Como (não) se faz um Trabalho de Conclusão

Como (não) se faz um Trabalho de Conclusão Salo de Carvalho
Salo de Carvalho
Salo de Carvalho




Resenhas - Como (não) se faz um Trabalho de Conclusão


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Maria7598 14/10/2020

Absolutamente Necessário
Um livro absolutamente necessário à pesquisa jurídica que se proponha de caráter verdadeiramente científico e jurídico. Escancara os vícios dos cursos de direito, e propõe, de forma envolvente e criativa, maneiras de produzir pesquisa de qualidade na área de Direito.
comentários(0)comente



Paulo Silas 11/01/2020

De uma noite de insônia do autor, na qual resolveu enviar um e-mail aos seus orientandos sobre como não se fazer um trabalho de conclusão de curso, nasceu esse livro. A obra, assim, é justamente aquilo que o seu título anuncia: um guia sobre o que não fazer na trajetória da elaboração do trabalho da conclusão de curso. Mas não é somente isso. O termo "guia", na verdade, diz pouco sobre o livro, pois o livro vai muito além de uma espécie fórmulas rápidas e prontas, como poderia ser interpretado erroneamente, sobre o que deve ser evitado naquela que é uma das etapas mais importantes do curso de Direito. É também isso, mas vai além. Chame-se de guia, de manual ou de qualquer outro termo correlato, mas que tenha em mente o leitor que apara além dos apontamentos objetivos sobre o tema, há uma imersão em diversas problemáticas que se fazem presentes no tema sobre o qual o livro aborda.

Dividido em duas partes, o livro apresenta inicialmente "como não se faz um trabalho de conclusão", pontuando na sequência "como é possível fazer um trabalho de conclusão". Na primeira parte, o autor evidencia os principais problemas que costumam surgir nas várias etapas da realização do TCC, tratando aqui de questões como as peculiares "abordagens históricas", o (mau) uso do direito comparado, as abordagens de princípios que aparecem nos trabalhos como fossem manuais esquemáticos, o uso inadequado de jurisprudências e algumas outras. Na segunda parte, o autor oferece diversas sugestões para se fazer bons (realmente bons) trabalhos, explicando como se melhor trabalhar com o uso de pesquisa jurisprudencial, como estabelecer um bom e adequado referencial teórico e algumas outras questões - trazendo aqui diversos exemplos concretos para ilustrar suas explanações (monografias, dissertações e teses).

Salo de Carvalho acerta em cheio com a proposta do livro. Realmente, o que se tem é aquilo que consta no subtítulo da obra: provocações úteis para orientadores e estudantes de Direito. A leitura é válida e necessária, portanto, tanto para alunos quanto para professores. Dicas valiosas sobre o que fazer e o que evitar nas diversas etapas do TCC compõem a obra, sempre com um olhar acurado e crítico do autor. Daí que o livro acaba sendo também uma rica fonte de consulta para dúvidas eventuais que surgem durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Uma leitura que certamente enriquece orientadores e orientandos, auxiliando na condução de todo o processo de pesquisa.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR