Lockdown

Lockdown Alexander Gordon Smith

Resenhas - Encarcerados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Elizandra 24/01/2017

Sob o céu está o inferno. Sob o inferno, a Penitenciaria de Furnace.
Primeiro livro da série. História diferente com tema pouco comum. O que mais gostei neste livro foi o suspense por traz da prisão; dá até uma inquietação para sabermos o que ela realmente é.

Artur 05/12/2016

#ForçaDonovan
“Encarcerados” é aquele tipo de livro que já te fisga por conta da capa. Esse mascarado bizarro, com essas seringas bizarras, com esse fundo negro bizarro, me alertou com força sobre uma possível história sombria. Descobri o livro através da Pam Gonçalves, eterna Garota It, há uns três anos, e de cara já sabia que iria gostar, não só por causa da empolgação dela com esse romance, mas porque o enredo parecia realmente bom.
A história gira em torno de Alex, um garoto que logo cedo entrou para o mundo do crime. Mundo esse que, basicamente, se resumia em furtar casas.
Certo dia, quando o jovem Alex resolve invadir uma casa na calada da noite, junto com seu amigo Toby, os dois acabam sendo surpreendidos por pessoas estranhamente peculiares. Homens com olhos prateados vestidos com ternos pretos, e uma pequena criatura mascarada encurralam os garotos e acabam por matar Toby. Alex foge, mas não faz ideia de que será injustamente responsabilizado por esse crime.
Por causa de um evento que não foi muito explorado nesse volume, o Verão do Massacre, foi criada uma prisão monstruosa, conhecida com Furnace. A dita cuja detém seus prisioneiros nas entranhas da terra, quilômetros e quilômetros abaixo da superfície.
Após ser julgado, Alex é enviado para Furnace. Lá acaba por conhecer Donovan, seu companheiro de cela. E se aproxima de Zê, um garoto que conheceu no tribunal, e que foi tão injustiçado quanto Alex. Os três passam por situações desumanas, desde o trabalho pesado que são obrigados a fazer, até às coisas que acabam por testemunhar, como ver um dos “amigos” virar uma espécie de monstro e matar o próprio companheiro de cela, mesmo que este não fosse flor que se cheirasse.
E então Alex e Donovan, já cansados da tortura que é viver em Furnace, bolam um plano tão louco quanto genial para fugir da prisão. E se você achou que alguém nunca conseguiria escapar de uma prisão usando luvas, você se enganou.
O livro termina em um misto de emoção e surpresa, e com uma promessa que PRECISA ser cumprida no livro dois. #ForçaDonovan
A história, em si, é muito boa. O autor conseguiu apresentar problemas e ir destrinchando cada um de forma organizada e viciante. Mas algumas questões me surgiram, e espero que sejam respondidas ao longo da série. Como, por exemplo, para onde são enviadas as GAROTAS criminosas; como realmente aconteceu o Verão do Massacre; qual o real intuito de Furnace; como ninguém sabe o que acontece ali se é um mundo moderno, em que há câmeras, televisão e outros meios que poderiam facilmente denunciar as atrocidades da prisão; como conseguiram explodir a Sala Dois sem causar desmoronamentos etc.
Também pude perceber que a tradução não ficou legal, e com certeza não houve nenhum tipo de revisão. A palavra “ginásio”, por exemplo, é bem recorrente na história. Em nosso país, pelo menos até onde sei, ginásio é aquela “quadra” poliesportiva que temos nas escolas, clubes etc. E academia, é aquele lugar em que fazemos exercícios, malhamos, trabalhamos os músculos. O “ginásio” que há no livro é uma academia, e só fui entender isso quase terminando o livro. É como se tivessem traduzido a palavra “gym” em seu sentido literal. Como se tivessem traduzido a obra no Google Translator. Alguns podem achar besteira, mas isso me incomodou um pouco. Espero que a editora corrija esse e outros erros numa futura edição.
Enfim. Recomendadíssimo.
#VemSolitária

Liky 30/08/2016

Uma experiência sufocante
O autor consegue te fazer mergulhar de cabeça na história e tremer de medo junto com todos os envolvidos, tão realístico em uma ficção. Te deixa tenso ao abrir a primeira página até chegar a última. Consegue te fazer gargalhar de rir em vários momentos e se envolver com cada personagem. Melhor aventura para quem ama fantasia, emoção e coisas sombrias.

Lucas.Costa 29/08/2016

Prison Break?
Como é bom terminar um livro e ficar triste por isso! Cada capítulo era devorado e por vezes me pegava pensando: só mais um... E lia mais 5. Excelente livro

ENREDO

Como uma boa história de prisão e fuga os bons elementos estão presentes! A prisão, até então intransponível, uma mente pensante e a mão de obra pesada.
Existem soluções de roteiro bem fáceis e convenientes, mas nada que atrapalhe a experiência!
Vi que a história tem mais umas 2 ou 3 sequências, não vejo enredo para tanto, mas vale a pena a leitura do segundo

PERSONAGENS

Aquela velha amizade forcadinha e mal construída! Melhores amigos surgem em questão de linhas! Nada que incomode tbm!
Os elementos tem personalidades bem definidas e são bem coerentes com o enredo da história.
A parte vilanesca tbm é bem construída e deixa um ar de mistério com os ternos pretos e, principalmente, o diretor!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nem sempre um cliche é ruim, a premissa é a mesma de todo filme/livro de fuga, a execução é o que faz a diferença. Furnace é interessante, os guardas são interessantes, o diretor é interessante, talvez, os menos interessantes sejam os fugitivos...

Recomendado!

Ronaldo 09/04/2016

O autor tem um eficiente senso de ritmo. Em todo capítulo acontece algo importante. Há sempre obstáculos atrapalhando o caminho de nossos heróis. Ele brinca demais com as nossas expectativas, criando reviravoltas a todo instante e sempre mantendo o leitor na palma de sua mão, envolvido nos dilemas que não param de surgir. Há sempre uma decisão a ser tomada que ameaça colocar uns contra os outros, evidenciando um jogo psicológico muito bem arquitetado. Alex é um personagem fascinante, aquele cara que chega para subverter a ordem e lançar um raio de esperança a um local onde só havia conformismo. Cheguei ao final emocionalmente exausto, sentindo-me próximo daqueles bravos adolescentes. Há muito tempo não lia algo tão empolgante.

Resenha completa no blog:

Elisangela 09/04/2016minha estante
Depois dessa sua resenha já quero ler esse livro.

Laura Marques 27/02/2016

Quero mais
Alexander Gordon conseguiu me fazer enxergar Furnance quase nitidamente em minha mente. Ainda consigo pensar naquelas celas e escadarias como se as tivesse visto pessoalmente.
Uma narração simples mas psicologicamente perturbadora o suficiente para me fazer desejar a saga toda.

gabriel 04/02/2016

Esse é o primeiro volume da serie Fuga de Furnace. Como já deu para perceber pelo nome, a historia irá passar na prisão Furnace, mas essa não e como as prisões que vocês estão acostumados, ela foi construida em baixo da Terra, e tendo apenas uma saída, que é por onde você entra, que por sinal, é cercada por muros enormes, resumindo, não existe formar de fugir de lá.

O livro é narrado em primeira pessoa por Alex Swair, um garoto de 16 anos, que foi incriminado pela morte de seu melhor amigo, e sabe por quem? Por um dos guardas da Furnace. Assim como Alex, outros garotos também estavam sendo incriminados e enviados para Furnance, e o motivo ainda permanece desconhecido, ou pelo menos até o final do livro.

Alex, vai estar determinado a fugir dessa prisão, mas para isso ele vai precisar de ajuda. Na prisão, ele vai fazer amizade com dois garotos:

Donovan, o seu companheiro de cela, já está lá há 5 anos. Ele é forte e, é respeitado por todos, mas isso não quer dizer que ele esteja de bem com os guardas, mas vai ajudar Alex, a se adaptar a sua nova vida.

Zé, assim como Alex, foi incriminado e enviado para lá. Não demorou muito e os dois se tornaram melhores amigos. Ele é um garoto esperto e com um incrível sendo de humor, e principalmente você pode contar com ele para qualquer coisa.

Sobre as acomodações e a vida dos garotos em Furnance.

Todos moram em uma cela pequena, com um colega de quarto. As celas sempre se fecham a noite, e abrem de manha na hora deles irem trabalhar. Os garotos são divididos todas as manhas para fazerem diferentes tarefas: Cozinhas, Escavar, Limpar banheiros e Lavar roupas. E eles comem três vezes ao dia, um tipo de lavagem - feita com restos de comida, muitas vezes podres.
Além da comida, tudo parece normal, não é?

Não, no meio da noite os guardas sempre pegam alguns garotos da suas celas, e - as vezes - alguns dias depois eles retornam a noite, mas de um jeito diferente, parecendo um animal sem consciência, e só para matar o seu companheiro de cela, e depois ninguém mais os vê.

Acabei que nem mencionei como são os guardas, bom vamos lá.

Eles são conhecidos como Ternos Pretos, o motivo é óbvio, mas eles também são super velozes e fortes, como se não fossem humanos. Além deles, ainda tem outros que usam um capacete, tipo de mergulhador - esse da capa -, que são os mais estranhos, sempre parecem que estão aponto de terem um ataque, mas eles não cuidam da segurança, e apenas vemos eles na hora que buscam algum garoto no meio da noite.

A prisão é essa, os guardas são esses, e temos ainda um diretor muito sinistro, mas que só aparece duas vezes. Agora nos resta saber se Alex, será capaz de bolar um plano, e se ele vai conseguir fugir de lá com o Zé e o Donovam - espero que sim.

"Esse definitivamente já é um dos meus livros favoritos, e não vejo a hora de ler os outros livros - que já estão comigo -, para saber como Alex irá conseguir fugir de Furnance, isso é claro, se ele conseguir."

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/2016/01/resenha-encarcerados-fuga-de-furnace-1.html
Lu 04/02/2016minha estante
Muito boa a sua resenha, fiquei super curiosa sobre esse livro, parece ser muito bom!

gabriel 04/02/2016minha estante
O livro é eletrizante, quando vc começa a ler, não consegue parar, bom, pelo menos até o vol 3, já que os outros ainda irão ser lançados esse ano.

gabriel 04/02/2016minha estante
Ps: recomendo a leitura, se curte o gênero terror =D

Patricia 04/02/2016minha estante
Gostei bastante desse primeiro livro, apesar de algumas partes me deixarem com raiva kkkk mas é muito bom mesmo, mas quando li o segundo me decepcionei, terminei ele mas não continuei a leitura do terceiro. Não querendo te decepcionar antes de ler o próximo kkkkk mas não achei a continuação tão boa. Depois que ler fala o que achou!

Patricia 04/02/2016minha estante
Gostei bastante desse primeiro livro, apesar de algumas partes me deixarem com raiva kkkk mas é muito bom mesmo, mas quando li o segundo me decepcionei, terminei ele mas não continuei a leitura do terceiro, achei muita enrolação, sei lá.. Quem sabe um dia eu continue, quando sair todos os livros.

gabriel 04/08/2017minha estante
Oi, Patricia.
Já li todos... Eu achei que a historia continuou boa, mas no ultimo volume sim, desandou de vez. Tem um final, ok? Mas não o que o leitor estava esperando - pelo menos eu não estava.

Leitora eclética 31/01/2016

Janeiro- Para vários desafios
Escolhi esse livro para o mês de janeiro de 2016, porque ele encaixa na categoria terror com monstros, da maratona literária do terror 2016, no gênero suspense, do desafio literário de 2016, e no tema assustador, do desafio I Dare You.
Começei a ler o livro pela capa, amo estas coisas sobrenaturais, achei que a capa tem tudo haver com a história. No decorrer do livro o escritor dar várias pistas do que vai acontecer com os personagens antes do fato ocorrer. Tem algumas partes que achei incrível, mas não é tão assustador, achei que fosse mais apavorante.
O livro me deixou muito curiosa. Ele te faz querer saber se ele consegue a tão sonhada fuga.
Gostei muito do exemplar, mas para saber o que aconteceu tenho que ler a sequência. Descobri que ele é uma série, composta por 5 livros, vou demorar um pouco para saber.

castroeliel 30/01/2016

Ótimo
Encontrei essa série enquanto buscava um thriller mas não cheguei a me decepcionar, não muito diferente, Encarcerados é um ótimo suspense com pitadas de terror emocional.

Muito bem escrito e com a narração em primeira pessoa(o que me agrada demais) eu não consegui largar a história até chegar ao fim, e ao chegar ao fim percebo q preciso da continuação da história pra ontem!

lmaldonnado 11/01/2016

Arrependimento de não ter lido antes! | Se você está esperando um romance não leia
O livro é um misto de "realidade" com ficção,
você tem a sensação de claustrofobia, acho que é essa a palavra que descreve o livro.
Senti pena e angústia pelos personagens... Não vejo o livro como terror, mas sim como um bom suspense. Recomendo.

Rayssa Oliveira 06/01/2016

INCRÍVEL, do início ao fim.
O que tenho a dizer é que esse livro, é intenso. Um circo de horrores que você não consegue imaginar e nem pensar a respeito de como pode realmente haver uma progressão para a toda a trama. No entanto, o autor te dá. De uma forma incrivelmente genial. Te deixa tenso e curioso do início ao fim. Agora que cheguei ao fim, imagino como serão os próximos exemplares. Não preciso nem falar que irei lê-los o mais breve possível.

Só um conselho, se está em dúvida em ler, não hesite, LEIA!

Delírios e Livros 07/12/2015

Alex é um menino que entrou no mundo do crime muito cedo. No início tudo se resumia a roubar o dinheiro dos colegas na escola. Mas após um tempo isso não era mais o suficiente e ele e seu amigo Toby começaram a roubar casas. Sua vida criminosa ia relativamente bem até uma fatídica noite. Toby e Alex invadem uma casa que a princípio tinha tudo para ser perfeita. Não tinha ninguém e estava cheia de aparelhos eletrônicos, ao que tudo indicava, eles tinha tirado a sorte grande.

Só muito mais tarde compreendi como a escola pode ser parecida com uma prisão.(…)
Bem no fundo, sabia que caminhava para uma queda, da qual jamais conseguiria me levantar.

Porém tudo muda completamente quando a casa não está tão vazia quanto aparentava, do nada surgem uns caras de terno preto, de todos os cantos. Eles se vêem rapidamente cercados sem chances de fuga. Pensando serem policiais, Alex imagina que a pior coisa que poderia acontecer seria eles serem presos. Ele não poderia estar mais enganado.

Mas aquele choque não foi nada, comparado ao medo que senti quando me virei. (…)
Abalou tudo o que eu tinha para permanecer em pé.

Acaba que esses misteriosos homens de preto assassinam seu melhor amigo e ele acaba levando a culpa. Ninguém acredita na história dele, pois é bizarra demais para ser real, e ele acaba sendo condenado por esse crime. A pena? Prisão perpétua na penitenciária de Furnace.

Não os culpei por rirem de mim. Jamais teria acreditado na minha história se eu mesmo não tivesse vivido aquele pesadelo (..)
– Alex Sawyer, eu o sentencio à prisão perpétua na Penitenciária de Furnace, sem direito a condicional. Vai ser levado daqui esta tarde e encarcerado pelo resto de seus dias.

E o que parece ruim é ainda pior por causa da penitenciária em si. Furnace foi construída especificamente para os menos infratores, após uma onda de assassinatos cometidos por gangues de menores. A sociedade não tem mais pena dessas crianças e adolescentes. A opinião pública é unânime, eles querem esses marginais presos para sempre, longe da vista deles. E é para isso que serve a Furnace. Uma penitenciária que fica abaixo da terra, de onde ninguém jamais escapou e jamais saiu vivo.

– Não faça amigos, não estabeleçam conexões. Eles perceberão e isso provocará a morte de ambos. Não cometam o erro de trazer o coração aqui para baixo; não há lugar para ele em Furnace.

Isso já é bastante desesperador para um garoto condenado injustamente, e aparentemente ele não foi o único, mas quando você pensa que não pode ficar pior…
Ao chegar em Furnace, Alex começa a perceber que o inferno é um lugar bem simpático em comparação. Além daquele ambiente presente em todos os presídios (gangues, brigas, etc), Furnace tem algo a mais. Algo pior. Desde seus guardas que parecem não serem humanos ao diretor que parece o mal encarnado. Furnace tem cães de guarda que parecem bestas saídas de um filme de terror e criaturas desconhecidas, os Ofegantes, que arrastam alguns detentos durante a noite e os mesmos nunca mais são vistos, tendo um destino pior do que a morte.

O ódio – o ódio real, assassino – era uma emoção que nunca havia realmente experimentado antes, e não tinha certeza se isso me excitava ou me aterrorizava.

E é nesse lugar simpático que Alex terá de passar o resto de sua vida, o que se depender de Furnace, não será tão longa assim. Para alguém que não tem mais nada a perder, fugir da cadeia parece ser a única solução. Mas como ele poderá fazer isso? Ele está quilômetros dentro da Terra, para onde ele poderia fugir? Como poderia passar pelos guardas e por seus cães? Será que existe alguma esperança nesse inferno?

Eram como lagos escuros embutidos na cabeça, vórtices que pareciam me sugar. Era como olhar para um abismo. Achei que fosse ver planetas naqueles olhos, galáxias repletas de estrelas. mas vi loucura e caos, vi a eternidade. Vi minha própria morte.

Encarcerados é um livro eletrizante, feito para ser devorado sem restrições. Você pode até tentar ler ele devagar, mas duvido que você consiga. A cada vez que se termina um capítulo você já está desesperado para saber o que acontece. E conforme você vai se aproximando do fim você já começa a ter mini ataques cardíacos, tamanha a tensão. Essa séria sem dúvidas tem tudo para ser inesquecível. O me faz perguntar: cade o filme desse livro meu Deus?!?!?! Obviamente já fiz a minha pesquisa no google e descobri que o projeto já está em desenvolvimento! No IMDB está datado como 2015, mas não creio que seja esse ano, já que ainda não existe muitas informações sobre o mesmo. Só sei de uma coisa, já virei fã do autor e vou simplesmente ler tudo que ele lançar! Desnecessário dizer que esse livro foi favoritado, né?
A série tem 5 livros, sendo que os 3 primeiros já foram lançados no Brasil, e você agradecerá por isso quando terminar de ler o livro. Eu vou iniciar o segundo agora e já vou começar a perguntar a Benvirá quando os outros 2 livros serão lançados, só na pressão!
Não tenho dúvidas que vocês amarão essa série, boa leitura!

Abri os olhos, e a prisão ainda estava ali. A Penitenciária de Furnace. O lugar aonde enviavam você para esquecer de si mesmo, para puni-lo por seus crimes, mesmo que não os tivesse cometido. Só uma entrada e nenhuma saída. Sim, este era o meu lar agora, e o seria até que eu morresse.

Resenha de Patrícia Paiva

site: www.delirioselivros.com.br

Patricia 17/10/2015

Não tenho dúvidas que vocês amarão essa série, boa leitura!

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Dúnia 04/07/2015

Tensão e claustrofobia
Sobre:
Após conflitos sangrentos o governo decreta uma lei condenando os jovens que cometeram delitos à prisão de Furnace. Construída com esse propósito, Furnace tornou-se sinônimo de tortura, desespero e escuridão.
O leitor sente através da narrativa de Alex (o principal), a tensão e claustrofobia que dominam a prisão. Trancados, os meninos são expostos ao medo físico e psicológico, criando um ambiente hostil entre eles e esmagando seus devaneios com a liberdade.

Pontos importantes:
-- Jurava que se tratava de uma trilogia, mas não. São 5 livros mas só 3 foram lançados no Brasil.
-- Personagens: é difícil não se apegar aos Alex, Zê e Donovan, principalmente pela amizade verdadeira que floresce entre eles. Ao restante, basta poucas palavras do autor para construir personagens peculiares.
-- Não há personagens femininas na história. Considero um ponto positivo pela coragem do autor optar por esse caminho, deixando bem claro qual é o foco da história.
-- Final: climax + cliffhanger

Resenha completa no blog!

site: http://goo.gl/VT3j2R

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6