Fora de Órbita

Fora de Órbita Woody Allen

Resenhas - Fora de Órbita

Clara 04/12/2009

aquela ironia do allen tá muito forte em todos os seus contos. várias relacionadas ao posicológico humano, típico desse autor/diretor, mas tem um grande predomínio da crítica social, meio 'sleeper' se é que me entendem HAHA. é sempre gostoso ler uma história desse livro, alegra o dia

Bruno Pinto 10/01/2013

Pra quem tem todo o direito de errar, ele acerta bastante
Como ator/diretor/roteirista Woody Allen chegou ao ponto que não precisa provar nada para ninguém. Como escritor poderia criar e editar o que quiser que venderia como água, o que me deixou receoso ao iniciar essa leitura. Mas fiquei surpreso positivamente. Apesar de algumas fórmulas humorísticas repetitivas - contos que se encerram com a fuga do personagem de uma situação incoerente ou tiradas padrões de stand-up comedy - no geral a leitura empolga. É comparável a Luis Fernando Veríssimo (principalmente no detetive de "Que paladar terrível, querida", que muito tem do Ed Mort) e lembrou Gabriel García Márquez, no constante culto ao absurdo/fantástico.
A leitura só trava em citações constantes a filmes/personagens que o autor pressupõe o conhecimento do leitor - o que é um pouco irritante, mas pode ser considerado positivo: te instiga a conhecer estas obras - e na linguagem rebuscada, que já não sei se é responsabilidade do autor ou do tradutor.

Luiz 02/04/2017

Frustrante
O livro começa bem, com um conto de humor sutil, parece que vc escuta a voz do Allen o narrando, mas os outros contos começam a ficar chatos demais. A tradução não é muito boa, os nomes inventados pelo autor frustram quem está lendo por serem muito infantis.
Allen tbm abusa do texto formal com ironia afim de causar contradição, mas conforme os contos vão se passando, a sutileza vai indo embora e só o que fica é o enfadonho, a vontade de ler se perde totalmente.

SuperCaruso 16/01/2019

Pior título do Woody Allen
Já li Cuca Fundida e Sem Plumas, adorei ambos. Esse eu detestei. Salvo uma crônica ou outra (como o processo judicial do Mickey), a narrativa é pernóstica e arrastada. Fui cheio de expectativa e me dei mal. Demorei séculos pra concluir a leitura! rs

Marcos Ferraz 03/01/2010

Woody Allen para os fãs de Woody Allen
Bom, acredito que com o título acima eu dei o recado.

Eu achei o livro muito bom, muito divertido. Mas talvez isto tenha ocorrido por eu ser fã de Woody Allen.

Não que o fato de eu ser fã do sujeito me retire a capacidade de perceber qualidades ou defeitos no que ele faz, mas é que o livro agrada quem gosta do tipo de humor que Allen faz com maestria. E eu sei que não é muita gente que entende ou que curte as piadas dele.

O livro também não é assim essas maravilhas, mas tem passagens fantásticas, como no texto intitulado "Ginástica, erva venenosa, edição final", no qual as trocas de farpas entre os personagens atingem o máximo em mordacidade e ironia.

Voltando ao título do comentário: se você gosta de Woody Allen, leia, pois é dos livros que bem trazem seu estilo de humor. Se você não gosta, só posso dizer que está perdendo...

Igor Oliveira 31/05/2009

Não dá pra esquecer de mencionar que, não fosse o trabalho de tradução e adaptação de Rubens Figueiredo perderíamos as ótimas piadas de Allen.

-Lá- 05/09/2021

Woody Allen escreve de uma forma maravilhosa e muito culta (tem muitas referências ao longo dos textos). Humor ácido, histórias fluidas e criativas.

EDU 14 14/03/2009

Humor Refinado
Woody Allen para quem gosta de humor refinado. Piadas muito inteligentes e originais. O cara mostra para os "humoristas escatológicos" que o melhor humor não precisa de apelação.

Valesi 12/01/2009

Excelente livro de contos de Woody Allen. Cada um daria um filme. O autor mostra que é tão bom escritor como diretor.