Amigos Inimigos

Resenhas - Amigos Inimigos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mari Scotti 05/09/2012

Amigos Inimigos - Resenha
Conheci a autora através da Nathalia do blog Estante Encantada que também pediu um exemplar para resenha, para minha surpresa a Vanessa fez questão de doar um livro ao Vitrine com uma ressalva: leia como se tivesse 13 anos.

Primeiramente, obrigada pelo exemplar Vanessa! Vou guarda-lo com muito carinho, junto com meus livros do Pedro Bandeira e Ganymedes José. Acredito que o estilo cabe direitinho entre estes.
Demorei um pouco a começar a leitura pois tinha muitas pendentes, mas hoje acordei e não queria ler nada do que tinha na minha estante, tirei o livro 2 de Jogos Vorazes da mochila e coloquei Amigos Inimigos no lugar e não me arrependo nenhum pouco.

A leitura é deliciosa e flui facilmente, tanto que terminei de ler em um dia e olha que eu trabalho e durante o expediente não posso ler!

O livro conta a história de Maria e Jack, dois amigos de infância que ao chegar a adolescência já não são tão amigos assim, na verdade se afastaram e até se estranham na escola. Não ficou explicado o motivo deles terem se afastado, mas acredito que não houve nada muito concreto para isso ocorrer, apenas a idade avançando.

Na escola Maria convive com suas amigas Patrícia, Morgana e Camila que são praticamente inseparáveis. O livro narra bem a particularidade de cada uma delas e como enfrentam problemas diferentes em suas casas, coisas muito comuns e que nos fazem envolver ainda mais com o enredo.

Jack é do time de futebol, não se dá muito bem com o colega de time Mauricio – ao que parece é por ciúmes de Maria – porém é o mais engraçado do grupo e um dos mais cobiçados da escola, depois de Mauricio.

A história é focada basicamente nesse grupo de pessoas e nos acontecimentos na escola, nos envolve com a descoberta de sentimentos, com a intriga entre Jack e Maria e muitas vezes sorrimos e temos vontade de chorar com varias situações.

A Nathalia quando me contou sobre este livro, compartilhou comigo que ele foi escrito pela Vanessa para seus filhos e achei essa informação super interessante, pois é um livro excelente para ser lido em escolas, por crianças e adolescentes, reafirma valores de amizade e compreensão que muitas vezes alguns adolescentes perdem no meio da trajetória entre ser criança e crescer.

Adorei de verdade! Merece ser lido independente da idade. Relembrei muito minha época de escola que eu escolhia os livros para ler na biblioteca, este seria um dos que eu leria mais de uma vez.

Nota: 10!

Rotina Agridoce 01/09/2012

Quando recebi o livro pela autora, veio junto um bilhete dizendo que o livro “foi escrito para leitores que possuíssem entre 12 e 13 anos”. Mesmo não tendo a hábito de ler livro infanto-juvenis, dei uma chance a ele.

O livro narra a história de Maria e Jack. Durante a infância eles eram melhores amigos, mas com o passar do tempo, deixaram de se falar, e pior, se odiavam. Os dois frequentam a mesma escola e o mesmo círculo de amizades, mas nem assim conseguem se entender.
As amigas de Maria são bem diferentes umas das outras. Morgana é rica e bem-humorada, Camila sofre com o problema de excesso de peso e a separação dos pais, Patrícia é bonita e mais distraída da turma, sempre viajando em seu próprio mundinho. (lembrei de mim ;-)

“Não podia acreditar. De novo esse ser intrometido cruzava seu caminho. Jack tinha a mesma idade de Maria, talvez mais velho. Conheciam-se há muito tempo, por serem vizinhos. As mães eram amigas e costumavam se encontrar para cafés ou coisas do tipo. Brincavam juntos quando pequenos, frequentando a vida um do outro.” (pág. 15)

“A campainha tocou. Quem poderia ser?
- Oi, Jack! Que bom ver você por aqui! Quanto tempo! – disse Joana.
Agora é demais! Ele estava na casa dela! Maria correu para o banheiro e trancou a porta. Ligou o chuveiro, torcendo para a mãe não a fazer sair do banho e receber a visita ilustre.” (Pág. 27)

"-Tá na hora de comprar uma antena parabólica para se comunicar com Patrícia. Toda essa confusão e ela nem percebeu! - comentou Jack, irônico.
Maria olhou a amiga e constatou que esta continuava a viajar em um mundo só seu. Essa era Patrícia, linda e desconcentrada." pág 15.

O personagem que mais gostei foi da Patrícia, ela me lembra eu, totalmente avoada, no mundo da lua.

O livro tem 101 páginas, a autora desenvolveu bem a narrativa, a leitura flui, mas são poucos capítulos e curtos, podia ter mais capítulos, um enredo maior, algumas histórias paralelas, algo que avançasse um pouco mais. Eu li em pouco mais de uma hora, e comecei a leitura já sabendo do final.
Um livro leve, divertido, mas muito fino, queria que fosse mais desenvolvido. Espero que a Vanessa possa melhorar muito mais no segundo volume da série.
Mesmo assim recomendo muito pra quem quer rir um pouco e relembrar os tempos dessa fase e é claro, mas que recomendado para leitores da faixa de 10 a 13 anos.

veja resenha em meu blog:

Júlia Alves 25/08/2012

Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli - Resenha #14
Quer um livro divertido, engraçado, emotivo e tals.. Pois bem, este é o livro.

Por incrível que pareça, eu me senti a personagem lendo este livro. Logo no começo, começa com uma coisa que sim, eu senti vergonha por ela também.

Sim, tipo que a personagem que eu mais amei na história foi a Gertrudes, pois, além de ela ser uma louca apaixonada, é meio "louquinha" e isto atraiu minha atenção. Pelo que eu soube, vai ter Amigos Inimigos 2. Meu Deus, eu necessito deste livro rsrs' (...)

Continue lendo em http://achadosandcomprados.blogspot.com.br/2012/06/amigos-inimigos-vanessa-martinelli.html

Thami 23/08/2012

Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli
Amigos Inimigos é como eu pensei que seria, leve e divertido, na medida certa. Um livro infantil, mais que jovens e até adultos deveriam ler.

Maria e Jack eram amigos quando criança, mais o tempo passou e com ele, a amizade se foi. Porém Maria e Jack sempre estão "juntos" pois estudam na mesma escola, moram perto um do outro e tem os mesmos amigos, e com isso começam a se aproximar novamente.

Obviamente que tem muitas brigas pelo caminho, implicância e o mais legal é que Jack não desiste da amizade de Maria.

O livro é fininho, levei horas pra ler, me diverti bastante nesse feriado com ele, e com certeza irei reler.

Kelly SB 21/08/2012

Morno.

Quem nunca teve um amigo inimigo? essa é a pergunta que inicia o romance de estreia da autora Vanessa Martinelli, um romance juvenil, porém que vem encantando vários adultos por aí.
O livro conta a história de Maria e Jack, amigos de infância que não se desgrudavam e viviam um na casa do outro. com tempo as coisas mudam, os dois, sem maiores explicações, se afastam. Maria chega a ter uma certa antipatia ao garoto. Jack, por outro lado, a meu ver é somente um garoto como todos os outros nessa faixa etária dos 13 aos 18 (alguns até depois dos 18 rs), simplesmente um chato e extremamente irritante.

Sou fã de todo tipo de literatura, amo um bom romance, mesmo que infanto juvenil. procuro ler e avaliar esses livros como se eu tivesse a mesma idade dos personagens. Porém, não sei se não consegui fazer isso ou se consegui e realmente o livro não toca tanto assim o leitor. Por mais que a história seja legal e tudo, em vários momentos achei o livro vago. Muitas coisas aconteciam do nada, outras a mim soaram bem incoerentes ou forçadas, como quando os alunos esqueceram a professora no acampamento ou quando Maria leva o cachorro de Zack para assistir o jogo de futebol (velho, que preguiça!). E não somente esses momentos, mas em vários outros, na minha opinião o livro deixou a desejar.

Os personagens também são fracos. Vanessa explorou vários assuntos no livro, não tão bem como poderia, mas enfim, explorou. ok, ok, vou tentar ser menos cruel rs. No livro são abordados assuntos como obesidade, separação, ausência dos pais, etc. Mas esses são assuntos que deveriam ter uma maior explicação de como é conviver com isso, do que acontece na vida de quem enfrenta esses problema e etc, esperei por isso mas não aconteceu. De todos os personagens, quem mais me chamou a atenção foi Morgana. Autêntica, de personalidade forte e com um humor "ácido" de dar inveja. Os demais personagens achei vagos, como o desenrolar da história...

Leia a resenha completa em: http://cademinhafluoxetina.blogspot.com.br/2012/08/na-cabeceira-005-amigos-inimigos.html

Moonlight Books 19/08/2012

Amigos Inimigos
Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

O livro começa com uma discussão entre Maria e seu irmão caçula, um garotinho bem peralta, chamado Américo do Sul. Cena doméstica bem comum, que nos apresenta a família de Maria, e acaba com a intervenção da mãe dos jovens e Maria percebendo que está super atrasada para a escola.
A jovem corre para chegar em tempo na escola, e no caminho encontra Morgana que lhe dá uma carona.
Morgana, é a amiga rica e extravagante de Maria, dona de um humor apimentado, uma garota capaz de comprar uma cobra como animal de estimação, imaginem o que mais ela pode fazer.
Chegando na escola conhecemos o restante dos amigos de Maria e também Jack, que um dia foi seu melhor amigo, mas hoje é o pior inimigo. Os dois vivem em conflito, basta um olhar e a discussão começa.
Será com essa turma que iremos conviver neste livro, um grupo de adolescentes que garantem boas risadas com seus dilemas. Temos Maurício, o bonitão da turma, que arranca suspiros da mulherada, Pedro e Camila, que são os mais estudiosos e centrados, a avoada Patricia, a rebelde e excêntrica Morgana, a indecifrável Gertrudes, e Maria e Jack, nossos amigos inimigos.
Vamos ter tardes de jogos de tabuleiro e bolo, muitos trabalhos escolares e até uma viagem no final de semana no Expresso Pé na Cova, rumo ao Recanto do Esquilo Querido, enfim, vamos conhecer melhor cada um destes personagens e ver até onde as brigas de Jack e Maria podem chegar.

Vanessa Martinelli escreveu este livro para o público jovem, mas recomendo para todos.
Dei muitas risadas com esta história, há uma cena de uma apresentação de Gertrudes e dos outros, que fui obrigada a parar a leitura, pois estava em um local com outras pessoas, e se eu começasse a rir, não ficaria bem.
Uma leitura leve e rápida, o livro não tem nem 120 páginas, que vocês vão adorar nestas férias.
Gostei muito de Gertrudes e Morgana, que conseguem roubar a cena com sua maluquices e Maria e Jack são muito fofos, e não há como não torcer pelo entendimento deles.

Gostaria muito de encontrar estes personagens novamente.
A capa do livro conta com ilustrações feitas pela escritora.

Jessica Shi 07/08/2012

Resenha - Amigos Inimigos
Particularmente é um livro bom, porém não acrescentou muito a minha vida pois já tenho meus 22 anos, casada e por isso posso não me interessar mais pelo estilo desse livro.
Quando a história, me identifiquei muito sobre quando eu tinha meus 12/13 anos, quando você tem uma paixãozinha aqui e outra ali... amigos de estilos diferentes e entre outras situações que se assemelham as que eu já tive nessa época.

Me surpreendi em alguns trechos do livro sim, porque achei que seria aquela leitura sem emoção (tanto boa quanto ruim), mas estava enganada e cheguei a rir muito com a Morgana (que de todas eu me identifiquei mais).

Bom, é isso, quero dar minha opinião mas sem ficar contando muito sobre o que acontece. Sugiro que leiam!

Samira Chasez 04/08/2012

Primeiro Amor
Quando eu recebi o livro veio com uma cartinha da Vanessa para eu ler o livro como se tivesse de 11 a 13 anos e foi o que eu fiz. Peguei-me revivendo o meu primeiro amor e lembrando as minhas amizades de quando tinha essa faixa etária.
Comecei a ler o livro e não queria me desgrudar dele, pois, o achei meigo e encantador. Em alguns momentos me identifiquei de verdade com a Maria como as brigas entre irmãos, pois, quando tinha a idade dela o meu irmão era um pentelho e que vivia bagunçando as coisas para eu arrumar. E como a minha mãe também trabalhava o dia todo ficamos nós dois assim como a Maria e o irmão dela.
O amor sempre anda junto com o ódio, pois, ela pensava que odiava o Jack que quando na verdade ela o amava e não se dava conta. E ainda por cima pensava estar apaixonada por Mauricio, mas era um amor platônico, pois, quando estava perto do Mauricio ela se pegava nos defeitos de como era fútil e entre outras coisas.
Esse livro devia tipo que ser obrigatório nas escolas, pois, ensina um pré-adolescente como lidar com os diversos problemas do dia de quem tem essa faixa etária como: Obesidade, separação dos pais, perda de entes queridos, amizades, amores e entre outros. Não quero dizer com isso que só essa faixa etária tenha que lidar com esses temas, mas com uma idade acima dessa temos já uma experiência de vida.
Eu gostei de todos os personagens do livro, mas tenho que confessar que ri muito com a Patrícia e com a Morgana. A Patrícia sempre no mundo da lua vivia perdida no que estava acontecendo com a galera era muito engraçado como viviam tirando sarro da cara dela. E gostei quando todos ficaram com medo de um lobo e a Patrícia fez amizade com o bichinho que era uma raça de cachorro. Todavia, a Morgana com todo o dinheiro que tem ela podia ser esnobe como o Mauricio, mas provou ser uma boa amiga. E achei muita graça quando as meninas arregaçaram as mãos para ajudar a Camila a colocar a casa dela em ordem e a Morgana queria ser livrar de ter que ajudar, mas a Maria a convenceu a ajudar. Gostei tanto do livro que fiquei imaginando o que terá acontecido com essa galera daqui alguns anos será que continuaram unidos e os romances será duraram?? Vanessa faz um favor para mim? Faz uma continuação, eu ia amar ler mais aventuras dessa galera.

Flavinha 30/07/2012

Resenha: Amigos Inimigos - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
Este livrinho fininho escrito pela autora brasileira Vanessa Martinelli, foi publicado pela Editora Novo Século e faz parte da Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira. Ele chegou às minhas mãos através de Book Tour organizado pela Babi, do blog Babi Lorentz..

Este livro, voltado para o público pré-adolescente, nos conta a história de um grupo de amigos que tem que lidar com as adversidades de uma fase complicada e cheia de descobertas chamada adolescência.

Os personagens são bem estereotipados. Temos o filhinho da mamãe, a nerd, a patinho feio, a rebelde, a avoada e os dois personagens centrais, Maria e Jack, que não sabem como lidar com o sentimento que está surgindo entre eles.

A história flui bem simples, participamos com essa turma de amigos de uma gincana, vemos eles terem de lidar com fatos como a separação de pais, pais ausentes e complexos em relação a sua aparência física. Entramos com eles na furada que é a viagem que foi oferecida pela escola como prêmio da gincana e participamos de um jogo de futebol decisivo.

A história é bonitinha, mas infelizmente não me prendeu. Fiquei o tempo todo tentando entender o porquê de Maria ter tratado Jack tão mal no decorrer da história. A impressão que deu, é que ele tinha feito alguma coisa muito ruim pra ela ter decidido acabar com a amizade e união que eles tinham desde crianças. Mas na verdade, ele não tinha feito nada. Ela apenas decidiu que não queria mais ser amiga dele e começou a evitá-lo, sem perceber que estava apaixonada por ele.

Não me apaixonei por nenhum personagem da história, mas acho interessante a leitura, pelo fato do livro conter experiências que a maioria das pessoas que vivem essa fase podem estar passando no momento.

A leitura é rápida e de linguagem simples, perfeita pra pré-adolescentes que estão começando a se aventurar no mundo dos livros.

www.chatadoslivros.blogspot.com.br

Kéziah Raiol 28/07/2012

Bom, primeiramente quero dizer que o livro é Infanto-Juvenil, mas não o julgue por isso.
Uma ótima história para quem está começando no mundo mágico da literatura, mas calma isso não quer dizer que outras pessoas não podem o ler, pelo contrario, devem ler!
Um livro gostoso, que flui rapidamente, com uma história bem típica de adolescentes, mas com uma pitada de diferencial. É o típico romance que eu adoro, onde o casal briga mais no fundo se ama, bem ‘‘entre tapas e beijos’’.

É aquele livro que você senta e lê de uma vez, ele não é muito grosso, e é tão agradável que você nem percebe as horas passando. Adorei os detalhes de divisão dos capítulos, são bem fofos! E as páginas são grossas e com uma textura ótima.
Bom, basicamente o livro conta a história de Maria e Jack, que eram amigos quando crianças e sem nenhum motivo acabam se afastando. O têm umas partes bem engraçadas, como por exemplo, o irmão de Maria, o nome dele é Américo do Sul, ele odeia ser chamado assim, e quando Maria quer provoca-lo ela fica gritando “Américo! Américo! Américo!”. Maria explica que a mãe tem gosto por nomes exóticos! E agradece por ter sido privilegiada com um nome comum.
Acredite no livro também tem aventura, Maria e os amigos da escola passam por poucas e boas quando fazem uma viagem para um lugarzinho no meio do nada. Minha personagem principal é Morgana! Amiga de Maria, ela é aquela uma rica diferente das que conhecemos, ela não é patricinha e nem se acha, pelo contrário ela é uma rockeirinha maluca. Adorei.
Enfim, o livro é ótimo e tem um final bem fofo. Tem também partes emocionantes. É um mix de coisas boas, devo parabenizar a autora.
Vanessa contou-me que escreveu o livro pensando em sua filha, para que ela pudesse ter gosto pela leitura desde nova. Por isso é uma leitura suave e ao mesmo tempo apaixonante.

Como vocês viram a minha resenha não ficou tão grande, mas sem dúvida passa tudo que senti ao ler o livro.
Recomendo!

Luana Rodrigues 23/07/2012

Você já teve um amigo inimigo?
Quando pequenos Maria e Jack eram inseparáveis, mas acontece que quando começaram a crescer se tornaram bastante separáveis e por muitas vezes não suportando olhar um para a cara do outro.

Quem nunca teve um amigo assim??

Quando recebi o livro fiquei mega feliz, e prometi pra mim mesma que iria pular ele na minha fila, afinal ele era pequeno e rápido de se ler.

O livro conta a história de Maria (que apesar do nome comum dá graças a Deus por ter ele, pois podia ser algo pior) que era super amiga de Jack, mas que hoje não suporta ele. Ela está sempre achando que ele é o menino mais tosco e bobo do mundo.

Jack por outro lado, apesar de ter nome americano (coisa de seu pai) é brasileiro, e por muitas vezes tenta se aproximar de Maria, mas parece que ele gosta mais de fazer piadas do que tentar fazer as passes.

Como havia dito antes o livro é de se ler bem rápido, no máximo (máximo mesmo) 2 horas, pois além de ser curto a escrita é super leve.

Gostei de Maria apesar de que muitas vezes ela me irritava, mas mesmo assim eu senti uma simpatia, e parecia que ela era uma amiga próxima. Jack por outro lado é irritante ao extremo, mas é a coisa mais fofa do mundo.

Como a autora havia me dito o livro é para incentivar a leitura, por isso o fato de ele ser curto e ter uma linguagem fácil, mas por incrível que pareça sem ter aquelas gírias desnecessária. Só achei que esse fato de ele ser curto eu não me senti incrivelmente perto dos personagens, e em várias cenas senti falta de descrição.

Outro fator que me incomodou foi assuntos que se esqueceram no meio da história, pois de uma hora pra outra parecia que não tinha mais importancia.

Mas uma coisa que eu gostei, foi o fato de por enquanto que eu lia eu via as cenas na minha frente, como se fosse um filme da Disney, enfim bem engraçadinho.

Ele é realmente bom e eu indico super, principalmente para aquelas pessoas que tem filhos adolescentes que dizem que ler é chato.

Veja a resenha aqui: http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/2012/07/amigos-inimigos-vanessa-martinelli.html

E você pode ver a promoção aqui: http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/2012/07/promocao-amigos-inimigos.html

Mylloka 13/07/2012

Terminei de ler no mesmo dia em que recebi. O livro é super fininho, tão fino que até me surpreendi. Para você ter ideia ele tem apenas 101 páginas.

Maria e Jack eram melhores amigos na infância, mas com o tempo eles foram se afastando até que (sem motivos) se tornam "inimigos". Tudo o que Jack fazia a deixava irritada e a cada olhar dele ela sentia uma sensação de desconforto. Sim, você já deve ter sacado que ela gosta dele e vice-versa. Mas, apesar da história ser clichê, ela flui de uma forma que você não consegue se desprender. É gostoso e divertido de ler.
Eu acho que a autora poderia incrementar e adicionar novos elementos a história. Há muita coisa que poderia ser explorada e explicada, como por exemplo o fato deles se tornarem inimigos. Por que? Isso ficou vago :S
Em geral gostei da história e dos personagens. Maria tem um jeito durona e teimosa, enquanto Jack é calmo, engraçado e descontraído.
Indico Amigos Inimigos para aqueles que desejam ler algo divertido para descontrair. ^^

Obs: A Vanessa escreveu o livro pensando na filhinha dela.
Sabiam que foi a própria autora que desenhou os personagens da capa? Bem legal, né?

Vanessa Vieira 13/07/2012

Amigos Inimigos_Vanessa Martinelli
O livro Amigos Inimigos, de Vanessa Martinelli, nos conta a história de Maria e Jack. Durante a infância eles eram melhores amigos, mas na adolescência, passaram-se a comportar como cão e gato. Os dois frequentam a mesma escola e o mesmo círculo de amizades, mas nem assim conseguem se dar bem.

As melhores amigas de Maria são Morgana, Camila e Patrícia, cada uma delas com uma personalidade diferente. Morgana pertence a uma família de classe média alta e possui um humor ácido sarcástico; Camila é a mais estudiosa dentre as amigas e está sofrendo bastante com as contínuas brigas dos pais e Patrícia é a garota namoradeira da turma, com um corpo estilo violão, mas totalmente cabeça de vento. Juntas, elas nos entretêm com diversas aventuras e confusões.

Os amigos, juntamente com os estudantes Maurício e Pedro, ganham uma gincana no colégio, e como prêmio, vão conhecer uma pousada. Nesta pousada, que eles descobrem não ser tão maravilhosa quanto esperavam, é que muitas aventuras e trapalhadas acontecem.

Amigos Inimigos nos traz uma história leve e divertida do gênero literatura infanto-juvenil. A autora me confidenciou que escreveu o livro para a sua filha e teve grande êxito na escrita, que flui de uma maneira muito gostosa. Relembrei vários fatos da minha infância e adolescência com o enredo de Maria e Jack, e confesso ter sido uma leitura bem prazerosa. A capa do livro é bem condizente com a história e nos revela uma cena bem engraçada que acontece no livro.

O final é muito fofo e doce e não tem como não destacar o cachorro de Jack, Príncipe, que tem uma importância fundamental na trama. Maria e Jack acabam descobrindo o porquê da implicância um com o outro, e essa reviravolta é mágica. Um livro leve, divertido e que nos traz várias recordações desse período tão encantador e especial da infância e adolescência. Recomendo!

Barbara Sa 13/07/2012

'Amigos Inimigos' é, definitivamente, um livro que tem o jovem como público alvo, mas se você está a fim de rir um pouquinho, super indico a leitura, independente da sua idade. Maria é uma jovem de 14 anos, super apaixonada pelo galã da escola e que tem um irmão pé no saco, o Américo, ou Rico, como gosta de ser chamado. Suas BFFs são Patrícia, Camila e Morgana, juntas elas tocam fogo na escola, com personalidades diferentes, comprovam que os opostos se atraem.

A história gira em torno de Maria e Jack, amigos de infância que se separam quando a pré-adolescência chegou, e desde então, ambos só vivem brigando um com o outro. Maria tem um amor platônico por Maurício, um mauricinho fútil que não quer nada mais do que dá uns beijinhos nela, mas quando eles ganham um passeio para um hotel no fim do mundo as coisas mudam, e ninguém volta de lá como foi, exceto Morgana, porque essa daí não muda nunca.

Eu já estava curiosa para essa leitura, quando o livro chegou em minha casa corri para terminar o que estava lendo e pegá-lo para ler, então ontem me surgiu a oportunidade, e sentada no banco de uma Universidade em Salvador, me deliciei com a história de Maria. Realmente, ri bastante das loucuras de Morgana, aprendi a ser um pouquinho mais responsável com a Maria, comi que nem louca com a Camila, e fiquei absolutamente aérea com a Patricia, ah, e logicamente me apaixonei pelo Jack.

Uma história leve e divertida, uma leitura rápida e saudável, e que nos deixa com uma vontade de quero mais... Ainda bem que 'Amigos Inimigos 2 - A Formatura' já está chegando!!

Para os papais, leiam para se divertir e incentivar seus filhos, público alvo do livro, a lerem também.

Super Recomendo!

Mila F. @delivroemlivro_ 11/07/2012

Entre tapas e beijos... (rsrsrs)
Amigos Inimigos, Vanessa Martinelli, Barueri, SP: Novo Século, 2012, 104 pág.

Amigos Inimigos, publicado através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século, foi escrito por Vanessa Martinelli neste ano de 2012.

A história traz como personagens principais Maria e Jack, dois amigos de infância que ao crescerem se tornam ‘inimigos’, desse modo o livro mostra um pouco do cotidiano de Maria, suas discussões e desentendimentos com Jack, seus conflitos juvenis e preocupações escolares, enfim, o livro retrata bem o universo pré-adolescente.

A história apesar de ser curta (o que possibilita uma leitura rápida) apresenta alguns personagens engraçados e outros chatos. Destaque para as amigas de Maria: Camila (minha xará), Patricia, Morgana, Gertrudes. Um personagem que detestei foi Maurício, além de sem noção ele era mimado demais e falava mais bobagens do que qualquer outra pessoa que consigo lembrar. Entretanto ele foi escrito para ser exatamente assim.

Amigos Inimigos é um livro que não apresenta personagens que representem o mau, mas apresentam personagens que tem lados positivos e negativos. Até mesmo os principais: Jack e Maria chegavam a ser irritante às vezes.

Vanessa Martinelli escreveu um livro que considero para pré-adolescentes, com uma linguagem muito simples, uma história que foca apenas os conflitos juvenis.

Apesar de uma linguagem bem básica e ser um livro ingênuo (de uma forma boa) ele pode ser lido por todas as idades. Diversão na certa! Tem muitos momentos engraçados e descontraídos, tem um toque de humor, romance e várias descobertas juvenis. É impossível não se identificar, acredito que todos já tivemos um amigo(a) inimigo(a). Leiam e divirtam-se!

Camila Márcia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6