Mrs Dalloway

Mrs Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

@blogmht 10/02/2024

Foi uma leitura muito cansativa e desgastante, apesar de reconhecer o clássico e entender a importância do mesmo, a história não apresenta nada demais, apenas pensamentos de diversos personagens em um único dia.

São tantos acontecimentos, ações, devaneios e pensamentos que me perdia constantemente ate nos meus próprios. A narrativa me lembrou o jeito peculiar de escrita de Jose Saramago, onde a escritora segue as próprias regras e estilo, e o jeito poético me recordou de Clarice Lispector.

Não sei se leria outro livro dela...

Ivania 10/02/2024

Mrs Dalloway
Segunda vez que leio a obra e contínuo com a mesma percepção, é incrível como cabe tanta coisa em um dia só!

Zabi 10/02/2024

É um livro bem bonito de se ler, a proposta é muito interessante e tem uma escrita única.
Fico triste que não consegui me apegar tanto ao livro, não prendeu tanto minha atenção.
Tem partes que te fazem pensar bastante, mas parece meio arrastado.
Mal posso esperar para ler mais livros dela.

lisa 09/02/2024

?O que importa o cérebro comparado ao coração??
Gostei de técnica de escrita. Da forma como ela desliza entre um personagem e outro; entre presente e passado e entre exterior e interior de forma muito sutil. Queria que o livro tivesse me tocado mais, para ser honesta. Tive um pouco de dificuldade com a leitura e demorei pra ler, provavelmente por conta da forma como a história segue quase que uma linha de pensamento, indo pra lá e pra cá. Também pelo fato de que o livro todo retrata um único dia e tem um único capítulo. Não gosto muito disso e acho que deixa a leitura um pouca cansativa. Mas entendi a proposta e achei muito, muito bem escrito mesmo. Gostei da forma como os personagens são ?interligados? e seus universos intercalados ao longo das páginas. Só não sei se leria outro livro da autora por não ter me identificado muito com o estilo, mas o livro é bom e muito bem construído.

mari 08/02/2024

Mrs. Dolloway
Que linda a experiência de ler Virginia Woolf, conhecer suas personagens, e o emaranhado entre suas vidas com a sociedade, a política, a cidade, os cenários?

Em Mrs. Dolloway, Virginia estava especialmente inspirada na vida em Londres, retratando tantas formas diferentes de se viver em sua burguesia. Toca em assuntos difíceis, escreve passados nostálgicos, faz comentários sobre classe, casamento, feminilidade, e não deixa de descrever um romance lindo (com seu jeito de tragédia).

Sally Seton, Clarissa Dolloway, Lady Bruton são algumas das mulheres retratadas com todos os seus desejos e ambições como também seus arrependimentos, passados. E como não há de faltar em um livro de Virginia, o lugar da mulher em sociedade é discutido. Com essa escrita emaranhada pelas nuances e trocas entre personagens há uma tridimensionalidade nas mulheres, uma ambiguidade ao serem narradas por si mas também percebidas pelo outro.

Não diria que é meu favorito. Mas não deixa de ser um livro digno de ser de alguém. Virginia Woolf nunca erra!

Clara 07/02/2024

Você vai se perder muito até se encontrar nesse livro.
A escrita da Virgínia woolf é muito diferente de tudo que já li, entendo que se trata de um clássico,mas muitas vezes você se perde nos fluxos de pensamentos que têm no livro.
Há alguns personagens que eu fiquei perdida por momentos sem saber quem eram,mas mesmo assim segui em frente com a leitura. Teve momentos que foram realmente engraçados, principalmente nos momentos de Peter Walsh, que eu diria que é um dos melhores personagens.
Há tantos acontecimentos em um só dia, e mudanças de ponto de vista de personagens. Mas sinto que isso não foi um problema, foi realmente bom ler algo novo e diferente do convencional. Bem detalhista com os acontecimentos do dia a dia.
Um livro que aborda sobre a vida, relacionamentos, e tantas coisas.
Recomendo a leitura.

Clara 07/02/2024

Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf
?Que terror é este? Que êxtase é este?, pensou. Que entusiasmo extraordinário é este que me preenche? É Clarissa, disse ele. Pois ali estava ela.?

Giovana 06/02/2024

RESENHA - MRS DALLOWAY
Uma grande experiência com a escrita e fluxo de consciência! Aqui, podemos perceber a genialidade, perspicácia e competência da aclamada escritora Virgínia Woolf. Uma obra sensível, engraçada, trágica e sarcástica, tudo em apenas 1 dia de junho. Na obra, conhecemos muitos personagens, direta ou indiretamente ligados à Clarissa Dalloway, uma mulher cativante, charmosa, inteligente, sensível e, principalmente, amante da vida! Com personalidades distintas e muito complexas, imergimos nas mentes dos indivíduos e temos várias visões acerca da vida, da morte, do amor, da sociedade, do casamento, do sucesso (ou insucesso) entre muitos outros temas que, quer queira, quer não, são inerentes a vida!!! Muito bom.

Elouizez 04/02/2024

Primeiro livro que li da querida virgina Wolf, e sinceramente sou ateia desse livro... Onde tudo se passa em um único dia mais com a sutilidade voltada para a vida dos personagens, para o passado, a história, a consciência sensível dos personagens dada a partir do novo ambiente da Inglaterra pós-primeira Guerra mundial, um ambiente muito mais sofisticado e tudo meio relacionado com ele. Um livro de fato sensacional, com uma subjetividade única de mulher.
Vicc 04/02/2024minha estante
cadelinha da virgínia wolf eu

amandocao 04/02/2024

Pois ali estava ela.
Essa é a minha primeira leitura de um romance redigido pela Virginia Woolf, e devo dizer que foi uma experiência emotiva.
Através do fluxo de consciência, a escritora Virginia Woolf trespassa a vida de muitos personagens ao longo do livro, explorando seus pensamentos de modo desenvolto.
O que me chamou atenção na escrita de Virginia foi a forma em que ela descreve a ambientação de cada personagem. Ao ler sobre a personagem Clarissa estar em um determinado local, quando você menos esperar outro personagem será inserido na trama.
Nunca li nada igual, é um livro extremamente original. A mente Virginia Woolf é um mundo que vale a pena explorar, recomendo.

Kezia.Lins 04/02/2024

Sim, é impossível não remoer o passado enquanto você anda pela cidade onde cresceu... eu te entendo, Virgínia Woolf.
releitura incrível ?

Vanessa.Papalardo 02/02/2024

A Virginia tem essa escrita diferenciada, em que muitos amam ou odeiam. Ela transforma um simples dia em algo extraordinário sob essa perspectiva poética e literária. Ai está a ?mágica ? do livro, a capacidade da autora em fazer isso, porque de fato não há nada muito extraordinário no livro. Eu amo a escrita e todas as reflexões que a Virginia me proporciona

Bia 01/02/2024

Que tanto de personagem é esse?
Esse livro tem tanto personagem que eu me perdi em vários momentos, pq a gente tava lendo pelo ponto de vista de um e do nada outro personagem aparecia, então era bem confuso. Acredito que não gostei tanto assim desse livro pq eu tava meio distraída, não prestei muita atenção e acabei não me envolvendo na história. Mas gostei de duas coisas: as reflexões de vida que a autora trouxe me impressionaram, pq mesmo sendo um livro escrito anos atrás me identifiquei muito com o sentimento dos personagens. Além disso, gosto da protagonista e como ela é essa figura hipnotizante e como cada um pensava algo diferente sobre ela. Não amei a história, mas pelo menos finalmente conheci a escrita da virginia woolf

Nathalia184 30/01/2024

Livro maravilhoso, me deixou com ressaca literária de tão bom ??
Virgínia realmente esteve à frente de seu tempo, não vejo a hora de ler + de seus trabalhos de ficção e não-ficção.