O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

soso.taylors 29/04/2023

Antes eu odiava os crentes 100%, agora eu odeio 200%
Esse querido tem tantas falas importantes e necessárias, e a parte mais interessante é que mesmo ele tendo escrito isso há muito tempo, todas elas ainda se encaixam perfeitamente na atualidade. E eu devo dizer que admiro muito a CORAGEM que ele teve de escrever um livro e postar dizendo mil desaforos aos crentes, amei muito. É incrível a capacidade que ele tem que colocar em palavras tudo o que eu já pensei na vida vendo coisas relacionadas ao cristianismo por aí ? mesmo sendo cristã, mas eu sou daquelas que é gente.

KiraLunna 28/04/2023

Tive e ainda tenho muito o que discutir graças a esse livro.
Definitivamente não gosto de como Nietzsche escreve, principalmente por que não gosto do motivo que o leva a escrever assim....
Também não concordo com muitas das coisas que ele escreveu, mas não posso negar que suas ideias têm um sentido lógico.
É um livro interessante e que provavelmente eu terei que revisitar algumas vezes, mas não consigo dizer que amei.

Anne33 16/04/2023

Sem compaixão!
O cara é um mala mas é um gênio, as reflexões são fortes e bem pontuadas mas leia com calma e n vire um anti Cristo !!!

Joyce 13/04/2023

O Anticristo é uma obra provocadora e impactante de Nietzsche, na qual ele critica veementemente o cristianismo e apresenta sua visão sobre a moralidade e a natureza humana. Através de uma escrita poderosa e uma argumentação contundente, Nietzsche expõe a natureza destrutiva e repressiva do cristianismo, defendendo a necessidade de uma nova ética que se baseie na afirmação da vida e na superação das limitações impostas pela religião. Para os leitores que buscam um livro desafiador e inquietante, O Anticristo é uma leitura essencial.

Lukas 12/04/2023

Faz valer o nome
Um ataque de frente contra a moral cristã.

Nietzsche passa a obra inteira formulando suas teses contra a moral cristã que "assombra a europa".
Faz valer o nome de "O Anticristo", afinal, que nome melhor pra um livro de ataque ao cristianismo do que esse.

Thaís 29/03/2023

Quem me conhece pode se perguntar por que teria eu escolhido ler este livro. Bem, é sempre bom ouvir opiniões diferentes. Mesmo que elas não te façam mudar de opinião, o fato de escutá-las é uma forma de respeito, não aceitação.

Pois bem, a crítica não se dá pela opinião, mas pela forma. Como vi em muitas outras resenhas, a forma agressiva sugere um quê de revolta que tende a infantilidade, desacreditando toda uma linha de raciocínio. Além disso, Nietzsche usou do mesmo subterfúgio de retirar dos textos bíblicos passagens que justificam seus argumentos. Ora, a Bíblia não pode ser interpretada em partes, no todo já há uma complexidade na compreensão, retirada de contexto, e se considerarmos, ainda, a tradução, é possível justificar muitas coisas com trechos removidos dos evangelhos. Eu poderia até aceitar seus argumentos, desde que justificados de outra forma.
Bruna.Nunesx 18/12/2023minha estante
Thais, te entendo nesse ponto mas porque não tirar passagens do livro sagrado de contexto como alguns que se dizem Cristão fazem? Isso que Friedrich fez de tirar contexto a própria bíblia como muitos (não generalizado) faz na minha humilde opinião foi genial mesmo eu não concordado um pouco com isso mas foi genial! Porque ele fez o que a maioria dos cristãos fazem (não generalizado) e assim, pra ficar na cutucar os hipócritas porquê não ficar na mesmo nível deles?

cami56 26/03/2023

Indo direto pro inferno após ler este ??? nietzsche tilt fazendo análises dos fundamento e consequências do cristianismo mt bom, é um livro denso apesar de ser curto mas vale a pena dms sério

Ldiaaaaaaaaaaa 13/03/2023

Guia Ateu
Nietzche era um indivíduo com ideias muito únicas e, devo dizer, geniais. Aprecio que ele teve um passado imerso na igreja e os que creem pois da ainda mais credibilidade nas suas palavras, ao meu ver. Se você tem opniões sobre a hipocrisia cristã e suas práticas, recomendo o livro, e se você não tem opniões sobre a hipocrisia cristã e suas práticas, recomendo o livro.

Vanessa1073 19/02/2023

Recomendo
O autor deixa claro seu objetivo com o livro: fazer você se perguntar se as verdades cristãs que acha que são verdadeiras são mesmo verdadeiras. Durante o livro você consegue sinalizar como a sociedade sucumbiu ao cristianismo por busca de um motivo não realista que explicasse o que estava acontecendo. É aqui que passamos a entender o desprezo do autor com o sacerdócio. Não há nada além de busca pelo poder, pela dominação baseada em inverdades, pelo uso injusto do nome de Jesus para proferir os próprios preconceitos. Pregar a palavra de Deus é a mesma coisa que dizer inverdades para pessoas desesperadas por algo irreal que lhes acalme a vida injusta.

Mareufq 15/02/2023

?Quero escrever essa acusação eterna ao cristianismo em todos os muros, onde quer que existam muros ? tenho letras que também farão os cegos enxergar... Chamo o cristianismo de a única grande maldição, a única grande corrupção e a mais profunda, o único grande instinto de vingança, para o qual nenhum meio é venenoso, dissimulado, subterrâneo, pequeno o bastante ? chamo-o de a única mácula imortal da humanidade... E o tempo é contado a partir do dies nefastus[88] em que essa fatalidade começou ? a partir do primeiro dia do cristianismo! ? Por que não a partir de seu último dia? ? A partir de hoje? ? Transvaloração de todos os valores!...?

Amanda 11/02/2023

Nietzsche
Bom,
Ele vai falar que o cristianismo é a religião do ressentimento, como o ódio impotente contra aquilo que não se pode ser ou não se pode ter.
Para Nietzsche, isso é expressão do ressentimento pois o autor de Apocalipse, incapaz de fazer frente às perseguições na vida real, ameaça seu inimigos com uma vingança imaginária que viria de outro mundo, por isso esse valor de se dizer ser bom ou uma pessoa boa para ele significa uma impotência de se vingar

Ele também fala como valoriza o instinto humano e que o homem não progrediu por reprimir seus instintos
Nietzsche afirma que não se pode chamar de "evolução" a transformação do deus de Israel no deus cristão. O deus cristão é o deus da decadência, o deus dos fracos que não se reconhecem enquanto fracos, mas que se chamam de "bons".

Nietzsche também crítica os sacerdotes, padres e pastores, falando:
Quando a bíblia, escrita por sacerdotes, diz que "Deus perdoa aquele que se arrepende", isso quer dizer: "Deus perdoa aquele que se submete ao sacerdote".

Enfim, livro bom para a reflexão e apenas não entendi o Deus como aranha.

Giuly3 08/02/2023

Um bom tapa na cara
Desde o princípio me interessei pelos apontamentos. Mas ao invés de colocar aqui o que me interessei no texto, vou superficialmente apontar o motivo de eu não dar 5 estrelas:
Perto do final ele fez uma comparação tão estranha e contraditória com tudo que ele vinha discutindo ao longo do texto... que fez com que tudo o que foi dito antes perdesse grande parte do impacto, na minha opinião.

Porque ele vinha com uma crítica à um tipo de moral (cristianismo) e depois me pareceu que ele "passou pano" a outro tipo de conduta que ao meu ver também não foge muito do conceito de moral, que por muitos também pode ser visto como anti natural... A noção de que uma hierarquia é necessária.
Se você olhar pra estrutura de ambos, se consistem em uma hierarquia de afastamento do conhecimento para as pessoas "mais suscetíveis a cair em falácias".
Talvez eu não tenha prestado atenção em algum contexto, ou realmente o conhecimento deve ser encarado como um privilégio?
Não é eugenismo, mas comecei a entender o contexto de como se apropriaram do texto dele pra defender esse tipo de coisa.

Bom, é o primeiro livro de filósofo que critica a filosofia que leio, então ainda tenho muito o que aprender.

andressa308 05/02/2023

????
"para onde foi o nosso último resquício de decência, de auto-respeito, se nossos homens de estado, no geral uma classe de homens não convencionais e profundamente anticristãos em seus atos, agora se denominam cristãos e vão à mesa de comunhão?"