A Cura Mortal

A Cura Mortal James Dashner




Resenhas - A Cura Mortal


839 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
Mackz0 31/12/2012minha estante
Outra coisa que decepciona muito é o surgimento do fulgor, nos livros anteriores da a entender que foi por causa dos clarões solares. nesse ultimo fala que foi causada por uma guerra biológica, e no fim de tudo a chanceler fala que foi uma medida de controle populacional! ficou muito mal explicado.


Agnes 01/01/2013minha estante
Verdade! :(


Rycker 08/02/2013minha estante
Tudo o que posso dizer é que você expressou tão bem o que senti que fiquei sem palavras para adicionar... Obrigado.


Diego Piovesan 20/08/2013minha estante
Esse livro é PÉSSIMO! Se arrasta o livro inteiro, tem poucos capítulos que são, de fato, bons. Não explica coisas absurdas tipo: Thomas (insuportável!) nunca qs saber a relação da Brenda com a Chanceler. E ela sabia algo sobre ela - que ficamos sem saber. Brenda deixa claro no segundo livro que ela e Jorge não são imunes e que ela quer a cura (ou seja, está infectada, certo?) ai do nada ela vira imune e vai pro paraíso com o Thomas? Foi muito corrido, mal feito e sem nenhuma explicação. Não parece um livro do James. Alias, o 4º livro eu imaginei que seria pós tudo isso e explicaria os fatos antes do labirinto, ou seja, revelando as memórias do Thomas, Aris, Teresa e Rachel (que, obviamente, os 4 faziam parte da organização), além de falar sobre a chanceler e toda a organização CRUEL. Mas não, nada disso, é uma história totalmente diferente e mais chata ainda. Fiquei MUITO desiludido, sério!


Ana Paula 16/11/2013minha estante
Eu discordo contigo sobre a Teresa porque desde o primeiro livro eu odiei ela (fiquei desconfiada dela desde o início, no segundo livro torci mesmo para ela ser uma traidora e eu poder odiá-la 100%), ai o final achei ligeiramente bom então kkkkkkkkk
Sim também achei que foi o livro bem inferior, Denver foi tããaaao chata, parece que o meio do livro se arrastou, o finalzinho foi legal, mas meio confuso. Poderia ter um livro extra mesmo com algumas explicações...
Mas o final dos imunes foi meio o que eu queria e esperava... que se foda o mundo, os Cranks dominaram mesmo. Só queria saber onde que fica esse tal lugar, mas ok.
O problema maior realmente foi o desenrolar do livro, tinha tanto potencial para ser a melhor trilogia distópica de todas, mas aí cagou :/


Lorran 29/01/2014minha estante
A Chanceller Paige,na minha opinião, conheceu Brenda e Jorge após o evento do deserto, quando os dois tinham sumido, provavelmente ela viu como a amizade entre o Thomas e ela havia evoluído e logo ali já estava tramando a alternativa, se caso as coisas dessem errado, a regra era fazer com que Brenda ajudasse na fuga de Thomas e os outros, foi o que entendi. E sim, queria saber muito sobre as memórias do Thomas e da Tereza e dos outros, achei que encontraria todas as respostas nesse ultimo livro mas muito poucas foram respondidas :(


Suelen 01/03/2014minha estante
Concordo com tudo o que você disse. Os primeiros livros são ótimos, mas a cura mortal é péssimo. Quando cheguei ao final do livro desejei que tudo fosse um sonho do Thomas, infelizmente não foi. O final do Newt foi triste mas consigo entender as razões do autor ter feito assim, mas que final foi aquele da Teresa? E cadê o passado do Thomas? E quanto ao Asis e a Rachel e o grupo B, não vamos saber mais nada sobre eles? Essas foram algumas das muitas perguntas das quais ficamos sem respostas. Me decepcionei muito com esse livro.


Léo 14/03/2014minha estante
Gente, vocês que já leram, PAREM DE COLOCAR EM CAPS LOCK A MORTE DE ALGUNS PERSONAGENS, PQP.


Rafael 23/07/2014minha estante
Faço de quase todas as suas palavras, minhas. Entretanto, não gosto tanto das pessoas falando 'por que tanto ódio por Teresa?' Cara, a garota matou ele. Por dentro, vulgo. A traição foi tudo planejado, ok, ela fez isso pela vida dele, ok... Mas pelo amor, depois de beijar Aris e deixar Thomas por horas agoniando sozinho, me admira a falta de ódio dele por Teresa.

Na minha visão, o autor pecou seriamente no desenvolvimento da relação dos dois. E deu um final agoniante. Dou pontos para o autor ter tirado emoções de mim, contudo, não são o tipo de emoção que eu esperava. Eu senti mais crueldade vinda do autor, sem condizer com nada que apresentou antes, do que uma cena emocionante do livro, da história sendo contada.

O pior de tudo foi a maldita sensação ao perceber que tudo que Teresa e Thomas passaram acabou em nada.

Para o último livro da saga Maze Runner, essa é minha opinião para o todo: O que aconteceu?


Jonathan 05/08/2014minha estante
Você falou tudo o que eu senti lendo esse livro. Mas eu fiquei com muita raiva da Teresa também, quando ela beijou o Aris, e colocou o Thomas naquela sala, que eu pensei que iriam matá-lo, mas depois da explicação, o meu ódio por ela foi amenizado, sendo que ela sabia que, com certeza, que não iriam matar ele ali dentro, por Thomas ser valoso para o CRUEL e sim, se ela não conseguisse fazer aquilo tudo. Mas ele continuou odiando ela, e isso foi me dando um ódio do Thomas, porque no terceiro livro, ele a esnobou né? Só pensava na Brenda, Brenda e Brenda! E Teresa que fez de tudo pra ele ficar vivo, nada.

Fiquei muito bolado com o Thomas, Newt E Minho por não quererem recobrar a memória! Como assim uma pessoa não quer recobrar a memória? Isso me deixou com muita raiva.

Se o autor demonstrasse a relação de Thomas como uma grande amizade, ficaria legal. Só que o Thomas teria que ter se importado mais se fosse o case né! Mas não, o autor, mostra o que seria um relacionamento amoroso, e depois descreve como se eles fossem grandes amigos do passado, sem revelar o passado.


Lucas 13/08/2014minha estante
SPOILER.Acho que só eu gostei desse ultimo livro totalmente,tem uma parte na resenha que vc diz "E aliás, a Brenda não é Imune! Oi, ela eventualmente vai virar uma Crank, darlings!".Mais no ultimo livro ele deixa bem explicito de que ela é imune e que ela também estava "atuando" mais não totalemente.eu achei um final bom,o "paraiso" para qual eles vão no final,obviamente só não estava destruido porque devia ser isolado ou coisa do genero.Algumas mortes foram realmente chatas só que Chuck foi induzido pelo CRUEL a se matar por Thomas,Newt estava com um nivel alto do fulgor pedindo assim pro Thomas lhe polpar dessa agonia,Teresa salva a vida de Thomas e todos eles morreram por causa dos experimentos do CRUEL,que alias,deixou eles fugirem da sede por uma variavel,mais sabendo que esta seria a ultima,pois o ultimo passo pra conseguir a cura era o cérebro de Thomas.Algumas perguntas ficaram ao ar mais as que importavam foram respondidas,o passado de Thomas não achei que fosse necessário porque "aquele" Thomas pareceu muito chato e sangue frio porque ele concordava totalmente com os experimentos mais depois de passar pelo dissipador e passar por tais experimentos ele viu o quanto era traumatizante e cruel.
Alguns acharam o Thomas um personagem chato no final mais pelas experiencias passadas com certeza ele teve um motivo para ficar tão chato.
A metade do livro foi realmente muito parada e um pouco chato,mais o final foi cheio de ação e foi melhor do que eu podia esperar.Maze Runner teve um final ótimo e eu recomendo esse livro a todos os leitores."Como tentamos instilar repetidamente em nossos indivíduos,o CRUEL é bom."


Tauany 16/09/2014minha estante
Você resumiu minha total frustração com este terceiro livro. Havia até comentando como os personagens foram descaracterizados, nem ao menos pareciam com os que nos foram apresentados nos primeiros livros. Fora que, a Brenda tudo bem encenar, mentir para o Thomas no deserto, agora para Teresa não há perdão. Sinceramente, nunca senti minha inteligência e capacidade crítica tão subestimada por um autor.


Bárbara 14/10/2014minha estante
Concordo totalmente. O extremo ódio que Thomas sente pela Teresa é irracional, ele perdoa a Brenda por ter se passado por um Crank (participando dos planos da CRUEL) mas não perdoa Teresa por fazer aquilo para salvar a vida dele. O modo como o amor e afeto que ele sentia pela Teresa somem é irreal, e toda a afinidade que eles tinham???? A morte dela foi revoltante, foi como se o autor quisesse apenas se livrar dela para deixar o Thomas com a Brenda...


Renan Maia 01/11/2014minha estante
Incrivel como James Deshner consegue arruinar oque seria a melhor trilogia de todos os tempos em apenas um livro.


milograna 10/12/2014minha estante
Amor,você tá enganada.Você não prestou muita atenção aos detalhes,porque tanto Brenda quanto Jorge são Imunes.E sobre a vida dos personagens antes do Labirinto,você tem que ler Ordem de Extermínio!Mas quanto à TERESA,MDS!Concordo totalmente!Desnecessário!Ainda mais porque eu tava chorando muuuito,e o Thomas nem sentiu nada!E olha que ele perdoou a Brenda,que trabalhava para o CRUEL,mas não perdoou a Teresa,que fez aquilo para salvá-lo!


milograna 10/12/2014minha estante
sobre a chanceler Paige,fica óbvio!Ela havia planejado isso a muito tempo.Aquela hora que Brenda diz: "Tenho que contar algo sobre mim e a chaneler Paige" é claramente sobre o ligar para onde foram!Alguns dos seus argumentos ficaram sem sentido.


Rafinha 19/12/2014minha estante
Concordo com tudo que você disse. Fiquei muito decepcionado com o livro em todos os sentidos. Não vou ficar citando os péssimos momentos do livro pois você já fez isso. Depois de dois livros excelentes, o último tinha tudo pra ser épico, mas acabou com minhas expectativas, infelizmente:(


Iago 02/01/2015minha estante
No final do livro, na nota final, A Chanceller Paige diz que tinha DOIS agentes infiltrados no CRUEL, o que já deixa a entender que era Brenda e Jorge. Era isso que a Brenda iria contar para o Thomas na lanchonete e Thomas falou que não queria saber. Livro bom demais, amei.


Caio 11/02/2015minha estante
Excelente saga, porém, acho que faltou um livro pra complementar o final e explicar de fato como surgiu o fulgor. O lance do controle populacional como ficou muito mal explicado como já disseram.

Devorei a saga em poucos dias, a leitura é incrível e prende muito a atenção.


Nilton.Jose 09/07/2015minha estante
No geral eu gostei do livro. Só fiquei extremamente frustrado com a idiotice do Thomas de não ter recuperado sua memória, tantas coisas que poderiam ser explicadas... Quando disseram que ele ia encontrar Hans que entendia dos chips que eles tinham na cabeça pensei ''pronto, é agora que ele recupera a memória e explica tudo'' aí ele se recusa a recuperar a memória, wtf. A morte da Teresa foi totalmente desnecessária e o fato do Thomas mal ter demonstrado sentimento com a morte de alguém que segundo ele era sua ''melhor amiga'' pior ainda. Ainda não li a Ordem de Extermínio mas pelo que ouvi dizer se passa antes de tudo acontecer. Realmente deixou varias coisas a desejar, alguns buracos na história, mesmo assim eu gostei. Mas que podia ser melhor...Ah sim, isso podia!


Arthur Sousa 28/08/2015minha estante
SPOILER

Terminei o epílogo agora. Que livro destruidor! A cena final do desabamento me chocou muito.
Teresa! :'(
Percebi que a qualidade decaiu um pouco em relação aos dois primeiros, mas a leitura não foi ruim (as pessoas exageraram um pouco nas críticas).
Não gostei da entrada repentina e desnecessária do Braço Direito na história e achei o encerramento da trilogia meio corrido e improvisado.
Fechar com chave de ouro é para poucos escritores!
Mas apesar de tudo, gostei muito da experiência que o livro me trouxe.


Tatiana K. 26/09/2015minha estante
Verdade! Devorei os 2 primeiros livros, achei a escrita de James Dashner maravilhosa, mas no último livro fiquei decepcionada e a leitura se arrastou, achei que o autor deu importância à partes que não importavam e nisso eles corriam e corriam e não chegavam a parte alguma. Foi maior enrolação e acabou cheio de pontas soltas.
Só discordo sobre a Teresa, sinceramente, eu não liguei. Não criei vínculo com a personagem como com Minho e Newt. Achei desnecessárias tantas coisas que ela fez e/ou deixou de fazer no decorrer do livro que acabei "desgostando" dela.
E a Brenda e o Jorge são imunes sim, disseram que tinham contraído Fulgor qdo conheceram Thomas, pois eram infiltrados. 
Comecei a ler a Ordem do Exterminio, mas desanimei! Uma pq não gosto de prequels e outra pq não são os mesmos personagens. 


Houari 14/06/2016minha estante
Li esse livro por pura obrigação de não conseguir deixar a história sem saber o fim porque que troço chato, meu Deus.
O primeiro livro eu devorei, ficava curioso, queria ler o caminha seguinte. Me intrigava. Daí foi ladera a baixo.
Não recomendo essa série por suas inconsistências e falta de ritmo. Quando alguém me pergunta uma série boa eu recomendo As Crônicas de Gelo e Fogo e o Harry Potter, minhas favoritas e com livros muito bem escritos


Vitor626 24/06/2016minha estante
EXATAMENTE! O mundo não precisa de outra resenha...
Sobre a Teresa: O autor fez isso com ela só para ter como "continuar com a humanidade". Se ela tivesse sobrevivido, eles não iam, digamos assim, ter filhinhos. Ele não resolveu direito esse triângulo amoroso e no último momento fez isso pois não tinha mais ideia nem paciência para escrever nada...
Fora que esse livro não tinha necessidade nenhuma de ter um romance não é? Acho que isso foi só uma jogada para chamar atenção dos caça shippers =D
Enfim...


Marcus Lisboa 03/11/2016minha estante
O Thomas devia ter se entregado, quanto mais o livro passava mais ficava com raiva dele, a intenções do CRUEL são boas, não sei se o métodos são corretos mas de qualquer maneira no fim a conclusão final que dependia do Thomas ele não se entregou, quer dizer ele condenou a humanidade ao caos para que ELE continuasse vivo. Se eu fosse qualquer um dos amigos dele teria o entregado sem pensar, também não perdoei o fato dele ter abanado o Newt.


Marcus Lisboa 03/11/2016minha estante
O Thomas devia ter se entregado, quanto mais o livro passava mais ficava com raiva dele, a intenções do CRUEL são boas, não sei se o métodos são corretos mas de qualquer maneira no fim a conclusão final que dependia do Thomas ele não se entregou, quer dizer ele condenou a humanidade ao caos para que ELE continuasse vivo. Se eu fosse qualquer um dos amigos dele teria o entregado sem pensar, também não perdoei o fato dele ter abanado o Newt.


Iesvioi 16/07/2017minha estante
MUITO obrigada por dizer exatamente o que eu estava sentindo! O final foi sem pé nem cabeça, como um mundo em ruínas tem ainda um lugar que não tem ninguém, não tem nada, um "paraíso"? Isso foi muito mal explicado.
Apesar de ter sido uma das "melhores" partes o final de Newt, o destino que o deram foi injusto, ele merecia muito mais após ter sofrido tudo o que ele sofreu.
E a Teresa? Parecia que só porque ele queria que no final o Thomas ficasse com a Brenda, jogou a história que ele tinha com a Teresa no lixo. Literalmente, já que Thomas não demonstrou nenhum tipo de tristeza ao vê-la morrer, e se dizia ""melhor amigo"" dela.
Afinal: quem REALMENTE é chanceler Paige? Do nada ela vira boazinha, evitando a morte do querido Thomas. POR QUE essa mudança repentina de decisão, já que ela é a líder do CRUEL?
Outra, Thomas após descobrir que Brenda era do CRUEL ficou de boas, não era ele que odiava tudo e todos da organização?
Mais uma, a frase "CRUEL é bom". Não tem como a gente saber se é ou não uma afirmação, já que não sabemos quem são e quais são as intenções dele.
Há vários pontos e várias coisas que ficaram em aberto. Decepção é a única palavra que define esse livro, que tinha tudo pra ser o melhor da série e com um desfecho sensacional. Pena que James não soube aproveitar isso.
Era melhor ter encerrado em "Prova de Fogo" mesmo.




F. Pierantoni 27/09/2012

A Cura Mortal
As aparências enganam.

Os clareanos aprenderam à força essa lição. Pelo Labirinto e pelo Deserto, depois de Variáveis e Variáveis, mentiras e traições, perceberam que nada pode ser tão bom quanto parece. Não confie. Não se iluda. É isso que o autor James Dashner cansou de dizer. Vai ver ele já sabia Vai ver ele só queria nos preparar

Porque as aparências enganam. E os livros também.

A Cura Mortal azeda o legado da série Maze Runner (V&R Editora). A ficção-científica visceral, criativa e emocionante que conhecíamos culmina numa história genérica sobre desastres biológicos e zumbis, num último livro tão bobinho quanto a palavra Crank argh.

Enquanto os dois livros anteriores aconteceram sob as rédeas do CRUEL, o desfecho da saga conta o fim dos Experimentos, quando Thomas e seus colegas finalmente encontram a oportunidade de insurgir contra seus captores. Mas vai ser difícil, não vai? O CRUEL criou o Labirinto, os verdugos e os transportais O CRUEL apagou suas memórias, controlou seus cérebros, torturou seus amigos Que chance teriam Thomas e os outros contra uma organização como essa?

Muitas acredite se quiser. Para nossa surpresa, o CRUEL é composto de um bando de trapalhões guardinhas e cientistas tapados, que mal conseguem controlar um punhado de moleques e ainda caem nas mais óbvias armadilhas. Os clareanos estão fugindo! Soltem os verdugos! Soltem os líquidos metálicos e viscosos que comem carne humana! Não O CRUEL prefere usar lançadores de bolinhas que dão choque. Sério.

À parte o conflito com o CRUEL, A Cura Mortal trata principalmente do mundo exterior e da questão dos zumb Digo, Cranks. Pelos olhos de Thomas, enxergamos um cenário construído com clichês de enredos distópicos, enfeitado com alguns plongs do autor espere até descobrir a ideia genial do governo sobre o que fazer com os Cranks

O que mais dói no meu coração de (ex?) fã de Maze Runner é como A Cura Mortal nos joga na cara o quão deficiente Dashner é como escritor. Tudo bem, ele nunca foi genial, mas os bons enredos passados mascaravam e compensavam sua escrita. No entanto, agora, sem um Labirinto ou um Deserto por trás, temos que fechar os olhos e suspirar para não perder a paciência com suas manias.

A superexposição é a pior delas. Dashner fala demais, fala o óbvio e ainda repete algumas vezes, como se o leitor fosse incapaz de interpretar. Eu sei que Thomas está desconfiado. Eu sei que Thomas está com raiva. Eu sei que Thomas está com medo. Não há motivo para pontuar cada pensamento ou sentimento. Ao invés disso, que tal me mostrar como ele se sente? Show, dont tell sacou? Bem, Dashner até tenta de vez em quando, mas a única figura de linguagem que conhece é a comparação. E que comparações Cordas vocais com cordas de um violão, cientistas malvados com gangsteres mafiosos à escolha de alguém para matar (!).

Triste e decepcionado, guardo A Cura Mortal na estante, completando minha coleção, mas também sepultando aquela que se mostrava como uma das melhores sagas dos últimos anos.

Adeus Maze Runner.

Queria ter ficado no labirinto.

--

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

http://odiariorubro.com

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Ander 24/10/2012minha estante
Eu não queria concordar com você, mas depois de finalmente terminar o livro, fica difícil não concordar! É uma pena ler dois livros ótimos pra chegar nesse e se decepcionar... Mas eu ainda acho Maze Runner uma boa trilogia. =)


romulomnmoraes 30/11/2012minha estante
Olha, li essa sua resenha antes de ler o último livro da série. Achei difícil tudo que você falou aí ser verdade porque Prova de Fogo para mim foi fantástico. Mas depois de terminar de ler, concordo com tudo que você escreveu. O livro quase inteiro foi chato e repetitivo para mim. E quando o final pareceu que ia compensar, eis que uma escrita sem emoção e uma conclusão murcha terminaram de estragar...

Tem algumas coisas boas, mas a série poderia ter terminado de uma forma bem melhor.

Queria ter ficado no Labirinto... [2]


Duska 22/02/2013minha estante
Sabe E concordo com vc, eu amei os 2 primeiros livro e td mundo dizia, vc tem qu eler o cura mortal é o melhor de todos, eu estava uma pilha de ansiedade e quaando começei a ler, senti falta dos clarões, senti falta do labirinto que por sinal apareceu no fim.
Não aguentei ouvir falar sobre as tais lança granadas e realmente mesmo se o thomas e seus amigos fossem tão bons contra verdugos e crans eles nao poderiam ter conseguido lutar tal facilmente e se desvencilhar tao facilmente de uma orgazinação dita como sendo a uniao de varios paises. :s eu realmente me decepcionei, a unica coisa que salvou foi o aparecimento breve do labirinto no fim... e só


Taty 25/04/2013minha estante
Concordo com você :(


Aleeh 22/09/2013minha estante
Concordo com vc Cura Mortal foi o único livro que estragou a trilogia Maze Runner , Decepção Muito grande . :(


Ronaldo 03/02/2014minha estante
Super concordo, sinceramente so nao dei menos de duas estrelas por causa dos anteriores, porque odiei esse livro, odiei as principais mortes do enredo e tambem odiei aquele epilogo. VSF o livro ruim...


Cammy 20/03/2014minha estante
Queria ter ficado no Labirinto... [3]
Tô fula da vida! fiquei master decepcionada com esse livro! esperava TÃO mais!!!!! tinha TANTOOOO potencial! e o senhor James Dashner jogou no lixo! Ù_Ú


Nanda 01/07/2014minha estante
Depois que li sua resenha de Maze Runner-Correr ou Morrer, eu simplesmente me apaixonei pelo livro sem nem mesmo te-lo lido, depois que li virou um dos meus livros preferidos, e depois dessa resenha vou começar a me preparar para a possível desilusão que vou sentir ao ler esse livro.


Alvaro 20/09/2014minha estante
Ao terminar de ler o ultimo livro da serie a palavra final é Decepção. James Dashner conseguiu acabar com o projeto.

Queria ter ficado no labirinto. O retorno.


Dafny Fernandes 30/12/2014minha estante
Expressou toda a minha opinião bem melhor do que eu mesma faria. Sem palavras pra decepção que eu senti.


Pam 31/12/2014minha estante
Medo, eu já achei o segundo ruim demais, o terceiro começou um pouco melhor. Acho que vou querer por fogo nele :( Uma pena mesmo, desde Jogos Vorazes um livro não me despertava tanto quanto Correr ou Morrer.


ari_. 04/01/2015minha estante
Realmente. Eu achei que ele enrolou tanto a história que chegou no final do livro e começou a amontoar vários acontecimentos sem sentido. SPOILER - tipo a morte de Teresa e dos imunes.


23/07/2015minha estante
"Queria ter ficado no labirinto." Expressa muito bem meus sentimentos a respeito desse livro.


Thais Lima 24/11/2017minha estante
"Queria ter ficado no labirinto." Isso define muito bem o que estou sentindo agora, não consigo lidar com esse sentimento de decepção.




gio 10/03/2021

CACETE!!
Eu to destruída e nunca mais vou ser feliz na vida, obrigada pela contribuição para minha infelicidade eterna!
Amanda 10/03/2021minha estante
obrigada pelo lembrete da dor que esse livro me causou


gio 10/03/2021minha estante
sinto que nunca vou superar


Amanda 10/03/2021minha estante
essa semana fiz um pov com a morte do Newt, nem precisei de muito pra chorar


gio 10/03/2021minha estante
cara que ódio disso, logo ele senhor pq ele


Amanda 10/03/2021minha estante
também não entendo, sacanagem o que fizeram


Sofia 10/03/2021minha estante
Eita, foi tão ruim assim?


gio 10/03/2021minha estante
Foi muito ruim chorei muito


Sofia 10/03/2021minha estante
Ta melhor meu amor??


gio 10/03/2021minha estante
nao amiga


Amanda 10/03/2021minha estante
o livro é bom, de verdade. Mas muito triste, é tragédia o tempo inteiro. E a morte do Newt foi meio que dividida em etapas. Primeiro o bilhete, depois onde eles encontraram ele, depois quando o Thomas teve que matar ele


Amanda 10/03/2021minha estante
mas acho que foi pior no filme, porque nele eles tinham a cura, então dava pra salvar ele, mas no livro não tinha.


gio 10/03/2021minha estante
simmmm!!! é só tragédia, mas o livro é incrivel




spoiler visualizar
JuTuratti 27/09/2022minha estante
Moçaaaa, spoiler ??


littleedolla 27/09/2022minha estante
Desculpa :/
Esqueci de colocar.


JuTuratti 27/09/2022minha estante
Tava procurando Review pra ver se me animava em ler esse, pq achei o prova de fogo meio arrastado e com uns triângulos amorosos meio sem sal. O que você achou da cura mortal? Vale a pena?


littleedolla 27/09/2022minha estante
Vale Sim.
Achei que me prendeu mais que os anteriores. Principalmente chegando ao final do livro.


JuTuratti 27/09/2022minha estante
Obrigadaaa pela ajuda ????
Vou falar com meu amigo pra pegar emprestado


littleedolla 28/09/2022minha estante
Magina ??




Daniel Rodrigue 12/07/2014

Decepção total
Correr ou Morrer é um livro que te deixa excitado para acompanhar a saga. Prova de Fogo também foi ótimo, um desfecho interessante para os acontecimentos do primeiro livro, e também nos deixa grande expectativa para a continuação da saga.
Enfim... A cura mortal. Pelo título ja começamos a nos perguntar: "então eles vão realmente conseguir uma cura para o Fulgor?"
Estava bastante animado no início do livro, os acontecimentos do final de Prova de Fogo levavam a pensar que um desfecho impressionante seguiria pela frente. Mas a realidade foi completamente diferente.
Ao longo do livro a leitura se torna cansativo, é ação, ação e mais ação, o que a gente realmente quer, "as respostas", não nos são apresentadas por completo.

Quem ainda não leu o livro, não aconselho a ler a resenha por estar repleta de spoilers. Aos demais, deixem no comentario se concordam ou não com minha visão. Obrigado

depois nao vao dizer que eu não avisei ...
SPOILER] [SPOILER] [SPOILER] [SPOILER] [SPOILER] [SPOILER]


Os motivos que me levaram a considerar este livro um final decepcionante para a saga são:

1- O C.R.U.E.L que durante os dois primeiros livros se mostra uma organização forte, de uma hora pra outra vira uma instituição imcompetente que não consegue deter um bando de adolescentes que eles mantiveram sob seu domínio durante todo o experimento. Não consigo entender como de repente eles perderam toda a competência e até mesmo seus soldados muito bem armados não foram capazes de deter a fuga dos clareanos.

2- Brenda trabalha pro CRUEL? WTF? aquilo no deserto era tudo parte de uma encenação pra observar a reação as variáveis --' É tanta encenação que nos faz pensar que todos na saga estão encenando o tempo todo.

3-Por que diabos Thomas se recusou a recuperar sua memória?!!! Não era isso que ele queria desde o começo?? OK, ele descobriu que trabalhava pro CRUEL e não estava nada satisfeito consigo mesmo, mas e daí? o passado nao pode ser alterado, do que adianta fugir dele. E além disso, as lembranças dele o teria ajudado em muitas situações.

4-Aquela parte de Denver foi bem cansativa, senti que a história foi sendo meio que arrastada.

5- Thomas e os outros resolvem se unir ao Braço Direito simplesmente porque eles tem o mesmo objetivo e porque tem o Gally com eles? Sdds desconfiômetro. Quando Thomas passou a agir assim sem pensar? Era óbvio que o plano do Braço Direito ia muito além de dominar o CRUEL e usar seu dinheiro pro bem das pessoas.
Assim que me deparei com essa história de Braço Direito, na hora me lembrei da trilogia Divergente, sabia que ia acontecer algo parecido... Dito e Feito, assim como Tris havia se unido aos sem facção por terem o mesmo objetivo em "Insurgente", Thomas resolveu se juntar ao Braço Direito. Enfim, como eu já esperava , assim como Tris, Thomas se deu mal, uma vez que ele teve que enfrentar as consequencias de ter se unido à eles tão ingenuamente.

6- Thomas está prestes a ter seu cérebro retirado, quando de repente acorda e descobre que A PRÓPRIA LIDER DO CRUEL havia desistido da experiência e assim salvado a vida dele. Afinal, qual é a dessa Chenceler Paige?? Quem realmente é Chanceler Paige, James Dashner eu gostaria muito de saber, já que quando Brenda ia falar sobre isso com Thomas ele simplesmente havia perdido a vontade de saber.

7-Por que tanto ódio por Teresa?? Alô, ela fez o que fez para te proteger Thomas, é dificil entender isso?

8-A morte de Chuck e de Newt já não bastavam? Precisava matar Teresa também? Sinceramente foi péssimo esse fim de Teresa, eu gostaria muito de que ela e Thomas tivessem ficado juntos. Mas não ... James preferiu que Thomas ficasse com Brenda (personagem que não vi muita graça).

9-Ok... Chanceler Paige diz pra Thomas resgatar os imunes no Labirinto. Tinha mais de 500 lá, por que matar 300 deles na fuga sr James Dashner? Já não teve morte demais por causa do fulgor e tal? Isso que é gostar de sangue!

10-(ULTIMO E PRINCIPAL MOTIVO) depois de escapar do cruel, passar por varias dificuldades, Thomas enfim consegue escapar com os imunes por um transportal indicado por Chanceler Paige (denovo ela... quem é ela??) aí eles são levados para uma espécie de paraíso. WTF? O mundo inteiro sendo distruído pelo fulgor e no fim Thomas e seus amigos vivem felizes e isolados em uma espécie de refugio??? Então tá, ficam todos lá felizes e saltitantes enquanto o resto da humanidade morre em consequência do Fulgor!
Thomas e Brenda se casam, tem dois filhos e um cachorro enquanto o resto do planeta arde em caos? É isso sr James Dashner?!!

Pronto, bem melhor agora. Depois da leitura deste livro precisava me expressar de alguma forma minha insatisfação.
Apesar deste final lastimável, eu indico a saga Maze Runner por causa de seus dois primeiros e emocionantes livros.
Infelizmente o autor tinha tudo na mão para fazer de Maze Runner uma das melhores sagas da atualidade, mas preferiu fazer o que fez.

Quero ressaltar que não achei um livro horrível, eu apenas esperava bem mais de acordo com o que nos foi apresentado nos dois primeiros livros.
Apesar de tudo adimiro o autor James Dashner e lhe agradeço muito por essa saga inesquecível.


Clareano forever =D
Camila1856 05/08/2014minha estante
Minha opinião é bem similar, eu adoraria A Cura Mortal se ele não fosse o último livro, faltou muitas coisas para ser um final e depois de eles saírem do laboratório pela última vez ficou meio sem sentido, o final poderia ter sido muito melhor.


Tauany 16/09/2014minha estante
Concordo com cada palavra! O final foi frustrante... Boa resenha!


Bruna 22/09/2014minha estante
Acabei de terminar a leitura de A Cura Mortal e vim direto procurar uma resenha pra ver se alguém tinha achado o final tão horrível e sem sentido como eu achei. Foi extremamente frustante ler dois livros ótimos e cheios de mistérios para no fim o desfecho ser tão decepcionante. A líder do CRUEL desistindo no último segundo? WTF? Qual a necessidade de criar toda uma organização em prol de achar a cura para uma doença que está dizimando a humanidade, e no fim simplesmente isolarem os imunes em um "paraíso" para recomeçarem o mundo do zero? Então por que não fizeram isso desde o começo? Realmente me pareceu que James Dashner não sabia como terminar a série e optou pelo fim mais provável e fácil.


Leiaaguria 05/01/2015minha estante
SPOILER! Concordo com quase todas suas opiniões mais....... a da morte da Teresa...sim eu achei necessária! O final estava relativamente chato e sem rumo! Alguém especial deveria morrer afinal.... isto é um apocalipse ! A Teresa sempre foi muito apagada deste o primeiro livro.E não a salvadora quem foi o salvador na minha opinião foram o Minho e o Newt que deram uma espécie de ''humor'' mesmo sendo em uma ocasião de apocalipse futuristico :p Sempre quis que Teresa ficasse com o Tommy mas... slá n sei explicar o por que odeio ela tanto quanto o Tommy a odeia deste de prova de fogo mesmo sabendo que ela ''traiu '' ele pelo seu bem :( mais nunca aceitaria ela como uma ''salvadora'' '-' tanto que ela nunca foi e nunca será um bom personagem em TMZ na minha opinião! vlw bjs :)


carla gabi 07/04/2015minha estante
Eu também não achei muita graça no final, mas muitas coisas das quais você perguntou foram respondidas, Thomas não confiava no Cruel e ele acreditava que aquelas memórias não eram de verdade e sim mais um teste pras variáveis, mesmo assim ele continuava em dúvida o que fez ele realmente desistir, tirando o medo do seu "eu" passado foi Minho e Newt terem aderido a mesma ideia que ele.
E ele tem raiva da Teresa porque simplesmente ela exagerou muito, ela não precisava daquilo tudo para que afetasse o Thomas, simplesmente o beijo com o Aris teria feito isso e mesmo assim era uma pessoa que ele confiava muito, ela não soube reparar a dor dele e ele desconfiava cada vez mais dela.




spoiler visualizar
Bia 05/06/2018minha estante
acabei de terminar esse livro e pra fim foi um fim Top, poderia ter acabdo nesse.
mas como eu tenho o 4° livro eu vou ler e espero que não estrague.


@injoyce_ 05/06/2018minha estante
Eu tinha o 4 mais eu vendi antes de ler. P mim ja estaria bom os 3. Porem agr ja tem o 5. Ai vou ter q ler o 4 tb kkkk.


Bia 05/06/2018minha estante
tem o 5? no meu box so vem 4 e um livrinho de arquivos do labirinto.
Não sabia q tinha o 5


@injoyce_ 06/06/2018minha estante
Sim. Quando comprei o box ainda n tinha. Mais ja lançou o 5.


Bia 06/06/2018minha estante
eita, nem sabia disso.




Soliguetti 26/05/2016

A saga volta aos trilhos... pra descarrilar no final
Depois da monotonia de Prova de Fogo e dos vários novos elementos introduzidos, James Dashner conseguiu em A Cura Mortal, terceiro volume da série Maze Runner, dar uma recuperada em seu fôlego. Desta vez ele soube utilizar os elementos que havia introduzido na série anteriormente, sem criar muitas coisas novas para forçar algumas situações. Não que não dê pra perceber que o autor ainda força algumas cenas para que se encaixem no enredo. Fazer com que a história flua naturalmente, afinal, não parece ser uma qualidade de James Dashner. Prova disso são os diálogos, que continuam rasos e superficiais, assim como os próprios personagens. O leitor torce, é claro, pelo protagonista, Thomas. Mas não a ponto de viver a aventura junto ao personagem, já que ele não é tão carismático assim.

Acontecem algumas reviravoltas interessantes neste terceiro livro, e até poderia ser considerado bom. O problema é que se trata do final de uma trilogia, já que o quarto volume da série contará com outros personagens, e num período anterior. O que é lamentável, pois ficaram algumas pontas soltas e partes sem explicação. A não ser que isso seja retomado posteriormente, o que eu acho difícil, já que esses buracos têm a ver com o personagem principal da trilogia, Thomas, é uma grande decepção ter o final de uma série assim, meio que mal planejado.

A Cura Mortal cumpre seu papel de entreter. E só. Maze Runner não é, ao que parece, daquelas sagas que permanecem pra sempre em nossas lembranças. Não deixa, porém, de ser divertida. O universo criado por Dashner, com um vírus que elimina quase toda a espécie humana, deixando as pessoas insanas, é bastante interessante, mas mal aproveitada em Maze Runner.
Carlos 26/05/2016minha estante
Tenho vontade de ler essa série. Mas não sei se valerá a pena. Rs


Soliguetti 26/05/2016minha estante
Olha, existem séries melhores, hehe. Leia se não tiver nada melhor na sua fila! ;)


Carlos 01/06/2016minha estante
Já desisti. Hahahah ficarei só com os filmes mesmo. Rs


Claudia.Yanara 17/06/2016minha estante
Concordo com tudo que você falou, principalmente a parte das pontas soltas!


Kamyla.Freitas 02/07/2016minha estante
Eu esperava bem mais tb. O primeiro livro foi tão criativo....




Isa 04/10/2014

Que foi isto?
Maze Runner tinha tudo para ser uma das melhores trilogias de distopias que já li. A história era interessante, personagens carismáticos, e tinha muito ação, suspense, drama e emoções. Aos primeiros dois livros, eu os amei tanto que li ambos em apenas quatro dias, e os avaliei com 5 estrelas. James Dashner havia nos apresentado a um cenário totalmente novo, embora não apelativamente distópico, mas que possuía um dos dilemas que vêm atormentando a humanidade durante a história: vale a pena sacrificar poucos para salvar muitos?
Então, imagine minha IMENSA decepção ao chegar para ler o último livro da distopia, A Cura Mortal. Que, literalmente DO NADA, tudo o que nos havíamos deparado anteriormente se evaporou no livro. Dashner voltou atrás com tudo, até com seus personagens.
Primeiro, CRUEL se transformou em uma organização ineficaz e inútil. Não tenho nem palavras para explicar o quão fútil se tornou. Onde estavam os verdugos, a tecnologia, o exército?
Segundo, foi a futilidade de algumas passagens da história. A ida a Denver, o aparecimento de uma organização contrária ao CRUEL, o aparecimento de antigos personagens saidos do nada... tudo foi incoerente, inexplicável, inconcebível.Não posso escrever mais sobre isso, se não darei spoiler.
Teresa, que antes me irritava, no começo desse livro estava insuportável (me explico, fãs de Teresa, acalmem-se por favor: essa tendência de Dasnher para Teresa, de nunca nos deixar saber de que lado ela estava, é extremamente IRRITANTE para mim, então meio que sim desejava sua morte). Mas a irritação de Thomas com ela foi pior que a minha. Eu tinha gostado de Brenda, de sua aparição como Crank pirada, e tinha achado um lance bem mais legal com ela do que com Teresa. Mas até eu, que shippava Brenda e Thomas, achei injusto o que foi feito aqui: Dashner desconstruiu totalmente a garota que ela era nos primeiros livros pra justificar o porquê de Thomas preferir a Brenda, ou o porquê do final mais que forçado ele escreveu para Teresa (sério, precisava ser assim? Foi terrivelmente forçado e mal escrito).
Mas a cereja do bolo foi o final. Sério, James? Final mais utópico que já vi na minha vida. O pior que eles fizeram realmente o que CRUEL queria: ser os ratos de laboratórios que são, ir procrear por ai, tocar o paraiso e BLA BLA BLA. Não tenho palavras para descrever o quão pasma fiquei com ele.
O retrocesso da série com esse livro foi palpável e muito dolorosa de se ler. Mortes desnecessárias, massivas e até mesmo sanguinárias, decisões ingênuas de personagens que mostraram ter senso em livros anteriores. Acho que o ponto alto do livro foi uma morte lenta e inevitável de um personagem muito querido, o único que até em seu momento de loucura mostrou algum senso. Dashner escreveu como um escritou inexperiente e imaduro, tanto que até me perguntei se ele mesmo escreveu os dois primeiros da trilogia, ou algum amador escreveu a Cura Mortal em seu lugar.
Me arrependo de ter lido a série? Não. Me arrependo de ter lido a Cura Mortal? Sim. Sinto como se devesse ter parado no Laberinto ou no deserto, fingido que o autor morreu antes de terminar a história, ou que A Cura Mortal foi apenas alguma fanfic que um aspirante a péssimo escritor escreveu por aí.
Porque, nesse caso, a fantasia é melhor que a realidade.
Manú 08/10/2014minha estante
Posso dizer porque nos decepcionamos com um livro ou com um filme? Porque ele não termina do jeito que queremos... A gente imagina uma coisa e no final acaba tudo sendo diferente! Desde o início imaginei que não teria cura nenhuma, que eles do CRUEL só estavam mesmo tentando salvar a própria pele mas que no fundo sabiam que prosseguir com isso seria bem difícil dado ao avanço rápido da doença incurável.
Quanto a raiva do Thomas pela Teresa eu sempre achei plausível. Não, nunca deixei de gostar dela. Ela fez o que fez pra salva-lo. Mas perdoar uma coisa dessas tem que ser uma puta pessoa boa, e convenhamos que na atual situação do mundo fica meio difícil lembrar dessas coisas e só pensar em sobreviver e que uma pessoa que você confiava quase fodeu com a sua vida '-'
Sim, a morte desse personagem (que creio ser o mesmo que eu estou pensando) me deixou de coração no chão. POR QUÊ? PRA QUÊ? Eu gostava mais dele do que do próprio Thomas! Mas alguém querido tinha querido tinha que morrer pra nos passar que qualquer um que tivesse sido contaminado morresse.
Desde o início foi isso: UMA BUSCA INCANSÁVEL POR UMA CURA INEXISTENTE! E na minha cabeça teria que terminar dessa forma: Como se tudo tivesse que começar do zero novamente.


Isa 12/10/2014minha estante
Manú, concordo com vocPe quando diz que eles não tinham a cura... Eu também tinha imaginado isso. Mas o que me decepcionei foi sem dúvida tudo o que o autor destruiu, o que em livros anteriores fazia sentido.
No primeiro livro adorava a Teresa, no segundo a odiei e depois a perdoei, mas fiquei com pé atrás. Algo em Teresa me fazia dizer que ela mudaria de lado mais rápido que mudaria de roupa. No começo do terceiro, quando ela tentava justificar as ações de Cruel, isso foi demais pra mim. A odiei definitivamente ai. Mas matá-la do modo que Dashner fez?!?! Aquela garota era uma sobrevivente de coisas piores. Morrer esmagada e com aquela desculpa esfarrapada foi muito baixo para Teresa. Muito irreal
Mas por mais que não tivessem a cura (a iniciativa do Dashner de escrever sobre uma doença e deixá-la sem cura, isso foi uma ousadia, tenho que admitir), odiei o fato de que mesmo no final CRUEL estava orquestrando a vida deles: enviando em algum outro lugar paradisiaco para poder perpetuar a humanidade enquanto o resto do povo se ferra. Isso foi demais pra mim. Não sei o que esperava, mas definitivamente NÃO isso.


Manú 22/10/2014minha estante
Isa, é complicado demais realmente. Mas se pararmos pra pensar, todos estavam infectados.. Perdendo a sanidade mental. Ia acontecer com todo mundo e pelo o que vimos realmente não ia rolar cura. Ou fazia isso, ou morria todo mundo! Acho injusto e justo ao mesmo tempo. O Dashner foi ousado DEMAIS, ele criou uma doença e não nos deu respostas pra uma possível cura! WTF? Por que fez isso?? - No meu pensamento foi pra mostrar que nem com as melhores das tecnologias, somos capaz de TUDO. Sempre vamos ser vuneráveis a algo!


beccaalvesf 06/01/2015minha estante
Concordo com você, Isa. E Manú, o que eu penso é que o autor colocou muitas informações e acabou se perdendo, concordo com você, sempre tive essa impressão que a CRUEL não estava nem perto da cura, que na realidade eles só estavam brincando de Deus e tentando livrar a propria pele. Fora as várias pontas soltas que deixou, como por exemplo : Por que a teresa tinha um nome diferente e sobrenome?. Me senti da mesma forma com relação a Teresa, amando, odiando, amando novamente, sentindo uma desconfiança muito forte. Mas acredito que a Brenda também traiu o Thomas quando na verdade também fazia parte de um plano da CRUEL, e ele a perdoou como se ela não tivesse feito nada. Passei o terceiro livro todo com o pé atrás com a Brenda, fora o fato de que ela era um personagem com a personalidade fortíssima e que de repente se tornou submissa e sem opinião. Acredito que o autor se focou demais na ação dos livros e esqueceu de se aprofundar a respeito dos personagens, todos os personagens tiveram histórias, confusas, rasas e sem desfecho. Fora o fato de que : Onde era esse paraíso? Os cranks poderiam chegar lá? Era um lugar que a chanceler Pager construiu em segredo pra que os imunes sobrevivessem? Era um lugar seguro? Essa questão ficou em aberto pra mim. Achei o primeiro livro ótimo, e que o autor foi se perdendo nos outros dois.




lu!za 19/07/2021

A Cura Mortal
Pensa num livro triste.
Depois do segundo livro da saga eu fiquei meio desanimada para continuar mas valeu a pena!
A história vira uma montanha-russa, tombo atrás de tombo e altas reviravoltas do jeito que a gente gosta.
As respostas finalmente apareceram e a leitura flui muito bem, principalmente por que os capítulos são bem curtinhos.
O desenvolvimento dos personagens é incrível e acho que nesse livro o Thomas tem um choque de realidade e finalmente entende o que deve fazer.
Já o final em si não foi muito satisfatório não, com todo o potencial que tinha desde o primeiro livro o autor não conseguiu aproveitar tudo, mas amei conhecer o universo.

"É um clichê, eu sei, mas você não acredita que o fim justifica os meios quando não há outra escolha?"
elisarss 19/07/2021minha estante
esse livro acabou cmg, mas amo amo


lu!za 19/07/2021minha estante
simm, causa raiva, stress, tristeza mas é tudo pra mim


diangelo 19/07/2021minha estante
devastador, nos últimos livros eu fiquei entre entender e não entender a Tereza


lu!za 20/07/2021minha estante
simmm




Anna Laitano 04/04/2020

Anticlimático
Sinto que o autor poderia ter concluído a história em dois livros bons, mas alguém do marketing ou algo assim decidiu que trilogias são mais fáceis de vender e, obviamente, mais lucráveis.

O que temos, então, é uma história que se arrasta do começo ao fim, com bastante mais do mesmo e muita coisa que poderia ser cortada, enxugando a história até restar menos da metade do livro, talvez. Parece que em algum momento virou enrolação para cumprir uma meta de palavras, com um enredo que simplesmente não sustenta um livro inteiro.

O final não é empolgante — pelo contrário, além de anticlimático, ainda deixa algumas coisas com uma sensação de "não resolvido". Sinceramente, embora tenha gostado dos outros dois livros (especialmente o primeiro), este foi uma grande decepção. Senti que todo o tempo e interesse que investi na história não compensou.

(E, Céus, eu estou escrevendo essa resenha em 2020, sendo que li em 2017, e ainda estou indignada com o quanto o final deixou a desejar)

site: http://linktr.ee/laitanoanna
Paulino | @maatheus.paulino 04/04/2020minha estante
Eu tomei coragem para ler o primeiro livro apenas semana passada, anos depois de ter assistido o primeiro filme. Então essa semana assisti os outros dois filmes, pq não aguentaria de ansiedade pra descobrir o que acontece. E aí pensei: será que devo comprar os outros dois livros?
Não gosto de deixar uma trilogia interminada, mas as resenhas não estão sendo inspiradoras kkkk


Anna Laitano 04/04/2020minha estante
Eu li porque também não gosto de deixar. Fico pensando "e se no próximo melhora?", aí depois, como já li dois, fico "bom, só tem mais um mesmo, vamos lá". Mas, olha... Achei tempo perdido. O primeiro é o mais interessante, na minha opinião, e a conclusão da série eu ODIEI. Não sei nos filmes, porque só vi o primeiro, mas tenta tirar uma base pelo que achou deles, talvez? Boa sorte, hahahaha


Paulino | @maatheus.paulino 05/04/2020minha estante
Acho que vou dispensar a série viu kkkkkk segundo e terceiro filmes bem fracos. Já tenho muitos outros livros na lista que sei que são bons, então vou investir neles kkk obrigado viu


Ruas 06/05/2020minha estante
Ótima resenha!
Que livro cansativo e enrolado. Os dois primeiros livros vieram tão bem, e o no último o autor pareceu sem criatividade para finalizar a história.




Yago Lemos 26/08/2012

Mil batidas por minuto
São 2h da manhã, e aqui estou eu fazendo essa resenha, tendo acabado de terminar o livro. A Cura Mortal, último livro da série Maze Runner, do autor James Dashner, acreditem ou não, superou os seus predecessores. Um livro completo, sem deixar pontas soltas na história, termina a trilogia magnificamente.

Não sei a razão certa, mas o livro inteiro me lembrou de um poema do escritor John Cale. Um trecho, especificamente:

"Não entres tão depressa nessa noite escura,
A velhice queima e estressa ao fim do dia,
Revolta-te, revolta-te contra o desvanecer da luz."

O desvanecer da luz, em A Cura Mortal, é constante. O livro tem um tom sombrio, assustador até. A responsabilidade de Thomas pesa cada vez mais em seus ombros, o levando a tomar decisões importantes em nome de um todo. "Não entres tão depressa nessa noite escura", diz o poema, e também a consciência de Thomas. Não sucumba, não desista. A luz desvanece, mas é necessário revoltar-se contra ela.

O livro inicia com Thomas em uma sala branca e escura, à beira da loucura, trancado há semanas sem contato com o lado de fora, a não ser pelas mãos que aparecerem pela janela para oferecerem as refeições diárias.

A organização CRUEL resolve mostrar sua cara e apresentar a Thomas o processo final para a Cura. E Thomas, relutantemente, entra depressa na noite escura. A organização clama não ter mais nada a esconder, mas será que o CRUEL merece a confiança de Thomas e seus amigos?

Com uma pegada forte, rápida (e bota rápida nisso!), James Dashner coloca o leitor numa corrida pela vida, pela cura, pela humanidade. Não seria um livro do Dashner sem a morte de alguém importante, então vou dar um mini-spoiler aqui: esperem uma morte triste. Uma "morte" que se arrasta ao longo de cerca de 200 páginas, mas ao longo dessas páginas, sabemos que ela será inevitável.

Senti como se 400 páginas não foram sucificientes. O livro é uma correria sem pausa pra respirar, Thomas e seus amigos estão em constante movimento, levando o leitor a mil batidas por minuto. É impossível não se sentir angustiado depois de uma leitura longa, e sentir a necessidade de parar um pouco pra respirar.

Somos apresentados finalmente ao mundo "de fora", longe do CRUEL, do labirinto. E o que nós vemos não é bonito. Um mundo controlado pela doença, pela loucura, pela fome. De um jeito meio distorcido, lembra Jogos Vorazes. Os "pacificadores" do mundo de A Cura Mortal são semelhantes aos de Panem. Alegam ter uma boa intenção, mas por trás há apenas sujeira.

E é aí que você se pergunta: "Afinal, o CRUEL é bom ou não?" Isso você só vai descobrir no final do livro, mas tenho que admitir, essa pergunta me perseguiu por dias após eu terminar o livro.

Um livro que merece ser aplaudido em pé. Recomendadíssimo! Impossível terminar a trilogia de um jeito melhor. Agora é só esperar pra saber se a V&R vai traduzir "The Kill Order", a prequel da trilogia.

Mas lembre-se: Não entres tão depressa nessa noite escura.
Marise 31/08/2012minha estante
Comecei ontem e você me animou a continuar.


Diego de Luca 20/07/2015minha estante
vc não leu o mesmo livro que eu....hahahahaha


Calebe 31/10/2015minha estante
Como assim jovem???????? Esse livro é muito ruim. E as respostas??? E todos os furos e erros???




spoiler visualizar
Evambertson 29/04/2020minha estante
Recomendo ler ordem de extermínio e o código da febre, trazem um pequeno complemento da série, são livros muito bons, que poderiam ser melhores kkk, mas como eu amo a série não pude deixá-los de fora


mundinfeysand 29/04/2020minha estante
Vou começar amanhã mesmo O Código da Febre, vou ler todos haha, terminei agora Maze Runner ARQUIVOS.


Evambertson 29/04/2020minha estante
Hahaha vou aguardar terminar todos, adoro debater sobre essa série hahaha




Mila 30/12/2014

...
CONTÉM SPOILERS!

Saiba o leitor que essa resenha contém apenas críticas negativas. Mas espero que considerem que elas têm fundamento. Bem, pelo menos para mim, elas têm.
Correr ou Morrer foi um dos melhores livros que já li. Essa triologia começou incrivelmente bem, e não pude esperar para ter os próximos livros. Não gostei do segundo, mas o considero um bom livro. Mas este terceiro... veio para nos ensinar que escrever uma triologia decente é para poucos.
Já deixo minha maior insatisfação bem clara: minha maior frustração, de longe, é o destino de Teresa, minha personagem favorita. Todos a odeiam, todos falam mal dela, mas não posso ver como qualquer pessoa faria de modo diferente quase tudo que ela fez, levando em conta que ela estava tentando salvar o bendito do protagonista. Tudo o que ela fez foi para salvar a pele dele. Como ela mesma disse, ela abriu mão do relacionamento que eles tinham para salvá-lo, e sofreu com isso. Não sei como isso a transforma num monstro. Depois as opiniões dela em relação a "que lado está" fica confusa porque Thomas não lhe dá a menor chance de se explicar e porque nosso autor não nos esclarece nada. (Sinceramente, porque ele não explicou aquela confusão sobre quem fugiu primeiro do CRUEL?!) Matá-la só para fazer Tom ficar com Brenda (que é a personagem mais sem graça que já vi na vida) foi simplesmente ridículo. Brenda também mentiu, também o enganou porque CRUEL mandou que ela fizesse assim, mas nem por um segundo sequer ele se irrita com ela. Isso me pareceu imaturidade literária do autor, sinto admitir. Ficou bem contraditório, para não dizer pior.
Ao contrário de muitos, achei o fim de Newt interessante, embora triste, e acho que esse é meu único elogio para esse livro. Sim, eu gostava muito dele, mas achei seu fim emocionante e bem mais tocante do que de muitos. E a gente sabe que um queridinho sempre tem que morrer, né?
A volta de Gally conseguiu ser mais inútil do que o bilhete de Newt.
Eu realmente me enjoei de Thomas, principalmente por não concordar com muitos de seus pensamentos e atitudes. Senti muita vontade de saber a história pelo ponto de vista de outro personagem, em certo ponto. Ele ter recusado se lembrar de seu passado foi broxante, e mais uma vez tive a sensação de que o autor fez isso só por preguiça mesmo de não ter de dar mais explicações.
Gosto muito de Minho, mas no segundo e terceiro livro ele nos é apresentado de modo diferente do Minho que conhecemos em Correr ou Morrer. Newt também. Há diferenças em suas personalidades que não fazem o menor sentido. Newt era mais irritadiço e se tornou um anjo, Minho era super camarada antes, e depois, e em vários momentos, disse e falou como um verdadeiro idiota. Minha conclusão é que James não é muito bom com construção de personagens, ele se perde facilmente.
Um grande problema em A Cura Mortal, também, foi a explosão exagerada de ação, do começo ao fim. Sabemos que a intenção disso é prender o leitor e criar uma "leitura frenética", mas o efeito foi o contrário em mim. Em dado ponto o corre corre sem fim, e sem nenhum embasamento, ficou maçante, sem explicação, um tanto de ruídos sem nenhum significado.
Enfim, não recomendo a triologia, mas definitivamente recomendo Correr ou Morrer. E só. Mas, como cada um tem um gosto, reconheço e compreendo que muitos também gostarão de A Cura Mortal.
Nathan 01/01/2015minha estante
Pensei a mesma coisa! Fizeram de Teresa uma "pseudo-vilã", donde todos a odeiam por ter salvado Thomas!!!


beccaalvesf 06/01/2015minha estante
Gostei muito de correr ou morrer, e isso fez com que eu comprasse o box completo. O que foi bem frustrante na realidade. Concordo com cada palavra sua. Acredito que se o livro trouxesse a perspectiva da Teresa no lugar do Thomas poderia ter sido melhor, a Teresa era minha personagem preferida, mas essa tentativa falha do autor em canonizar o Thomas só fez com que ele se tornasse chato e entediante. A perspectiva de algum outro clareano também poderia ter sido interessante por dar elementos dos anos anteriores na clareira. Esperava muitas respostas no terceiro livro que não aconteceram, ouvi falar que a prequela o livro "Ordem de extermínio" tem mais respostas, inclusive ouvi muitas criticas boas a respeito. Não acho que o autor tenha tido preguiça porque em todos os livros ele se estendeu demais nas partes de ação do livro, deixando de dar informações imprescindíveis a respeito da história por trás do que acontece. Acredito que ele se perdeu e não soube como construir os personagens, apesar de ter gostado bastante do primeiro livro é perceptível que os personagens são rasos, não dá pra entender muito bem o que fermenta a raiva de quem passa pela transformação. Os personagens mudaram, as personalidades se alteraram, acredito que o autor tinha muitas ideias e acabou colocando informação demais, como por exemplo eles voltarem ao labirinto e resgatar os imunes, o que foi confuso e raso também. O final do Newt fez bastante sentido, apesar de ter sido triste. A impressão que tive foi que no último livro o autor se estendeu demais na ação e em detalhes desnecessários, e depois tentou correr e deixar detalhes importantes de lado pra finalizar o livro. O autor poderia ter se aprofundado mais no grupo B também, e ele o tratou quase como desnecessário, poderia ter dado mais informações a respeito da chanceler Ava e do Jason, mas ele se perdeu, ele simplesmente se perdeu. Ele colocou informações demais e não conseguiu lidar com todas elas. Não recomendo essa trilogia e existem outras distopias bem melhores, e melhores construídas também.


Mila 10/01/2015minha estante
Concordo plenamente com vocês!
=D




Esdras 26/10/2016

A Cura Mortal
Fim do 1º livro: "Uau! Que livro foda!".
Fim do segundo livro: " Nossa, muito bom, mas...Peraí, pareceu uma releitura do primeiro livro, mudando só o cenario e incluindo outros personagens. Ah, mas foi muito bom."...

Iniciei o A Cura Mortal sob ameaça de um cansaço que tava querendo me dominar. Temendo encontrar aqui aquele ciclo que se repetiu e se repetiu até agora na história. (Testes / Passaram pelos testes / Foram resgatados / "Tá tudo bem" / "Mentira, nada tá bem" / Mais testes.../ ... /...).
O que mais ganhou foco na narrativa desse terceiro volume foi O Fulgor, a doença. A galera passou a maior parte do tempo como não-prisioneiros, então houve uma trégua nos sucessivos testes. Não por vontade do CRUEL, claro. A divisão entre doentes e imunes já vinha sendo feita há tempos, mas quando chegou à turma de Thomas trouxe uma certa comoção, apesar de apenas um deles não ser imune. (Essa questão, em particular, foi o que mais prendeu minha atenção no livro, foi o que teve de mais tenso.)
Diante de todos os planos do CRUEL e dos planos do BRAÇO DIREITO e em meio a cranks por todo lado(houve momentos em que eu achava que tava lendo livro de apocalipse zumbie!), o principal objetivo de Thomas é manter seus amigos em segurança conseguir a tal cura. Aquela da qual ninguém sabe ao certo se existe, mas que o Thomas é parte crucial dela, como ele virá a descobrir.
Apesar de se diferenciar na estrutura narrativa, este volume é um pouco cansativo. As várias teorias sobre a cura acaba nos deixando descrentes quando ao desenrolar da história. Thomas vai, Thomas volta e nada parece se resolver enquanto as páginas vão se avançando e chega uma hora que você vê que faltam tão poucas páginas que você teme um final apressado ou imcompleto.
O desejo de ver a galera se safar não abandona o leitor, claro. Mesmo quando a gente não vê saída nenhuma para eles. Mesmo quando parece que tudo vai se resumir a "foi tudo em vão", como pareceu nas páginas próximas ao final, em meio a todo aquele caos. (O livro veio ficar bom memso bem depois da metade).
A relação FULGOR / CRUEL acaba sendo algo tão complexo que, mesmo a essa altura do campeonato, que a gente ainda fica com um pé atrás com as explicações, se perguntando se os fins justificam os meios.
O final soou meio surreal, mas ao menos plantou uma esperança, algo mais que merecido para os sobreviventes.
No geral, a trilogia é muito boa. Impossivel chegar até aqui sem trazer vários personagens no coração. ^^
ROBERTO468 26/10/2016minha estante
Apenas 3 estrelas??? Creio que mesmo esse enredo sendo tão complexo, o livro tem sim suas partes positivas, mas comigo acabou não funcionando muito bem. Resumindo o que você disse, chega a ser cansativo, e na minha humilde opinião, Um mundo incrivel que poderia ser explorado de uma forma maravilhosa. Mas não foi bem assim que aconteceu.


Esdras 26/10/2016minha estante
Pois é, né...rs


michelle 20/11/2016minha estante
Me identifiquei com sua resenha, pois também achei cansativo. Cheguei num momento em que eu já tava cansad pelo Thomas, de tanta coisa que acontece uma atrás da outra. E os momentos em que o autor poderia ter explorado mais os cenários ou as relações entre os personagens (como os dias que eles ficam no berg e na cidade), ele simplesmente correu com a narrativa.




spoiler visualizar
Karina 18/08/2020minha estante
Parece que esse background deles é contado no quarto livro


Lhy 18/08/2020minha estante
obgg pela informação, vou ver se dou uma olhada


Karina 18/08/2020minha estante
Nada :)




839 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR