Amigos Inimigos Vanessa M L

Resenhas - Amigos Inimigos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giulia 27/12/2012

Prazer, me chamo Livro - www.prazermechamolivro.com
Resenha publicada no blog 'Prazer, me chamo Livro'.

Antes de começar a contar sobre o livro, vou digitar a cartinha que a autora mandou junto com ele.

Olá!!! Segue o livro, espero que goste! Fiz "Amigos Inimigos" para minha filha, pensando em quem inicia no mundo da literatura juvenil. É um livro pequeno, cômico e rápido de ler. Ideal para ninguém largar pela metade. É importante lê-lo com olhos de quem tem 11-12-13 anos, que é o público-alvo do livro. Depois me conta o que achou.

Grande abraço! Boa leitura!

Vanessa Martinelli

Além de nos cativar ainda mais com sua simpatia, ela nos ambienta, nos mostra como o livro surgiu.

Agora sim, vamos falar sobre Amigos Inimigos.

Esta é a história de Maria e Jack, amigos de infância, de viverem juntos, um na casa do outro. Mas o tempo passou, eles cresceram e acabaram se afastando, criando aquela birra natural de pré-adolescentes/adolescentes (o livro não explicita o que aconteceu para desencadear isso).

Maria tem 3 amigas: Morgana, a rica excêntrica, Patrícia, a loira linda e burra avoada e Camila, a gordinha inteligente que sofre com as brigas constantes dos pais (não sei por que me identifiquei tanto com ela =P).

O elenco masculino também se faz presente: Maurício, o riquinho metidinho mauricinho e Pedro, o nerd apaixonado por Camila.

Eis que um dia eles participam de uma gincana na escola e o grupo sorteado é coincidentemente composto pelos 7 e Gertrudes, outra louca da turma. E aí começa o tcham da história: a mobilização deles para cumprir a tarefa, a "recompensa" da vitória, o chove-não-molha de Maria e Jack... dei boas risadas durante a leitura, principalmente com Morgana e Gertrudes, as personagens que mais de destacam pela personalidade forte.

Achei bem interessante a autora abordar diversos temas, como separação, pais ausentes, sobrepeso, aceitação, paixões... São temas que fazem parte do mundo juvenil e que precisam ser discutidos. Uma pena que o livro é pequeno e não deu pra aprofundar os assuntos, deixando algumas coisas um pouco vagas e com uma grande interrogação na minha cabeça.

Mas é como a Vanessa falou: uma leitura rápida, fluida e que te amarra. Você dá boas risadas, torce pelos casais e fica imaginando o que aconteceu nas partes que não estão descritas.

Um livro voltado ao público juvenil, mas que pode ser lido por todas as faixas etárias. Leia você também! =]

Vanessa Sueroz 19/12/2012

Esse livro me lembra meus primeiro livros, bem doce e inocente. O livro traz a história de Maria e Jack dois amigos que quando crianças viviam grudados, brincavam juntos, saiam juntos, sabiam tudo um sobre o outro, porém quando cresceram acabaram se afastando e perdendo essa amizade gostosa.
Para Maria seu antigo amigo Jack se tornou um chato, um grande mala sem alça. Vive implicando com tudo, fazendo brincadeirinhas de mau gosto e eles não trocam nem duas palavras.
Maria te algumas amigas inseparáveis, Morgana (a amiga rica), Camila (a amiga nerd) e Patrícia (a desmiolada), Pedro (o grande amigo), Mauricio (o gatinho) e Gertrudes (e estranha) e claro, Jack (o chato rs).
Essa turminha enorme acaba participando juntos da gincana na escola para criar um novo hino para a escola, à turma que ganhasse ganhava um final de semana em uma pousada. Obvio que a turminha se empenha ao máximo para ganhar esse prêmio, e eles ganham, porém as coisas não são como eles esperavam.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/amigos-inimigos/

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Kkkkkkkkkkkkk.
Respirando fundo.
HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH.

Foi assim que me senti durante todo o livro de Vanessa Martinelli, às gargalhadas!

Maria e Jack eram vizinhos e foram amigos na infância, mas há bastante tempo eles estavam sem se falar. Na sala de aula, Jack fazia questão de importunar Maria, até que ele começou a mudar de comportamento e Maria também ficou diferente, ela simplesmente não conseguia parar de se importar com o garoto chato. O que estava acontecendo com eles?
Nossa, o livro é bom demais, gente! E olhe que eu já estou um pouquinho acima do público alvo.
Adorei a construção dos personagens da Vanessa. Maria é uma menina simples, bem próxima da realidade. Ela tem amigas bem engraçadas, Morgana é uma menina rica, mas que tem um pai muito ausente e extravasa isso com excentricidades. Patrícia é uma aluada. Camila é estudiosa, mas está enfrentando dificuldades porque seus pais decidiram se divorciar e não percebem que ela está se tornando compulsiva por comida.
Entre os personagens masculinos, conhecemos Jack, um carinha simpático e espero, simples também. Maurício um verdadeiro mauricinho (adorei essa!), chato e presunçoso e Pedro, o nerd do grupo.

O enredo do livro é simples e cativante, amigos que estão crescendo e aprendendo a viver e a ajudar-se entre si a superar as dificuldades que aparecem ao longo da trajetória, descobrindo o que realmente tem valor e é importante na vida.
Eu amei o livro. Anexado ao livro, a autora mandou uma cartinha explicando que escreveu este livro para a filha dela e para despertar o gosto pela leitura nos jovens e eu super recomendo porque ele é leve e muito descontraído.
Leitura crítica curtinha porque o livro é curtinho, mas eu garanto que é o presente ideal para a sua irmã mais nova, sobrinha, prima etc.
Beijocas!

Giovanna 02/12/2012

Resenha Blog Sonhando com Livros

O livro ''Amigos Inimigos'' nos conta a história de Maria e Jack, jovens que quando crianças eram praticamente melhores amigos, viviam colados e agora mais velhos não tem mais o mesmo contato, mais por causa de Maria que se recusa trocar mais de duas palavras com Jack, o chato e insuportável.

No desenrolar da história conhecemos suas melhores amigas como: Morgana, a rica, Camila, a nerd e Patricia, a que vive no mundo da lua. E alguns outros colegas: Mauricio, o garoto que ela mantinha uma queda e Pedro, o educado e fofo, Gertrudes a estranha e Jack..

Essa turma ganha uma gincana que o desafio é criar um novo hino para escola e em troca um fim de semana numa pousada. Chegando na incrível pousada eles acabam descobrindo que o local, é habitado por diversos animais e muita sujeira. E os amigos passam por muitas aventuras nesse lugar.

O livro é leve e eu terminei em poucas horas, como já disse é de um Book tour e o livro chegou pra mim na quinta feira e comecei a ler no sábado por volta de 13:00 e terminei quando eram mais ou menos 15:30 pois parei para almoçar.

O final é muito fofo, mais eu acho que acabou muito rápido e eu esperava mais. Enfim, eu gostei mesmo assim do livro e acho, que terá um segundo volume, e espero que sim pois queria saber mais sobre como que ficaram os personagens.

O livro é classificado como infanto juvenil até porque foi escrito para a filha da autora. Parabéns a Vanessa e obrigada pela oportunidade da Leitura através do book tour.

Para saber mais: http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-amigos-inimigos.html

Fernanda 29/11/2012

Olá Amores!!

O livro de hoje é Amigos Inimigos escrito por Vanessa Martinelli, parceira aqui do blog. A oportunidade de ler o livro surgiu através de um book tour realizado pela autora ( com 7 blogs, os demais estão abaixo). Quero agradecê-la pela chance de ler o livro. Amigos Inimigos é um livro infanto-juvenil, que foi criado com o propósito de se tornar uma leitura na qual a filha da Vanessa quisesse ler quando chegasse à faixa dos 12 anos de idade.

Minha opinião!!

Este livro foi escrito para garotos (as) de 12 a 14 anos. Amigos Inimigos é um livro adolescente, não tem brigas ( digo de rolar no chão) são apenas alguns jovens vivendo os seus primeiros amores e conflitos/confusões sentimentais. A um Playboy que se acha, os fofinhos e apaixonados com medo de assumir seus sentimentos e os que (diria eu) estranhos. rsrsrsrs

É um livro de linguagem fácil, divertido (sentir falta do Rico) creio que ele daria ao livro um ar mais engraçado. Quando li a primeira frase comecei a rir (chulé de irmão, ninguém merece). Identifiquei. rrsrsrsr

A leitura do livro é super-rápida (alcançando o proposito da autora) comecei as 17h30 e terminei às 20h.

Como já citei li o livro participando de um BT e quero pedir a vocês que conheçam os outros blogs participantes.

Vanessa eu lhe agradeço pela oportunidade de ler o seu livro, pois nos últimos tempos tenho apreciado muito as coisas leves, divertidas e simples e o seu livro nos proporciona calma, amor, carinho e vários outros sentimentos bons.

Link para o Blog: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Super Beijokas!!

Juh 11/11/2012

Fofíssimo *-*
Que lindo! Gente, o livro é muito gostoso e rápido de se ler, em menos de uma hora você consegue terminar. Adorei toda a história de implicâncias sem sentido entre a Maria e o Jack, até pensei em quantas vezes isso acontece na adolescência, né? Mas o ponto alto do livro são os nomes que a Vanessa escolheu para os personagens: como assim o irmão da Maria se chama Américo do Sul? Eu ri demais! E o nome dos animais de estimação, nem se fala, muito engraçado.
Amigos Inimigos é uma narrativa leve e divertida que traz a história de Maria e Jack, amigos de infância que estudam na mesma escola, mas que, sem perceber, perderam completamente o contato. Entre os amigos dos dois se encontram Morgana, Camila, Pedro, Patrícia (que é um arraso, muito engraçada!), Maurício (até pelo nome você conclui o que ele é) e Gertrudes (personagem secundária, mencionei porque ela é muito louca). Todos os personagens têm cerca de 14 anos e o enredo se passa principalmente em 5 ambientes, sendo a casa da Maria e a escola os principais.
Bom, o que eu tenho a dizer é que o livro até surpreendeu minhas expectativas, mesmo sendo pequeno e feito para o público infanto-juvenil, me proporcionou momentos de muita descontração, lembranças da minha adolescência e muita saudade. Não percebi nenhum erro relevante na escrita ou no enredo. É um livro que recomendo tanto para relaxar, como para acabar com o preconceito com livros mais teens, já que essa é uma época sem igual na nossa vida e todos já fomos jovens (e ainda somos, HAHA).
Vanessa é psicológa e soube muito bem como colocar o comportamento tão característico dessa fase da vida, sem aquela carga de excesso de revolução forçada, mas sim como pessoas com diferentes personalidades procurando se entender. Todos sabem como o livro vai acabar logo no começo, mas é bem interessante ver o desenrolar da história. Talvez se outros detalhes fossem explorados o livro poderia ter ficado mais longo, porém perderia o foco principal e a leveza da escrita, que flui muito gostosa e rapidamente, sendo que você se envolve e até torce pela felicidade dos personagens.

Publicado originalmente em: umceudeletras.blogspot.com

Leandro | @obibliofilo_ 23/10/2012

"Amigos Inimigos" é aquele tipo de livro que cumpre o seu papel. Quando eu vi a capa e li a sinopse, esperava um passatempo legal, leve e divertido. E foi exatamente o que eu encontrei.

[SINOPSE] Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

O livro narra a história de Maria e Jack, melhores amigos na infância, mas com o passar do tempo, deixaram de se falar e o pior, passaram a se odiar. Ambos têm os mesmos amigos e estudam na mesma escola, mas nem isso consegue fazer com que se entendam e voltem a ser grandes amigos como eram.

Em meio a varias confusões, Maria, Jack e seus amigos transportam o leitor para um época, na qual, toda pessoa já pôde vivenciar; uma época onde a diversão quase sempre era garantida e os problemas, praticamente inexistentes.

A história do livro é basicamente essa e confesso que foi bem divertida. O livro não é grande e em poucas horas, eu consegui concluir a leitura. Confesso que foi um ótimo entretenimento e eu gostei de cada uma das personagens. Cada personagem tem uma personalidade distinta e que algumas pessoas poderão até se identificar.

"― Tá na hora de comprar uma antena parabólica para se comunicar com Patrícia. Toda essa confusão e ela nem percebeu! ― comentou Jack, irônico.
Maria olhou a amiga e constatou que esta continuava a viajar em um mundo só seu. Essa era Patrícia, linda e desconcentrada."
Pág.: 15

Uma leitura leve e gostosa, que flui naturalmente e que poderá proporcionar divertimento para muitas pessoas, principalmente crianças. Esse livro é uma ótima escolha para incentivar as crianças a buscar mais leituras e assim, tomar gosto por esse ato maravilhoso.

Concluindo, é um bom livro. Consegue entreter e divertir o leitor. A narrativa da autora é simples e singela, e eu gostei. Caso tenha interesse, leia e tire suas próprias conclusões. Creio que não irá se arrepender.

Recomendo!

Duda Oliveira 14/10/2012

Simples e rápido
O livro conta a história de Maria e Jack, amigos de infância, daqueles muito grudados. Vizinhos, com mães amigas o tempo foi cruel e reparou os dois. Cada um tomou um rumo e a amizade deu espaço a raiva e constantes implicâncias. Mas o destino resolveu junta-los novamente...
Eu gostei muito do livro tem uma linguagem fácil e cômica. É rápido e fácil de ler. Com capítulos e letras bem grandes, gostaria que a autora tivesse curtido um pouco mais a história.
Alguns personagens não convenceram totalmente, a própria Maria era um tanto apagada. Mas em compensação, eu amei a amiga dela, Morgana! Genteeeeeeeeeee! Eu quero uma amiga assim! hahahahahah Uma doida, sincera, gótica, sem papas na língua (estas são as melhores)! Depois da minha pequena descrição da minha personagem predileta, seu pensamento: "Caraca! Que psicopata esta blogueira! Ela me parecia tão normal!". Não, não! Vocês não entendem... A Morgana é demais!
Eu gostei da simplicidade do livro. Deu um incrível charme na história. A capa também segue este padrão... Momento choque: a própria autora desenhou a imagem da capa! Quando eu descobri isso eu pensei "Eu preciso aprender a desenhar!", mas como eu só sei desenhar um bonequinho palito cabeçudo eu vou continuar lendo mesmo (como desenhista, sou uma ótima leitora)...
O livro é bem fofo e o público alvo são os pré-adolescentes (11, 12, 13 anos).

Gostou da resenha? Conheça um pouco mais sobre mim e minhas opiniões aqui: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br e não deixe de seguir para acompanhar o blog.

Link da postagem:

Twitter: @DDigitalDuda

Yas 06/10/2012

O máximo
Duas horas. Duas horas foi o tempo necessário para que eu lesse esse livro, ou até menos não cronometrei. O fato é que assim que peguei "Amigos Inimigos" não consegui largar até virar a última página. Há tempos que eu estava "namorando" esse livro e quando surgiu a chance de participar do Book- Tour foi impossível recursar. A forma como o livro é escrito leve e muito divertido me prendeu do começo ao fim, e confesso que fiquei morrendo de vontade de mais quando acabou.

Maria e Jack são dois adolescentes, que quando crianças eram muito amigos. O tempo conseguiu afastar essa amizade, e os dois cresceram e tomaram direções opostas. Todos os personagens são super divertidos e cativantes, até mesmo aquele que eu deveria odiar me fez dar várias gargalhadas. Sempre é bom lembrar que o livro foi escrito para crianças de 11-12 (Minha idade)-13 anos, mas acho que mesmo assim todos deveriam experimentar.

Eu estava morrendo de saudades de livros como esse, levinhos despreocupados, que fizessem você rir e sorrir. Achei a capa muito bonitinha, e o sinopse apesar de pequenininho foi o suficiente para em deixar morta de curiosidade. Já estou com saudades dos personagens. Nem precisa dizer que tá indicado, não é? Vanessa por favor escreva mais!!

Lina DC 06/10/2012

Bom dia pessoal, tudo bem? Hoje, eu tenho a felicidade de resenhar o livro da Vanessa Martinelli. Querem saber por que estou tão feliz com esse livro? Pois bem, eu conto rs... A própria autora deixa claro que escreveu o livro pensando na filha, e em quem está iniciando no mundo da literatura infantil, com um público alvo de 11 a 13 anos de idade. Apesar de já ter passado dessa época (infelizmente), tentei me lembrar desse período, onde eu ficava me sentindo toda estranha quando conversava com o garoto por quem eu tive a minha primeira paixonite. E foi exatamente esse clima gostoso, de paixonite inocente que eu encontrei em "Amigos Inimigos", por isso reafirmo que terminei a leitura com um grande sorriso no rosto. Eu vou começar falando um pouco dos amigos dos dois personagens principais. Camila é amiga de Maria e infelizmente passa por uma situação que se torna cada vez mais frequente: os pais estão se separando, e isso torna o clima da casa dela muito estressante, o que faz com que Camila dirija a sua ansiedade para comida, engordando alguns quilinhos. Camila é meiga e muito estudiosa (é a Nerd do grupo), mas tornou-se um pouco mais retraída depois desse problema em casa. Morgana é outra amiga de Maria e sua personagem explora outra situação muito comum hoje em dia: seu pai é um executivo importante, por isso nunca está em casa. Apesar de ter tudo do bom e do melhor, Morgana sente falta do amor e carinho familiar, por isso é a rebelde do grupo, sempre tentando causar confusão para conseguir chamar atenção do pai. Patrícia é a terceira amiga de Maria: ela é linda demais, o motivo de suspiros dos garotos da escola, porém é totalmente avoada. Nós temos ainda Maurício, o Dom Juan da escola, loiro de olhos azuis e jogador importante do time de futebol, mas um típico mimado. Além de Pedro, um tímido nerd super apaixonado pela Camila. Para finalizar o grupo, nós temos é claro Maria e Jack, que são amigos desde infância, suas mães se conhecem desde sempre, mas conforme foram crescendo, acabaram se distanciando e ficam incomodados na presença um do outro. E é com esse grupinho que vamos desvendar os mistérios do primeiro amor, com muitas confusões e aventuras. Na minha opinião a autora conseguiu resumir em um livro curtinho (ele tem 101 páginas), muitos personagens que os jovens podem identificar e uma história deliciosa de ler. Lembrem-se que, o público alvo são os jovens de 11 a 13 anos, então não adianta tentar ver o livro com uma mentalidade mais adulta. Mas confirmo que amei a leitura, mesmo com a idade que eu tenho agora!!
Amei a diagramação do livro, a escolha da fonte e a revisão (acho que encontrei um único errinho de digitação). Com o dia das crianças chegando por aí, que tal dar de presente um livro? Fica a dica...

Vagner46 19/09/2012

Amigos Inimigos
A resenha do livro encontra-se nesse link: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/09/resenha-amigos-inimigos-vanessa.html.

Ju 15/09/2012

Amigos Inimigos
Eu dou muito valor para a literatura juvenil. Achei o máximo quando entrei em contato com a autora e ela me disse que escreveu o livro pensando no que a filha dela leria quando estivesse entrando na adolescência. Fico muito feliz em afirmar que ela cumpriu sua missão com maestria. Se eu tivesse uma filha pré-adolescente, daria esse livro para ela.

O livro tem apenas 101 páginas, divididas em cinco capítulos. Super curtinho e gostoso de ler! Feito na medida certa para prender a atenção do público-alvo do início ao fim. Pré-adolescentes precisam de leituras rápidas e divertidas como essa, não são pessoas muito pacientes... rs...

Eu adoro a capa!!! E ela se tornou mais especial para mim quando descobri que foi a Vanessa quem fez o desenho que a ilustra! E mais legal ainda é saber que a cena da capa realmente faz parte da história.

Me identifiquei com o livro desde que li um trecho no blog da autora. Lembrei muito dessa fase da minha vida. A gente se vê, e vê as amigas que teve (ou que ainda tem) nas personagens.

A Vanessa retrata muito bem as fases que a gente vive: a infância, quando não nos importamos se nossos amigos são do mesmo sexo ou do sexo oposto; a pré-adolescência, quando os sexos se separam abruptamente, sem precisar de motivo para que isso aconteça e, por fim, a adolescência, quando a reaproximação acontece. Super interessante ver isso sendo mostrado de uma forma tão leve! Recomendo!
Maristela 09/11/2012minha estante
Só pela capa do livro nos dá uma vontade ler, pois é um livro leve, alegre, descompromissado. Gostei da sua resenha. Bjs

Renata Lopes 27/11/2012minha estante
Tambem achei linda a capa, Gostei da descrição do livro acho que deve ser realmente bom.

Lua 27/02/2013minha estante
Literatura Juvenil, é sem dúvida a que eu mais adoro. Gostei do livro, da capa e o titulo já nos faz pensar em tanta coisa.

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Eu também gosto muito de literatura juvenil e esse livro deve mesmo ser muito bom.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
A capa é muito fofa! Este livro me lembra a minha prima (pois isso aconteceu com ela) haha..

Baah 14/04/2013minha estante
a capa dele é otima, gostei mais , achei super divertido !!

Dani 15/04/2013minha estante
Eu já li a sinopse e várias resenhas, e você retratou bem a leveza e a juventude do livro, amei a capa, e morro de vontade de ler *-*

Vitrine TBF 05/09/2012

Conheci a autora através da Nathalia do blog Estante Encantada que também pediu um exemplar para resenha, para minha surpresa a Vanessa fez questão de doar um livro ao Vitrine com uma ressalva: leia como se tivesse 13 anos.

Primeiramente, obrigada pelo exemplar Vanessa! Vou guarda-lo com muito carinho, junto com meus livros do Pedro Bandeira e Ganymedes José. Acredito que o estilo cabe direitinho entre estes.
Demorei um pouco a começar a leitura pois tinha muitas pendentes, mas hoje acordei e não queria ler nada do que tinha na minha estante, tirei o livro 2 de Jogos Vorazes da mochila e coloquei Amigos Inimigos no lugar e não me arrependo nenhum pouco.

A leitura é deliciosa e flui facilmente, tanto que terminei de ler em um dia e olha que eu trabalho e durante o expediente não posso ler!

O livro conta a história de Maria e Jack, dois amigos de infância que ao chegar a adolescência já não são tão amigos assim, na verdade se afastaram e até se estranham na escola. Não ficou explicado o motivo deles terem se afastado, mas acredito que não houve nada muito concreto para isso ocorrer, apenas a idade avançando.

Na escola Maria convive com suas amigas Patrícia, Morgana e Camila que são praticamente inseparáveis. O livro narra bem a particularidade de cada uma delas e como enfrentam problemas diferentes em suas casas, coisas muito comuns e que nos fazem envolver ainda mais com o enredo.

Jack é do time de futebol, não se dá muito bem com o colega de time Mauricio – ao que parece é por ciúmes de Maria – porém é o mais engraçado do grupo e um dos mais cobiçados da escola, depois de Mauricio.

A história é focada basicamente nesse grupo de pessoas e nos acontecimentos na escola, nos envolve com a descoberta de sentimentos, com a intriga entre Jack e Maria e muitas vezes sorrimos e temos vontade de chorar com varias situações.

A Nathalia quando me contou sobre este livro, compartilhou comigo que ele foi escrito pela Vanessa para seus filhos e achei essa informação super interessante, pois é um livro excelente para ser lido em escolas, por crianças e adolescentes, reafirma valores de amizade e compreensão que muitas vezes alguns adolescentes perdem no meio da trajetória entre ser criança e crescer.

Adorei de verdade! Merece ser lido independente da idade. Relembrei muito minha época de escola que eu escolhia os livros para ler na biblioteca, este seria um dos que eu leria mais de uma vez.

Nota: 10!

Mari Scotti