A Arte da Imperfeição Brené Brown

Resenhas - A Arte da Imperfeição

Paloma Viricio 10/06/2012

Como adaptar-se A Arte da Imperfeição?
Você é feliz? Deseja ter uma vida plena, tranquila e repleta de realizações? No mundo conturbado de hoje, esse querer parece ser quase impossível, não é mesmo? Mas, do que você realmente precisa para sentir-se contente, de bem com a vida? No livro A arte da imperfeição, Brené Brown, mostra que sentir-se realizada é algo simples. Muitas vezes o manual para o bem-estar encontra-se nas imperfeições da vida. Você sabe quais são as suas?

A pesquisadora, professora e especialista em vergonha, criou uma lista básica com 10 passos de orientação para lidarmos com questões que podem nos tronar cansados e infelizes. O mais interessante é que o livro é prático e repleto de exemplo de vida da própria autora. Ela diz que a pesquisa sobre vida plena, foi mais que simples análise de dados e conclusões... Ela foi capaz de mudar atitudes incomodas da própria Brown. “Já se passaram quatro anos desde aquele dia, em 2006, quando minha própria pesquisa virou minha vida de cabeça para baixo. Foram os melhores quatro anos da minha vida, e eu não mudaria nada”, revela a autora. (p.170)

O livro irá lhe auxiliar a ver a vida de outra maneira, aprender a encarar as tempestades com força e garra. E além do mais a leitura é leve...flutuante. A diagramação é perfeita e as folhas e letras tranquilizam a visão. Sem contar, na capa que simboliza um paraíso de paz. A forma como a pesquisadora escreve é muito gostosa e ao virar as folhas do livro você frequentemente notará um sorriso no canto da boca.

Muitas pessoas acham livros de autoajuda um martírio, mas esse é mais, pois não fica toda hora te ordenando a fazer isso e aquilo. A própria Brené comenta o fato. “Acredito que a maioria de nós já desenvolveu sensores de bobagem bastante apurados quando se trata de ler livros de autoajuda. Acho que isso é bom. Existem muitos livros que fazem promessas que não conseguem cumprir ou que fazem parecer que mudar é muito mais fácil do que realmente é”, explica Brown. (p. 169)

E ela ainda cometa mais sobre o assunto. “Não sei em que prateleira ou bancada este livro estava exposta na livraria em que você o comprou, mas não tenho certeza de que este trabalho se trata de autoajuda. Penso nele como um convite para participar da revolução da vida plena,” finaliza a escritora. (p.170)

O trabalho Como adaptar-se A Arte da Imperfeição? de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Mari Scotti 18/06/2012minha estante
Se eu visse ele livro eu confesso que não iria ler, mas sua resenha me deixou um pouquinho interessada. Prefiro estórias mesmo. beijooo

Paloma Viricio 18/06/2012minha estante
Esse livro achei muito especial! ^^ A diferença dele para os tradicionais livros de auto-ajuda é que ela aborda os temas dando exemplos da vida dela e muita toda a concepção do tradicional e massante auto ajuda!^^ Espero que curta!

Lana 26/06/2012minha estante
E um livro de auto ajuda, tenho que dizer que se vise o livro somente pelo titulo não iria ler, mais gostei muito da resenha e me chamou a atenção, adorei!

Matheus' 08/07/2012minha estante
Muitos vem aki e comenta sem ler, eu li todos e estou vendo cada detalhe perfeito esse parece ser ótimo
parece um livro para refletir Bastante

Paloma Viricio 08/07/2012minha estante
Realmente, Matheus...muitos vem aqui comentam sem ler a resenha, ou só passam o olho por metade ou partes dela. Mas, ler é uma forma essencial de saber se iremos gostar do livro ou não! Obrigada pelos seus comentários.

Paulo 23/07/2012minha estante
Ganhei em uma promoção e estou esperando. Não sei se vou gostar, mas parece uma boa pedida para relaxar.

Paloma Viricio 23/07/2012minha estante
È bem diferente dos tradicionais livros de auto ajuda. Eu adorei...espero que curta tbm.

Ju 24/02/2013

A Arte da Imperfeição
A Arte da Imperfeição é um livro escrito por Brené Brown, pesquisadora/escritora/professora na Universidade de Houston. E não, não é um manual do que fazer. Como a autora esclarece, a pesquisa dela fala mais do que evitar. E logo no início já declara:

"Vou contar a história de como uma acadêmica cínica e convencida tornou-se o estereótipo que ela passou toda a vida adulta ridicularizando."

O livro fala sobre aceitar ser quem nós somos, e não passar a vida toda tentando ser quem achamos que devemos ser (isso ela chama de revelação).

"Assumirmos nossa história e amar a nós mesmos nesse processo é a coisa mais corajosa que podemos fazer."

Sempre achei o medo a coisa mais detestável do planeta, o maior inimigo de qualquer ser humano. Brené junta a ele a vergonha. Segundo ela, medo e vergonha são as coisas mais danosas a alguém que queira viver uma Vida Plena.

"Vergonha é o sentimento intensamente doloroso decorrente de acreditarmos que somos defeituosos e, portanto, indignos de amor e pertencimento".

René mostra como a resiliência, a habilidade para superar adversidades, é importante para superar a vergonha. Segundo a autora, são necessárias coisas como coragem, compaixão e sintonia, que ela chama de os dons da imperfeição. E o que ela quer dizer com esses conceitos? Vejamos a seguir:

"- Coragem originalmente significava: " falar o que se pensa abrindo o coração". (...) Coragem comum diz respeito a arriscar nossa vulnerabilidade;

- Pessoas compassivas estabelecem limites. (...) Quanto melhores formos em nos aceitar e aceitar aos outros, mais compassivos nos tornamos. (...) Se realmente desejamos praticar compaixão, temos que começar a estabelecer limites e responsabilizar as pessoas por seu comportamento;

- Defino sintonia como "a energia que existe entre pessoas quando elas se sentem vistas, ouvidas e valorizadas; quando podem dar e receber sem crítica; e quando retiram sustento e força do relacionamento"."

A autora ensina que, quando uma situação que provoca vergonha se apresenta, o melhor que temos a fazer é dividi-la com alguém. Mas precisa ser alguém que conquistou o direito de ouvir nossa história. Alguém que não se preocupe em passar a mão na nossa cabeça, nem em nos julgar. Alguém que nos ajude a perceber que não somos definidos por uma atitude isolada, e que não deixaremos de ser amados por alguma coisa que fizemos.

"Até que consigamos receber com todo o coração, não estaremos dando com todo o coração. Quando criticamos o recebimento de ajuda, estamos, consciente ou inconscientemente, criticando o fornecimento de ajuda."

Segundo ela, não é possível amar e conhecer outras pessoas, antes que pratiquemos o amor-próprio e o autoconhecimento. Só na medida em que amamos e conhecemos a nós mesmos podemos fazer isso com os outros.

"Se desejamos uma experiência integral de amor e pertencimento, devemos acreditar que somos merecedores de amor e pertencimento."

Não dá pra falar aqui de todos os assuntos abordados no livro. A autora divide conosco uma pesquisa de dez anos, e que contém muitos conceitos formulados por ela tendo como base suas pesquisas qualitativas. Divide também sua própria vida, e sua busca constante pela autenticidade, que teve seu ponto máximo no "Colapso Despertar Espiritual de 2007". Foi quando ela começou a enxergar melhor a si mesma.

É um assunto interessante e vale a leitura. Tentem passar por cima do preconceito com o gênero autoajuda e deem uma chance ao livro.

"Alegria parece ser um passo além da felicidade. Felicidade é um tipo de atmosfera em que você vive, às vezes, quando tem sorte. Alegria é uma luz que preenche você com esperança, fé e amor."
Adela Rogers St. Johns

Publicada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-arte-da-imperfeicao.html
Thaís 27/02/2013minha estante
Não é o meu tipo de livro mas é muito interessante, tenho visto ele em muitos blogs, mas realmente livro de auto ajuda não sao o meu forte ;)

Leilane 03/03/2013minha estante
Esse é o problema: superar o nome "autoajuda". Eu teria de ser mais resiliente. O livro parece ser muito interessante, mas tenho a impressão que eu não conseguiria avançar na leitura e não gosto de empacar ao ler, sinto-me mal e para de prestar atenção no que estou lendo. Acho que eu gostaria, no entanto, de ver esse assunto em um documentário.
Ótima resenha como sempre, você nos apresentou bem a essência do livro.

Lua 25/03/2013minha estante
Muito boa a resenha! E me identifiquei, preciso desse livro urgentemente. Medo e Vergonha também acho que são os piores sentimentos que o ser humano pode ter, e devemos enfrenta-los e nos aceitar como realmente somos. *_*

Ana Paula 29/03/2013minha estante
Ganhei esse livro o ano passado, e sempre que ele vai despontando no topo dos livros que tenho para ler, sempre o coloco em último lugar, e assim vai.... Não curto esse tipo de leitura e toda resenha que leio não é capaz de me convencer, tipo, preciso ler esse livro..... Quem sabe um dia eu leia???!!!!!

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Gostei desse livro, é sempre bom ler essas tipo de coisa para ajudar no nosso crescimento.

;)

Baah 14/04/2013minha estante
gosto bastante desse livro, acho as cores da capa e o estilo incrivel!!! resenha boa né?!

Dani 16/04/2013minha estante
Não curto esse tipo de livros, até a capa não me desperta o interesse... mas se leria? É claro rsrs

brendasnb 13/06/2012

Brené Brown é Ph.D., pesquisadora, escritora e professora na Universidade de Houston, especialista em vergonha, autenticidade e pertencimento e agora apresenta em seu livro "A Arte da Imperfeição" algumas dicas para se viver uma vida mais plena.

Quem é sonhador de plantão aqui no blog Sonhos em Tinta, sabe que não sou muito de ler livros ao estilo auto-ajuda, mas A Arte da Imperfeição me conquistou! Brené escreve com delicadeza e expõe seus pontos de vista e como foi sua análise da vida de outras pessoas que sentiam que viviam em plenitude. Cada dica é completamente aplicável e super interessantes.

"Coragem parece um sentimento ótimo, mas precisamos falar de como ela exige que nós deixemos de nos importar com o que os outros pensam e, para a maioria de nós, isso é assustador."

O volume tem páginas amarelas e uma ótima diagramação, com detalhes em cada início de capítulo. Com experiências de vida e citações incríveis, Brené dá uma nova definição ao conceito de vida plena, dando ótimos conselhos de como aproveitar o nosso D.I.A. todos os dias. Durante a leitura percebi que o modo com que a autora apresenta sua pesquisa combina completamente com o título original da obra "Os Dons da Imperfeição" (tradução livre), porque pra ser perfeito você não precisa ser melhor que os outros, mais ser o melhor de você em tudo o que puder.

"Praticar coragem, compaixão e conexão é olhar a vida e as pessoas à nossa volta e dizer: 'Estou nessa. Totalmente'."

Seja quem esteja precisando de alguns conselhos, alguém que queira melhorar sua vida, seus conceitos e seu modo de agir ou apenas ter uma leitura leve e prazerosa, A Arte da Imperfeição é o livro certo pra você. Altamente recomendado.

Postado originalmente em: http://sonhosemtinta.blogspot.com.br/2012/06/diario-de-leitura-arte-da-imperfeicao.html
Ique 23/06/2012minha estante
Pelo que li na sua resenha o livro parece ser muito gostoso de ler, uma leitura rápida, onde podemos aprender novas coisas. Enfim, pensei que esse livro fosse chato, gosto de auto-ajuda, mas não é meu gênero preferido, gosto de ler livros bons dessa linha, assim como esse parece ser. Vou ler logo.

Abraços
Caíque Fortunato

Leandro Souza 30/06/2012minha estante
Gostei da sua resenha. Dá pra perceber que é uma leitura bem saudável e oroveitosa. Tô bem curioso sobre ele. E a resenha só aumentou essa curiosidade.

Vanessa Sueroz 01/07/2012minha estante
Adorei sua resenha!!

MandyGSA 16/07/2012minha estante
Gostei bastante da resenha. Você tem uma ótima escrita. Como já tinha dito, gosto muito de livros de auto-ajuda. Eles nos fazem refletir, mudam nossa forma de pensar e de agir. Esse livro "A arte da imperfeição" é super interesssante e recomendo para quem não gosta desse gênero.
Beijos.

Bacil 17/07/2012minha estante
O livro me pareceu ser ótimo. Mas "auto-ajuda" não é muito minha praia não :~

Ju 24/08/2012minha estante
Achei bem interessante. Principalmente essa citação que você colocou sobre a coragem. Eu felizmente já consegui parar de me importar com que os outros pensam sobre mim faz tempo, pois considero que esse problema é deles, e não meu. Acho que vou gostar bastante da leitura!

Elaine Miranda 04/03/2020minha estante
Brenda, você leu " A coragem de ser imperfeito"!? Se sim, são muito parecidos!? Obgda!

RUDY 24/06/2012

RESUMO SINÓPTICO:
"Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown ensina o leitor a lidar com a vergonha, aceitar seus defeitos e ser autêntico quando o assunto é viver bem e ser feliz.”

Relato de como as pesquisas feitas pela autora, ‘abriram seus olhos’ para uma vida plena e feliz, e, de como pode perceber quem era realmente. Ela foi em busca de crescimento espiritual, pois não estava ‘vivendo e amando’ com todo seu coração.

Para ler a resenha completa e avaliação, visite e comente no blog:
soniacarmo 28/07/2012minha estante
Queremos sempre nos apresentar como os outros(sociedade) querem. Lógico, temos que respeitar as regras de convívio comum, mas nem sempre temos que ser as pessoas perfeitas que os outros querem.
Adoro livros de auto-ajuda, eles nos fazem refletir como podemos ser mais felizes. Agora, colocar em prática considero bem difícil, mas é uma questão de crescimento pessoal. Se soubermos aproveitar as leituras, e selecionarmos o que nos serve podemos aplicar em nossas vidas.
soniacarmo
retalhosnomundo.blogspot.com.br

Jeniffer Viana 13/08/2012minha estante
Cara, não sei porque, mas esse livro vai me surpreender. Espero lê-lo em breve. Achei a capa tão bonitinha! E, de uma forma humorística, o título combina comigo, que costumo dizer que sou imperfeita. Aí que vem a parte do "arte". Hahahaha. :B

Maristela 03/11/2012minha estante
Como eu disse na resenha no blog, eu não me preocupo muito com o que os outros pensam ou falam de mim. Vivo dentro dos limites que julgo certo, não transgredindo leis nem tirando a liberdade dos outros. O livro é de auto-ajuda e para quem precisa é perfeito. Gostei da resenha. Está ótima.

NESSA 25/11/2012minha estante
Muito interessante a o livro realmente,mas o importante é sermos nós mesmos, e não querer ser como os outros ou a mídia querem.
Devemos viver de acordo com o que achamos certo,e não ficar vivendo a vida dos outros,esquecendo da nossa essência,vontades,personalidade,escolhas,vidas...
Não devemos ter medo de amar,arriscar,buscar nossa felicidade...
Muito bom o livro da Brené Brown assim aprenderemos a lidar com a vergonha, aceitar nossos defeitos e sermos autêntico quando o assunto é viver bem e ser feliz.

carli 26/11/2012minha estante
FIQUEI APAIXONADA POR ESSE LIVRO DESDE A PRIMEIRA RESENHA Q LI DELE,A Q VC POSTOU NO BLOG É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA.VC DETALHOU BM A ESSENCIA DO LIVRO!QRO MUITO LE-LO.

Michelle 04/02/2023minha estante
uma leitura incrível

Fernanda.Lopes 15/03/2021

Excelente
Esse é o tipo de livro que todo mundo deveria ler.

Em uma linguagem simples, mas profunda, Brené Brown mostra o resultado de suas pesquisas sobre vida plena e apresenta lições riquíssimas para quem quer viver com mais autenticidade, compaixão e coragem.

É um livro curto, mas preciso, que rendeu ótimas discussões no clube do livro.
Ana 16/03/2021minha estante
doida pra ler eleeee

Fernanda.Lopes 16/03/2021minha estante
Ele é muito a tua cara, Ana! Você vai gostar.

Fabiana 14/09/2020

Segundo livro da autora. Li primeiro ?a coragem de ser imperfeito? e gostei tanto que procurei outros livros dela para ler. Tenho a sensação de ter aprendido muito mais sobre eu mesma após finalizada a leitura. Recomendo :)
Débora 09/01/2021minha estante
oi, fabi!
vc recomenda ler qual primeiro?

Saleitura 06/07/2012

A arte da imperfeição
Confesso que tenho um certo preconceito com livros de auto-ajuda. Não acredito em formulas mágicas para o sucesso, enriquecimento ou para uma vida melhor.
Dito isso, antes de começar a ler o livro de Brené Brown, obriguei a mim mesma, a afastar qualquer pré-conceito. Busquei uma leitura sem opiniões formadas, ou julgamentos anteriores. E foi ótimo esse exercício, pois me permitiu entender melhor a proposta da autora.
Não, ela não veio para nos oferecer a solução de todos os nossos problemas, na verdade, através de uma escrita simples, mas não simplória, a autora expõe como ela se transformou a partir do que ela mesmo intitula “o grande colapso”. E, é essa proposta do livro, mostrar o caminho de Brené Brown rumo ao que ela denomina “Vida Plena”.
E ela faz isso, ilustrando cada um desses passos com casos vivenciados por ela, ou pessoas próximas. E, para mim, esse é o grande diferencial do livro.
Normalmente, a minha resistência aos livros de auto-ajuda é a grande dificuldade de me identificar com as passagens e experiências do autor.
Nesse livro, é impossível não se identificar, em muitos momentos, quase podia visualizar Brené Brown como uma velha amiga, relatando experiências tão similares às que vivemos no nosso dia-a-dia.
Alguns conceitos apresentados no livro, chamaram muito a atenção:
Use o DIA – pra mim, depois da leitura do livro, esta frase virou um certo mantra, mas, não o dia como palavra, mas como uma sigla que reúne três orientações básicas para que você possa encarar situações diversas.
Uso da Coragem – adorei a forma como ela desestrutura a palavra e a partir disso a reconstrói de maneira mais profunda. Não consigo mais utilizar a definição de coragem como antes da leitura desse livro.
Vergonha – alias, projeto de pesquisa da autora, anterior a esse livro e que foi o grande motivador, ou melhor dizendo, o start para que a mesma, enfrentasse o “grande colapso.”
Culpa, aqui me permito a transcrever um trecho do livro, pois o que ela fala sobre o assunto, casou perfeitamente com algumas experiências que estava vivendo no período:

“Vivemos em uma cultura de culpa, queremos saber de quem é a culpa e como o culpado vai pagar. Em nosso mundos pessoal, social e político, fazemos muito barulho e muitas acusações, mas raramente responsabilizamos quem deve ser responsabilizado. Como poderíamos? Estamos tão exaustos de tanto reclamar e vociferar que não sobra energia para elaborarmos proposições sensatas e impô-las,
Da política à economia, passando pela educação e por nossas casas penso que a disposição mental de raiva-culpa-cansado-e-ocupado-demais-para-fazer-algo é o motivo de estarmos tão carregados dessa raiva hipócrita e desprovida de compaixão. “
Pág. 39

Se fosse resumir esse livro em algumas poucas palavras, sem dúvida a primeira delas seria Aceitação, por que no final, é disso que se trata o livro: aceitar-se com todas as suas imperfeições e vulnerabilidades.

Uma leitura que recomendo, mesmo aqueles que tem resistência a livro de auto-ajuda, a estes aconselho a colocar seus pré-conceitos de lado, antes de começar. Leia e use o DIA, foi bom pra mim, espero que também possa ser pra você.

Leitura e resenha da colaboradora Patricia Daltro

Pandora 07/09/2012minha estante
É muito bom quando a gente começa um livro com o pé atrás e ele se mostra um bom livro, ruim é quando a gente começa a ler um livro super entusiasmada e ele se mostra ruim!!! #Fato

Bruna 28/07/2012

A Arte da Imperfeição
Então, este livro não vai dar para fazer uma resenha convencional, já que é um livro de auto-ajuda, então será basicamente algumas citações e comentários.
“Escrever a nossa própria história pode ser difícil, mas não tão duro quanto passar a vida toda fugindo dela.” Pg.25
“Dance como se ninguém estivesse vendo. Cante como se ninguém estivesse ouvindo. Ame como se você jamais tivesse se magoado e viva como se o céu fosse na Terra.” Mark Twain Pg.159
Geralmente eu não gosto de livros de auto-ajuda, confesso que as vezes sou até preconceituosa em relação a eles e não leio mesmo. Mas, desde que vi que este livro seria lançado pela Novo Conceito, eu me interessei bastante por ele, não tem cara de um típico livro de auto-ajuda e realmente não é. Ele é diferente, trás temas do cotidiano como ter mais tempo para as coisas simples, ter tempo para simplesmente ficar a sós com você mesmo e não fazer nada, coisa que a cada dia mais são extintas da nossa sociedade de correria.
Gostei também dos capítulos que a autora trás sobre vergonha, são brilhantes, resultados de esforço e uma pesquisa de 8 anos!!
Além de outros temas como calma e tranqüilidade.
Ela se mostra como uma pessoa absolutamente normal, talvez por isso não tenha fechado o livro, porque me identifiquei.
Sei que muitas pessoas vão torcer o nariz quando ver do que se trata a resenha de hoje, como talvez eu também faria, mas como eu, experimente algo novo, quem sabe você não se surpreenda.
Viviane 06/08/2012minha estante
Um estilo diferente do que estou acostumada, um auto ajuda que não pode ser intitulado assim. Como sua resenha muito bem feita por sinal mesmo diz, devemos tentar novos horizontes, e por isso também recomendo A arte da imperfeição .\o

ira_rafael 29/04/2020

Nesse livro, a autora discute o que considera uma vida plena e como o leitor pode, através de ?10 passos?, atingir esse conceito. Brené se utiliza de muitos exemplos pessoais para ilustrar sua teoria.

Não sou um dos maiores fãs de livros de autoajuda, talvez por isso não tenha gostado tanto. Achei um pouco cansativo e até repetitivo.

O TED da autora intitulado ?The Power of Vulnerability?, vale muito a pena ser visto e trata dos mesmos conceitos aqui apresentados.
Daniela 03/05/2020minha estante
Também tive o mesmo sentimento. Na minha resenha eu até expliquei que não me conectei com a forma de escrita dela.

Raysa 22/01/2023

Era o que eu esperava ??
É uma leitura leve, tranquila, direta ao ponto e que cativa com facilidade. A Brené explica todos os pontos que ela acredita, com base em sua pesquisa, serem essenciais para uma vida mais plena. Ela oferece exemplos práticos e exercícios úteis para o dia a dia. É o tipo de livro para se fazer muitas marcações, pessoalmente eu fiz um resumo com o que achei mais importante para revisitar frequentemente e conseguir colocar tudo em prática. A escrita da Brené é acolhedora e reconfortante, eu amo demais. Recomendo para todos.
Mikaelly.Vieira 27/06/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler Raysinha ?

Rainy Girl 24/06/2012

A Arte da Imperfeição
O livro "A Arte da Imperfeição" não parece ser um livro de autoajuda, mas sim um de conhecimento próprio. Aqui nos deparamos com um grande fator: "como entender a si mesmo?", e com essa pergunta que navegamos durante diversos capítulos, percorrendo temas como o amor próprio e o alheio, a auto aceitação, a vergonha, a compaixão e, a confusão causada por sentimentos distintos.

O caminho percorrido pela Dra. Brené Brown nos mostra diversas descobertas relacionadas a teoria baseada nos dados, onde um número de ideias e de hipóteses acabam por dar formar a uma teoria baseada em dados que surgem durante este processo. Encontramos também diversos relatos de experiências, algumas da própria autora, durante suas pesquisas.

O livro traz uma visão crítica dos pequenos detalhes ocorridos em nosso dia a dia que acabam por atrapalhar nossa felicidade, fatores que seriam a nossa imperfeição. As orientações nos mostram a importância de lutar e ir atrás do que queremos, e mostra que se sentir realizado é puramente simples. Além dos relatos, encontramos também exercícios que a Dra. recomenda para nos livrarmos da tensão gerada pelas cobranças que nós mesmos nos impomos no dia a dia, esses exercícios até que podem ser úteis nos dias estressantes.

Esse livro não é uma leitura que todos vão apreciar, mas mesmo assim recomendo a leitura do mesmo. Em alguns capítulos nos deparamos com detalhes fascinantes, já em outros, pensamos em abandonar a leitura. A diagramação é a mesma de sempre da Novo Conceito, com as páginas amarelas e uma fonte agradável.

Menina.Jasmim 05/02/2023

Como eu adoro os livros da Brené Brown
Este é o segundo livro da autora que leio (o primeiro foi A Coragem de Ser Imperfeito). Ambos são similares, mas eu simplesmente adoro o trabalho dela. Gosto como ela aponta os resultados de suas pesquisas entrevistando outras pessoas, assim como cita outros trabalhos também e há uma parte mais "prática" para que coloquemos o que ensina no livro em prática. Foi realmente uma leitura muito proveitosa e vou pesquisar ainda mais sobre o trabalho dela.
Cassio Kendi 05/02/2023minha estante
Bacana a resenha! Teve algum aprendizado que mais te chamou a atenção?

whluiza 06/04/2024

"A Arte da Imperfeição [...]"
Amei muito, livro extremamente necessário, gostei porque a autora é despirocada igual eu, e falou sobre muitos temas muito importantes e ao mesmo tempo cheio de tabus pra falar, alguém ouviu o tabu quebrando? eu ouvi.

Amy 26/05/2012

Introdução
É um gênero que confesso que leio pouco. Mas que me surpreendeu com argumentos bem interessantes. O livro se baseia na pesquisa da autora e sua pesquisa é centrada na vergonha, a vergonha que o ser humano tenta fugir e não tem coragem de ser permitir errar.
Narrativa
Somos passíveis de erro. Mas mesmo assim continuamos teimando e tendo cautela em não arriscar nos momentos que podemos fazer isso e arcar com os aprendizados. O livro é bem escrito e tem capítulos muito interessantes sobre o comportamento humano. Gosto do assunto pois acabamos nos identificando ou não com as situações expostas pela autora. É instrutivo e informativo. E ao mesmo tempo tende a repetição o que causa certo desconforto, pelo menos me senti assim. Como se autora quisesse intensificar seu argumento e passasse dos limites em argumentá-lo demasiadamente. A maioria dos casos citados pela autora ocorreram com ela e durante a pesquisa, alguns até quando ela estava numa apresentação de escola e outros com sua filha. Tem apelo emocional forte o que ajuda a trama e a vontade do leitor em concluí-lo.
Momento Macchiato

Considerações Finais
É um livro que vai te levar a reflexões e a perguntas e respostas infinitas. Podia ser mais dinâmico e objetivo, mas autora esboça e repete muitos das palavras e assuntos o que vai te cansando a certo ponto de conhecimento do tema estudado.
Indicado para
pessoas curiosas e que buscam compreender a loucura que é ser um humano pensante.

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/a-arte-da-imperfeicao-brene-brown