A carteira

Resenhas - A Carteira

1 | 2 | 3 | 4

@acmochetti 18/07/2022

A Carteira
Neste conto é apresentado um dilema interessante. Ao encontrar uma carteira na rua ficará com ela ou devolverá?
Foi esta situação que Honório se encontrou. Tendo sua escolha e uma reviravolta surpreendente. Um dos meus contos favoritos do Machado até agora.

Vanessa.Carla 25/06/2022

te amo de Assis
Mais uma vez eu registrando em uma resenha que o Machado é o meu autor clássico brasileiro favorito.
Sobre o conto: desde a reflexão, a ironia e os acasos a leitura é fluida e válida. Gosto muito dos contos de Machado e sempre acabo com um gostinho de quero mais.

sophssantana 21/06/2022

Etica × oportunidade
Essa guerra moral que existe na cabeça do personagem entre a necessidade e da sua própria ética é magnífica.
É genial como ele só devolve por ser alguém proximo e como se fosse um desconhecido não teria problema...
Machado ama um plot de traição por melhor amigo né kkkkk

Pietra.Castilho 11/05/2022

A carteira
Primeiro obra que li de Machado de Assis, confesso que só estou lendo por causa do vestibular, mas é bom e gostei desse conto. O final me pegou de surpresa.

Marta 09/05/2022

Machado de Assis sendo Machado de Assis
Necessitando de 400 mil réis para quitar suas dívidas, Honório encontrou uma carteira com muito mais do que precisava, porém ele tem de lidar com um dilema, usar o dinheiro ou devolver a carteira ao dono.
Este conto nos relata a vida de um homem conhecedor das leis por ser advogado. Honório era o seu nome, e até um certo momento que o conhecemos, ele é um cidadão comum em uma sociedade, onde paga seus impostos, vive bem com as pessoas e sua família.
Originalmente publicado em 1884, no jornal A Estação, o conto A Carteira foi escrito por Machado de Assis. A história tem como protagonista Honório, um advogado que acaba se endividando por conta de gastos excessivos com a esposa Amélia e parentes. Necessitando de 400 mil réis para quitar suas dívidas, Honório encontrou uma carteira com muito mais do que precisava, porém ele tem de lidar com um dilema, usar o dinheiro ou devolver a carteira ao dono, já que o objeto é do amigo e também advogado Gustavo. Em uma situação tão difícil como essa, qual decisão Honório vai tomar? Devolver a carteira ao Gustavo ou quitar as dívidas? Como tudo de Machado de Assis, esse conto nos mostra mais uma vez seu lado irônico. O conto tem um final surpreendente. Vale a pena para os fãs do autor e para os que ainda não se tornaram, uma vez que é bem curto.

Isabelle.Cagega 25/04/2022

Plot bom
Machadinho como sempre sendo leitura obrigatória nas escolas kkk, eu li para realizar uma prova, porém o conto me surpreendeu bastante, tem um plot bem inesperado que eu amei

daninha :) 19/03/2022

Meu primeiro do querido Machado!! Resolvi pegar primeiro um mais curtinho pra acostumar com a escrita, que é bastante rebuscada, mas muito instigante também. Gostei bastante desse e da forma como os personagens são inseridos na história. Honório vive um dilema, um conflito moral, depois que encontra uma carteira na rua. O final é surpreendente kkkkkk, fiquei com pena do Honório.

suzanafb 07/03/2022

Resumo:
Honório É um advogado que encontrou uma carteira e se sentir tentado apanha-la pois se encontra endividado por contas, empréstimos, gastos com sua esposa, jantares,bailes? Portando se encontrava em uma situação financeiramente precária. Decidi apanhar a carteira, saiu andando e entrou em um café. Ainda com dúvidas e conflito consigo mesmo decidi olhar a carteira, que estava recheada de dinheiro. Ao analisá-la pra segunda vez decidi ver se tem algum meio de devolução (estava se sentindo culpado). Após analisar alguns cartões percebe que a carteira pertence à Gustavo, seu amigo. Retorna para casa e encontrou sua esposa e Gustavo aflitos por algum motivo. Declarou que encontrara a carteira do homem. Em seguida Gustavo pegou o bilhetinho de amor presente na carteira e entregou para a esposa de Honório.
ATENÇÃO: a traição só é revelada para o leitor , Honório não sabe que é [*****].
Autor : Machado de Assis
Ano: 1884
?Por meio de uma boa dose de ironia, Machado de Assis faz diversas críticas à sociedade carioca daquela época e traz à tona temas como roubo, luxúria, falsidade, honestidade e fidelidade.
Possui características próprias do autor como, por exemplo, o pessimismo, assim como propriedades relacionadas ao Naturalismo e Realismo.?

Manuella.Bortolaci 12/02/2022

Esse conto é bem legal tipo você vai se conectando com o personagem principal e tomando também os mesmos pensamentos e dúvidas morais que ele na situação kkkk bem divertido e se prestar atenção pode perceber uma coisa extra

Thaís 11/02/2022

"Compreende-se que era medo do futuro e o horror da miséria."
O conto tem como tema principal o conflito moral e ético que se passa na cabeça de Honório. O protagonista enfrenta indecisões sobre o que fazer e as possíveis consequências de suas escolhas. Machado consegue mostrar através do conto que a moral depende das circunstâncias, trazendo uma reflexão no final.

Mick 25/10/2021

vestibular vestibular vestibular vestibulçar vestibular vestibular vestibular vestibular vesutoaç vestibular vestivluar vestivular besticular

1 | 2 | 3 | 4