@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Carla 17/04/2013

@mor
Terminei @mor e Emmi e Leo .... A proposta do livro de ser somente troca de e-mails eh boa, entretanto achei que ficou cansativo ... Alguém já leu ....
*Rô Bernas 17/04/2013minha estante
Pois é Carla, quando vi que a proposta era essa me animei pois achei que seria super interessante, mas... :/ rsss

Rogênia 04/04/2013

O engraçado é que quando me deparei com esse livro não dei muito valor pra ele não... Achei que leitura seria muito chata visto que ele é todo troca de e-mails, porém eu me surpreendi. O autor trabalhou muito bem com esse livro, com a história em si. Adorei o livro e recomendo muito essa leitura... O final eu fiquei meio triste, mais foi a deixa para a continuação. O segundo livro é ainda melhor...
*Rô Bernas 17/04/2013minha estante
Rogênia, comigo aconteceu o contrário...dei maior valor justamente por ser troca de e-mails, o que achei que deixaria o livro muito interessante, mas me decepcionei e talvez por isso tenha amado o final kkkkkk

Anne Gotti 02/04/2013

@mor de Daniel Glattaur
Posso dizer que adorei esse livro, nunca pensei que um autor poderia contar uma estória tão boa usando apenas a troca de e-mails.A estrutura do modo de contar a estória é perfeita, você vai se surpreender se apostar em ler esse livro.
Não gosto muito de contar a estória do livro, prefiro passar a emoção que tive quando li o livro. Boa leitura á todos.

Anne Gotti

Ícaro 24/03/2013

@mor - Daniel Glattauer
“O fato de não haver contato físico não significa que do outro lado não exista uma pessoa que interage, sente e se emociona. Os amores virtuais não devem ser entendidos como incompletos. São apenas diferentes.” – Regina Navarro Lins

Achei interessante começar a resenha com essa citação da sexóloga Regina Navarro Lins que é uma grande estudiosa das relações amorosas e defende as novas tendências comportamentais nessa área. “@mor” trata exatamente disso, duas pessoas que se apaixonam através da internet, através exclusivamente das palavras.

Sendo o primeiro livro de Daniel Glauttauer publicado aqui no Brasil, “@mor” surpreende em ser um livro com uma narrativa completamente diferente. A história é apresentada unicamente através de e-mails trocados, assim os personagens soam mais “reais”. O autor de 52 anos,conseguiu extrair quase tudo o assunto permitia. Entregando uma conversa que gostando ou não te prende até o fim.

Durante a história tive oscilações de sentimentos. Por um lado achei a atração rápida demais, por outro já achava que os dois eram feitos um para outro. Por um lado eu achava que uma mulher casada não devia fazer aquilo, mas por outro entendia que o casamento não é sinônimo de estabilidade. Por um lado eu ficava puto quando os encontros não davam certos, mas por outro eu também sabia que mudaria tudo.

Enfim, diferente da maioria das pessoas eu gostei do final e até terminaria por ai se fosse o autor. Nas últimas linhas vemos o poder das escolhas e suas conseqüências. Como na vida real.

É um livro mediano, mas se encaixa bem ao momento que vivemos hoje. Vale pela curiosidade.

Marina 23/03/2013

frustrante
Esse livro foi maravilhoso, mais o final foi o mais frustrante de minha vida, passei um dia reclamando!
Chrys 18/04/2013minha estante
Estou me sentindo exatamente assim!!!!!!!!

Jobita 23/02/2013

Surpreendentemente frustrante ou frustrantemente surpreendente?
Comecei ontem e terminei hoje pela manhã. Menos de 24 horas entre ver a sinopse e concluir a leitura.
Surpreendennte porque pensei que fosse um lance mais juvenil, menos profundo. Frustrante porque, apensar de profundo e interessante, é uma coisa que não corre. é um texto amarrado, pragmático demais pro meu gosto e se torna um tanto previsível.
De um ponto de vista literario, é quase arrojado; de um ponto de vista da trama, é quase cansativo. Você fica basicamente se perguntando o que acontece na vida real, enquanto eles se escrevem. No fundo, você não sabe o que é verdade, o que é mentira. Enfim, podia ter sido pior, mas poderia ser muito melhor. Reza a lenda que tem continuação, mas não sei se eu bancaria mais sei lá quantas páginas da mesma pasmaceira.
Mas como entretenimento, compensa muitíssimo.

Gléh Alves' 21/02/2013

Empolgate e divertido...
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade.
A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

Brunna Erida 20/02/2013

Um dos romances mais inteligentes que já li, ele te prende, te encanta e te surpreende. A cada email, cada conversa, cada piada, cada sarcasmo, tudo muito bem elaborado. Faz com que nós, leitores, nos sintamos na parte da conversa. O livro é viciante, a cada página você quer ler mais e o final ainda fica com aquele desejo de uma continuação. Muito bom, recomendo!

Ju 14/02/2013

@mor
Emmi Rothner quer desesperadamente cancelar sua assinatura da revista Like. Mas, devido a um erro ortográfico, encaminha sua solicitação a Leo Leike, que não tem nenhuma ligação com a publicação. Ele, muito espirituosamente, responde ao seu e-mail e, assim, começa uma conversa sem fim, que se estende por todo o livro.

"Pra mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior. Você questiona, insiste, satiriza, você entra em conflito comigo. Eu lhe agradeço tanto por seu humor, seu charme, por sua vivacidade e, sim, até mesmo por suas "vilezas"."

O livro é uma constante troca de e-mails entre duas pessoas que se conheceram por causa de um engano. Nunca tinha lido um livro assim, em que podemos tomar conhecimento apenas do que as personagens escrevem. É uma sensação bem estranha não saber o que ninguém está pensando. O leitor não tem a posição privilegiada que geralmente ocupa - ele não tem como saber mais que as personagens.

Apesar de eu ter demorado a me acostumar, amei a saída encontrada pelo autor. Adoro conhecer narrativas diferentes, e a dele com certeza me surpreendeu.

Eu não fui com a cara da Emmi desde o início. Por que alguém que se diz tão bem casada daria tanta corda para um desconhecido em seus e-mails? O pobre do Leo só descobriu esse fato bastante tempo depois de terem começado a escrever um para o outro.

"Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça. (...) Eu gostaria tanto de beijar você. Tanto faz como você é. Eu me apaixonei por suas palavras.'

Eu adorei @mor até a página 122. Leo, Leo... você realmente me decepcionou nessa página. Não imaginava que você fosse tão mesquinho. Por sua culpa senti pena da Emmi, e não sei se posso lhe perdoar por isso. Porque não acho que ela mereça minha pena, ou minha solidariedade. Eu sei, não é bonito julgar as pessoas. Mas minha antipatia à primeira frase é mais forte que eu nesse momento.

Ri bastante com o livro. Os dois, Leo e Emmi, se provocam o tempo todo, e são donos de frases fantásticas. E-mails normalmente nos deixam mais corajosos, não? Pelo menos comigo é assim. Provavelmente não teria coragem de falar pessoalmente algumas coisas que não tenho nenhum problema em dizer por e-mail. Agora, imaginem enviar e-mails para alguém que você nunca viu e não sabe se algum dia verá? Você pode dizer qualquer coisa.

E eu vou ter que contar o final do livro. Mas não é spoiler gente, acreditem em mim. A última frase do livro é simplesmente essa:

"CONTINUA..."

Eu já sabia, e estou contando apenas porque o fato de saber com antecedência foi a única coisa que me impediu de querer jogar o livro longe... rs... Ainda bem que a continuação não demora pra chegar, porque o jeito que o autor terminou o livro foi um tanto quanto desesperador pra mim.

"A proximidade não é o fim da distância, mas sua superação. A ansiedade não é a falta da completude, mas sim a constante procura por ela e a repetida insistência em obtê-la."

Eu me apaixonei por @mor, e espero que vocês leiam e gostem tanto quanto eu! =)

"Isso é ruim? Isso é traição? O que é traição? Um e-mail? Ou uma voz? Ou um cheiro? Ou um beijo?"

Publicada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-mor.html
Thaís 27/02/2013minha estante
Que interessante este livro, nunca havia visto um igual, Pena que não tenho :/ A historia me deixou muito curiosa. É bem legal quando os autores fogem das ideias do livro tradicional..

Leilane 03/03/2013minha estante
Existe uma série - que é a minha favorita adulta da autora - da Meg Cabot chamada Garoto (O Garoto da Casa ao Lado, Garoto Encontra Garota e Todo o Garoto Tem) que é uma série feitas por troca de e-mails! O primeiro é todo assim, o segundo tem outros tipo de meio de comunicação tb e o terceiro adiciona-se o que a personagem escreve em um diário de viagem. A dinâmica é incrível, hilária e apaixonante. Recomendo muito!
Dito isso, eu já tenho um padrão elevadíssimo, já que a Meg é minha autora favorita, para um livro nesse estilo. Eu até me interessaria por amor, mas não gostei do fato da mulher ser casada, por isso, somando tudo, não me interessei pelo livro, mesmo com a sua resenha excelente. E o pior tem continuação! rs..

Lua 25/03/2013minha estante
A temática dessa narrativa parece ser bem interessante, estou curiosa. Porém, já estou odiando Emmi (talvez não esteja tão bem casada assim) rs. E nada como e-mails para dizer tudo que não temos coragem falar pessoalmente. Quem sabe eu não me apaixono por esse livro tbm. =D

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Muito interessante, eu quero ler :D
Fiquei me imaginando: enviar um e-mail para outra pessoa. Isso pode dar diversas histórias diferentes.

;)

Baah 14/04/2013minha estante
que livro incrivel, gostei demais, achei todo lindinho amei amei

Dani 16/04/2013minha estante
Sou doida pra ler mas não sei se ía gostar, fico sempre bolada com essas histórias de traições, acho mancada =/

Chrys 18/04/2013minha estante
Ai Juh...
Terminei e estou com vontade de tacar ele longe!!!

Dani 18/04/2013minha estante
Eu tenho muita vontade de ler esse livro apesar de odiar o tema traição, acho super complicado e dificil de avaliar =/

Alessandra 10/02/2013

@

Vou ser sincera....odiei este livro!!!!

Amanda 21/03/2013minha estante
To na metade e tbm estou odiando!!

Isa 05/02/2013

Uma relação não esperada
Emmi R. manda um e-mail coletivo de natal a seus clientes, e entre eles (não é seu cliente) Leo Leike.
A partir daí começa uma troca de e-mail incansáveis entre os dois. Falando sobre suas vida (trabalho, relacionamento etc.) .
Emmi é casada e Leo acaba de sair de um relacionamento conturbado. Em todo o livro vemos que Leo está interessado por Emmi, ela já se " encolhe " a respeito disso. Ela fala indiretamente.
Daniel Glattauer fez uma ótima troca de e-mails, a linguagem é legal e o jeito que os dois se expressam é bem boa, dou-lhe os parabéns. Espero muito a continuação.

Lari 04/02/2013

Diferente, é interessante, é surpreendentemente envolvente! Leitura leve, você não percebe o tempo passar! O livro todo é com os e-mails que os personagens trocam, eu adoro isso! Gostei bastante.. só não dou 5 estrelas porque me matou de curiosidade no final.. Já corri pra ler a continuação..

Mila F. @delivroemlivro_ 26/01/2013

Se identificar é só uma questão de começar a leitura!
O enredo criado por Daniel Glattauer é contemporâneo e extremamente excitante! Em um mundo cada vez mais curvado aos recursos virtuais e aos acessos constantes a internet o autor soube muito bem expressar o novo laço formado pela rede e o quanto os sentimento envolvem palavras.
Daniel traz em seu livro um assunto delicado e de certa forma – ainda – considerado tabu. Em @mor temos a história de Emmi Rothner e Leo Leike, que por ironia da tecnologia começam a trocar e-mails.
Emmi envia um e-mail equivocado a Leo Leike que ao respondê-lo passam a trocar mais e mais e-mail. Os e-mails passam a se tornar mais pessoais e ambos veem os e-mails como fuga de suas vidas reais.
"Nós produzimos formas imaginárias virtuais, quadros fantasmagóricos acabados um do outro. Fazemos perguntas cujo encato consiste no fato de não serem respondidas. Pois é, a gente faz disso um esporte: despertar a curiosidade do outro e continuar a atiçar de modo repetido. E ao fazer isso não satisfazemos de jeito nenhum tal curiosidade. Tentamos ler nas entrelinhas, entre as palavras, e logo tentaremos também entre as letras." (p.19)
Ademais os e-mails servem como desabafos: Leo acabou de sair de um relacionamento conturbado e Emmi aparentemente tem um casamento perfeito e feliz. Contudo, durante as trocas de e-mails os leitores podem se questionar o que leva uma mulher feliz em seu casamento manter contato com um completo desconhecido.
E-mails chegam e vão e o sentimento entre os dois crescem, a vontade de se conhecerem começa a transpirar por cada um de seus poros, não obstante, o receio de não corresponderem as expectativas um do outro também se elevam.
"Não se pode repetir os velhos tempos. Como o nome já diz, esses tempos são velhos. Novos tempos não podem nunca ser como os velhos tempos. Quando se tenta, eles parecem tão somente antigos e gastos, como aqueles pelos quais se suspira. Não se deve nunca lamentar o tempo que passou. Quem lamenta pelo tempo que passou está velho e de luto." (p.147)
@mor tem uma linguagem fácil e fluída, moderna e contemporânea. O livro é muito fácil de ser lido, pois se trata tão somente de correspondências virtuais e facilita toda a leitura. Confesso que ao ler a correspondência me sentia invadindo a privacidade alheia, apesar de não ser real, mas é impossível não se identificar com algumas das correspondências. Creio que, em algum momento, quem convive com e-mails e redes sociais já deve ter passado por algo parecido com o que Emmi e Leo passaram.
"Acredite em mim, foi o uísque! O uísque e eu. Eu e o que está dentro de mim. O uísque e o que ele tirou lá de dentro." (p.159)
O livro é em uma palavra: Fantástico! Tem ironia, humor e sedução. O que me deixou imensamente tensa foi o final, no ápice da história o livro termina. Jogo de mestre do autor Daniel Glattauer que dará continuidade a história em um próximo volume. Sacanagem isso: estou completamente pirando pela continuação. Indicado para quem vive ou já viveu amores virtuais. Se identificar é só uma questão de começar a leitura!

Camila Márcia