Nós matamos o Cão Tinhoso!

Nós matamos o Cão Tinhoso! Luís Bernardo Honwana

Resenhas - Nós matamos o cão-tinhoso

hel ;) 23/11/2023

Aiai
pra ser bem honesta, boa parte do livro, n entendi as sacadas ou metáforas do autor, por isso q n devo ter gostado o bastante pra avaliar melhor. n é uma leitura ruim, só n é pro meu bico msm.
particularmente, apenas 3 contos me deixaram com uma sensação a mais, o ?nós matamos o cão tinhoso?, ?dina? e ?papá, cobra e eu?.
o autor claramente focou no tema da colonização e alguns de seus impactos, isso q o torna uma leitura relevante pra vestibulandos (evidentemente, pra quem fez fuvest), mas tbm por cultura e aprendizagem, obter um olhar mais crítico da situação da escravidão e domínio branco na áfrica (moçambique é o ambiente do livro, mas foi algo generalizado na áfrica negra)

iris 22/11/2023

Valioso
Um livro bastante simbólico que aborda cicatrizes deixadas pelo colonialismo na sociedade moçambicana.

Alaminos 18/11/2023

?Antes de serem qualquer outra coisa são homens?
Este livro é extremamente comovente em alguns contos, como em ?Matamos o cão tinhoso?, ?Dina? e ?Mãos dos pretos?.
Que por mim valem pelo livro inteiro.
Todos os outros são cansativos e não há nada que interligue nenhum deles.
Gostei da proposta e dos temas abordados, mas mudaria a proposta que foram tratados.

Kenny G 15/11/2023

Excelente escolha da Fuvest
São contos muito interessantes com diversas reflexões importantes que mudaram meu ponto de vista e contribuíram para meu senso crítico. Uma abordagem marcante com o uso de ferramentas para burlar a censura.

Kenny G 15/11/2023

Excelente escolha da Fuvest

golden_onion_lari 15/11/2023

Se apegue aos detalhes
O livro é um compilado de contos, passados durante a década de 1960 em uma Moçambique colonizada, que relata os pormenores e a luta de um povo contra as amarras do opressor europeu. Apesar de ser uma leitura densa e por vezes confusa e repetitiva, é extremamente rica. Depois de recorrer a várias análises e refletir sobre cada elemento dos textos, o livro é uma mensagem do autor ao seu povo diante sua realidade e um convite a reflexão: é melhor ser revolucionário ou agir com cautela? Ser impulsivo ou aguentar até que o momento certo apareça?

Os contos são uma mensagem de união, conhecimento e luta. Além de estarem carregados de denúncias em meio há um cenário de colonização, também é uma crítica e análise de diversas posturas diante a opressão. O que fazer?

Apesar de uma leitura demorada e por vezes cansativa, valeu muito a pena ter contato com tamanha genialidade.

Lorena760 12/11/2023

Amei!
Tinha esquecido de colocar como concluído?
eu amei o livro, são contos maravilhosos com muitas reflexões importantes, sobre, principalmente, a luta de um país colonizado. Recomendo super

Mariana.Percabeth 09/11/2023

Excelente
O primeiro conto eu não tinha entendido a metáfora e no último conto, como eu gostaria de não ter entendido.

Isabelalalala 07/11/2023

Um livro que precisa ser lido por motivos muito maiores que a prova da fuvest. Trazer temas tão fortes em contos tão envolventes não é algo simples. É uma leitura rápida, mas física. Você sente cada conto, sente cada palavra, cada analogia. Belíssimo e de uma importância sem tamanho o trabalho de Honwana! Viva a literatura africana (na qual pretendo conhecer mais e mais).

Giorgia 02/11/2023

Uma leitura complicada
Li esse livro para um trabalho da escola e achei extremamente confusa a escrita do autor. A minha maior dificuldade foi acompanhar o narrador, já que ele mudava do nada, apesar disso o livro tem um peso muito grande e apresenta críticas muito profundas.

Caroles2 02/11/2023

Esse é meu primeiro contato com o autor e foi uma experiência ótima. O conjunto de contos abordam uma visão sobre a colonização moçambicana de modos distintos, porém sempre mostrando ao leitor a posição dos povos originários nessa história.

Recomendo leitura!

Gabi.Neman 31/10/2023

Muito bom mas?
Muito bom mas fazendo a resenha um tempo depois não lembro direito da história skskskkk. Lembro que na época gostei bastante e o conto principal do cão tinhoso me tocou muito, são contos que revelam a literatura africana como muito relevante e interessante. Ótima a leitura.

heitor_rg 25/10/2023

Por trás
Esse livro, não pode ser feito com uma leitura literal e ao pé da letra, nada é apenas o que está escrito, em todo livro são feitas analogias entre o regime colonialista opressor e os colonizados por meio dos personagens dos livros, também descreve a censura e o medo por meio dos contos. Ótimo livro pra se aprofundar entender de verdade o que está por trás da escrita.

Mafe 22/10/2023

A violência material e simbólica do colonialismo
Esse livro me surpreendeu muito!! confesso que pelo título eu não estava muito afim de iniciar essa leitura, mas agora que finalizei posso afirmar que valeu muito a pena. o conto que dá nome ao livro é muito interessante e quando pesquisei as metáforas e simbologias por trás da história fiquei chocada com a genialidade do autor. tiveram alguns contos q eu não entendikk mas faz parte né, e meu favorito foi "Papá, cobra e eu" a história sendo narrada pela criança é ingênua e ao mesmo tempo avassaladora.

Isa 20/10/2023

Leitura angustiante
Gostei muito do livro, a experiência é angustiante de ler e foi bom aprender mais sobre a situação de Moçambique sob influência do colonizador. Meu conto preferido: As mãos dos pretos