Nós matamos o Cão Tinhoso!

Nós matamos o Cão Tinhoso! Luís Bernardo Honwana

Resenhas - Nós matamos o cão-tinhoso

Igaço 29/12/2023

Para um livro de contos, é ótimo
Não gosto de livro de contos no geral. Porém, nesse livro, o Honwana fez um ótimo trabalho. Contos como "Dina" e "as mãos dos pretos" causam revolta e tristeza no leitor, tudo isso sem precisar de longos monólogos ou muitas páginas. Só não ganha 5 estrelas, pois por ser livro de contos ainda não me ganha totalmente. No mais, quase perfeito.

Tori 28/12/2023

Os contos tratam de diversos temas de importância social, a leitura é fluida e reflexiva. Li apenas para os vestibulares e foi útil.

mafe 28/12/2023

Contos de todo tipo mas com um tema central
Leitura obrigatória da Fuvest, que mandou bem demais nessa!

Graças aos vestibulares tive meus primeiros contatos com a literatura africana e eu só me surpreendo a cada livro. Nesse temos vários contos que se passam em Moçambique, país que foi colônia portuguesa e que tem várias culturas diferentes, assim o livro aborda diferentes contextos mas com o mesmo tema: a opressão.

Os mais marcantes com certeza foram o do cão tinhoso, que é uma metáfora tão bem escrita que chega a ser dolorida e o do homem na machamba (não vou lembrar o nome e não tenho o livro para conferir) que foi bem revelador sobre o tratamento com a mulher nessa sociedade, algo que sempre me toca bastante.

Marcela 27/12/2023

Não me pegou
São pequenos contos que se passam em Moçambique. Variam entre os estilos de narração e alguns pontos de vistas são o de crianças.
Confesso que o livro não me pegou muito, tem vários aspectos de denúncia mas sem um clímax ou uma grande reflexão sobre. A naturalização da opressão é notável, bem como a internalização dela, mas ambas são o contexto das narrativas e não o debate delas.
Talvez eu não tenha nível para apreciar a obra, pq me pareceu um pouco despropositada kkkk
Enfim, é fácil de ler, e a Fuvest manda e eu só obedeço.

aku. 27/12/2023

Nós choramos o cão tinhoso
A coletânea de contos traz uma grande mistura de sentimentos aos leitores, encaramos contos brutais que mostram as garras da colonização em Moçambique, como por vezes a população foi forçada a exibir um caráter descansado e de contentamento quando enfrentavam inúmeras injustiças apenas para garantir a própria sobrevivência. O melhor e mais chocante conto de todos sem dúvidas é o que dá título ao livro e apesar de não ter gostado tanto dos outros como gostei desse, foi uma leitura diferente.

frsco 24/12/2023

último do ano
Acho q foi o ultimo livro que eu li todo no ano, ele é bem bom e muito triste, muitas vezes fiquei pensativo com o fim de um conto pensando se eu entendi ou não o que estava se passando de fato. no fim entendi um pouco mais usando o posfácio e tendo certeza que era uma crítica/amostra da colonização e do como ela entra em diferentes âmbitos da vida cotidiana. gostei muito

Valéria 21/12/2023

Sensível e impactante
Gostei muito da estrutura dos contos, esse olhar da criança de situações cotidianas com o peso de desigualdade é brutal, porque você entende a situação e o que ela implica mas tem essa narrativa inocente.

Juliana2355 18/12/2023

Sobre Moçambique..
O livro "Nós matamos o cão tinhoso" reúne diversos contos que têm como tema principal a colonização de Moçambique, escrito por um autor nascido no país e que traz de forma chocante uma realidade avassaladora. Moçambique obteve sua independência há menos de 30 anos, e sem dúvidas deixou marcas, apresentadas no livro às vezes do ponto de vista de crianças, e outras por um narrador que apenas descreve as atrocidades vividas pela população, que parou de viver e passou a sobreviver à exploração. A leitura é muito válida e com certeza vai te trazer uma reflexão que talvez você nunca tenha tido.

Sophia.Shinohara 18/12/2023

Nós matamos o cão tinhoso
Li o livro por ser leitura obrigatória da fuvest, mas me surpreendi muito com o livro, o primeiro conto e o principal é realmente bom e fácil de ler, me prendi a história do cão e o que iria acontecer com ele, mas o resto dos contos não me chamaram tanto a atenção, vale a pena ler.

?Estavam cheios de lágrimas que lhe escorriam pelo focinho.?

Juh 14/12/2023

Nós Matamos o Cão Tinhoso
Leitura que entrou esse ano na fuvest e dominou a prova da primeira fase. Leitura rápida e impactante! Super importante conhecer as condições em Moçambique enquanto colônia de Portugal

Melissa 12/12/2023

Esse aqui alugou um triplex na minha cabeça. Não sei quantas vezes eu penso sobre ele. Penso muito. Não consigo nem saber se gostei e não sei se é de gostar

Western 10/12/2023

Vale a pena ler
Gostei do livro, ele tem umas passagens mais pesadas, mas que cumprem o seu propósito de denunciar e ilustrar o sofrimento existente no colonialismo africano, mostrando o dia a dia dos trabalhadores e da população moçambicana.

Meu conto favorito foi "As mãos dos pretos" por ser curto e simples, mas sem deixar de ser emocionante e impactante.

Vale a pena ler.

Maria17400 09/12/2023

Livro muito bom
Fiquei emocionada quando abri a prova e vi umas três questões sobre o livro, essa é a felicidade do vestibulando? Enfim.
Os contos têm uma escrita muito confortável e fluída, temáticas reflexivas e abstratas.
Leria de novo por diversão facilmente

Lenlen 07/12/2023

Livro rico em metáforas históricas do período colonial de Moçambique e toda a violência vivida e sofrida pelo se povo originário

Bia Terra 06/12/2023

Necessário
Li pelo fato de ser cobrado no vestibular, mas foi um dos poucos livros que a escola deu como obrigatórios que eu me interessei. Os contos são bem fluidos, fáceis de ler, porém difíceis de entender sem uma bagagem histórica e cultural. Me emocionei ao ler, também um dos poucos livros que me emocionaram. Meu conto favorito: As mãos dos pretos.