade do texto do Chico? Ó vida, ó céus!

De imediato, a obra acerta na premissa. Trata-se da história da Dra. Eva Abelar, uma autoridade mundial em sonhos lúcidos (Google it! Vale a pena), que vê sua vida desmoronar no mesmo dia em que seu filho desaparece e sua irmã (aparentemente) se suicida. A partir desse ponto, o enredo segue uma linha entre a ciência e o lúdico, construído de uma forma tão interessante e plural (discutiremos o conceito mais adiante) que em determinado momento você não consegue mais dissociar as duas coisas. A leitura não é rasa, existe um aprofundamento crítico com relação ao nosso livre-arbítrio e à nossa crescente dependência da tecnologia, mas é um subtexto tão sutil que, se você prefere apenas curtir uma boa história, vá em frente que eu garanto que não será bombardeado por informações que não pediu.

No que diz respeito à narrativa, o autor demonstra conhecimento técnico cena a cena, desencadeando uma ligação personagem-leitor que o impede de se desligar da trama. Estamos falando do clássico “sentir o que o protagonista sente”, técnica a qual Chico Anes demonstrou ter total domínio. Quanto à pluralidade do texto, ao trabalhar em dois mundos (o real e os sonhos lúcidos), o autor utiliza mudanças no ponto narrativo do texto, intercalando primeira e terceira pessoa de forma a “virar a chave” imediatamente quando o leitor se depara com a mudança. É sutil e funciona. Claro, eu adoraria ver elementos mais bizarros e viagens oníricas mais intensas, mas isso é o escritor de Literatura Fantástica falando (rs).

As passagens em que as explicações científicas são amarradas com a trama e apontam ligações entre grupos/sociedades secretas e suas intenções nada amigáveis com relação à humanidade me lembrou Dan Brown. Para quem, como eu, gostou de “Ponto de Impacto”, “Fortaleza Digital” e “O Símbolo Perdido”, a leitura de “O Sonho de Eva” destoa apenas em um ponto: Chico Anes intercala cenas intensas e ágeis (típicas de Dan Brown) com passagens mais extensas e oníricas, como não poderia deixar de ser. Outro fato que reforça ainda mais a pluralidade do texto do autor.

Para não dizer que não falei das flores, senti falta de passagens mais extensas com o filho da Dra. Eva Abelar, um garoto autista. Mesmo que isso pudesse estender demais o texto com cenas que não impactariam o enredo, sei que o autor teria condições de criar uma leitura muito interessante sob um ponto de vista tão peculiar.

Ademais, por mais que os conceitos apresentados não sejam simples e corriqueiros, o leitor não depende da compreensão desses assuntos para desenvolver sem percalços o enredo até o final. Claro, eu recomendo muito uma pesquisa final sobre alguns dos temas abordados, alguns dos nomes de cientistas e pesquisadores citados, etc. Essa história de Sonhos Lúcidos e a visão científica do nosso livre-arbítrio são MUITO interessantes.

“A imagem de Anna tentando falar de dentro do túmulo voou por sua cabeça. Passou as mãos pelos braços, esfregando a pele arrepiada. Aquele era o tipo de som que alguém ouviria se estivesse no cemitério, depositando flores numa lápide, e o defunto começasse a gemer lá embaixo.”

Enfim, “O Sonho de Eva” cumpre com louvor seus objetivos de divertir o leitor ao mesmo tempo em que nos faz pensar em diversos assuntos existenciais sem cair na falha de travar o desenvolvimento do enredo. A obra entretém e, principalmente, reforça o quanto os autores brasileiros estão trilhando um caminho sem volta para o patamar de big books internacionais.

Kat 21/07/2020

Sensacional
Amei o assunto do livro e a crítica social do final, um tema bem atual, e além disso, é livro nacional, vale a pena!

Sharon 09/04/2013

Não consegui pegar a história, me saltou nos olhos o machismo...
Dra Eva é tipo ultra gostosa, todos os homens a fim dela. Tudo bem, afinal, nem precisa ser tão gostosa assim nessa vida pra ser cantada, né? Mas ok, vamos dar um desconto também pra secretária "a quem as curvas do corpo compensavam a retidão dos traços do rosto" em nome da ficção científica, logo mais vai ter ficção científica.

Mas daí a cientista conhece a nova equipe de trabalho... não deu mais. Três homens são apresentados primeiro e descritos pelo rosto. "óculos redondos, que cobriam um par de olhos azuis e furtivos", "rosto quadrado e compacto, cabelos curtos" e "jovem de rosto magro e maltratado, etc. A mulher:

"- interrompeu a garota de mechas fartas e ruivas. Os cabelos vestiam um rosto atraente e despencavam sobre os ombros, ajudando a cobrir de vermelho os seios inflados que o decote pouco escondia."

Galera, é fogo, viu. Dá raiva. Eu tentei, escolhi como presente do Luciano no pontoLivro, achei que seria promissor... ai ai ai.
Sabrina 01/01/2015minha estante
Nossa, obrigada!!!!!! Pensei que tinha sido a única a me incomodar com o machismo desse livro!

Bru 04/02/2021

Livro incrível! Escrita boa, história bem escrita e trabalhada de forma crível. O melhor de tudo é que é nacional. A história tem como assunto o "sonho lúcido" no qual você está totalmente consciente e tem o total controle dos próprios sonhos, Eva é uma psicóloga e pesquisadora que estuda sobre o assunto desenvolvendo a teoria da super consciência, até que a irmã comete suicídio e o filho desaparece sem deixar pistas, então a empresa em que sua irmã trabalhava a chama para ajudar em um projeto secreto, um jogo para se jogar sonhando, Eva aceita, mas com a intenção de descobrir mais sobre a morte da irmã e de encontrar o filho, e aí começa o perigo. É um livro muito bom, o que me incomodou (e talvez não incomode ninguém mais) é a sexualização desnecessária da personagem em algumas situações, embora reconheço que muitas foram "necessárias" no contexto do livro.
nathan @lendosurtos 25/03/2021minha estante
primeira resenha que eu vejo desse ano kkkkkk... to aqui na duvida se devo ler

Sabrina 01/01/2015

Que decepção!
Estava guardando a leitura desse livro para um momento especial, porque eu estava esperando boas coisas, até porque a temática é extremamente interessante e eu nunca havia visto algum outro livro semelhante.

Quanto à escrita do autor em si, não há muito do que reclamar. Ele escreve bem, não há dúvida. Seus parágrafos são muito bem construídos e fluídos - bem mais que os diálogos, diga-se de passagem. Mas minhas ressalvas não estão nisso... E elas se encontraram em aspectos que fizeram com que o livro perdesse as outras 4 estrelas da minha nota.

O que me incomodou e muito foi a construção das personagens, sobretudo com relação às personagens femininas. E mais! A forma que os diálogos e as situações se desenrolavam quando essas personagens femininas estavam em foco.

Não é de hoje que sabemos que estarmos no século XXI e avançando nos anos não tem significado o extermínio do machismo. Muito embora tenhamos conquistado avanços notáveis e essenciais para o bem estar das mulheres, sabemos que o machismo perdura, sobretudo em sutilezas que podem passar despercebidos por olhos desatentos, mas infelizmente o machismo que encontrei nesse livro não era nada sutil, porém berrante e extremamente incômodo!

Para começar, temos a Eva. Quão ridículo é ver uma doutora ser tratada com desrespeito de todos seus colegas de trabalho sob a passividade da própria? Eva era assediada por todos os homens que a rodeavam, absolutamente todos! E ela nem ao menos registrava isso muito bem. Pelo pouco contato que tenho com estudantes de psicologia, o que posso dizer, com certa segurança, é que eles têm uma tendência a se oporem a esse tipo de machismo "sutil", que se disfarça por meio de elogios "inofensivos", mas que diminui a mulher, sobretudo quando ela é alvo desse tipo de atitude em sua área de trabalho.

E não para por aí. Todas as personagens femininas, em todas as cenas em que estiveram presentes, quando não falavam sobre sexo, estavam fazendo sexo ou sendo maliciosas ou alvo da malícia masculina. Não sei que universo é o que o autor vive, mas o que me pareceu é que ele ainda é, com desculpa do vocabulário, um adolescente punheteiro, que não consegue enxergar a mulher muito além da disposição da lascívia masculina.

Isso sem mencionar a facilidade que o estupro era tratado pelos personagens masculinos. Como na cena em que um vilão ameaçou estuprar uma moça e o Alec, que supostamente é o mocinho, ouviu isso com tanta naturalidade, que até mesmo fez uma "gracinha" em resposta a essa ameaça.
Isa 16/05/2015minha estante
Concordo com você sobre o estupro , o autor deixou a desejar nesta parte , como se o estupro fosse algo natura,l como se as próprias mulheres fosse as insinuadoras para a pratica.

Janine 20/11/2015minha estante
Foi por isso que abandonei o livro.

MILA 06/01/2017minha estante
Adorei a sua resenha!!

Kim 09/11/2020minha estante
Meu deus, obrigada por essa resenha!!

Just Livros 12/12/2012

Resenha Just Livros
Minha Opinião:
Eva resolveu seguir os passos do pai e continuar sua pesquisa sobre sonhos lúcidos, ou seja, sonhos onde nós temos a consciência que estamos sonhando e assim podemos desfrutar do sonho da melhor maneira possível.

Sua irmã Anna também trabalha com pesquisas nessa área e realiza pesquisas em uma importante indústria chamada Yume que esta tentando revolucionar o mercado levando os jogos para dentro dos sonhos lúcidos, os tornando reais.
Eva teve que realizar uma palestra fora do país e deixou seu filho (Joachim) com sua irmã para poder viajar. Mas durante a viagem que era para ser algo rápido Eva recebeu péssimas notícias, Anna havia se atirado do vigésimo andar do prédio onde morava e Joachim havia sumido misteriosamente.
Ela retorna ao Brasil desesperada para descobrir como isso tudo aconteceu. Sua irmã nunca seria capaz de se suicidar e por qual motivo Joachim foi sequestrado são questões que invadem sua mente.
Após juntar algumas pistas, ler o diário de Anna e falar com um misterioso homem ela concluiu que os dois trágicos acontecimentos estão ligados de alguma maneira com a indústria Yume e para descobrir mais detalhes que possam ajudar a encontrar Joachim ela resolve aceitar uma proposta da Yume para dar continuidade ao trabalho que sua irmã estava realizando. O que ela não sabe é que com isso esta colocando sua segurança em risco.

“(...) leu sublinhadas várias vezes por riscos enérgicos, as palavras:
O livro velho. É nele que está o segredo.
Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim.”

O livro trata do tema “sonhos lúcidos” com tantos detalhes (deve ter exigido muita pesquisa) que parece algo real e isso deixa o leitor curioso fazendo a leitura fluir rapidamente.
Achei as primeiras páginas confusas, mas isso é só questão de entender o que esta acontecendo. A história tem uma proposta diferente e com certeza vai agradar os leitores que gostem de ficção científica e com um toque de suspense.
O livro é narrado em terceira pessoa, mas nas partes que representam os sonhos a narração passa para primeira pessoa e isso foi bem criativo porque te da a sensação de estar participando do sonho.
A diagramação do livro é simples e satisfatória e os capítulos são divididos em “partes” numeradas em romano.
A capa é muito bonita e chamativa, consegue e representar bem a história do livro e tem caracteres em chinês fazendo referência a indústria Yume.
Terminei de ler com a sensação de que o livro superou todas as minhas expectativas então esse é mais um livro nacional que eu recomendo pra vocês!

Renata CCS 15/01/2013minha estante
Interessante este livro. Já inclui em minha lista de leituras para 2013. Abraços.

Manu 17/01/2013minha estante
Gostei, fiquei curiosa para conhecer o livro.

Maristela 17/01/2013minha estante
Eu já algumas resenhas sobre esse livro, mas tenho que confessar, que essa sua resenha está maravilhosa e me deixou com uma vontade enorme de ler.

Paty 17/01/2013minha estante
Graças a Deus as Editoras estão Incentivando a Literatura Brasileira, para que possamos ter bons livros como esse. Me interessei muito pelo tema do livro.

Gy 22/01/2013minha estante
Gostei muito da resenha, quero muito ler o livro.

Glaucio.Oliveira 24/01/2013minha estante
Esse é um livro atípico.
Bem diferente do que já li.
Já li várias resenhas dele, e tenho muita vontade de lê-lo. Ainda mais sendo nacional.
Desse ano não passa.

Glaucio.Oliveira 24/01/2013minha estante
Esse é um livro atípico.
Bem diferente do que já li.
Desse ano não passa.

NESSA 01/02/2013minha estante
Realmente um livro diferente!Com certeza deve ser emocionante acompanhar Eva e descobrir o que aconteceu com sua irmã e encontrar seu filho,gostei de ter um certo mistério,um toque de ficção científica e suspense.

DomDom 05/02/2013minha estante
Assim que li a sinopse desse livro, me lembrei logo do filme "A Origem", que aborda o tema sonhos lúcidos também. Então nem preciso falar o quão curioso pra lê-lo estou. Gosto muito de ficção científica, e quando a trama aborda assuntos interessantes, como é o caso de sonhos lúcidos, a minha curiosidade em ler aumenta muito.

Jessyca Magalhães 05/02/2013minha estante
bem diferente, já estou louca para ler

Gabi l Vai um spoiler aí? 08/02/2013minha estante
Gostei muito desse livro. O título me deixou muito intrigada.

Amanda Costa 09/02/2013minha estante
Barbaridade so almentou a minha vontade d eler.Ainda nao pude ler ele e nada do genero.

Michelle Ladisl 09/02/2013minha estante
Oba mais uma literatura nacional !!!
Eu vim conhecer o livro através da sua resenha ... Amei e com certeza está entrando pra minha listinha de compras !!
Bjus

Gizeli 15/02/2013minha estante
Adorei!!!! Esse Brasil está dando frutos maravilhosos. E com certeza já for por na minha lista...

MaryP 28/02/2022

O Sonho de Eva
Gostei dos conceitos sobre sonhos lúcidos que o livro traz e sua mistura de misticismo com ciência. O plano de dominação mundial é bem crível e a protagonista é interessante, mas é bem chato quando o autor simplesmente deixa de lado a apreciação do quanto a Eva é uma mulher forte e inteligente para falar sobre o corpo e a aparência dela (algo que até chega a ser relevante em uma certa parte da história, mas que é repetido de forma incômoda, pelo menos para mim, sem necessidade. Sim, todo mundo já entendeu o quanto a Eva é bonita, atraente e tudo mais. Não precisa repetir isso quase todos os capítulos, nem fazer observações extremamente detalhadas sobre o corpo dela e das outras mulheres de uma forma que não faz com os personagens masculinos).

Toledo.Lara 23/03/2021

Livro conta a história de uma psicóloga e pesquisadora de sonhos lúcidos. Com a notícia da morte da irmã e o sequestro de seu filho, Eva entra para uma organização muito suspeita que pretende criar um jogo com a ajuda de sua pesquisa.
O tema é interessante e teria tudo pra dar certo, mas história é rasa, morna e o autor não soube aproveitar as 304 páginas rs.
Com várias falas preconceituosas e uma hiper sexualização desnecessária em diversas partes do livro, a leitura além de desinteressante se torna incomoda.
A personagem principal não tem carisma e é, levemente arrogante ( não seria ruim se fosse bem aproveitado), além de inerte na maior parte do tempo.
Tinha boas expectativas mas me decepcionei.
d a n i 13/05/2021minha estante
Eu larguei o livro exatamente por conta dessa hiper sexualização! ??

Alice 04/06/2021minha estante
A parte da sexualização também é que mais me irrita

Brenda Bremer 06/01/2017

Decepcionada
Apesar do livro abordar um tema tão interessante quanto "sonhos lúcidos" e ter uma escrita fácil de se acompanhar, os diálogos entre personagens foram - em nível pessoal - muito forçados.

Porém, meu maior incômodo foi com relação a como as personagens femininas são tratadas nessa história, principalmente sobre temas como assédio e estupro, muito recorrentes ao longo do livro. A maioria dos personagens masculinos (quase todos que entram em foco) fazem menção a um desejo ou fantasia sexual sobre uma personagem feminina, fazendo piadas, assediando e até mencionando o estupro dessas personagens, que permanecem alheias ou passivas durante todo o livro.

Pamela Florentino 13/05/2021

Foi até um pouco melhor do que esperava
Tenho um marcador deste livro a muito tempo e sempre tive curiosidade de lê-lo, finalmente chegou a hora.

O autor descreve técnicas para treinar os sonhos lúcidos, o que nos deixa curiosos sobre o assunto, me fez ter vontade de pesquisar sobre e realmente testar as teorias.

A forma como o autor sexualiza a protagonista e algumas outras personagens femininas através das mentes de alguns personagens masculinos é simplesmente ridículo.
Não só isso, mas também o assunto sexo entrou no meio de muitas conversas sem necessidade alguma. Estou cansada de pessoas colocarem sexo em tudo ultimamente. Não é necessário para a história e não agrega absolutamente nada.

Achei Adhya uma vilã bem montada, desde o início percebemos que ela é do mal, mas ela acaba sendo bem mais cruel do que imaginamos. Porém, imagino que ela sofria muito mais ameaças do que as que ela mesma infligia.

A ação do final acabou salvando alguns pontos fracos do livro, gostei das formas como as coisas caminharam para uma resolução lógica.

A premissa da história é muito interessante e chegar a trazer um pouco de apreensão ao leitor, será possível os acontecimentos do livro se tornarem realidade? Talvez não exatamente da forma como vimos nas páginas, mas com certeza é um risco que corremos com o avanço ininterrupto da tecnologia e o aumento da dependência que nós estamos desenvolvendo por aparelhos eletrônicos.

Bianca 29/08/2022

Esperava mais...
Fazia anos que eu queria ler esse livro e sempre começava e largava, mas o livro(principalmente pela capa) sempre me chamou muita atenção e finalmente peguei pra ler de uma vez. Abordar sonhos lúcidos é a parte boa do livro, mas o desenrolar da história não me prendeu muito, tanto que larguei o livro umas 3/4 vezes. Enfim, o livro é bom mas eu esperava bem mais dele.

Bia 09/08/2021

Esse livro deve ter sido agradável para quem o leu em 2012, ano que foi lançado. O adquiri na Bienal de São Paulo em 2013, e este dentre tantos outros, estavam esperando até eu resolver ler em 2021.
Achei que a premissa do livro é boa e faz mais sentido agora do que anos atrás, pois trata de temas que hoje estão inseridos na nossa vida de modo irreversível: a presença da tecnologia; a separação do real e virtual.
Eu achei o livro menos denso, fácil de ler, sem muitos detalhes, acredito que por ser do selo Jovem da editora Novo Conceito, essa é a sua proposta.
Mas existe um aspecto da escrita que dando uma geral nas resenhas aqui do Skoob, vejo que incomodou poucas pessoas: a sexualização das mulheres.
Hoje, no ano 2021, em que essas pautas são discutidas exaustivamente (e com razão), acredito que esse tipo de livro não vai agradar muita gente, e talvez nem jovens, pois muitos estão se desconstruindo, ou já tem uma cabeça mais aberta.
O problema não é o sexo, é essa sexualização que fica acima do valor de uma mulher, ou melhor, acabar sendo o único valor que ela tem. Que fica acima da sua intelectualidade, e a pior situação: ficar acima das vontades e escolhas dessa mulher.
Talvez por isso os homens não entendam o porquê muitas vezes batemos na tecla de "ler mais mulheres".
Acredito que se o livro passava batido em 2012, ano em que ainda não se discutia o machismo, hoje, ele não fica incólume.
Marcelo Martins 23/09/2021minha estante
Acho que sua resenha exerceu um impacto na minha decisão de não ler mais esse livro. Comprei em uma feira de livros por 10,00. Li a contracapa e achei interessante. Mas pelas avaliações gerais nas redes literárias e os comentários que ví, penso que será uma perda de tempo em meio a tantos livros excelentes que podemos explorar, inclusive com a mesma premissa tecnológica.

Sharon 20/08/2022minha estante
Eu li mais ou menos na época do lançamento e senti a mesma coisa. As descrições das mulheres são piores que as de alguns livros eróticos...