A carteira

A carteira Machado de Assis

Resenhas - A Carteira

1 | 2 | 3 | 4

Janaina Edwiges 16/12/2020minha estante
Verdade! A traição dupla é o que deixa a situação ainda mais triste!

Hey_Guga 03/09/2023minha estante
Ele sequer sabe da traição. Uma das consequências de tentar ser justo e sofrer a injustiça

Ana 28/06/2013

Final genial!
Machado de Assis foi simplesmente genial nesse final. O que eu mais gosto nesse autor é a capacidade que ele tem que escrever histórias simples, mas de modo que se tornam surpreendentes, como a frustração causada no romance Dom Casmurro e a surpresa no final do conto A Carteira.

Laine Souza 23/03/2014

O conto aborda sobre as aparências e honestidade. Final interessante, mas estranho.

@zurcenila 25/04/2017

A Carteira - Machado de Assis
Acho que já comentei que meu caso com Machado é antigo mas nem sempre foi de amor já que certos autores nos são impostos durante nossa vida acadêmica e isto nos deixa de certa forma ressabiados.. o que é uma pena...
A carteira é na verdade um dos muitos contos dele e relata a vida de um homem conhecedor das leis, cidadão comum, pagador de seus impostos, casado, um homem de família que tem mais que simples gastos, tem dívidas! Que aumentam a cada dia e tiram seu sono.. até que um dia ele encontra uma carteira na rua...Ele reflete sobre o que fazer .. mas a história está só começando..
Ficam claros os conflitos morais do personagem, suas confusões e a discussão sobre o que é certo ou errado em usurpar de algo simplesmente "encontrado".. E você, já achou algo? O que fez? Como agiu? Boa leitura

DAVID MULLER 08/09/2018

" A carteira" de Machado de Assis é um conto sufocante....
Machado de Assis mais uma vez surpreende seus leitores com sua indelicadeza realista que quebra todo gelo romântico idealista possível. Honório acha uma carteira no centro do Rio de Janeiro é cria um debate moral sobre devolver ou ficar com os valores encontrados dentro dela. Essa concepção ética de início isolada se volta para o personagem e no final se expande aos demais personagens e cria un clima sufocante no seu encerramento. É impossível ler é não refletir a vida, a ética e a universalização dos valores humanos. Grande obra prima.

Caderno de botas 09/10/2018

O conto A carteira
Você no lugar dele:
O dilema moral, associado à dificuldade financeira do personagem, vai bulir nas nossas próprias inquietações. É uma daquelas situações que é bem mais fácil decidir estando de fora, porque estando no aperto, a gente perde um pouco da noção das coisas.

site: https://cadernodebotas.blogspot.com/2018/10/a-carteira-machado-de-assis.html

Li 25/02/2020

Um conto de Machado, cheio de espirituosidade, reflexivo se observado atentamente. Leitura gratificante e toque magnanimo de Machado.

Janaina Edwiges 16/12/2020

Honório vive um dilema moral: está endividado e ao encontrar uma carteira no meio rua se questiona se deve ou não ficar com o dinheiro. Mas a cereja do bolo é o que acontece no final do conto, que nos mostra como a vida é uma verdadeira caixinha de surpresas.

Sofia.Budal 29/04/2021

inesperado
a história é ótima mesmo sendo curta te intriga a ir até o fim e n parar nem para respirar

Drika 07/06/2021

E agora, Honório?
Honório é um advogado que se vê cada vez mais endividado, vivendo constantemente preocupado e inseguro sobre o seu futuro e da sua família. Embora ele busque por solução e essa não é a mais sabia, já que ele está sempre atrás de agiotas.
Seu maior conflito é quando encontra uma carteira na rua com um valor muito alto de dinheiro e além disso, uma grande possibilidade de mudar sua história. Aí começa a saga do leitor de querer descobrir o que Honório irá fazer com a Carteira.

?Um pequeno conto com tantas reflexões, Machado, faz várias críticas e com boas doses de ironia sobre a sociedade carioca daquela época e traz à tona temas como roubo, luxúria, falsidade e fidelidade. Como sempre, Machado consegue nos fazer devorar o conto sem piscar os olhos na perspectiva de descobrir o que passa no recôndito dos pensamentos das personagens.

Joaninha 17/06/2021

Eu não li, mas sim escutei... Eu gostei bastante, porém eu n entendi muito como no primeiro livro do Machado de Assis q eu li: a cartomante, por conta da linguagem pouco usada nos dias atuais. Mas gostei

Beat.Rossi 08/09/2021

$$$$
Eis que você- que está lotado de dívidas, está com dificuldades em se lançar no trabalho e mantém as aparências de estar prosperando- encontra uma carteira no chão, o que você faz?
Mais uma história incrível do Machado.
Recomendo a todos!

1 | 2 | 3 | 4