Melhores Poemas de Patativa do Assaré

Melhores Poemas de Patativa do Assaré Patativa do Assaré

Resenhas - Patativa do Assaré

Katia Rodrigues 13/03/2021

Seu dotô me dê licença
Dono de uma poesia deliciosamente sonora e musical, herança de sua experiência como violeiro-cantador, Patativa do Assaré aborda com ternura, em sua criação poética, a força telúrica da cultura nordestina, o humor, o social, o folclórico e o romântico. Ao contrário do que se possa pensar, o poeta não foi um sujeito sem letras. Sua voz transitava entre a forma culta e a matuta, a depender do público e da mensagem.

Era um leitor ávido. Leu os poetas românticos, elegendo Castro Alves seu predileto, por sua poesia de denúncia e protesto. Por consequência, as questões sociais demarcaram de forma irrefutável a poesia de Patativa. Elas aparecem alicerçadas por um engajamento genuíno que foge da retórica vazia e se enche de um sentimento de pertencimento, de cidadania.

Vale ressaltar as belíssimas palavras do professor Gilmar de Carvalho, estudioso da obra de Patativa: “Patativa não é pássaro por acaso. Talvez nunca tenha tido uma simbiose tão forte entre pessoa e epíteto: é como se, magicamente, ele abdicasse da sua condição humana para gorjear poesia. Canto que traz, de modo contundente, a complexidade das questões filosóficas da dor, da finitude, do amor e da cidadania”.

Essa coletânea, organizada pelo escritor Cláudio Portella é uma excelente forma de conhecer um dos maiores poetas populares do mundo.

Donatti 27/09/2021

❤️
Patativa do Assaré nasceu com o dom das palavras e isso ninguém pode negar. Suas poesias contam histórias, fazem críticas, elogios e agradecimentos, levando o leitor a conhecer várias histórias, sendo elas fictícias ou não. Sua veia poética é única!!
É um poeta que merece mais reconhecimento no nosso país; é, sem dúvidas, um dos grandes nomes da nossa literatura contemporânea.

igsuehtam 16/10/2021

Patativa
Conheci Patativa do Assaré na quinta série. Gosto muito do seus poemas sobre o Nordeste, sua linguagem simples.

Esse livro é repleto de poemas de muitas histórias interessantes, mas só marquei algumas das quais eu realmente gostei.

MARI 12/04/2023

Ótimo livro, e fora da minha zona de conforto!
"Melhores Poemas de Patativa do Assaré" foi um paradidático passado pela escola que ultrapassou todas as expectativas nas quais eu tinha sobre ele.
Embora não seja acostumada a ler poemas, os textos presentes nessa coletânea são muito rápidos, e fáceis de ler. apresentam identidades nordestinas dentro de vários eu líricos e contextos, além de uma diversidade enorme de assuntos (surpreendente, visto que são textos consideravelmente antigos).
A seguinte leitura valeu muito a pena, e recomendaria a qualquer um que buscasse conhecer mais de alguma literatura que não está acostumado, seja por seus temas, autor nacional, ou estilo textual.