O nome da rosa

O nome da rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Angel 22/05/2022

É um livro denso e exige muita atenção em diversos momentos. Rico em detalhes e recheado de surpresas. O final é surpreende e muito satisfatório.

lalidesu 12/05/2022

Qual a densidade?
Pense num livro denso, não bastassem os trechos em latim e grego e a linguagem antiquada (o que não me incomoda em absoluto), a escrita do Umberto neste clássico é extremamente densa, as descrições de livros, monumentos artísticos, sonhos e arquitetura são minuciosas e alguns acontecimentos que são utilizados para contextualizar o momento histórico ou para explicar possível desagrado entre personagens atribuindo background à eles são excessivamente detalhados, o que ajuda a cansar um pouco, e sair do mistério do assassino. Porém, ao meu ver, o mote dessa novela é a diferença entre "denominações", formas de viver e de pensar, preconceito, massa de manobra, detenção de poder, o que é de fato o poder, e como ele pode destruir. Mas pra concordar ou discordar de mim você terá que ler.

Lorena.Padilha 09/05/2022

Filosofia, teologia, arte e pensamento medieval
Um livro espetacular, muitíssimo bem escrito com uma trama de suspense bem elaborada, que prende o leitor até o fim e o engana a ponto de o fazer suspeitar dos personagens errados, ao tentar desvendar os crimes da Abadia. Dos personagens, Guilherme é o mais fascinante, culto e douto, de uma astúcia brilhante e soberba, inclusive, porém de um charme encantador. Adso é interessante e perspicaz, porém deveras prolixo em suas divagações sobre o amor e também em suas descrições de sonhos e visões. Como ele é o narrador, a leitura torna-se um pouco enfadonha nessas passagens. Vale ressaltar que o romance é empolgante e nos instiga a pesquisar sobre a época e seus costumes, bem como a história e o contexto sociopolítico da Europa Medieval, tão influenciada pelos ditames da Igreja Católica. O desfecho é surpreendente e nos deixa a pensar sobre as questões da privação do conhecimento, que visava aumentar o poder de quem o detivesse. Quantas obras se perderam no tempo para que o conhecimento permanecesse trancado sob o poder da Igreja naqueles tempos?

Adiel.Guimaraes 09/05/2022

!!!
O Anticristo pode nascer da própria piedade, do excessivo amor a Deus ou da verdade, como o herege nasce do santo e o endemoninhado do vidente. Teme, Adso, os profetas e os que estão dispostos a morrer pela verdade, pois de hábito levam à morte muitíssimos consigo, freqüentemente antes de si, às vezes em seu lugar.

Marcos.Paulo 08/05/2022

Restrição do conhecimento
Paráfraseando mais uma vez o escritor Lorenço Mutarelli, "cada fim de livro é uma despedida". Edição impecável que com toda certeza deve ser a melhor do mercado atualmente. O nome da Rosa de Umberto Eco trás de forma muito pontual o pensar do ser humano na Idade Média, onde o clero se utilizando do seu grande poder manipula, influência, restringe e sabota qualquer forma de conhecimento que vá além do religioso. Outro ponto muito interessante do livro são as funções e propósitos tanto da biblioteca como do bibliotecário nesse período, que estiveram muito mais voltadas ao enclausuramento da informação do que sua disseminação, tendo em vista, que a biblioteca nesse momento funcionava mais como um depósito de registros, acessível somente para alguns poucos e a figura do bibliotecário era entendida como uma espécie de guardião e não um agente fomentador do conhecimento tal qual como conhecemos hoje.

Vanessa 06/05/2022

Me senti uma leitora mais capaz
Uma leitura desafiadora e que nos instiga a ir até o final, mesmo com todas as traduções, mapas e referências históricas e filosóficas que se faz necessário consultar. História muito bem construída e articulada com todos esses elementos que ela mobiliza, nada está ali à toa. Top top

Rafael 27/04/2022

Clássico dos clássicos
Livro de peso, infinitamente incrível, é óbvio. O filme não ilustra tudo que se passa na abadia, o romance é muito mais além do que poderia imaginar. Porém seu peso é um bloco de cimento pesado, requer paciência para ser lido sem se cansar, quando respeitado essa "respiração" o livro flui... Fantasticamente bem!

Giane 27/04/2022

Adso está estudando para se tornar um monge e tornou-se discípulo e escriba de Guilherme de Baskerville, frei franciscano que estava para iniciar uma missão no mosteiro de Melk.
Os dois partiram investigar certos comportamentos dos freis que vivem nesse mosteiro, uma vez estando lá várias mortes começaram a acontecer. Todas envolviam a misteriosa biblioteca do mosteiro, muito desejada porém pouquíssimos tinham acesso a ela. Guilherme e Adso iniciaram uma investigação a lá Sherlock Holmes dentro da abadia e crime após o outro foram juntando as peças do quebra cabeça. E o final que nos deixa de queixo caído (sem comentários, apostava todas as minhas fichas em um personagem ser o assassino e ele acaba morrendo).

Achei a história interessante porém um tanto cansativa devido aos detalhes do século em que se passava a história. Ademais a leitura, apesar de demorada, foi muito interessante.

Gabi 19/04/2022

"No princípio era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus..."
Escrito por Umberto Eco e ambientado na Idade Média, a trama "O nome da rosa", traz diversas críticas sobre a igreja e trata de temas como a inquisição, homossexualidade e privação de conhecimento. Na obra, Guilherme de Baskerville é designado para desvendar uma série de misteriosos assassinatos.

Vanessa.Perin 09/04/2022

Intrigante!
Não é um livro fácil, é denso, as partes de latim são confusas, ainda bem q essa edição trás as traduções no final do livro.
É um histórico lenta, tive sono algumas vezes, durante a leitura.
Mas mesmo assim é um bom livro

Henrique Moutinho 07/04/2022

Após a leitura, é possível entender perfeitamente o motivo desse livro ser o sucesso que é. Porém, acredito que não pude apreciá-lo em sua totalidade por uma questão de gosto e habilidade. A linguagem ficou além da minha capacidade total de compreensão. Perdi alguns detalhes, o que atrapalhou na percepção final da obra. Um livro com filosofia, religião e muito mistério.

Valerya insta @leslivres_ 03/04/2022

A rosa....
Os livros não são feitos para acreditarmos neles, mas para serem submetidos a investigações. Diante de um livro não devemos nos perguntar o que diz, mas o que quer dizer, ideia que para os velhos comentadores dos livros sagrados foi claríssima."
?O Nome da Rosa. Um dos livros mais icônico que já li.
? Usando assassinatos misteriosos como pano de fundo, Umberto Eco mistura com maestria debates teológicos, questões existenciais, a beleza da ciência e o eterno mistério da fé com a linha tênue entre o bem e o mal.
? Nada que se diga aqui poderá expressar a força que esse livro tem e como de uma forma sutil ele toma pose dos nossos pensamentos.
? Foi o livro do mês do nosso Clube de Leitura Les Livres e rendeu bons debates.
? Mas afinal, se vc já leu, o que ou quem vc acha que era a rosa ??
? Um livro para ser lido com muita calma para poder sentir toda a explosão de sentimentos contidos nele.
? Bonne lectures mes amis !

Alycya 15/03/2022

Gostei do livro, foi uma experiência ótima.
Os detalhes, como peças vão se encaixando, é como um quebra cabeça.
Confesso que foi uma leitura difícil pelo fato do livro ter muitos detalhes, o jeito que o autor escreve é genial, mas muitas vezes precisei parar a leitura para poder assimilar o que estava ocorrendo.
Para quem gosta de história, como eu, esse livro é perfeito, ele conta os conflitos que o cristianismo estava sofrendo na época, vemos um pouco da inquisição, e até mesmo os desacordos entre os membros da igreja.