Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

imsoso 08/01/2024

Daria um milhão de estrelas se fosse possível!
Terminei a leitura há alguns dias e precisei de um tempo para processar (e ainda estou processando!). Que livro! Aliás, questionei todos os outros livros que já dei 5 estrelas, porque nenhum supera esse.

Primeiro de tudo, eu gostaria de dizer que não é um livro para ler de uma vez e requer muita atenção. Eu nunca anoto nos meus livros, mas nesse eu anotei, porque muitas coisas são ditas nas entrelinhas ou em forma metafórica. A história é linda, se você souber ver além do pano de fundo cotidiano da história. Passei a admirar muitíssimo a Virginia Woolf depois de ler sua obra.

O livro retrata um único dia e é narrado em um fluxo de pensamentos, alternando entre os mundos interiores de vários personagens. Personagens incríveis e profundos, devo dizer. Hoje mesmo saí de casa e fiquei pensando sobre eles e a vida deles, como se de fato fossem reais.

Recomendo demais!!!

onlyclehintheworld 08/01/2024

Mulheres fumantes
Não me lembro se alguma mulher fuma no livro, mas esse livro é para mulheres fumantes. um livro cheio de sabores, amargores, texturas, penetração em camadas. um livro para quem não teme o amargor do tabaco conciliado com a doçura do café. só para as de bom gosto. majoritariamente, seco, mas, às vezes, molhado. e meio alucinógeno também. é virginia woolf, isso é tudo que eu posso fazer pra explicar!

ramon 06/01/2024

Tentando uma reconexão pós uma desconexão
Fluxo de consciência: divagações, pessoal, devaneio.
me perdi, me encontrei, me perdi mais uma vez e me reencontrei novamente... de jane austen a machado de assis: mrs. dalloway é um jogo de quebra cabeça sobre UMA FESTA. literalmente, eu não sabia que ir comprar flores poderia aflorar tanto e, concomitantemente, divagar, pormenorizar e voltar ao denominador comum: a festa. a escrita da autora é impecável!

enfim, sairei para comprar flores pós o alvorecer do sol em londres...?

Emily P. 04/01/2024

Autêntico retrato de uma sociedade pós-guerra
É admirável o quão profundo pode ser uma obra que intencionalmente era "apenas" uma mulher indo comprar flores para sua festa.
Nesta pepita literária há a abordagem individual de cada ser após um evento tão traumático como a guerra, aprofundando nos conflitos pessoais dos mesmos.
Todos os elementos (como o tempo) são escritos de uma forma singular deslumbrante, os quais conversam entre si de maneira impecável.

Ana 04/01/2024

Diferente
Inovador em sua abordagem, o texto rompe com a tradicional jornada do herói, surpreendendo como um beija-flor que, sem aviso, pousa em diversas mentes, capturando de forma ilimitada os pensamentos das pessoas que visita.

Ester.Oliveira 04/01/2024

Não sabia o que esperar, achei que teria mais reflexões bem profundas, mas foi literalmente fluxo de consciência a gente dentro da mente dos personagens.

Gabi 01/01/2024

Decepicionada
Não tenho muito o que falar do livro, posso dizer que particularmente esse é um livro de Virgínia Wolf que você pode pular na literatura dela, pensei que teria lições de vida e de moral mas não é só um retrato do dia a dia.

Jotinha 31/12/2023

PENSE SÓ
Um livro intrigante e cheio de devaneios. Demorei cerca de 80 páginas para começar a entender a lógica do livro. Persongens complexos, verdadeiros e estranhos. A escrita da autora é EXCEPCIONAL.

gabi 31/12/2023

A história é muito boa e eu pessoalmente achei leve de ler, só é um pouco confuso no início porque o ponto de vista muda do nada e demora pra acostumar

Manu 31/12/2023

Demorei bastante pra ler esse livro
Ele tem um formato de fluxo de consciência então vamos estar na mente dos personagens
É bem complicado no começo mas depois acostuma
Demorei pelo fato que algumas vezes era super interessante então lia várias páginas de uma vez só e, em outros momentos, era muito chato e arrastado

Malu 30/12/2023

Primeiro contato: não amei, mas quero ler mais
Faz algum tempo que tenho buscado ler mulheres que falam sobre ser mulher (alô, crise dos 20s?). E Virginia Woolf é parada obrigatória, né? Comprei no dia do meu aniversário de 24 anos por indicação do vendedor da Martins Fontes (te amo, Martins Fontes da Paulista ?). Como não sabia por qual obra começar, esse era a parada obrigatória inicial.

A leitura é clássica, o que pode ser um pouco mais desafiadora por si só. Mas o que foi mais difícil pra mim foi acompanhar o fluxo de pensamentos que a Virgínia desenvolve da primeira a última página em alguns momentos me deixou até desnorteada. Ler em voz alta alguns trechos me ajudou a ver a magnificência da escrita dessa mulher. Ah, é um livro sem capítulos também, o que também foi um desafio pra mim hehe

Ao mesmo tempo, me cativou. Preciso ler mais Virgínia Woolf pra falar se GOSTO, mas já amo. Faz sentido? O detalhamento das cenas, a crueza do como as emoções são retratadas, tudo parece chamar a atenção. E loucura pensar que ser mulher talvez não tenha mudado tanto assim em 100 anos (novidade pra uns, chover no molhado pra outros).

"Mas - mas - por que de repente, sem motivo aparente, ela se sentia tão desesperadamente infeliz? Como alguém que tivesse deixado cair no gramado uma conta de pérola ou um diamante e afastasse as folhas mais altas com todo o cuidado, para um lado e para o outro, buscando em vão aqui e ali, e por fim encontrando junto às raízes o que buscava, assim ela examinava uma coisa após outra;"

JosA225 30/12/2023

Mrs. Dalloway
Um dia na vida de Clarissa Dalloway. Precisa arrumar a casa para uma recepção a noite, seu marido é um funcionário importante. Além disso ela precisa comprar flores e acaba encontrando uma antiga paixão. Até o cotidiano da classe média inglesa é assunto.

iellen Bruna 30/12/2023

Confusão na mente que deu super certo
Como muitas resenhas aqui já abordaram, o livro é bem confuso na parte da divisão, pq ele se passa na mente dos personagens (fluxo de consciência), então não tem capítulos. Mas, é um livro que se lermos com atenção, conseguimos captar tanto a forma/estrutura (que é genial), quanto a história muito simbólica e cheia de detalhes.
É um romance psicológico e uma espécie de ensaio filosófico.
Um detalhe que não vi ninguém comentar é como a série "Pretty Little Liars", ou PLL, tem mts cenas, detalhes e até características de personagens do livro Mrs. Dalloway. Inclusive, em um episódio da série uma personagem (q não me lembro) chama a Alison (uma das protagonistas de PLL) de Mrs. Dalloway.
Ps: Recomendo super a resenha da Tatiana Feltrin no YouTube!!!

Guilh_ 30/12/2023

Um mergulho na mente de cada personagem
Apesar de causar um certo estranhamento no início, a narrativa de Virginia Woolf é muito destacada entre as demais obras da época, pois possui um estilo não-linear. A história se passa circulando entre os pensamentos de cada personagem, e traz toda a imensidão e complexidade da mente humana, ainda que a narrativa se passe em um dia cotidiano de Londres.
Conforme o decorrer do dia, as histórias de cada personagem começam a se interligar e fica mais fácil compreender o que está acontecendo, porém no início é um desafio, especialmente para leitores não habituados com o estilo de escrita