Filhos se Anansi

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Geozinha 19/07/2023

Não é ruim, bem diferente do que eu imaginava, achei que a história fosse ser parada e sem graça mas acabou sendo divertido

Ariane 02/07/2023

Essa foi minha terceira leitura de Gaiman. A primeira foi Deuses Americanos (que eu não gostei muito pois esperava encontrar explicações e detalhes mais profundos da mitologia que ele havia criado) e a segunda foi Coraline (um clássico que gostei bastante.) Os filhos de Amando é um livro bem leve e divertido. Tem ótimos momentos engraçados e um fluxo muito bom (não é cansativo nem denso) que faz a leitura ser muito leve. Gostei tanto dessa leitura que acho que já vou partir para meu quarto livro de Gaiman rs

Ed Bortolotte 02/07/2023

Interessante até certo ponto.
Depois da metade do livro ele se tornou a obra mais fraca que já li do Neil Gaiman. Todo o suspense e curiosidade que se constrói na primeira metade da obra se perde e descamba para uma série de acontecimentos e coincidências que chegam a ser banais e que te tiram completamente da imersão. É ainda um Neil Gaiman, tem seu valor. Mas não é dos melhores.

Felipe863 26/06/2023

Uma história de família
Habientada na Inglaterra, nos EUA e até no Caribe. Com humor, suspense, assassinato, investigação, magia e fantasmas. O protagonista é Fat Charlie, filho de Anansi. Neil Gaiman nos surpreende, às vezes a gente fica chateado com alguns personagens, mas pelas reviravoltas tudo fica bom, é um livro que traz bastantes emoções.

JP_Felix 26/05/2023

É. Tá aí
Confesso que meu humor não estava dos melhores quando comecei a ler, então passei basicamente uns 20 dias sem ler lá pela metade, e isso pode ter prejudicado a experiência.

Mas, no geral, acho que eu teria os mesmos problemas nos meus melhores dias. Acho que o início trata de um drama até ok, mas as reações são muito impessoais, como se os personagens fossem muito indiferentes a tudo. Eu entendo que isso é uma escolha narrativa, e acho que funciona bem em outros livros do Gaiman, como Stardust, Deuses Americanos e, o meu favorito, Coraline.

Essa indiferença narrativa me dá nos nervos quando a história faz um certo drama acontecer com Charles. Algo muito importante está acontecendo na vida dele, ele "perde uma coisa" que estava esperando muito, mas age como se estivesse tudo bem e isso nem o afetasse se conseguisse fazer a fonte dos problemas ir embora.

A história em si tem ótimos momentos, como o conto do dragão (algo curtinho, mas criativo), e uma ideia geral legal, mas muita coisa fica só no ar, sem lá grande profundidade ou propósito. Não acho que seja um livro ruim, é bom, mas sinceramente acho que é uma obra mais para quem gosta do Gaiman do que um livro que se recomendaria para muita gente.

Certo, é bem escrito, mas... Não sei, parece pequeno para a ideia que ele passa, como se o sentimento fosse muito tênue. Eu não senti muita emoção nas cenas que deveria, e a coisa mais forte que senti foi desgosto pela situação do protagonista (não confundir com desgosto pela história em si). No fim foi um livro que eu não acho que diria pro meu eu do passado "leia, Gaiman é seu autor preferido, este livro é super essencial para você", provavelmente eu teria escolhido ler qualquer outro. Meu interesse aqui foi mais a ideia de uma história de Ananse, e no fim foi uma história ok, mas nada que me deixasse muito satisfeito.

raiana29 08/05/2023

Mitologia africana e fantasia urbana
"As histórias de Anansi são contadas por avós e tias na África Ocidental, e também por todo o Caribe e em todo o mundo."

Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego em Londres. Ele também está noivo da adorável Rosie, com quem pretende se casar logo, e por isso é convencido por ela a convidar o pai, com quem não fala há mais de vinte anos, para a cerimônia.

Charlie não quer convidar o pai. Mas vai. Quando tenta fazer contato, descobre que ele morreu, e sua vida se transforma, tornando-se intensa e perigosa. E é tudo culpa de seu pai e de seu irmão, Spider.

Uma história divertida, embrenhada no território da mitologia africana, surreal, mágica, com direito a fantasmas, divindades antigas, realidades alternativas. Os Filhos de Anansi é cômico, genial, criativo, envolvente, e também é sobre se descobrir, enfrentar as próprias inseguranças e assumir as rédeas da própria vida.

"Quando você se entraga sem medo a um livro de Neil Gaiman, tudo pode acontecer. ? Entertainment Weekly"

Ragnar 05/05/2023

Posso cantar?
Charlie Nancy, tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. E após descobrir da morte do seu pai, sua vida muda drasticamente. Neil Gaiman é um verdadeiro deus da escrita, em Os Filhos de Anansi a cada página comédia e terror se misturam.

Rafael1082 02/05/2023

Filhos de Anansi
Neil Gaiman em seu melhor estilo, a profundidade da vida ordinária e todos os seus desdobramentos através da beleza da mitologia africana, livro leve e divertido

Maicon 30/04/2023

Depois de Deuses Americanos, a expectativa estava lá em cima... E acho que isso me frustou.
Anansi é um personagem interessante, porém achei ele tão superficial nesse livro e acabei ficando frustado.
No início achei a história muito arrastada, não me prendeu e isso me deixou desmotivado para ler, talvez pelo fato de ser uma história cotidiana, de Fat Charlie vivendo sua vida comum, trabalhando num escritório de contabilidade e seu noivado com Rosie... No meio do livro a fantasia surgiu, com seus deuses e mundos e eu acabei sendo fisgado e consegui me conectar com a história. Leria de novo? Não.... Mas no geral é um livro bom.

Ronan.Azarias 21/04/2023

Contagiante
Gaiman sabe como escrever histórias isso e inegável. Sabe como te seduzir dentro da trama e te carregar para dentro da história. Ele nem mesmo precisa explicar muitas coisas. Você simplesmente se deixa levar. Os filhos de Anansi tem muito disso e o final completo o suficiente pra vc não se importar se.havera mais ou não.

tilin_tim 16/04/2023

Súbito e incalculável
Ganhei esse livro de presente por "acaso", considerando que tive uma boa experiência com outra leitura do mesmo autor ("Coraline"). Então, li com moderada expectativa, e me surpreendi muito com o desenvolvimento do protagonista e até onde ele conseguiu chegar com isso... Não esperava!! E fiquei muito feliz por ter sido pega de surpresa. Já gostava do Gaiman, mas passei a gostar mais ainda com "Os filhos de Anansi".
Ainda não sei explicar se tenho medo ou adoro seu "lance" com aranhas... De arrepiar.

bardo 16/04/2023

Ainda que esse seja apresentado como sendo de certa forma uma sequência de Deuses Americanos, pode-se dizer que o fio que liga as duas histórias é além da menção a um personagem, o fato de ambas tratarem sobre deuses. Pode-se se também apontar que os protagonistas guardam alguma semelhança, ambos iniciam suas histórias meio perdidos e meio que se encontram ao longo do caminho. O fato das duas tratarem em algum momento do tema da paternidade também é um ponto de semelhança.
Dito isso os dois livros não poderiam ser mais diferentes, enquanto a leitura de Deuses Americanos talvez seja um tanto árdua para alguns leitores, acho muito difícil que alguém sinta dificuldades aqui. Ouso dizer que esse é um dos se não o livro com o melhor ritmo do Gaiman. Apesar de existirem vários tons aqui e muitas ideias desenvolvidas simultaneamente, nada aqui é desperdiçado.
O protagonista bem como sua contraparte rapidamente desperta nossa simpatia, a construção que Gaiman faz fisga nosso interesse até o fim. Por mais que algumas coisas sejam um tanto óbvias, quando o leitor pensa que entendeu o narrador vem e joga mais uma camada na história.
Algo bastante interessante nessa narrativa é que se por um lado ela pode ser lida como uma divertida aventura por outro existem camadas mais profundas aqui. Temos meio que uma história de formação, alguém que aos poucos encontra sua identidade ao mesmo tempo temos também uma discussão sobre sermos ou não duais, sobre existir ou não duas formas de enxergar o mundo.
Cabe ainda elogiar a habilidosa junção entre os mitos africanos e a história que o autor se propõe a contar, é muito provável que o leitor ao terminar queira ir atrás de outras histórias de Anansi, de longe um dos personagem mais carismáticos que Gaiman revisitou. Para os que sorriram com sua aparição em Deuses Americanos, aqui temos simplesmente um banquete.
Em suma um livro divertido, comovente, enganosamente simples, que vai arrancar sorrisos, quiçá altas risadas do leitor e em alguns momentos vai calar fundo. Uma das cenas finais envolvendo uma canção e seu simbolismo é de uma beleza e profundidade que poucos são capazes de escrever. Sem dúvida um dos melhores livros do autor.

duda 22/03/2023

No início, eu achei um pouco chato, mas, ao decorrer dos capítulos, a história começou a me entreter

vitoria 02/03/2023

O livro é bem divertido e interessante. O Anansi era o meu personagem favorito de deuses americanos, então imaginei que fosse gostar desse livro. Adorei aquelas velhinhas também, eram as melhores personagens desse livro.