Death Note #1

Death Note #1 Tsugumi Ohba

Resenhas - Death Note #1

11/04/2017

Esse mangá veio para acabar com a boa leva de leituras que eu estava tendo até então. Não fluiu comigo, achei a narrativa truncada, sem contar que ele se leva a sério demais a ponto de incomodar.

A premissa era tão boa. Um Shinigami (deus da morte), num dia de tédio, deixa cair seu caderno da morte – o tal do Death Note - no mundo dos humanos. Light – sério, que raio de nome é esse? – um estudante brilhante, mas igualmente entediado, encontra o caderno. Nele consta uma série de regras escritas em inglês – por ser o idioma mais falado do nosso mundo – sobre os riscos do caderno. Basicamente, se você escrever o nome de uma pessoa na qual você consiga também visualizar o rosto, essa pessoa morrerá nos próximos 40 segundos de ataque cardíaco, a não ser que você especifique a forma que a pessoa morrerá, e dá até pra escolher quando, desde que se respeite o tempo que essa pessoa tem de vida aqui na Terra. Você acha que o menino ia demorar pra escrever no caderno, mas de cara já insere uma lista grande com vários nomes de criminosos. Além disso, o portador do caderno consegue enxergar também o Shinigami que vira tipo um encosto, acompanhando a pessoa a todo o momento.

Apesar de ter essa premissa interessante, não há um desenvolvimento satisfatório dos personagens e nem da trama em si. São páginas e páginas explicando o óbvio, subestimando a capacidade intelectual do leitor. Quer um exemplo? Quando a namorada do agente do FBI vai lá para o Centro de Operações e se depara com o Light. Após uma conversa, ele percebe que ela põe em risco a identidade dele, uma vez que ela andou fazendo umas investigações por conta própria, sendo assim, ele que sempre anda com um pedaço de uma folha do Death Note, rapidamente insere o nome dela e especifica que ela se suicidará. Só que nada acontece e ele fica lá pensando durante umas duas páginas no porquê do Death Note não estar funcionando. Enquanto isso, diante da obviedade da coisa, você como leitor fica lá gritando pra ele: “ow anta! Ela te deu um nome falso!”.

Outra coisa que me incomodou bastante foi a rapidez com que tudo foi sendo descoberto pelo L, um gênio que serve como uma espécie de informante da Interpol. Ele logo chega a conclusão de que se trata de um caso envolvendo um evento sobrenatural. Desculpa, mas não consigo achar essa conclusão dele tão óbvia assim. Logicamente, uma hora ou outra ele deveria chegar aí, senão não teria como continuar esse mangá. Mas deveria mostrar um pouco do desenvolvimento dessa investigação na narrativa antes de chegar a essa conclusão.

Mas a gota d’agua mesmo é quando o Light ao explicar ao seu Shinigami as artimanhas para saber se alguém entrou no seu quarto, fala que coloca uma grafite num lugar estratégico. A forma que ele fala desse lugar é a prova que o autor acha mesmo que quem está lendo é muito burro pra entender. Veja: “as portas tem peças metálicas chamadas dobradiças”. Mas como assim? As peças metálicas presentes nas portas se chamam dobradiças? AH VÁ!

Por último, o Shinigami uma hora fala que nem todas as regras estão explícitas no caderno, e que além disso, ele não tem obrigação de contar tudo ao portador do caderno – o maior mistério seria o que acontece com o portador depois que ele morre, já que o Shinigami disse que não vai nem para o inferno e nem para o céu – e isso me cheirou a enrolação futura. Sinto que surgirá uma situação na qual será “revelada” a tal da regra nova que ninguém sabia a respeito até então.

Essa Black Edition é composta por 6 volumes, mas óbvio que não darei continuidade. No entanto, darei uma chance para o filme, porque acho que essas coisas que me incomodaram talvez não fiquem tão em evidência nas telas.
Felipe Dornellas 11/04/2017minha estante
O filme a ser lançado pela netflix parece ter adaptado demais a história e tirando a essência dos personagens. Sugiro que veja o anime, que também tem na netflix.

12/04/2017minha estante
E o filme japonês de 2006? Bom?

Felipe Dornellas 12/04/2017minha estante
Foram lançados dois filmes japoneses, ainda não vi nenhum.

heloisa.nas 25/07/2017minha estante
A série é bem legal.

Jorge460 14/07/2019minha estante
O filme é um lixo.

Gabriela 13/08/2022

death note foi um dos primeiros animes que eu assisti, e é incrível como a adaptação é tão fiel ao mangá. ansiosa pra ver mais dos confrontos light x L kkkk
Renatinho 13/08/2022minha estante
Gostei muito do anime, mas nunca li o mangá. Deve ser muito bom também

Gabriela 17/08/2022minha estante
renatinho, vale a pena! é muito bom pra quem gosta do anime ijsiajiasj

Renatinho 17/08/2022minha estante
Vou ver se compro o mangá pra ler, adorei o anime quando assisti e o mangá deve ser melhor ainda

Mateus 28/12/2010

Descobri Death Note meramente por acaso, por indicação de um amigo que havia assistido ao anime e gostado muito. Na época me interessei bastante pela história, mas não tive a oportunidade de assistir. Tal foi minha surpresa quando, navegando pela internet por esses dias, descobri que havia o mangá de Death Note. Comecei a ler logo, e passado poucas páginas, já estava fissurado e o achando o melhor mangá que já havia lido.

Para quem não conhece, Death Note conta a história de Raito Yagami, um garoto de 17 anos que encontra um caderno de uma criatura maligna chamada Shinigami. Com este caderno é possível matar pessoas apenas escrevendo seus nomes e tendo seus rostos em mente, além de poder especificar ou não o que as pessoas irão fazer antes de morrer. Com o caderno em mãos, Raito decide virar um justiceiro tentando livrar o mundo de todos os criminosos e assassinos, uma tarefa que no princípio parece ser fácil, mas logo depois será dificultada pelo misterioso detetive L.

Com um enredo e uma história totalmente originais, Death Note me fascinou imensamente e me transformou em um grande fã. Quando você começa a ler, as páginas vão passando e você não consegue mais parar. Alguns acontecimentos são geniais, e cheguei a ficar de queixo caído várias vezes. Além disso, é incrível vermos o quanto Raito vai mudando a cada capítulo, como vai se tornando mais e mais sombrio e com uma inteligência maligna.

Embora eu não seja um grande entendedor do assunto, posso dizer sem qualquer dúvida que um mangá igual à Death Note não existe. Com toques de suspense, mistério e até terror, deixa qualquer um ávido pelos próximos episódios. E é o que eu vou fazer logo.
senna889091 31/07/2012minha estante
igual a esse nao conheço, mas quiser me apresentar algum rsrs

Téh Moura 21/11/2012minha estante
Também não sou uma grande entendedora do assunto, mas pelo menos de animes acho que posso dizer que entendo pelo menos um pouco. Posso dizer que realmente é uma obra fantástica, que por vezes me irritou um pouco por causa do Kira, que é um personagem que eu não gosto muito, mas sempre aparece o L pra salvar tudo. Não sei se com o mangá é assim, mas desde o começo do anime eu tinha a sensação que o L e o Kira estavam cavando as próprias covas, como se cada passo que eles davam adiante nessa caçada era um passo para mais perto da morte. Uma obra que me está fazendo pensar a tal ponto que eu chego a me sentir cansada mentalmente após apenas um capítulo, mas mesmo assim não consigo parar de assistir.

- brenda 01/09/2009

Eu sou fascinada por esse mangá. Ainda não terminei de lê-lo todo, mas até onde li, foi uma experiência incrível. Não é uma simples leitura, de uma forma ou de outra, voc para pra pensar em suas proprias ações.
Eu acho bem legal a forma como Kira (Light) começa a escrever no death note como uma forma de 'limpar' o mundo e conforme a saga avança, ele torna tudo isso num simples jogo de esconde-esconde com o L (lawliet) e posteriomente com o Near. Pra mim, ele é réu e juiz. Ele quer acabar com a violência com mais violência.
Aí fica a pergunta: será mesmo que os fins justificam os meios?
Téh Moura 21/11/2012minha estante
Não li o mangá e ainda não terminei de ver o anime, mas desde já afirmo que estou do lado do L, não só por ele ser um personagem que me agrada muito mais, mas também por achar que assassinar pecadores não te faz alguém superior, apenas mais um assassino.

KirederiK 19/04/2011

Impressão
Ótima história, inteligentíssima e cheia de reviravoltas.

Altamente recomendado!
annekarol 21/07/2011minha estante
Eu sou viciada em Death Note, mas por azar a onde eu moro não tem nenhuma banca para arranjar mangás e quando dá minha mãe consegue felizmente comprar no centro, mas isto é bastante raro... sobre o anime/mangá o contexto é extremamente perfeito e marcante, tem pessoas que julgam Death Note como uma história muito sem graça, mas a maioria gosta ! Eu sou uma dessas que gostam e gostaria muito de ter todos os mangás, afinal... o mangá sempre supera o anime não é mesmo? rs'

rafa 13/07/2022

Ler Death Note em pleno 2022 sem ter recebido spoiler é realmente um feito e espero continuar assim até o final. Eu sinceramente não sei o que pensar sobre os personagens. O Light Yagami não sofre uma ruptura. Desde o começo da para perceber que as intenções dele são desviadas da moral e quero ver até que ponto ele vai. L continua um mistério, assim como o Ryuuku.
Cosmonauta 14/07/2022minha estante
Yagami é um psicopata.

Pamih 18/05/2009

lol
death note,na minha opinião o melhor mangá!a história é suber bem feita,dos animes é um dos mais inteligentes...vale muito a pena ler,até aqueles que não curtem literatura Japonesa vão gostar.RAITO,L,MISA AMANE...apaixonante...

larimauve 27/09/2009

Um dos melhores mangás já produzidos.È uma história muito boa que te prende a cada momento.

Fosoxi 08/03/2024

Nostalgia, 2016.
Eu amo ler mangá, é sempre uma sensação nostálgica. O cheirinho de jornal, a textura das páginas e os detalhes presentes no início, entre capítulos e no final deixam tudo mais gostoso de se ler.

Nunca assisti Death Note todo, mas quem saiba eu possa ler o mangá todo. É muito fod4 com o Kira pensa em tudo de uma maneira tão estratégica, você fica UAU.

Glauber † Binho 26/05/2010

O primeiro manga a gente nunca esqueçe!
Foi bastante interessante o meu primeiro contato com manga, logo que virei a capa já vi uma mensagem grande e tive de ri de mim mesmo porque esqueci que se tratava de um manga! rsrsrs. Nesta mensagem falava para começar a ler pela contra capa e ir voltando para capa! Mesmo assim com o curtume quando acabava de ler as duas paginas eu voltava ai lembrar que tinha que virar a pagina

Mas falando sobre o conteúdo do manga é simplesmente perfeito te faz pensar do começo ao final! Não é tão infantil como pensei te faz ate pensar em questões sociais é você sempre quer ler o próximo manga ate concluir a sua serie, ele te faz pensar também sobre quem é mal ou bem se matar assassinos e outros seria bom!

Afinal quem mata é o mocinho da historia ???

César 10/01/2011

Imprevisível...
Acabei de lê-lo neste momento, fiquei com raiva de ter terminado eu quero LER mais e mais... O autor nos deixa com uma vontade de ler mais, tudo é muito imprevisível, eu nem tenho noção de como vai ser os próximos livros, espero que goste da mesma forma que gostei deste livro.
A inteligente tanto de Light quanto de L me fascinou, e aquela última morte que interessante, O Shinigami eu acho ele de forma geral muito engraçado, e as vezes (sempre) Light o surpreende...

Gostei pretendo ler mais... RECOMENDADO...

Edguy 03/03/2011

Perfeito!!!
Um Mangá muito Inteligente! CHEIO de tramas, jogos, planos, emboscadas e duelos. tudo psicologicamente falando. Definitivamente naum é pra quem SÓ gosta de pancadaria, e sim d inteligencia.

Gustavo Simas 13/05/2013

Um jogo de astúcia
Death Note é um mangá. Mas não é um mangá que mostra pessoas com superpoderes ou extraordinariamente potentes, com suas ultra-habilidades e seus portes físicos inacreditáveis. Death Note não é um mangá lá muito surreal (se comparado à outros). Na verdade o que se preza aqui é a inteligência, muito mais do que as habilidades físicas. O psicológico é o fundamental, o explorado. Com personagens icônicos e que cativam o leitor em poucas páginas, desenhos no estilo asiático e com um enredo original e inteligente.

Prós: personagens, história, o jogo de astúcia...

Contra: certos momentos são rápidos e confusos, parecendo desafiar o leitor a compreender.

"Humanos são tão... Interessantes"