Um Cântico para Leibowitz

Um Cântico para Leibowitz Walter M. Miller Jr.

Resenhas - Um Cântico Para Leibowitz

Paiva 03/04/2022

O livro é um resumo da ignorância do homem que com tantos séculos no futuro ainda busca a supremacia antes da preservação da humanidade e do planeta.
É uma leitura cansativa com um final esperado, porém válida p reflexão da essência humana na busca desenfreada de poder.

Erica 14/04/2022

Todo mundo fala tão bem, mas não consegui entender porque!

Não é estranho o conhecimento da religião católica ter sobrevivido com tantos detalhes e o conhecimento científico ter se perdido completamente? ?

Senti falta de contextualização pelo menos no começo de cada parte já que a gente é simplesmente jogada pra cinco séculos à frente, no meio da guerra.

Outro ponto é que há muitos personagens que não tem nenhum papel e a gente fica sem saber em quem prestar atenção.

Mas, gostei do final!

Mapa de personagens (que me pareceram importantes):

Fiat homo:

Dr. Cors
Sra. Grales

Carla.Ligia 14/04/2022

Mais do que eu queria
Amei cada passo da Ordem de São Leibowitz. Ainda não superei alguns personagens e o final é agridoce.
Chorei e me desesperei, por isso cinco estrelas e favoritado.

Myy 18/04/2022

Ficçãozinha não tão ficção assim
A ignorância do homem como sempre se fazendo presente e nesse livro isso fica escancarado. Mas é um livro rico principalmente pelos personagens.

Pagliuca 20/04/2022

Credos, crendices e ídolos
Três história de uma mesma história que se repete e será que sempre se repetirá?
No que você acredita? Por quê? Quais são seus ídolos? Por quê? Você os conheceu? Conheceu suas histórias ou te contaram? O que realmente importa para você, vale para o outro? Até que ponto vale para você? Quanto vale para você?

Elisiane 23/04/2022

Uma distopia pós-apocalíptica que se passa num mosteiro católico, depois de uma guerra nuclear que quase destruiu a humanidade. A história é desenvolvida em três períodos em que a civilização é reconstruída.

Bruno.Santos 14/05/2022

Meio scifi, meio romance histórico
Esse livro foi uma coisa singular! A tempos perdidos em pensamentos sobre sociedades pós apocalípticas, me peguei imaginando como seria os guardiões do conhecimento. E como gosto de romances históricos esse livro caiu como uma luva. Meu pensamento sempre era, como ninguém tinha pensado nisso?! Uma ordem monástica guardiã do conhecimento.

É um ótimo livro, mas difícil de ler pelo ritmo devagar.

aldogusmao 20/05/2022

Um clássico obrigatório.
?Foi assim que, após o Dilúvio, a Precipitação Radiativa, as pragas, a loucura, a confusão de línguas, a ira, começou a carnificina da Simplificação, quando os remanescentes da humanidade esquartejaram outros remanescentes, membro a membro, matando governantes, cientistas, líderes, técnicos, professores e todas e quaisquer pessoas que os lideres das turbas ensandecidas dissessem que mereciam morrer por terem ajudado a tornar a Terra aquilo que ela havia se tornado. Nada tinha sido mais odioso aos integrantes das turbas do que os homens instruídos; no princípio, porque haviam servido aos príncipes, mas depois porque se recusavam a participar das carnificinas e tentavam se por às turbas, chamando aquela multidão de "corja de simplórios com sede de sangue".

Acabei há pouco de reler ?Um Cântico para Leibowitz? de Walter Miller Jr. O livro foi publicado em 1959 e ganhou o prêmio Hugo em 1961. Eu já o havia lido, quando tinha vinte e poucos anos. Lembro que na época achei o livro bastante impressionante, mas provavelmente o compreendi muito pouco, já que não sabia uma fração do que sei atualmente sobre filosofia, história e ciência. Portanto essa releitura foi como uma primeira vez. E me deixou ainda mais impressionado, o que não tem ocorrido com frequência nas minhas leituras. O livro é absolutamente extraordinário, metafórico, com muitas camadas de significado. Sua erudição é algo raro de se ver na literatura contemporânea.
A estória transcorre em um mundo pós-apocalíptico, em que a Terra foi devastada por uma guerra nuclear e quase todo o conhecimento acumulado pela humanidade foi perdido. O enredo parece banal. Você já deve ter visto dúzias de livros e filmes com esse tema. Mas o livro de Miller vai muito além. Ao criar uma ordem religiosa católica que se dedica a preservar a memorabilia da espécie humana, Miller envereda por referências históricas (mais ou menos evidentes) e discussões filosóficas e teológicas que fazem o leitor parar para refletir ou pesquisar alguma questão mais intrigante. A própria estrutura do texto, cheio de citações em latim, reduz a velocidade da leitura. Mas não de forma leviana, puramente estilística ou pretensiosa (a edição traz um glossário e uma lista com a tradução de todas as frases em latim). Todas as citações são pertinentes e colocadas no lugar certo, com precisão cirúrgica, provocando uma pequena pausa que leva o leitor a pensar e compreender melhor o que leu ou vai ler a seguir. Às vezes o leitor se pega lendo rapidamente algum trecho que parece desprovido de significado mais profundo, para logo se dar conta do engano, retornar, e ler novamente, dessa vez com a correta compreensão da intenção do autor.
Eu não costumo comentar todos os livros que leio. A maior parte não vale o esforço e os que valem já foram esmiuçados por críticos muito melhores que eu. Mas Um Cântico para Leibowitz é um livro pouco conhecido pelos leitores brasileiros, mesmo aqueles que são fãs de ficção científica. Por isso achei pertinente essa pequena resenha. Também não tenho o hábito de fazer anotações e destaques em livros de ficção, mas ao terminá-lo, o livro estava cheio das marcas da minha leitura e isso mostra o quanto ele me tocou. Se você está interessado em uma leitura instigante, muito além do mero entretenimento, não deixe de ler esse livro. Não se assuste com a minha descrição da profundidade do texto. A edição da Aleph é ótima, a leitura é muitíssimo agradável, e se a sua primeira leitura não captar todo o significado do texto, tanto melhor, leia de novo. Como disse Ítalo Calvino, ?Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira?. E Um Cântico para Leibowitz é sem dúvida um clássico. Boa leitura a todos!

Julio.Cesar 27/05/2022

O que o homem tem de burrice, esse livro tem de excelência.
O tema que, creio eu, seja o principal em "Um Cântico para Leibowitz" é um que me sinto particularmente interessado já faz um tempo: a humanidade é cíclica. Presenciar aqueles monges em "Fiat Homo" se esforçando o máximo que podiam para recuperar o que foi perdido, presenciar o acadêmico em "Fiat Lux" se maravilhando com a quantidade de informação presente na memorabília do monastério, e presenciar em "Fiat Voluntas Tua" tudo aquilo conquistado com tanto esforço e dedicação sendo ameaçado, foi incrível. Recomendo muito o livro.

Saitama 02/06/2022

Incrível, avassalador, divertido e trágico
O livro cobre pelo menos 1800 anos de história da humanidade que começa a ser contada já no futuro após um apocalipse nuclear... Começa com uma humanidade e um mundo devastados... De volta a era das trevas e termina, bem ... Quando acaba o capítulo 30.
A história per se é muito interessante, bem contada, fluida, transporta facilmente sua imaginação para junto dos ambientes e personagens apresentados... Tem mistério, tem comédia, tem drama, tem tragédia..
Para além da história, o livro trás muitas e muitas questões e provoca inúmeros debates e reflexões a respeito de vários assuntos, religião, ciência, medicina, educação, moral... Nos faz refletir sobre nossa própria vida e sociedade do início ao fim...
Incrivelmente maravilhoso!

Dhalila 24/07/2022

Os monges do deserto
Um cântico para leibowitz me arrebatou pq a leitura não foi nada do que eu esperava. São 3 histórias sobre o mesmo local em tempos diferentes. Um se une ao outro ao fim para percebemos que voltamos para a estaca zero
O que me chocou na leitura foi a veracidade de como poderia ter sido a nossa realidade caso houvesse uma guerra nuclear. Entregou tudo.