The Beatles

The Beatles Bob Spitz

Resenhas - The Beatles

Luis 31/12/2009

Para suplantar a Anthology.
Esqueçam a Anthology. A verdadeira história dos Fab Four está aqui, nessas mais de 900 páginas escritas por Bob Spitz, o quarteto ressurge em toda a sua glória e genialidade, sem deixar de lado as passagens menos nobres associadas ao fim da banda. Não chega a ser um livro para aqueles que estão iniciando no mundo Beatle. É mais uma obra para os fâs que há muito esperavam uma biografia definitiva em português. Essa certamente é o mais próximo disso.

Lodir 17/08/2009

Para entender os Beatles!
Como fã da banda, eu precisava ler um livro que me deixasse entender por que os Beatles são esse fenômeno cultural. E esse livro consegue. Uma camalhaço, mas você termina sem perceber. O autor faz um excelênte trabalho, que levou anos, com entrevistas com várias pessoas que fizeram parte da vida dos Beatles. Ele escreve muito bem e faz você viajar para a Leverpool dos anos 50, quando eles começaram. Começa contando sobre a família de cada Beatles, depois suas infâncias e passando por cada momento importante da história da banda, terminando no seu triste fim. Mais do que um livro para fãs, um livro para entender o fenômeno chamado Beatles, que até hoje consegue fás e deixa seu legado, sendo a maior banda da história.

Carol 16/02/2009

Biografia completa e cativante
Um livro excelente,pois conta a história dos Beatles desde antes da infância de cada integrante.Mostra como eram seus pais e parentes,permitindo que com isso,notemos como cada um desenvolveu sua personalidade.

Juntamente com os crescer dos meninos no livro,vamos aprendendo a compartilhar de seus sonhos,da vontade se "ser grande".Chegada a fase mais assustadora da beatlemania,ficamos juntamente aliviados por eles terem parado de fazer shows.Acompanhamos o uso de drogas,os (enormes)problemas familiares,o crescimento musical,as brigas que levaram ao fim da banda.Depois desta obra,os Beatles parecem ser os heróis mais humanos de todos :)
Klô. 16/02/2009minha estante
Um dia eu termino de ler isso.

The Beatles!

Karyn 18/07/2021

The Beatles - A Biografia
Leitura intensa e detalhada sobre a trajetória dos Beatles. Do início dos sonhos de cada um em se tornar músico, até o momento em que oficialmente o mundo ficou sabendo do termino da banda. Me fez enxergar melhor eles como seres humanos, como todos nós. Foram geniais no que fizeram e seu legado na história da música será eterno. Suas falhas e o fato de terem começado muito novos, foi o que os levou por esse caminho. Não foram perfeitos, afinal ninguém é. Mas passaram sua paixão pela música ao mundo. Não cabe a mim culpar ninguém pelas desavenças que ocorreram, mas sim agradecer pelas lindas músicas que até hoje aquecem meu coração. Espero que no final de tudo, eles tenham amado The Beatles assim como todos nós fãs amamos. ?

Luiz Pereira Júnior 13/11/2021

Um livro de peso (em todos os sentidos)
Já falei em outras resenhas como é difícil julgar (analisar, criticar ou qualquer outra palavra que você queira) uma biografia, pois como teríamos contado a história de alguém (ou de alguéns, no presente caso) de uma forma diferente e, o mais importante, seríamos realmente capazes de contar melhor essa mesma história?
Dito isso, eu já imaginava que encontraria um excelente relato da trajetória dos Beatles. Um volume único, enciclopédico, que traz muitos dos fatos (não todos, pois isso é impossível) que formaram o maior grupo de todos os tempos. Entretanto, também é necessário salientar que nem todos os Beatles foram retratados da mesma forma.
Lennon e McCartney são os personagens principais (mas será que alguém realmente duvidaria disso?) e suas vidas são contadas muitas vezes com detalhes que estariam muito bem representados nas biografias específicas de cada um deles (e talvez estejam mesmo nessas biografias, que ainda não foram lidas por mim). George Harrison também está presente em muitas páginas e em muitas das peripécias narradas no livro, mas Ringo Starr parece ser pouco mais que um coadjuvante do grupo. Para Ringo, parece que sobraram apenas algumas páginas para contar sua infância, sua adolescência, sua aquiescência (e até mesmo submissão) aos ditames dos compositores principais do grupo.
E outro elogio que posso fazer ao livro é justamente o fato de ser um relato honesto, vívido, fugindo do maniqueísmo de fãs ou odiadores (desculpe-me não usar a palavra em inglês. Não gosto de usar palavras em outros idiomas e um de meus amores é meu idioma – acho ridículas certas resenhas que o misturam com a Língua Inglesa e usam as mesmas palavras somente para dar um suposto realce ao que querem dizer. “Hello, meus lovers. Ai, gente, eu tô surtando com o incrível novo lançamento da nossa rainha!” – isso me soa tão falso... tão pagamento-de-editora-para-promover-livro... tão influenciadora-paga-que-eu-nunca-sei-o-que-realmente-sente...)
Lennon com sua amoralidade, McCartney com seu orgulho, George com sua instabilidade (mas ninguém é páreo para Lennon nesse aspecto) e Ringo com sua passividade – os fabulosos são retratados em seus ângulos de sombra, em seus aspectos obscuros – eis a desconstrução de heróis, de mitos, de semideuses. Geniais, sim, mas humanos em primeiro lugar.
E nisso vai outro mérito do livro: ao contar a biografia (mais ou menos detalhada) de cada beatle e a formação do grupo, o livro se torna um calhamaço de quase novecentas páginas (excetuando-se os índices e a bibliografia) e que pode levar o leitor a desanimar ao olhá-lo na prateleira. E é justamente o inverso, pois um dos melhores aspectos do livro é que ele pode ser lido como um romance (aventuras, traições, amores, vilões, mudanças bruscas de situação, personagens variados, ambientes contrastantes – enfim, emoção a cada página), como se tudo aquilo fosse inventado e não algo que realmente aconteceu...
E mais uma: muitas vezes procurei nos meus cds e também em sites certas canções citadas pelo autor e me fez muito bem saber mais sobre uma música e como ela foi criada para, logo em seguida, procurar no Youtube para ouvi-la... Resumindo: se lemos um livro que nos leva a descobrir músicas que nos fazem sorrir e/ou refletir, que nos faz descobrir as vidas de quatro dos mais importantes músicos de todos os tempos, que nos faz ver que esses mesmos músicos foram pessoas com os mesmos defeitos (e até piores) que temos, que nos mostra em detalhes o retrato de uma época (ou de várias épocas, para ser mais exato), então, esse livro vale muito a leitura... E vale mesmo!

lizziedias 04/09/2009

Muito bom! Toda a trajetória dos Beatles sem sensacionalismo, muito agradável de ler. Compensa o tempo gasto para ler as 900 páginas.

Felipe B. Cruz 12/09/2010

Definitivo
A biografia definitiva dos Beatles. Para fãs e amantes de música, a obra apresenta tudo sobre a maior banda de rock de todos os tempos. Indispensável para entender toda a magnitude do grupo. O melhor livro sobre os Beatles.

luci 15/06/2012

uma histórias das muitas histórias.
Há muitas maneiras de se escrever uma história. Deixando de lado os já proclamados erros factuais, listados em qualquer site por aí, a construção do texto de Spitz tem uma fórmula óbvia.
Após tantas décadas desde o final da banda, era de se esperar que algúem, por fim, conseguisse contar a história dos quatro caras de Liverpool que, com suas individuais histórias de vida, acabaram por formar, reinventar e terminar a maior banda da história da música até os dias de hoje. Bom, isso continua a ser esperado, porque não é ao que se dedica o livro de Spitz. Bom vendedor de seu material, o autor conta a história a partir do mito, lançando o recurso da leve distorção dos fatos e da construção narrativa parcial para incrementar uma história que, honestamente, não precisa disso. Desde o início, sua história caminha para a contrução do ponto de vista que carrega, e que não deixa muito espaço para a interpretação dos leitores. Desde o começo, Spitz escolhe as palavras e constrói seus parágrafos de modo a apontar para o culpado da separação da banda - notadamente John Lennon, cego pela influência de Yoko.
Apesar de não enxergar a história dos Beatles desta maneira, entendo que outros fãs a entendam desta forma. Eu sou fã dos Beatles, e, especialmente de John. O problema aqui é o esforço quase caricatural do autor em provar seu objetivo desde o começo, tornando-se quase insultante do meio para o final do livro. Em certas horas, não pude evitar achar graça da insistência dele em construir - de novo - mito de Yoko Ono, como destruidora dos Beatles. Se Paul e George brigam, a culpa é de Yoko. Se Eastman e Klein chegam às vias de fato, demonstrando a desarmonia e agressividade que já existia entre os 4 beatles havia muito, a culpa, novamente, é de Yoko. Spitz se esforça tanto em contar a história que todos querem ler, que às vezes parece até um pouco ridículo. Sem mencionar a confusão de citações que ele justapõe, de qualquer forma. Acompanhando as citações e as referências, a história que ele quer contar se torna mais clara.

No meu ponto de vista, qualquer iniciativa que se proponha a mergulhar nesse terreno perigoso que é a história dos Beatles - O Mito merece crédito. O esforço, a dedicação são incríveis. Mas, passadas tantas décadas, acho que os fãs de música merecem alguma coisa que fuja do clichê e da displicência. Seria bom a recordação de que os Beatles foram 4 jovens e não apenas 2 egomaníacos desde o começo. Onde está o Ringo neste livro? A única parte essencialmente dedicada a ele é o resumo da história de sua vida até entrar na banda. Depois, ele é apagado completamente, sendo usado apenas para corroborar fatos e opiniões sobre a vida dos outros.
No fim, fiquei com a impressão de que The Beatles - A biografia podia ter sido escrito por uma daquelas meninas de 13 anos que acompanharam a banda de perto, arrasada porque eles tinham se casado, ou se divorciado, ou tomado ácido. Muitos preconceitos tingem as páginas, dando um tom irritantemente conhecido à história.
Seria de bom tom, pra variar, reconhecer que cada biografia é, em si, uma resenha.
NathaliaGarrido 11/11/2015minha estante
Estou na reta final do livro e apesar de concordar com você sobre algumas coisas por exemplo, onde estava Ringo na biografia, eu não senti a base de preconceito, inclusive vi tudo sendo contado com muita naturalidade, uma menina de 13 anos não faria 5 paginas apenas falando das maravilhas do LSD rsrs

renangoulart 08/01/2009

Excelente para se conhecer e compreender o que foi o fenômeno Beatles, que revolucionou a música pop, no mundo todo na década de 60. Me fez gostar mais ainda dos fab four.

Mark Lubker 25/01/2009

Sem duvida a melhor biografia ja feita dos 4 rapazes de liverpool.

mura 02/07/2009

Excelente...um mergulho na vida dos 4 garotos de Liverpool.

Fernando 19/07/2010

Perfeito!
Dez anos de pesquisas geraram um livro detalhista, minimamente relatado como quem conta a vida aos minutos, um a um. Da origem de cada família, a infância pobre e os problemas de cada integrante. Bob Spitz esmiúça de uma maneira quase fisiológica a vida dos quatro Beatles com destreza de um cirurgião.

Egoísmos, infantilidades, egocentrismos, arroubos megalômanos... E criatividade, genialidade, beleza, arte. O livro mistura em suas páginas o que pode ser uma bíblia contando da gênese ao apocalípse a história da maior banda de todos os tempos.

Revela não apenas bastidores, mas sentimentos humanos e vaidades quase mitológicas. Não é um livro fácil. É uma odisséia humana sobre quatro cabeludos com um sonho que se transforma em um pesadelo - ainda que o pesadelo tenha gerado canções que fazem o chão tremer e o céu se abrir.

Leitura obrigatória para quem quer conhecer e entender de uma vez por todas que os deuses são imperfeitos como nós.

rodrigoleme 10/08/2010

Completo, ainda que com alguns erros
A biografia escrita por Bob Spitz é a definitiva do grupo. Por mais que um fato ou outro esteja incorreto, são menores e não tiram o brilho e detalhismo da obra.

O autor usa uma mistura de "história oral", recortando entrevistas e trechos de declarações com uma narrativa linear, não deixando de fora nenhum momento ou causo da banda em sua relativamente curta carreira.

Esta biografia é a chance para o fã, hardcore ou casual, de sair da mesmice das reportagens de revista e TV e conhecer a banda como ela era, com sua genialidade e seus momentos "ídolo com pés de barro" (que não foram poucos).

Enfim, nenhuma das imperfeições fatuais da biografia interefere na diversão que é lê-la. Mesmo o tamanho impressionante (1000 páginas) passa rapidamente.

Ariany.Amorim 07/04/2022

Mil fucking páginas que contam desde o primeiro familiar até o Beatle, os podres e as fases conturbadas.

Daniel 10/07/2013

Biografia muito boa, mas de final decepcionante
Muito bem escrito, esse livro é imprescindível para qualquer fã dos Beatles. Há momentos gloriosos, principalmente quando o livro relata as inúmeras dificuldades nos penosos anos iniciais do conjunto. Contudo, à medida que os anos avançam, notei que o escritor começou a narrar fatos importantíssimos com maior pressa que o habitual, culminando com últimos capítulos decepcionantes, em que um disco clássico como Abbey Road recebeu algumas poucas linhas de comentários sobre tantas músicas marcantes. Igualmente apressado foi o capítulo pós-separação, como se Bob Spitz, já não aguentando mais, quisesse se livrar desse livro de 850 páginas (mais 130 de bibliografia e notas do autor) que lhe consumiu 7 anos de pesquisa. Mas esse porém não tira o mérito dessa que é a melhor biografia do conjunto.
NathaliaGarrido 11/11/2015minha estante
Estou na reta final do livro e também estou com essa sensação. Ele foi extremamente detalhista em contar sobre os avós do John Lennon, mas nessa reta final da banda tão importante pessoalmente e no trabalho deles, ele está passando tudo relativamente rapido.