Manuelzão e Miguilim

Manuelzão e Miguilim João Guimarães Rosa

Resenhas - Manuelzão e Miguilim

iandra.santte 05/07/2022

O livro é dividido em duas partes: a primeira conta a história de Miguilim, sob o seu ponto de vista; é uma estória bem interessante.
A segunda parte é sobre o Manuelzão; sinceramente, achei a história bem maçante devido à longa narração sobre a festa que ele deu para a inauguração da capela feita na fazenda.

Miguilim: ??????
Manuelzão: ????

Diego 07/06/2022

Guimarães Rosa
Sou fã declarado deste autor! Cada vez mais!
?Campo geral?, a primeira novela, trata de Miguilim. Nos mostra uma tocante visão da vida com todas as inocentes emoções de uma criança. É o despertar para a vida. Lindo, poético, emocionante.
?Uma estória de amor? é a segunda novela, cujo personagem principal é Manoelzão, vaqueiro já passando da meia-idade, que promove uma festa de inauguração de uma capela que construiu e vê passar diversos personagens vindos de todo canto do sertão, enquanto reflete sobre sua vida.
Há também um posfácio escrito por Henriqueta Lisboa, muito delicado e interessante tratando sobre a obra de Guimarães Rosa, ficando principalmente o aspecto do infantil nela.
Livro imperdível! Miguilim me emocionou muito!

Fernando Savian 04/06/2022

A vida no Brasil de verdade
Manuelzão e Miguilim é uma obra linda. Guimarães Rosa encanta com seu mineirês, traduzindo as alegrias e tristezas vividas nos fins de mundo desse nosso Brasil.

Campo Geral, que conta a vida de Miguilim, talvez tenha sido a estória mais linda que já li. A vida simples, por vezes triste e por vezes esperançosa do menino Miguilim, é retratada por Guimarães de maneira encantadora. Esse conto, terminei em lágrimas, emocionado.

Uma Estória de Amor nos apresenta Manuelzão, em sua festa para a Santa. Guimarães aqui nos apresenta a um mundo distante, onde cada detalhe é valorizado às vistas de seus personagens.

Um livro que vale a pena ser lido. Difícil de ler, mas que mostra o retrato fiel do Brasil de verdade. Por ora, deixo um trecho, a definição de alegria, para que apreciem:

"Alegre era a gente viver devagarinho, miudinho, não se importando demais com coisa nenhuma."

Aline 15/05/2022

Miguilim >>> Manuelzão
A história de miguilim é muito mais interessante por ser o ponto de vista de uma criança. Os trechos em que foi tratado o luto mexeu muito comigo e a descrição foi muito bem feita tanto na morte de **** quanto no sofrimento de miguilim devido a isso.
Manuelzão tenta ser o oposto da primeira, contando do ponto de vista de um senhor que até então achava estar na juventude e agora pensa que esta na meia idade (o que continua errado, considerando que ele já tem 60 anos), em meio a crises de meia idade temos a festa da inauguração da capela.
3 estrelas para miguilim e 1.5 para manuelzão

a n a 28/04/2022

amo você ditinho
eu não dava nada por esse livro quando comecei a ler e pensava que iria detestar, mas a escrita especial do João foi me ganhando página por página.
quando tem protagonista criança atinge o meu ponto fraco, em Campo Geral não foi diferente. a história do Miguilim é a história de grande parte da população brasileira e isso triplicou minha tristeza enquanto lia. ele (Miguilim) e Dito são personagens que me marcaram permanentemente.
um livro muito necessário, emocionante, cruel (porque é real) e que me fez parar e pensar em muitas coisas da vida.
e com um dos finais mais bonitos que já li.

Raquel_Moret 27/02/2022

Podia? Podia!
Mais um de Guimarães Rosa para a lista...
Sinceramente, um escritor brasileiro que deveria ser mais notoriamente exaltado. Ao lado de C. S. Lewis, Guimarães compartilha o posto de autores favoritos.
Admito, a leitura do autor não é fácil. A escrita é totalmente diferente de qualquer outro livro que eu já tenha lido. Ela é muito… João Guimarães Rosa! Ele tem uma sutileza, uma delicadeza ao compartilhar pequenas lições da vida ao longo dos casos que ele conta. Tal como a gente, que ao longo dos acontecimentos do dia-a-dia vamos tirando lições para a vida. Talvez essa seja a característica que mais me atrai dele.
Lembro-me que a recomendação dessa leitura veio quando eu estava lendo “Grande Sertão: Veredas”. Um dia, um conhecido compartilhou nos stories do Instagram a seguinte passagem:
“Podia? Alegre era a gente viver devagarinho, miudinho, não se importando demais com coisa nenhuma.”
Obviamente, essa passagem não estava no “Grande Sertão”, mas, como é muito Guimarães, na hora mandei uma mensagem perguntando se era do autor. Não deu outra. Além da confirmação, recebi a recomendação desse livro, Manuelzão e Miguilim.
Dividido em dois contos, sendo que cada um conta uma história completamente diferente da outra, são histórias que podem muito bem acontecer na vida de algum conterrâneo no norte de Minas Gerais. Eu, como mineira, me identifiquei demais com as paisagens, os acontecimentos, o cotidiano, as rotinas, as lições… Enquanto na história de Miguilim (Campo Geral) eu me emocionei até falar chega (meu Deus gente, sério, que obra prima esse conto! Foi tão bonito!), em “Uma estória de amor” senti aquela nostalgia batendo no coração a cada descrição da festa. Eu vivi isso! Mas, confesso que foi um pouquinho mais monótono que o primeiro conto, poderia ter sido mais desenvolvido.
Não recomendo o livro para qualquer pessoa porque, querendo ou não, tem que gostar de ler coisas novas! E João Guimarães Rosa é difícil de ler para os nossos padrões. Mas, se eu falo desse livro, com certeza vou falar! Uma obra prima que devo repetir a leitura em um futuro distante se for da vontade de Deus.

Arruda 18/02/2022

Gênio!
Sim, Guimarães Rosa é um gênio da literatura e mostra isso nos dois contos desse livro. Em ambos a linguagem característica nos faz viajar pelos sertões de Minas e nos força a prender palavras novas e contraídas. Ler Guimarães Rosa é sempre um prazer e um aprendizado constante!

murilomerino 25/12/2021

vou dar 5 estrelas pq ?campo geral? é linda e perfeita? mas ?uma estória de amor? foi bem mais maçante de ler, acho que poderia desenvolver mais a trajetória do manuelzão sem se limitar exclusivamente à festa
Dhewyd 17/01/2022minha estante
Tenho esse mesmo pensamento, a primeira parte que conta a história de Miguilim é bem melhor, a segunda parte é bem arrastada... não gostei!

Eliana 12/12/2021

Fazendinha Santa Cruz
Impossível ler Miguilim e não ouvir as vozes e conversas da minha infância. Interior de Minas...antepassados...jeito de falar e festas de santo que vivi por muitas vezes com meus pais. Amei o jeito de escrever de João Guimarães Rosa!

Lia 25/11/2021

Tocante, incrível, especial...
Chorei muito quando o irmão morreu e quando estava acabando. Na verdade, chorei do início ao fim. Livro muito bem construído e com lições que deveríamos levar para toda vida.

Luna 30/10/2021

Opinião conflitante
Não consigo negar a escrita brilhante de Guimarães Rosa, meu conterrâneo que me transporta pra minha infância em MG pelos seus maneirismos e expressões.
A história de Miguilim realmente foi de tirar lágrimas dos olhos, me pegou desprevenida e me encantou. Porém, a história de Manuelzao, me pareceu muito monótona e as expressões que antes eu me sentia muito a vontade em compreender, me pareceram muito complexas e difíceis de ler neste conto.

Natine 04/10/2021

Muitas Lágrimas
Uma linguagem autêntica e perspicaz. Personagens cativantes que te puxam para dentro da história. O cenário é cruel e trágico. Aqui, a mensagem de Guimarães transcende tempo e espaço.

Maitê 04/10/2021

Miguilim é uma das novelas brasileiras mais lindas que eu já li, impossível não se emocionar com Dito e Miguilim. Já Manuelzão me perdeu no meio dos gados.

@quixotandocomadani 29/09/2021

"Manuelzão e Miguilim” é composto de duas novelas: Campo Geral e Uma estória de amor, falam sobre o início e o fim, sobre a infância e a velhice. Tem aquela típica linguagem de Guimarães Rosa, retratando o sertão mineiro, que a gente vai se acostumando aos poucos.

Em “Campo Geral” o narrador conta a história de um menino de 8 anos que vive em Mutum. Relata a perda da inocência, o amadurecimento através do sofrimento, tudo muito intenso percebido pelo olhar de Miguilim. Os diálogos entre Miguilim e Dito, seu irmão mais novo, são os melhores. Guimarães Rosa consegue fazer com que a gente sinta e se emocione com a pureza, e a bondade dessas duas crianças.

Em “Uma estória de amor”, Manuelzão, um homem de 60 anos, narra suas reflexões e suas dores na velhice. Ele vivia sempre em suas andanças e só agora sossegou na Samara, sendo responsável por cuidar das terras de seu patrão, Federico Greyre. Ele constrói uma capela e dá uma festa para inaugurá-la. E nesses três dias, de preparativos e de festa que é narrada a história. Além da falta de uma família e da solidão, Manuelzão se preocupa com a sua saúde, em colocar um freio em si mesmo e reconhecer os limites do corpo. A dúvida sobre seus valores e crenças também ocupavam a sua mente “Chegava uma hora, tudo se queria, mas qse tudo, por metades, da gente se afastava.”

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/