A carteira

Resenhas - A Carteira

1 | 2 | 3 | 4

cleuress 01/04/2024

Resenha ?A carteira?
Não sei falar sobre Machado de Assis. Com certeza não é meu estilo favorito de leitura, principalmente em ressaca literária, mas é um livro bom para ir julgando as personagens conforme a história acontece. Achei divertido

Inantus_ 06/02/2024

O sentimento de dúvida
"Honório tem de pagar amanhã uma divida, quatrocentos e tantos mil-réis"

O conto começa com a narrativa na visão de Honório, um advogado que por abusar de seus gastos endividou-se. O mesmo acha uma carteira no meio da rua e pensa se deve usar ou não o dinheiro dela para pagar sua dívida.

Eu não canso de pensar o quão perfeita é a escrita do Machado de Assis em descrever a dúvida absurda da cabeça de Honório ao achar a carteira. A divisão dele entre se ajudar ou restituir o objeto ao dono é perfeita e traz justamente o questionamento que toda pessoa tem, mesmo por um segundo, ao roubar e usar algo que não é seu. "Será que é certo o que eu estou fazendo?"

Além de tudo tem o maravilhoso plot que sempre acompanha as obras de Machado de Assis, esse cara simplesmente não erra.

Lima._stephany 13/12/2023

A princípio eu li um trecho para um trabalho de literatura, mas resolvi terminar e apesar de ser curto demorei muito tempo pela falta dele, bom achei interessante, e o final realmente me surpreendeu, é bem interessante com Machado faz críticas a um comportamento social e sempre é o que chama minha atenção na leitura de seus contos ou livros.

victor108 04/11/2023

Eu não entendi nada, não vou mentir, muita informação pro meu cérebro minúsculo então não gostei ???

duda 22/07/2023

Um conto muito fácil, fluido e rápido.
Gostei muito da escrita do Machado, a história foi bem envolvente

Hey_Guga 03/09/2023minha estante
Ele sequer sabe da traição. Uma das consequências de tentar ser justo e sofrer a injustiça

bernardohmws 01/06/2023

Sempre fico impressionada com a capacidade que o machado tem de prender o leitor. é um bom conto, recomendo

aguiarandy 28/04/2023

Que conto gostosinho de ler/ouvir! Honório vive um dilema moral: está endividado, bem no momento em que encontra uma carteira na rua.
Bem curtinho e fluido, embora no início você não dê muita moral para a história, mas a maneira como o enredo vai se construindo te prende e te envolve. De igual forma, o final representa a típica narrativa machadiana e coloca em cheque a ideia de que pequenas decisões são capazes de mudar todo o curso de nossa vida!

1 | 2 | 3 | 4