Filhos se Anansi

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

KinoplexGuilha 24/01/2022

Um livro bem escrito mas não para mim
O livro é inegavelmente bom, porém pelo menos no meu ponto de vista, os personagens são tão insuportáveis que fica difícil se ligar a narrativa.

Leticia.Machado 19/01/2022

Neil Gaiman nos presenteia mais uma vez
Senti o ritmo do livro bastante lento no começo, demorou até a leitura engrenar e surtir um interesse, mas depois de um determinado momento, as tensões e relacionamentos da historia te prendem muito, quase como se fosse um livro de mistério.
A narrativa me deixou com uma sensação muito típica pra mim, uma sensação que sempre tenho ao ler um livro do Neil Gaiman, o que mostra o quanto a escrita do autor é inconfundível.

Ghuyer 19/01/2022

Um Gaiman Menor
Somente quem já leu Neil Gaiman consegue entender como e por que a prosa deste peculiar ser humano é algo especial que merece ser guardado com muito carinho para as gerações futuras. Gaiman foi o primeiro autor que eu enxerguei como “meu escritor favorito”, e terei para sempre um carinho indescritível por algumas de suas obras, como “O Livro do Cemitério” e “O Oceano no Fim do Caminho”. Dito isso, por alguma aleatoriedade da vida fazia anos que eu não lia nada dele, e resolvi quebrar o regime com “Os Filhos de Anansi”, ainda no final de 2021. A narrativa é graciosa, divertida, leve, criativa e com toda a cara do Neil Gaiman, incluindo o ar de contos de fada em que a magia e outros componentes fantásticos não possuem delimitações muito precisas e nem precisam ter, pois soam como elementos naturais daquele universo particular. No entanto, apesar dos pontos positivos, este foi o primeiro livro de Neil Gaiman que me passou uma impressão próxima da decepção. Foi a primeira vez que tive a sensação de que a história estava sendo inventada conforme a escrita progredia, como se o autor não soubesse para onde ir quando começou a escrever o livro. Entendo que isso possa fazer parte do processo criativo de alguns escritores, e Gaiman talvez sempre tenha operado dessa forma. Mas para mim isso nunca havia transparecido em seu texto antes. Ao ler obras do autor, sempre tive a sensação de que suas histórias estavam bem fundamentadas do início ao fim. “Os Filhos de Anansi”, infelizmente, parece ter sido quase todo improvisado. A subtrama envolvendo o chefe do protagonista, por exemplo, destoa demais do que a narrativa vinha sendo até então; e nem vou falar da parte da participação excessiva de um(a) fantasma da metade para o fim da história. Enfim, este spin-off de “Deuses Americanos” está longe de ser um livro ruim, mas, para os padrões de excelência pelos quais Neil Gaiman trilhou sua carreira, é um trabalho bem menos impressionante do que o que ele costuma produzir.

Jess 07/01/2022

O inglês que tem o limão
Charlie (ou Fat Charlie como todos o conhecem) é o filho que passou a adolescência criado por um pai que faz o estilo de 'tio do pavê'. E passou a adolescência mortificado de vergonha desse pai. Mudou-se com a mãe para a Inglaterra, e depois de quase 20 anos sua noiva o convence a ligar novamente e tentar se reconectar com o pai. Mas as coisas desmoronam quando descobre que o pai em questão havia falecido. Mais confusas ficam as coisas quando se revela que era Anansi, o deus aranha. E pra piorar ainda existe um irmão na jogada, o Spider, que se mostra muito mais carismático, confiante e sagaz que Charlie.

Todas as histórias são de Anansi. Eu, que já tinha amado o personagem que faz uma certa presença em Deuses Americanos, não podia esperar menos dessa figura irreverente, temperada com o humor e a escrita fluida de Gaiman. Sou suspeita pra falar, é um dos meus autores preferidos. Os filhos de Anansi fala mais do que mitologia africana - que por sinal é muito interessante por si só, vale uma pesquisa por fora - mas também é um romance investigativo, um suspense, uma aventura, quase uma comédia e ainda por cima é um retrato familiar, contando a história de como dois irmãos encontram a própria essência e cultivam a fraternidade diante da dificuldade.

haru 05/01/2022

Muito bom, apesar que demorei demais para ler devido aos capítulos longos.
Adorei como a história foi desenvolvida, os personagens são hilários também. Toquezinho de gordofobia.
Mas é um ótimo livro.

nemlanency 27/12/2021

Mr. Nancy literalmente meu espírito animal
Cresce mais a certeza de que Neil Gaiman vai ser meu autor preferido pro resto da vida. Dito isto, talvez Os filhos de Anansi seja minha obra menos preferida dele (pelo menos até eu terminar Lugar Nenhum, porque não tem como eu gostar menos de algo que daquilo). Ao mesmo tempo os protagonistas são meus xarás, o que faz dele o mais preferido também. Achei a escrita sutilmente diferentes do que estou acostumada do autor, mas de uma maneira mais divertida, quase... Tropical?

Tevo 09/12/2021

Charmoso e esquisito...
Finalizei mais uma obra de Neil Gaiman - essa é a terceira que leio - e em "Os filhos de Anansi", cheguei a suma de todas as minhas leituras do criador de Sandman: elas tem introdução, desenvolvimento, muita, muita confusão e o fim. Não é tão simples quanto parece - na verdade não é nada simples -, pois as histórias são recheadas de mistério e reviravoltas. Além, é claro, do bom humor britânico e de inúmeras referências culturais. Entretanto, percebi que é basicamente assim que seus livros correm - cheios de confusão - e em alguns momentos sempre fico "o que está acontecendo?". Mas ao chegar ao fim da leitura, me sinto impressionado com a qualidade com que ele "tece" os acontecimentos e desdobramentos da trama. Ou seja: nada é em vão e tudo faz parte de algo bem maior. Filosófico, não?
Não vou resumir a história, deixo essa com Anansi. Mesmo sabendo que ele nunca resume uma história... Sou fã do Gaiman, então sou suspeito pra falar. Mas recomendo enfaticamente: leia essa obra, ela é incrível. Mas antes, leia "Lugar Nenhum" e também "Deuses Americanos".
Como dia o título da resenha, a obra é charmosa e esquisita. O que certamente faz com que sua leitura valha muito a pena. Enfim, leia Neil Gaiman.

Bianca 04/12/2021

Limão
Livro maravilhoso, como todos do Neil Gaiman. Aqui ele parte da mitologia afro-americana para falar sobre Anansi, um deus trapaceiro, bem humorado e atrevido. E seus filhos, que não podiam ser mais diferentes um do outro. Mas o melhor da história é o limão.

anacreola 25/11/2021

Eu demorei tanto, mas tanto, para conseguir terminar de ler esse livro... ficava pensando "não é possível, Neil Gaiman eu te amo, mas esse livro não tá dando em nada... Esses caras são dois chatos!" Mas terminei o livro em lágrimas. Achei tão lindo, tão cheio de significados importantes pra que a gente na vida não seja só Fat Charlie, nem só Spider. E aquelas senhorinhas americanas? Quero conhecê-las, visitá-las, tomar chá com elas e ouvir cada história incrível que elas tenham pra contar. Que com certeza não serão poucas! ?

Valesi 04/11/2021

Gaiman acerta (de novo)
Uma obra mais antiga de Neil Gaiman, a mente por trás de Sandman, Os Filhos de Anansi traz de volta uma divindade africana abordada rapidamente em Deuses Americanos. Mas não é necessário ter lido este para aproveitar a obra.
A história gira em torno de "Fat" Charlie e Spider, dois filhos do deus aranha diametralmente diferentes: enquanto o primeiro é retraído e desconfiado, o segundo tem todo o charme e malemolência herdados do pai.
E aí fica uma dica interessante: não podemos medir as atitudes de Anansi e Spider pela nossa régua humana, pois ela não se aplica a eles.
Numa história feita para virar roteiro (uma série na Amazon está sendo produzida neste momento), com alguns núcleos que inevitavelmente (mas de maneira divertida) confluem no final, a leitura é fluida e rápida, daquelas que dá pena ao terminar.

Naiana 17/10/2021

Uma leitura deliciosa, divertida e super descontraída.
Conheci a obra de Gaiman pela primeira vez no ano passado, com Deuses Americanos e de lá para cá já foram 5 trabalhos diferentes dele que li, quadrinho, livro infanto-juvenil e livros repletos de misticismo e aventuras. Amei cada um e ele tem se tornado um dos meus autores favoritos, a forma fluída com que narra sua histórias as torna a leitura muito prazerosa e fácil, traz também misticismo e fantasia (que são traços que amo ler) em cada trama de forma muito natural, além de ótimas reflexões.
Os Filhos de Anansi foi mais uma leitura que tive o prazer de fazer, nele o autor narra a história de Charles Nancy, nativo dos Estados Unidos que fora morar ainda criança na Inglaterra junto com a mãe, após a separação dos pais, e desde então perdera o contato com o pai. Charles está noivo de Rosie e com os preparativos para o casamento resolve tentar fazer as pazes com pai e convidá-lo para o casamento, qnd recebe a notícia que o mesmo falecera. A partir de então sua vida vira de cabeça para baixo, descobrindo que seu pai era um deus e que ele tem um irmão, Spider, que herdou os poderes do pai e o qual nunca soube que existia. Junto a essa esfera de mitologia e uma vida no mais perfeito estilo Carpe diem vivida por Spider e pelo Sr Nancy, entra na trama conflitos familiares e um pouco de investigação policial que tornam essa história única, divertida, com muitos momentos de tensão e reviravoltas, você nunca se cansa e sempre há algo mais a cada página lida.
Talvez a única coisa que me deixou incomodada com o livro seja Daisy, como ela se desenvolve na trama em relação aos irmãos, mas ainda assim não foi nada que me fizesse desgostar do livro.

Igor.Silva 14/10/2021

Ótimo livro.
O livro conta que existe um significado nas pequenas coisas, mesmo que seja em brincadeiras de pai para filho. E que nada já está predestinado.

@ruthlunang 21/09/2021

Os filhos de Anansi
Eu enrolei demais pra começar esse livro (comprei no ano passado), mas eu me surpreendi porque não achei que fosse gostar tanto. A história é muito fluida e os personagens são muito cativantes, além de que a temática foi sobre algo que eu nunca tive contato, que é parte da mitologia africana. Apesar de a história ser relativamente simples, foi tudo muito bem construído, e tudo se encaixa no final.

Igor Becattini 18/09/2021

Gostoso de Ler
Um livro bem-humorado, divertido e gostoso de ler. É o tipo de humor que me fez sorrir o tempo todo enquanto lia. O fantástico da história até lembra Looney Tunes às vezes.

Ótimo pra alegrar um pouco o seu dia.

Luis 15/09/2021

Uma história e canção memorável
É sempre uma viagem única ler as histórias de Neil Gaiman. Ele tem um jeito único de nos fazer caminhar pelo mundo que conhecemos e julgamos saber tudo o que há para saber com novo olhos, nos mostrando ruas diferentes e caminhos inimagináveis.
Viajar ao lado de Charlie e Spider deixou essa sensação na minha alma. Agora olho para cada sombra e cada esquina em uma rua e me pergunto "E se ali existe um caminho que não conheço? Para onde ele me levaria?".
Filhos de Anansi foi uma leitura épica e que vai habitar meus sonhos para sempre.