Mrs Dalloway

Mrs Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Ana Parisi 22/02/2024

Mrs. Dalloway
"Ela se sentia muito jovem, ao mesmo tempo, inconcebivelmente velha. Passava por tudo com uma faca afiada; ao mesmo tempo, ficava de fora, contemplando.  Tinha uma sensação permanente, olhando os táxis, de estar longe, longe, bem longe no mar e sozinha; sempre era invadida por essa sensação de que era muito perigoso viver, ainda que por um dia."

Ao ler um livro dela, acho que todos nós nos tornarmos um pouco obcecados por Virginia Woolf. Que livro maravilhoso! Quanta sensibilidade! Que mente magnífica a dela!
Um dos meus favoritos entre os clássicos.

v de vanisse 21/02/2024

Amei
QUE LIVRO BOOOOM! Entendi tudo? Não. Mas que livro bom. Vale sim uma releitura? futuramente. Que escrita bonita. Estou obcecada por dona Virginia. Perfeita, maravilhosa!

Dilso 19/02/2024

Perfeito
Agradeço à vida por ter me feito esperar a hora certa para ler esse livro. Se jovem, não o entenderia do jeito que deveria, não me tocaria do mesmo modo que tocou... Uma das melhores leituras que fiz.

Laisinhaa_aa 19/02/2024

Ótimo livro, me senti numa novela mexicana
É um livro escrito em fluxo de consciência de forma muito brilhante, integrando os personagens por pensamentos e o final faz vc querer uma continuação ( e essa é a intenção).

Ana Flávia 19/02/2024

Ainda não entendi o que acabei de ler
Que livro DIFÍCIL!! Gente, essa escrita com fluxo de consciência me deixou biruta das ideias. Eu demorei muito pra conseguir me situar na história.

Dito isto, que escrita incrível. A leitura é muito difícil, mas não tira o brilho e a genialidade da Virgínia Woolf.

Nicolas388 19/02/2024

"Tinha a perpétua sensação, enquanto olhava os carros, de estar fora, longe e sozinha no meio do mar"
Nessa obrigação autoimposta de escrever resenhas a minhas leituras, percebo que não encontro palavras suficientes para expressar o que é "Mrs. Dalloway". Não quero ser tendencioso, mas sinto que os rascunhos que tenho feito a essa resenha me parecem inexatos se comparados ao dito romance, como fabricar uma frase bonita, porém oca. Talvez seja aquele tipo de livro que só quem leu poderá saber, senti-lo. Talvez eu esteja simplesmente sem ideias. Em qualquer um dos casos, tem sido uma de minhas leituras preferidas, desde que o encontrei num Sebo há três anos. Não gosto de resumir os aspectos da escrita de Virginia Woolf apenas em suas questões psicológicas, porém o livro me dá certa visão de que, mesmo possuindo uma variedade grande de personagens e com diferenças marcantes entre si, é em meio a suas digressões cotidianas que podem se ligar, como uma única mente. E, evidentemente, surgiram de uma única mente.

Leonardo 18/02/2024

Uma biografia não biografica
Considerando a história da Virgínia, não consigo deixar de interpretar em Dalloway e Septimus uma amostra de uma personalidade dividida dela. As duas personalidades contrárias mas com visões de vida semelhantes, mostram a confusão na cabeça da Virgínia. O livro todo é um grito desse sentimento de dicotomia.
JoAo366 18/02/2024minha estante
Gostei do "meio bilu teteia...?????

Lysiane.Correa 18/02/2024minha estante
Concordo muito com você, amor! Minhas impressões foram parecidas

iaiazinha 18/02/2024

A história é contada em um único dia e acompanha diversos personagens, por meio do fluxo de consciência, em eventos cotidianos, e é um texto introspectivo repleto de flashbacks dos personagens e suas reflexões (que acabam abordando muitos aspectos da vida e da natureza humana). O jeito de contar essa história é único e o estilo de escrita da Virgínia Woolf pra mim foi o melhor ponto do livro, e pelo que eu ouvi dizer o fluxo de consciência foi muito revolucionário pra época. Por mais que a leitura não chegue a ser difícil, em alguns momentos a questão de perspectiva fica confusa, mas gostei da leitura no final e achei muito bem escrito.
Quase todos os personagens são da elite inglesa, e a história é meio fechada nesse grupo de pessoas bem privilegiadas, o que me incomodou em alguns momentos, mas acho que a história foi escrita com essa consciência. Isso dificultou um pouco pra simpatizar com alguns personagens, como a própria Clarissa.
Enfim, no geral achei um livro bem bom.

Diego Piu 17/02/2024

Eu tinha muito receio de não me envolver com a história, quando dei por estava totalmente imerso nas fofocas e pontos de vista dos personagens sobre a vida dos outros que estão ali circulando pelo universo da Mrs Dollaway.

Personagem favorito? Peter Walsh

Não dei nota máxima pq teve um pequeno trecho que me entediou. Mas no geral foi uma ótima experiência.

Adorei a forma como termina!

mandaah03 17/02/2024

Achei chato, uma leitura totalmente arrastada, tive dificuldade de prestar atenção, toda hora tinha que voltar e reler novamente.
Muitos detalhes e uma constante mudança de pensamentos.

carly 14/02/2024

Muito bom! Eu gosto muito de ler Virgínia Woolf, gostei deste livro mas confesso que houve momentos em que só queria terminar logo. Mas gostei bastante!

daniela!! 14/02/2024

Eu acabei o livro ou o livro acabou comigo?
"Fazia alguma diferença então, perguntou-se, caminhando em direção a Bond Street, fazia diferença se ela inevitavelmente iria deixar de existir por completo; mesmo com sua ausência, tudo isto vai continuar; era algo para se lamentar, ou havia consolo em ver na morte o fim de tudo."
Esse livro foi tão intenso, triste e reflexivo. No meio de textos longos e cheios de sentimentos os personagens se desenvolvem com maestria. Quando comecei a ler, não estava entendendo NADA, mas depois conforme a narrativa fica mais clara a história realmente cativa. Recomendo demaissss!! ;)
laissa33 15/02/2024minha estante
ASHHHH na foto!!! Amo esse filme. Enfim, acho que vou começar a ler esse. Ótima resenha!!

laissa33 15/02/2024minha estante

daniela!! 15/02/2024minha estante
Ash>>>>
Nossa amiga, o livro é muito bom, mas tbm é beeeem triste. Eu vi que vc está lendo Crime e Castigo, né? É muuuito bommmm!!!

laissa33 16/02/2024minha estante
Simmm!! Estou gostando bastante, porém eu estou lendo aos poucos, já que eu comprei a versão física, e normalmente eu costumo demorar com livros impressos.

daniela!! 16/02/2024minha estante
É ótimo!!

Lysiane.Correa 13/02/2024

Sinto que o meu vocabulário talvez não seja suficiente para expressar a sensibilidade presente nessa obra. Enquanto alguns resumem o livro como "apenas mais um dia" ou "coisas do dia a dia", eu discordo completamente dessa visão.
O livro mergulha nas profundezas das consequências da Primeira Guerra Mundial por diversas perspectivas. Apresenta um fluxo de pensamentos intenso, porém de fácil acesso. No final das contas, acredito que "Mrs. Dalloway" merece ser relido em várias ocasiões ao longo da vida, dia após dia.

Sue 12/02/2024

Um mergulho em consciências.
É bem mais que um livro de contradições do feliz e o depressivo é um mergulho nessas duas consciências. É também um livro cheio de versões. O tempo todo a autora alterna as consciências em primeiro plano e de pouco em pouco leva o leitor a conhecer os personagens. Como poucos livros dão, nesse há a oportunidade de conhecer os dois lados da história e é assustador como cada um interpreta, vive e reage conforme o jeito que vê o mundo. Primoroso, delicado e sensível é impressionante o quanto a autora tem a capacidade de vestir os sapatos de seus personagens e ver o mundo através dos olhos deles como se desde sempre, de tão bem feitos, já existissem antes de riscar o papel a caneta da autora.